.
.

22.11.16

Doença renal: 7 dicas que podem salvar seu gato

Hoje, faz um mês que o Simba morreu. Não deixei de pensar nele um único dia, de coração apertadinho. Os últimos 33 pores de sol da doença renal foram dos mais tristes da minha vida ― e olha que esta vida já viu tombar pai e mãe. Ainda não estou pronta para escrever sobre o tratamento no estágio terminal. Mas resolvi ressignificar parte da dor compartilhando o aprendizado que pode poupar outros bigodes desse desfecho.

Leve vômitos a sério
Rins com problema não conseguem filtrar as toxinas do sangue direito, provocando náusea, feridas no estômago e, consequentemente, vômitos. O único vômito bom é o de pelos, todos os outros merecem investigação. Antes de começar a vomitar comida, Simba deixava pela casa pocinhas espumantes assim (nem sempre em forma de coração):


Pese o bichano mensalmente
Enjoados, eles tendem a comer menos, emagrecendo lentamente. O gordinho perdeu 800 gramas em oito meses e meu olho, viciado, não percebeu. :\

Dê água na seringa
Sim, é trabalhoso e, não, os geniosos não curtem. Garanto, porém, que a rotina de remédios, alimentação forçada e fluidoterapia produz muito mais sofrimento para todos os envolvidos. Comece com 1 ml por dia até o peludo se acostumar com a manipulação. Aumente progressivamente para 20 ml e, se possível, repita a dose à noite, totalizando 40 ml diários ― neste post tem 13 macetes para facilitar as seringadas. E neste, o modelo perfeito de seringa.

Compre potes de tamanhos diferentes
Cansei de ler, nestes 11 anos, que gato prefere tigela grande para não encostar os bigodes na borda, mas o potico que improvisei para o leãozinho fez o maior sucesso, mesmo sem a torre, e acabou virando oficial. Além dele e dos potões de cachorro, a gangue conta também com um bebedouro elétrico. Ingerir pouca água é a principal causa da doença renal, que mata 60% dos bichanos ― aqui tem um texto bem completo sobre o assunto.


Não economize na ração
Repita como um mantra. Marcas baratas possuem excesso de sal, que provoca disfunções urinárias, e de corante, que prejudica a absorção dos nutrientes, além de gerar um volume maior de cocô. A trupe come Farmina, parceira do Gatoca, porque a N&D e Vet Life não têm transgênicos nem conservantes artificiais, usam proteínas de melhor qualidade e os óleos e vitaminas entram só no final do processo, evitando que se percam com as altas temperaturas. Elas nem precisavam ser mais palatáveis. :)

Ofereça comida úmida frequentemente
Esqueça o tártaro (acredite, já vi essa discussão). Na natureza, os felinos caçam animais menores, com 70% de água em seus corpos, e não precisam beber o líquido morno parado no pote, juntando poeira e pelos. Por isso a falta de hábito, que a gente chama de frescura. Vale sachê, latinha e até alimentação natural, desde que preparada exclusivamente para eles, seguindo a orientação de um especialista.

Cuide da energia da casa
Dizem que plantas ajudam os bigodes na tarefa de filtrar nossa nhaca e a nhaca do ambiente. Se for mentira, espalhar uns vasinhos (não tóxicos!) pelos cômodos não prejudicará ninguém. Por fim, cultive menos rancor e mais amor. A vida é curta e às vezes cabe na palma da mão.



Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

269 comentários:

1 – 200 de 269   Recentes›   Mais recentes»
Marcia disse...

Sinto muitíssimo a sua perda e, infelizmente tb passei ppr isso, faz 8 meses que pedi meu anjo para a mesma doença.
Desde então os cuidados foram redobrados, 1 semana após sua partida meu outro gato passoi a vomitar, quase morri, viramos ele no avesso e não encontramos nada, menos mal, porém qq mudança no comportamento me desespero. Prefiro pecar por excesso.
O engraçado aqui é que meu anjo foi adotado já adulto e 2 meses após sua chegada descobrimos a doença e, triste consciência, minha cadelinha idosa tb.
Ambos receberam células tronco, ela continua aqui e muito bem.
Amiga, força, um dia encontraremos nossos anjos, eh o que me mantém de pé!!!!

Bazzartes disse...

Que pena lindo bichano, minha gataneta tem constantes cististes, e bebe rios de água, temos muita preocupação com bactérias oportunistas,mas bons veterinários e toda a tecnonologia que dispomos de exames ainda não debelaram de vez. Pelo mesnos duas vzs por ano lá está a Xurupita chorando p fazer xixi, corre p Vet, antibiótico e td de novo.Sei o que é um gatinho doente, doi mesmo nosso coração.

Anônimo disse...

Descobri que dissolver um pouco do patê em agua filtrada faz com que eles bebam água... faço isso sempre q posso...

Lisa Castro Designer disse...

Sinto muito pelo seu gatinh! 😞 Estou com 2 renais tb. Muito obrigada pelo post! Excelente!

Unknown disse...

Perdi meu peludo a pouco mais de um mês.
Ele ficou comigo somente um ano e meio, mas o amor vai ser pra vida toda!
Adotei o gato Kalh com sete anos e ele veio pra mim especial:sem uma perna da frente após ser atropelado.
Bravo igual uma jaguatirica, ele não queria contato .
Com o tempo e muito amor isso mudou. Ele me ensinou a amar os gatos.e hj tenho mais duas!
A doença dele foi silenciosa e rapida. Em uma semana ele se foi. Gastei meu salário todo em 4 dias e tenho dívidas por mais 4 meses. Pagaria por anos para tê-lo comigo...
Gostaria de deixar duas observações aqui:
Primeiro, ele tomava "muita água", sempre! De dia , de noite,sempre!
E segundo, "p q" os veterinários (ele passou por mais de 10!), não fazem a amputação do pênis antes que o gato fique tão fraco?!!!!
Não aceito tantas Desculpas esfarrapadas!
Uma amiga perdeu o dela esse ano da mesma forma!!!!
Veterinária aqui no RJ virou uma exploração.
Meu gato morreu pq não se tomam providências rápidas! É melhor deixar sofrendo e internado pra depois deixar morrer do que resolver imediatamente o problema!!!!
Triste e revoltada pela falta de amor das pessoas pelos bichos...������

Unknown disse...

Estou tratando do frajola ele tem 15 anos e já está com deficiência urinária e hepática mas estamos lutando

Anne disse...

Olá, achei seu blog por acaso, vi essa postagem sobre o Simba (maravilhoso!) e me surpreendi que datava de hoje. Eu nao posso dizer que nem imagino o que vc está sentindo, pq eu sei bem. Perdi minha preciosidade no início de agosto, repentinamente, e tem sido muito, muito difícil aceitar e conviver com a ausencia.. Foi assim que achei seu blog, mais uma vez em busca de alguma resposta. Quero apenas te dizer que eles sabem todo o amor que sentimos por eles, e que eles retribuíram como ninguém. Vai tudo ficar bem.

Unknown disse...

Me ajude com uma informação, o meu peludo vai fazer 16 anos entre janeiro. Ele sempre comeu ração seca , mas tenho dado saches e ele adora ,só que não come a parte sólida. Eu tenho colocado água na ração (faço tipo uma sopa) que ele adora. Só que não quer mais comer a ração seca. Será que ele pode estar ficando desnutrido? Ele já não brinca tanto pois esta um "senhorzinho" mas corre pela casa e continua grudado em mim. O jeitinho desgosto de sempre.será que estou fazendo errado? Há , ele bebê bastante água. Obrigada pela ajuda que me der.

Anônimo disse...

Oi a sua cachorra recebeu celula tronco pq teve problema renal?
Sou soraya andrade

Unknown disse...

Também perdi o meu bebé assim :( foi muito doloroso para ele. Foi uma altura horrível. Mas agora aprendi. Principalmente com a ração. O barato sai caro. Agora compro sempre ração como deve ser para os meus outros 2 bebés. Custa um bocado mais mas ao menos são saudáveis.

Anônimo disse...

Vc esta certa, lendo seu comentario lembrei do meu coelho e da minha cachorra q morreram.um.atras do outro mesmo eu levando os doos no veterinarios dos bons. Os veterinarioa olham p vc e acham q se salvar o animal agente nao vai ter grana p pagar entao enternam e depoi dizem.q morreu.
No caso da minha amada cachorinha ela agunizava na frente da veterinaria e ela dizia nao tem jeito ela vai morrer. E eu sem.saber o q o q fazer vi ela morrer. Muito falta de humanidade.
Se fosse hj eu batia o pé e fazia ela da um jeito a vida ensina!

Anônimo disse...

Estou fazendo isso aqui em casa para os meus tb e está funcionando mt bem! Consigo q bebam 100ml/dia divididos em 2 "refeições" de pate. Fica um "sopao". Li que eles precisam ingerir de 50-70ml por quilo de gato, é muita água e os gatos não costumam beber isso naturalmente ou apenas com ração seca.

Unknown disse...

Li a reportagem e vc não explicou o q seu gato teve de verdade e como foi q descobriu, o meu é bem gordo e algumas vezes vomita essa espuma e algumas vezes a ração, porém ele come bastante e bebe muita água! Fiquei com a pulga atrás da orelha! Explique melhor! Por favor...

Unknown disse...

Perdi uma gatona faz 2 meses e tudo indica que foi doença renal seguida de lipidose hepática. Digo tudo indica pq na cidade onde moro há duas veterinárias itinerantes que quase nunca estão quando precisamos delas e que foram incapazes e incompetentes para diagnosticar e tratar minha gata. A realidade é triste, veterinário mesmo, de verdade, só encontro a 350 km daqui. O meu achar veio da experiência que tenho com os bichanos e com o que pesquisei. Infelizmente quando vi que as veterinárias não iam da jeito e que a situação era muito mais grave do que elas insistiam em me fazer acreditar, não deu mais tempo de fazer nada, além de proporcionar carinho, cuidados paliativos e companhia nos últimos momentos da gata.

Amanda P.B. disse...

Dou golden para gatos castrados para os meus gatos, vcs sabem me dizer se é uma boa ração???
A úmida dou as vezes, acho que vou aumentar o número de vezes... Eles tomam bastante água...

rosemary disse...

Perdi minha gatinha com 19 anos, por insuficiência renal, mas a sua irmã teve antes dela esse problema, então reparei, ainda que os veterinários digam que não, que sua urina havia clareado demais, enquanto meus outros urinavam com cor escura,como se fosse concentrada. Posteriormente, logo que percebi que a urina da sua irmã estava ficando clara,passei a dar ração renal e os sintomas foram:emagrecimento,ingestão altíssima de água, vômito espumoso,então como eu tinha outros gatinhos,que não comiam ração renal, ela se recusou a comer. Daí comecei a variar as marcas, porém permanecendo renal, até que ela recusasse todas as marcas. Para não ficar sem comer, tive que oferecer pra ela, o que realmente queria, porém era rico em proteínas e fósforo. Ela chegou pra ser internada, mas partiu no mesmo dia. Os veterinários informam,que soro pra quem é renal, pode dar edema pulmonar e o animal ir a óbito, pois fica muito desidratado, ainda que seja muita a ingesta de água. Agora o meu bobinho,que resgatamos com dias de nascido e era surdo,tb com 13 anos de idade, há um ano vem apresentando sinais de insuficiência renal e não é somente por pouca agua, mas ração seca causa diversas doenças no felino. Amamos tanto, que na horinha deles quando chega,nos causa muita dor.

tina disse...

Olá, sinto muito pelo seu gatão, vc disse que a ração Farmina não possui transgênicos, fui dar uma "googada" e na bagagem tem o simbolo de transgênicos, tenho quatro gatos e sempre dei a Premier que tb contém transgênicos, qual ração então não possui transgênicos!? Obrigada, bjinÜ

Rosângela Cypriano disse...

Tb surgiu essa duvida!
...

Marcia disse...

Minha irmã tem um gato persa que passou por isso, fez três cirurgias em menos de 45 dias e teve seu pênis amputado, o canal da urina é um tubo plástico e ele foi salvo, graças a Deus vive fekiz, tendo toda a atenção necessária inclusive dois irmãos felinos também. Minha gata come comida umida (aquela pastinha) tres vezes ao dia desde que veio para minha casa, está com 5 anos, saudável, toma água com frequência...vomita as vezes, mas nada fora do normal e só vomita está gosma espumante se tiver comido algo que não devia...do contrário está bem...mas fico atenta por causa da doença renal do outro gatinho da minha irmã. Estes dias minha gata estava comendo menos, mas estava com problemas no ouvido, tratei e ela voltou a comer como sempre. Muita dor perder nossos pequenos, sinto por vocês. Se vocês moram aqui em sao paulo a faculdade Anhembi Morumbi da.Mooca tem um Hospital veterinário e lá tem uma especialista que salvou o gato da minha irmã.

Luciana disse...

Se me permite...eu perdi dois peludos recentemente,com essa doença,insuficiencia renal,qdo os rins param de funcionar corretamente filtrando o Sangue.e uma doença silenciosa,qdo percebi já era tarde mas ainda fiquei com ele por mais 6 meses,o ideal é vc fazer uma consulta pedir exame de sangue pra saber se ele não está com essa doença,mais o baixo peso e os enjôos são sinal de alerta.

Anônimo disse...

Descobri a insuficiência renal na minha gata no susto. Ela estava vomitando e a vet solicitou exames de ureia e creatinina que são essenciais para identificar a disfunção renal. No caso dela a ureia estava 155mg/dl(o máximo é 32mg/dl) e a creatinina 5,8mg/dl (o valor máximo é 1.8mg/dl).Ela ficou internada quase 1 semana e desde então (agosto/2014) esta se mantendo como tratamento de fluidoterapia e ração própria.
Se o gato apresenta muitos episódios de vômito devido aos enjôos causados pela insuficiência renal, acaba também com uma úlcera estomacal.
Então meu conselho, se o gato apresentar vômitos procure um vet de confiança para solicitar esses exames.

Ana disse...

Meu persa himalaio teve problemas renais ,bem novinho. Na época ,além da ração com menos sal a veterinária orientou a nunca dar água de torneira,pq possui minerais que se alojam nos rins,não só causando problemas em gatos como também em cães. Desde então,há 4 anos só dou água mineral ou filtrada para meus 3 gatinhos e 2 dálmatas. Nunca mais houve qualquer problema relacionado aos rins.

Cintia disse...

Perdi a minha princesinha para problemas renais :( ficamos tão triste que até hoje não quis outra, sempre dei ração de qualidade e sachês além disso azeite toda semana, mas infelizmente ela se foi e só ficou o seu cheirinho pela casa

erika disse...

gente minha bebe tem problemas cronicos de rim desde bebe, faço exames de 4 em 4 meses e trato com vet homeopata, inclusive com remédios de homeopatia. É desde nascença, faz ultra etc. a ração eu dou sem tansgenico e tem que ser com pouca proteina

Anônimo disse...

Bom realmente nem sei o que dizer pois a 5 meses perdi meu bixinho que tanto amava por insuficiência renal crônica. Fiz tudo por ele comprava soro para aplicar em casa ,ração especial e medicamentos. Mais já estava com 75% dos rins comprometidos . Mais deus levou até hoje eu sofro. Sentindo falta dele . Mais não fica assim não vc fez tdo tbm pelo seu bixinho .

Unknown disse...

Eu sinto muito, muito msm, queria compartilhar c vcs sobre o meu gato Bono, ele teve problemas renais, tive q fazer aquela limpeza q colocam um dreno, ficou internado vários dias, e tal, na época gastei uma fortuna c internações e o veterinário disse q ele n sobreviveria, ele passou a comer ração especial, meio kg era 24 !!! Foi então q lembrei q qdo eu tive problemas nos rins, eu tomava muita água sim, e tb cha de quebra pedra, gente podem chamar de loucura mas eu precisava fazer alguma coisa, então colocava na água dele e de manha e a noite dava na seringa de 5 a 10 ml, meu Negão sobreviveu por mais 3 anos, e ficou super saudável, n vomitava mais, nem berrava p fazer xixi, infelizmente ele morreu, mas n pela doença, caiu da laje. Hoje tenho outros gatos e cuido bem diferente já sei dos potes de agua q precisam estar longe da ração pq se n a agua absorve o cheiro da ração e eles acham q beberam água, por favor nunca deixe agua e ração juntas nem p os cães nem p os gatos. É só um relato, o q deu certo p o Bono pode n dar certo p outros gatos. Mas foi minha última tentativa, de salvar a vidinha dele. Meus gatos comem Max Cat c carne de cordeiro já troquei por outras rações mas n adianta eles n comem outra. Tenho 3 gatos um q é meu e da rua, e outros dois q são de dentro de casa.

Unknown disse...

Ei quase perdi mais um, levei no vet à tempo mas graças à Deus não teve mais nada, castrei ele é faço soro caseiro, queeled ador por sinal, enchi um copo de 300ml toda noite amanhece seco e azareia encharcada.
O soro salva vidas, não só a humana, salva os nossos filhotes de quatro patas

Anônimo disse...

O meu gato tem vinte anos,é renal a sete.Quando mais novo tinha esses episódios de cistite.O tratamento tbem se resumia a antibióticos.Porém recentemente ele apresentou dificuldade para fazer xixi e eu me apavorado...achei que fosse o rim.Mas não,minha veterinária me disse que na verdade gatos não têm cistite e sim pequenos cálculos de oxalato.Ela o tratou com homeopatia (Cantharis Vesicatoria 6ch fhbii) e depois de algumas horas de ingerir as primeiras bolinhas ele já fez xixi normalmente.Comente com seu veterinário,talvez te ajude.Um abraço.

Carolina disse...

Dia 20 fez dois anos que perdi a minha. Quando ela foi diagnosticada com doença renal, não havia muito o que fazer. Ela passou a beber mais água, mas não estava acostumada com ração molhada. Hoje tenho duas gatas e dou ração molhada e fico atenta à quantidade de água que elas ingerem. Até porque o tratamento foi muito doloroso para nós - não sei se a Mimi sentiu tanto quanto nós

Unknown disse...

Dicas legais... A maioria eu ja sabia, mas não conhecia a explicação!
Perdi o Huguinho, um persa himalaio que era o meu xodó, pra doença renal... Ele ainda nem tinha 8 anos. Faz 1 ano e meio, mas, quando falo dele, dói como se tivesse sido ontem. Fiquei em depressão e tive que recorrer a medicação para melhorar...
Uma vez ou outra via feridinhas na boca dele, mas não associei ao mal funcionamento dos rins... Ele gostava de comer várias coisas, provava tudo! A comida seca, carne moída (sim, tentamos tirar mas ele tinha viciado... entao dávamos de vez em quando), patêzinho, papinha da nestle, alface, banana, maça, pão de batata, peito de peru... Ele gostava de tantas coisas que não percebíamos que ele estava comendo pouco. Como era muito peludão, não percebi que tinha emagrecido tanto, mesmo sentindo um pouco de diferença quando o pegava no colo. Achava que tinha emagrecido por causa da carne, que estávamos controlando... Enfim. Fiz o que pude e fiquei com ele até o último minuto...
Hj em dia tenho o Pedrinho, um exótico que mora na casa da minha mãe, e a Arya, uma SRD pestinha, de três cores, que mora comigo. Agora estou prestando bem mais atenção aos detalhes, alimentando corretamente, dando sachês de qualidade maior (com o Hugo, dávamos a ração muito boa, mas pecávamos um pouco no sachê).
Sei que não depende só de mim, mas vou fazer de tudo o que estiver ao meu alcance pra que eles não se tornem renais.

Mali disse...

Sim Amanga, é uma boa ração, inclusive para gatos que costuma ter alergias.

Suzana disse...

Pesquisando na internet descobri uma homeopatia que baixa a creatinina e ureia e ainda restaura os rins: fator renal 26g. Eles manipulam em farmácias de manipulação, na minha custa 21 reais um frasco em gotas de 30ml.

Anônimo disse...

Tenho 2 renais e eles também não comem os pedacinhos sólidos do Sachê renal. Aí eu comecei a bater no liquidificador ( colocando mais água)

Elis disse...

Sinto mto pela sua perda. Realmente é mto triste ter um animalzinho doente em casa
Tenho um gatinho de 13 anos q é renal crônico. Por causa de um diagnóstico errado há mtos anos atrás o problema dele só piorou, mas desde o final de 2013 ele vem sendo cuidado corretamente e faço fluidoterapia em casa. É mto doloroso ter q furá-lo todos os dias.
Recentemente ele passou 20 dias internado, pq as taxas renais descompensaram e agora a soroterapia passou pra duas vezes ao dia em casa, fora os remédios q ele tem q tomar e ainda ficou com anemia.
Meu Fluffy é minha vida e realmente, como vc disse, é necessário levar o vômito mto a sério, pois tudo começou a piorar depois dos vômitos frequentes, algumas vezes além de parecerem espuma eram amarelos. A uréia sobe demais provocando os enjôos... aí vomitam e param de comer.
É mto triste sim ver seu animalzinho tão amado doente.
O meu é como um filho pra mim, faz parte da família e aqui n medimos esforços para vê-lo bem, apesar do seu problema.
Mto bom o seu post e de grande ajuda pra quem n sabe identificar qdo há algo de errado

Unknown disse...

O seu gatinho é idêntico ao meu tom,triste por sua perda.

Unknown disse...

Vim parabenizar pela belíssima escrita, vc escreve tão bem que chega a ser versos para a leitura! Doei duas estrelinhas para o céu dos bichanos. Ed (2013) e Brad (2015), por causa de insuficiência renal. O primeiro já era bem velhinho quando veio já dodói pra minha casa. O segundo, que faleceu ano passado, ficou um mês internado e passou até por cirurgia de abertura de canal vaginal artificial, mas não se recuperou. Ele tinha apenas 1 ano e meio. Os gatinhos machos são os mais dengosos, mas juro ter receio de ter outro macho por conta da delicadeza que é o trato urinário deles. Tenho uma pretinha de 5 aninhos que é bastante chata pra beber água. :(

Marcelo disse...

Infelizmente esse procedimento não é a solução na maioria dos casos. O uretér de um gato tem cerca de 4 mm de diâmetro. Se os cálculos se formam no rim, fatalmente obstruirão o uretér. A amputação do penis do gato ajudaria nos casos de cálculos que já estão na uretra ou bexiga.

Claudia disse...

Estou no tratamento de minha gatinha faz mais de 2 meses com fluido terapia. A Ureia dela estava mais de 300, a maquina que lê o valor vai até 300, por isso nem sei quanto estava quando a levei ao vet. Ficou 32 dias internada e agora está em casa e eu no comando da fluidoterapia, 2 vezes ao dia. Na luta e tentando salvar ela desta doença maldita. Mas uma dica crucial que escutei dos melhores veterinários daqui, o melhor alimento para gatos é o natutal... carne, peixe.. como antigamente. O que causa as doenças em gatos e cachorros é justamente a ração, seja ela qual for... se puderem deeem aos animais carne crua e peixe. E Torçam pela minha gatinha que agora está na ração renal úmida da royal canin.

Anônimo disse...

Nossa sempre tive um cuidado com meu gato sem saber de tudo isso, tenho um bebedouro que vc coloca uma garrafa pet conequitada no potinho de água dele ele ama tomar água lá ele vai decendo água conforme o gato toma, o meu gato é super comilão bem ativo e toma 1 litro de água por semana.

Unknown disse...

Oi bom dia. Há um mês minha cachorrinha foi diagnosticada com a doença. Começou com as sessões de soro e vitaminas e remédios anti vômitos. No início a creatinina dela estava em 13. Li na Internet que o suco de salsinha ajuda ao funcionamento dos rins. Em um mês a creatinina dela caiu para 2. Ainda estamos com tratamento com soro e vitaminas para ela já está comendo e vivendo normal. Portanto fica aí a dica. Já perdi três cachorros anteriormente com a doença. Essa foi a primeira que tem uma vida mais longa. Não sei se realmente foi o suco da salsinha. Mas nessa altura vale tentar. Obrigada. Ótimo dia a todos.

Luciana Marques disse...

Nossa, procede essa informacao? Devemos dar agua filtrada ou mineral aos caes e gatos?

Alyne Alves de Campos Silva disse...

Nossa como a gente sofre com a dor deles! Muito boa as suas dicas! Estou nessa luta há meses!
Meu gatinho obstruiu uma vez, levamos ao veterinário ... ficou internado, fez a desobstrução, iniciou a medicação ... mas em 10 dias, estava obstruido novamente... e a veterinária já partiu para a penectomia ... que não resolveu o problema e me causou ainda mais problemas... Desde então... ele já fez vários e vários exames... Já foi desobstruído várias e várias vezes... Já tomou inúmeros remédios... e hoje em dia... faz xixi de pingos e eu estou mensalmente fazendo exames novos, tentando novas medicações, junto com outra veterinária que não a primeira... E uma luta! Mas nós venceremos! Beijos e obrigada por compartilhar!

S.Jorge disse...

Tenho 2 🐱 gatos, 11 e 14 anos. Sempre dei atum light, aquele atum natural na água (não no óleo). Eles cantam, ficam desesperados só de sentir o cheiro. Gato ama peixe e a lata de atum vem com água que adoram, depois comem a ração e bebem muita água. São saudáveis e espertos.

S.Jorge disse...

Meu gato 🐱 persa vomita muito pelo e às vezes uma espuma. É super saudável e ama atum em lata light natural em água, come todos os dias atum antes da ração. O atum vem mergulhado na água e eles amam.

Unknown disse...

Oi bom dia
Minha gatinha idosa começou a ter creatinina alta está 2;2 já comecei a dar homeopatia e água na seringa...pois nunca vejo ela beber.
Como faz o suco de salsinha?
Obrigada

Unknown disse...

Oi bom dia
Como vc fazia esse chá de quebra pedra..e dava quantos mls por dia?
Obrigada

Gisele disse...

sinto muito

hoje incrivelmente meu Thoumas completa 1 ano que se foi

ele teve problemas renais serios devido a 2 envenenamentos com chumbinho quando era mais novo

lutamos com ele o ano de 2015 inteiro entre internações e medicações
no dia 22 de novembro do ano passado ele estava em casa por que o veterinario disse que não tinha mais jeito e o melhor era te-lo em casa para que pudesse descansar e paz na noite do dia 22 conversei com ele por que ele estava muito debilitado nao levantava da cama e disse a ele que já tinha lutado muito todos nós e que se ele quisesse partir poderia ir tranquilo que tudo e mais um pouco que ele nos ofereceu ficaria para sempre

Na manhã do dia 23 eu cuidando dele dando agua na seringa ele partiu foi triste muito triste ver meu menino morrer nos meus braços

É preciso ficar atento aos sinais e não dar qualquer ração as vezes as que eles mais gostam sãoas que fazem mais mal

Unknown disse...

Meu gatinho também teve insuficiência renal,faleceu no dia 08.11 me identifiquei muito com o texto, as últimas semanas foram horríveis, é uma doença triste!

bia disse...

Que planta pode ajudar? Coloquei dois potes diferentes pela casa. Alguna fruta com agua e indicado?

Anônimo disse...

Tive 3 gatos que morreram de insuficiência renal. Agora minha gata de 13 anos também está. Mas mudamos o tratamento. Pressão alta tem tudo a ver com IR. Ela está sendo medicada nesse sentido. Não está fazendo fluidoterapia. A ideia é não dar muita ração seca. Mas vocês sabem como é, certo? Difícil mudar, mas estamos dando mais patês, carne crua (patinho), fígado de galinha cozido, iogurte sem lactose. Estamos observando, mas me parece que ela está melhor. Os meus 3 gatos que morreram vomitavam e ficavam muito agitados. Talvez fosse pressão alta, mas infelizmente eu não percebi e nem relatei para o veterinário. É triste ver que poderíamos ter feito mais para nossos amados gatos. Mas pelo menos daqui pra frente espero que seja diferente. Obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Escreva mais sobre este assunto, por favor. Tenho uma gata que tem problemas renais crónicos e queria saber mais sobre a sua experiência.
Obrigada e beijinhos

Kátia Nunes disse...

Parabéns pelo seu texto, pela iniciativa em alertar e por amar gatos!

Anônimo disse...

perdi o meu hercules assim,muito triste e sofrido,sei como vc se sente.
meus sentimentos

Anônimo disse...

me chamo Denise, a pelo menos 4 meses perdi meu peludinho, meu gato amado, meu filho, ainda sinto muito sua perda, ele ficou comigo apenas por 4 aninhos, sempre foi magrinho, era um siamês, eu levava no veterinário e ele dizia que era normal da raça, enfim, sempre se alimentou das melhores raçoes, bebia bastante água tb, mas a 4 meses atrás ele começou a parar de comer e beber água, achei estranho, não evacuava direito e urinava bastante, levei ao veterinário dele, fez exames e foi detectado a princípio com um problema nos rins genético, o médico disse que não tinha cura mas que eu podia tratar pra sempre até ele não resistir mais, tudo era muito caro, mas eu gastei tudo que pude e não pude para salvá-lo, mas infelizmente aqui no Rio tudo que manda é dinheiro, o veterinário passou exames tratamentos, remédios caríssimos e ele foi só piorando a cada dia, eu passava noites em claro com ele, sentia muitas dores, foi um sofrimento pra toda família, e numa noite antes de morrer, passei com ele no colo, ele me olhava como se estivesse se despedindo e estava mesmo, no dia seguinte ele foi fazer um procedimento que o médico disse ser a última tentativa, mas quando chegamos lá na clínica ele estava com a temperatura 7, já praticamente morte, a ilusão de que ele sobreviveria não me deixava enxergar sua perda eminente, fui pra casa e deixei ele na clínica com o coração apertado, então a tarde eles me ligaram e veio a triste e dolorosa notícia, meu filho partiu, fiquei e estou até hoje indignada com o tratamento veterinário, eles só visam ganhar dinheiro, e levam o bichinho e a família até as últimas consequencias do sofrimento, hoje eu tenho mais dois filhotes, e cuido em outro veterinário, procurei aprender mais sobre a saúde deles, tenho cuidado redobrado, mas a dor da perda do meu filho será eterna, foi meu primeiro filho gatinho, o que me fez apaixonar pela espécie, desculpem o grande desabafo, mas eu vi os posts de vcs e me identifiquei com a luta de todos, grande abç.

Paraiso disse...

sim, devemos! por conta dos vermes. aqui em casa são 2 filtros o de barro e o de torneira. e são 6 gatos. e várias vasilhas de água pela casa.

Paraiso disse...

pessoal, aqui em casa eu uso recomendado por um veterinário um remédio homeopático que chama fator renal pet me parece que esse remédio faz com que os gatos tomem mais água.

Unknown disse...

No primeiro parágrafo já comecei a chorar! Tenho 3 filhos felinos e nosso amor por eles é indescritível. Só de pensar em vê-los sofrer por qualquer motivo que seja, já nos dói imensamente! Meu marido eu somos loucos por eles ❤ faremos tudo para previnir, Obrigada por compartilhar conosco formas de prevenção!

raquel winter kreischer disse...

Olá,
Sinto muito pelo seu gatinho.
Qual marca de ração mole vc acha mais saudável?

raquel winter kreischer disse...

Ah, também acho que eles gostam mais de beber em potes de vidro, metal ou louça. odeiam potes de plástico. realmente, o plástico dá um gostinho na água até pra gente...

Unknown disse...

Olá!! Seu pôster me chamou muita a atenção pois tenho umas gatinha Persa e não me imagino mais sem ela. Gostaria de que se possível, você me indicasse algumas marcas de rações que não são tão caras e que sejam indicadas para gatos com muito pêlos. As que vejo nas lojas de rações custam R$ 80,00 por meio quilo!! O.o
Obrigada!!! :*

Anônimo disse...

Prestem atenção em uma coisa:
Beber muita água e fazer xixi clarinho, quase sem cheiro, podem ser sintomas de diabetes.
Às vezes, no início, o gatinho até engorda e tem uma aparência saudável. Meu Bimba, que perdi em maio, passou seus últimos dois anos e meio tomando duas doses diárias de insulina e estava bem controlado. Infelizmente, surgiu um câncer devastador, que o levou em três meses. Apesar disto, e estranhamente, manteve suas funções renal e hepática preservadas quase até o fim.
Gatos são discretos em seu sofrimento e parecem esconder os sintomas. Não se iludam com as aparências! Exames de sangue periódicos são imprescindíveis. Sem esquecer das boas rações, potes adequados, etc...
Dá uma trabalheira, mas compensa, não é? O amor deles vale por tudo!
Regina H

Unknown disse...

É muito triste. Perdi meu Frajola a 5 anos por ter problemas renais; até hoje sentimos sua falta .. ele estava com 11 anos.

Anônimo disse...

Cláudia, uma sugestão é pedir para medir a pressão dela. A minha estava com pressão alta e está tomando remédio. Parece que a pressão alta está relacionada com a insuficiência renal. Boa sorte!Beth

Anônimo disse...

Elis, vc já mediu a pressão dele? Parece que pressão alta tem tudo a ver com insuficiência renal. A minha gata de 13 anos está tomando remédio. Boa sorte! Beth

Unknown disse...

Podem ser os dentinhos doloridos por causa de tártaro, minha velhinha estava com 13 anos quando começou a não comer mais ração sólida, dei sachê Whiskas por quase um ano, até atacar uma crise renal séria por conta desses sachês, pois são cheios de sódio, além disso ela não bebia água. Por indicação da Vet comecei a dar sachê pra gatos com doença renal e atum light misturado na ração seca... Ela voltou a comer a ração sólida normalmente e hoje em dia bebe muita água voluntariamente! Ah...comprei uma fonte de água tbm, acho que ajudou bastante...estamos com esse tratamento a quase um ano e depois disso não teve mais crises!

Unknown disse...

Ótima ração!

Unknown disse...

Eu também perdi minha querida gatinha assim, sem perceber quando vi ja era tarde ela morreu na mesa de operação faz 6 anos e não tem um dia sequer que não penso nela. Sei o que vc está passando.bjs

gilberto disse...

A minha tb foi diagnosticada e faço soro subcutaneo a cada dez dias.

Lilian Moitinho disse...

Sinto muito pelo seu bichano sei o que significa perder quem tanto amamos e parabéns pelas informações que com certeza poderão contribuir para que tantos ourros gatinhos não venham a passar por situação semelhante.

Vani Gomes disse...

É verdade que a wiskas da problemas renais nos peludos ,?

Unknown disse...

Ola..urgente...ele pode estar com os dentinhos ruins e doer os dentinhos quando mastiga...verifique isto ou pode estar com feridas na boca ou embaixo da lingua...por isto não consegue mais mastigar ok?

Ana C. disse...

existe uma raçao sem transgenicos, a Natural, um saco verde escuro, nacional se nao me engano. ela eh super premium porisso eh bem carinha, mas percebi uma diferença bem grande, alem de eles comerem menos, fazem menos coco e o pelo do meu gato (tenho dois) ficou mais bonito e cheio. Uma dica eh comprar o pacote de 7,5k pq o custo cai mais que a metade se tiver que comprar de 1,5k. separo uns dois quilos numa lata e o resto eu lacro bem para nao perder o gosto.
tb gosto de dar agua em potes de vidro, tipo pirex bem grande, e se puder espalhe varias tigelas pela casa, assim onde eles estiverem eles se lembrarao de beber. alguns gatos adoram comidinha natural, eu dou muita verdura e as vezes peixe pros meus, mas feitos sem sal e no vapor. alias acho que passei a comer ate melhor por causa deles.

Unknown disse...

Alguém sabe se a ração Fórmula Natural é boa? Conheci numa feira Pet e tenho dado aos meus gatos, me chamou atenção o fato de não ter transgênicos.

Unknown disse...

Sinto muito pela perda...é terrível perder nossos amorinhos, perdi há pouco mais de um mês meu cachorro e um gato agregado que moravam com a minha mãe,mas foi por envenenamento mesmo,simplesmente do nada...
Tenho 7 peludos comigo, e há um bom tempo ofereço água na fonte própria para gatos. Estimula muito! A mais velha bebe água toda hora e exige água nova e geladinha, rs.
Foi um ótimo investimento, eles adoram. Experimentem, se puderem. E ração úmida tbm faz parte do plano.
Desejo boa sorte e muito amor felino a todos!

Anônimo disse...

Me fez chorar... Em 2010, minha cadelinha de 17 anos que era minha sombra partiu de uma maneira bem parecida. Algumas pessoas diziam que eu deveria fazer a eutanásia mas eu acreditava que Deus dava a vida e só ele podia tirar. A pressao para a eutanasia foi grande. Um dia, ao vé-la sofrendo com cáncer, fiz uma oraçao e disse que ela poderia partir... no dia seguinte, ela esperou eu chegar do serviço e se foi, mas ela, que estava muito quieta e debilitada, latiu muito na hora da partida... lendo seu post, acho que eu devia ter conversado com ela também, pq me pareceu que ela nao queria ir...
Agora tenho 3 gatos. Nunca tive gatos antes e estou entusiasmada ver que os gatinhos podem viver tanto, como os depoimentos de gatos de 15, 20 anos... vou prestar bastante atençao nessa coisa de problema renal para que as minhas vivam bastante :)

Alexandre Brussolo disse...

Hoje há muita ração de excelente qualidade no mercado, tenho o meu Michel e dou hoje a melhor ração do mercado, e de acordo com uma notícia o transgênico não é prejudicial ao ser humano e nem ao animal, os estudos sobre este assunto já foram concluídos, hoje não há como os fabricantes se escorarem nesta argumentação, e basicamente, e você está certa, é estimular que os gatos tomem água, um dos artifícios seria dar comida úmida, mas de boa qualidade também, pois tem muitas no mercado que acabam prejudicando o animal, sempre associando isso ao hábito de tomar água e a uma ração de boa qualidade, geralmente da linha super premium.

Dalila mourao disse...

Que triste sua perda !Imagino a dor amo gatos desde sempre , esse meu novo pet estava com isso tem poucos meses não sabia mais o que fazer , Graças a Deus meu esposo achou uma ração que acabou com esses problemas e ele agora está bem , gordinho e saudável ! É horrível ver eles perdendo peso , sofrendo com dores ,urinando sangue e vomitando !
Essas ideias realmente e verídica, moro em um quintal onde tem muitas plantas e dou muita água a ele , ele ama corrente da torneira ;mas principalmente comprei um bebedouro que o engana assim ele bebe !
E importante acompanhar e levar no veterinário todo mês se possível !
Grandes beijos
Obs:a ração e da marca Premier para problemas urinários!Muito boa !!!

Anônimo disse...

Dou gran PLUS para gato castrado. Alguém sabe me dizer se é ruim

Deize disse...

Sinto pela perda de seu peludo... Seu post foi excelente! Apesar de ter apenas cão, que amo muito,gostei de ler todos esses comentários...

Fernando disse...

Não usem nenhuma espécie de ração seca, na natureza isso não existe, por isso nossos gatos adoecem!!

Problemas renais são originados com essas rações secas!

E não adianta acreditar no marketing de rações premium, superpremium ou mesmo, de rações isentas de carboidratos, transgêncicos, etc..

Todas comprometem a função renal!!

Também não usem ração úmida de saquinhos, pois a composição é feita com farinha de trigo!!!

Leiam os rótulos!!!!

A única opção relativamente viável de ração industrializadas são os patês, em lata... e convém acrescentar sempre um pouquinho de água quando for oferecer ao bichinho... pode-se amornar levemente!

Alimentação natural é um pouco mais trabalhosa e nem sempre os gatos acostumam, mas para quem quiser tentar, conhecer mais, vale a pena:

http://www.cachorroverde.com.br/gatos/

Por favor, pesquisem mais sobre os malefícios da ração seca e divulguem essa informação, pois a indústria de alimentos animais nos vende a idéia que são balanceadas, nutritivas, saudáveis, mas será mesmo???

Gato, assim como nós humanos, tem que comer comida de verdade!!!

Pesquisem por favor... e divulguem!!!



Fernando disse...

Segue um link importante:

http://www.cachorroverde.com.br/maioria-dos-casos-de-calculo-renal-em-caes-e-causada-por-racao/

;-)

Cristina disse...

Bom dia, meu gatinho há uns dois anos urinou avermelhada e depois parou de urinar. Levei ao vet e ele desobstruiu o canal urinário e ele ficou ótimo. Hoje porém estou vendo que ele está urinando pouco. Ele bebe pouca água e é meio nervoso. Dou ração ótima da Royal mas acho que terei q levá-lo ao vet de novo. Tenho fonte de água em casa. Gostei do seu texto quando fala em energia da casa, os gatos captam quando a energia não está boa e isso pode prejudicá-los. Obrigada.

Beatriz Levischi disse...

Xurupita encontrou a família certa, Tess. :)

Não confundam insuficiência renal e cálculo, gente! As rações são diferentes, inclusive, e a Urinary agrava a insuficiência. Amputação do pênis e cirurgia de abertura de canal vaginal artificial entram em outra conversa.

Você coloca água na ração seca ou no sachê, Leila? Seu gato só bebe o caldinho, é isso?

Os bichanos precisam ingerir cerca de 50 ml de água por quilo contando a quantidade presente no alimento.

O tratamento com célula tronco ainda é experimental, Soraya.

Eu dei um link completo sobre a doença no post, Paula: http://blog.gatoca.com.br/2015/01/doenca-renal-pelo-maior-especialista-em.html.

As linhas da Farmina que não possuem transgênicos são a N&D e a Vet Life, Tina.

Golden é uma ração premium, Amanda. Inferior à super premium, mas superior às outras.

Água não filtrada pode dar vários problemas, Ana. A gente teve um surto de giárdia na casa antiga.

Para adotar a alimentação natural, é preciso conversar com um veterinário nutrólogo, Claudia. Senão, o cardápio fica desbalanceado.

Complexos não são confiáveis, Suzana e Paraiso. Homeopatia segue o princípio do vitalismo e deve ser prescrita por um veterinário homeopata.

Conversei com a vet dos bigodes, mas ela não soube dizer se suco de salsinha realmente ajuda no funcionamento dos rins. Chá de quebra-pedra pode dar, embora também não haja comprovação científica. Só que não sei as receitas.

Em que bairro/cidade você mora, Alyne?

O ideal é oferecer sempre água filtrada, Luciana.

Todas as plantas ajudam, xará ― aqui em casa, eles se amontoam no alecrim. Pode dar suco de maçã e água de coco, mas natural.

As latinhas da Pet Delícia não têm corantes nem conservantes, Raquel.

Não sei que ração você viu por R$ 80, Vivia. Em São Paulo, as embalagens super premium de 500 g costumam sair por R$ 20. E, quanto maior o pacote, mais barato.

Atum não é aconselhado para gatos com insuficiência renal, Aline.

Sobre o sachê da Whiskas, a doença é multifatorial, Vanise. Isso quer dizer que o excesso de proteína e minerais pode facilitar, sim, seu desenvolvimento.

Não conheço a Fórmula Natural, Amandha. A Gran Plus dizem que é boa, anônimo.

Vários estudos mostram que os transgênicos fazem mal à saúde individual e do planeta, Alexandre.

Aperto a distância para todo mundo que enfrentou ou está enfrentando essa doença triste. :*

Mãe de gatos disse...

Olá! Acabo de descobrir o seu blog, pois estava procurando informações sobre gatos renais. Primeiro gostaria de agradecer por vc escrever sobre o assunto, é que minha gatinha, que completa 17 anos esse ano (!), foi diagnosticada com essa doença há alguns meses e eu tenho estado muito apreensiva, pq não tenho muitas informações sobre o assunto. Aí eu queria sua opinião. Nós mudamos a ração dela para aquela especial para gatos renais da Royal Canin, mas tenho notado que ela vem perdendo muito peso ultimamente e tbm não está comendo como antes... parece que enjoou da ração. E eu não sei o que fazer! Sei que ela adora os saches (ração molhada) da marca e vou comprar para dar a ela... mas e se ela não quiser mais comer da ração seca? Você sabe dizer se esse tipo de ração é mesmo a melhor opção nesses casos? Mudei por indicação da veterinária, mas fico preocupada que esteja me faltando alguma informação e eu não esteja fazendo tupo o que poderia para ajudar minha gatinha. Por falar nisso, vou passar a dar água na seringa e espalhar vários potes pela casa, conforme suas dicas. Comprei uma fonte de água para ela, mas ela não chega nem perto... kkkkk Ó céus, como é difícil agradar esses bichanos! Agradeço desde já!

Anônimo disse...

Alguém já deu chá de salsa? Se deu, qual a quantidade e por quantos dias?

Anônimo disse...

Oi gente boa noite eu dou a ração Golden filhotes pro meu gatinho mas ele só come se eu por água filtrada isso ajuda na hidratação?

Beatriz Levischi disse...

Quando o animal está doente, o paladar fica seletivo mesmo, Mãe de Gatos. E a insuficiência renal em estágio avançado provoca enjoo e úlceras no estômago e na boca, que prejudicam ainda mais a alimentação. Além da ração medicamentosa e das seringadas de água, insista nos sachês e latinhas. Essa umidade é essencial na dieta dos bichanos.

Perguntei para a vet homeopata sobre o chá de salsinha e nem ela soube responder.

Acrescentar água filtrada na ração seca ajuda na hidratação, sim. Mas nem todo bigode aceita.

Anônimo disse...

Contribuindo: só dou água "alcalina".
Uso a marca Ibirá.
O Ph da melhor convencional é 6.
Da alcalina é 10.
Vamos ver como se comporta.
Torneira nunca mais!

Beatriz Levischi disse...

A dieta tem pouco poder de influenciar no PH sanguíneo, Gustavo ― eu confirmei com a vet dos bigodes. Mas evitar água da torneira ajuda a prevenir várias doenças. :)

Sonia disse...

Olá.
Pesquisando sobre doenças renais em gatos descobri seu blog.

Adorei suas informações e suas postagens.

Fiquei muito triste com sua história. A perda de nossos peludos acabam com a gente. São parte da nossa família. O Simba lembra muito o meu Amarelo - adora um colinho e esconder o rosto nos meus braços.

Meu Gordo foi diagnosticado renal há pouco tempo. Estou arrasada. Ele perdeu um pouco de peso mas não muito.

O veterinário prescreveu ração renal, ograx 500 2x ao dia, soro subcutâneo ringer com lactato - no primeiro mês todos os dias e agora dia sim, dia não - aprendi a aplicar o soro em casa, ele fica menos estressado.

Espalhei diversos potes de água pela casa, em relação a isso n~]ao tive problemas. Minha dificuldade está sendo em relação à alimentação.

Ele não gostou da ração renal. Comprei a Premier - está lá em casa quase inteiro. O veterinário indicou a Renal da Equilíbrio, disse que era mais palatável aos gatos. Gordo gostou mais. Também me indicaram a ração renal da Farmina vou comprar um pacote pequeno para experimentar.

Conversei com o veterinário e ele disse que é importante ele se alimentar e não perder peso para não evoluir para uma Lipidose Hepática.
Gordo também não gostou do sache renal da Royal Canin.

Quando ele está muito enjoado dou frango cozido mas agora acho que ele está começando a se acostumar com a ração da Equilíbrio.

Você conhece o remédio PRÓ-RIM HOMEOPATIA - spray ? Conversando com uma Amiga de trabalho, ela disse que teve uma gatinha com o mesmo problema e que com o uso desse remédio, os enjoos passaram e que as taxas de creatinina e uréia baixaram também.

Você conhece alguém que tenha usado esse remédio em seus gatos ?


Beatriz Levischi disse...

A única ração renal que o Simba aceitou foi a da Farmina, Sonia ― não tentei a Hills, por causa do preço. Sachê ninguém curte aqui também. Optei pelas latinhas da Pet Delícia, mesmo não sendo renais, para ter mais umidade na dieta ― sugestão da vet nutróloga: http://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html.

Sobre o Pró-Rim, não conheço. Mas trato os bigodes com homeopatia (diferente de complexo homeopático) há dois anos e superfunciona: http://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html. Se você for de São Paulo, indico os profissionais da ONG Canto da Terra: https://www.facebook.com/CantoDaTerraONG.

Paulo Fernando disse...

Estou sem chão, muito triste, meu gatinho, o Bebê de 10 aninhos, ao que tudo indica parece ser paciente renal. Foi tudo muito rápido, um bichinho tão saudável, nunca teve nada... De uns 15 dias para cá, começou com uma magreza acentuada, e alguns vômitos, porém comendo e bebendo normal. Essa semana levei ao veterinário e a ureia deu alta. Comprei ração renal da Royal Canin, seca e úmida, porém ele só aceita a seca e bem pouquinho. Estou desesperado com medo do meu querido gatinho definhar. Meu coração está despedaçado!

Beatriz Levischi disse...

Respire fundo, Paulo Fernando. Bebê precisa de você inteiro. :) Acho que vale experimentar outras marcas de ração ― a palatabilidade muda bastante. Simba, por exemplo, só aceitou a da Farmina. E confesso que não tentei a Hills por causa do preço. Quanto ao sachê renal, os bigodes também não curtiam. Optei pelo patê da Pet Delícia porque a vet nutróloga disse que era melhor ter mais umidade na dieta do que ficar só na ração seca medicamentosa: http://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html.

Vampirinha disse...

Oi gente,to com um problema aqui e desconfiada de renal,minha gatinha de 18 anos,não esta aceitando ração seca,só come frango cozido ou cru e carne de vaca também,o sache só bebe o caldo,faz xixi a cada duas horas cerca de 10ml de urina bem clarinha aparentemente sem cheiro forte,toma agua e já vai pro banheiro.Também vomita com frequencia,agora tá comendo pouquinha ração a única que aceitou foi a Whiskas de carne,não sei o que é pior deixar sem comer ou dar a Whiskas.Sempre foi muito saudável é castrada,na minha região não tem vets confiáveis.Estou suspeitando de renal ou diabetes,to desesperada gente.Alguem sabe se a glicemia dos gatos é medida com o aparelho de humanos?Me parece que também passou a tomar agua mais vezes ao dia.Alguem pode me dar uma luz?

MDM disse...

O meu gato teve este problema.Teve Cálculos renal sofreu muito. Teve que ser anestesiado o veterinário fez a extração com um tubinho fino e soro fisiológico.Parece areia saiu um monte.Na segunda vez o veterinário me deu a ideá de dar vitamina C humana em gotas para aumentar a acides da urina.
No começo dávamos 10 gotas por dia agora damos um dia sim e outro não. Trocamos também a ração por outra que ajuda o trato urinário e tem menos sódio. Já fazem dois anos que ele não tem mais problemas.

Beatriz Levischi disse...

Nessa idade e dependendo do estágio da doença, qualquer coisa que ela conseguir comer está valendo, Vampirinha. Em que cidade/estado vocês moram? A glicemia dos bichanos é medida com o mesmo aparelho de humanos, sim.

Cálculo é diferente de insuficiência renal, Marcos. A ração Urinary, inclusive, piora a perfusão dos rins.

Vampirinha disse...

Poie é Beatriz,só come frango,figado,carne,pouca ração,ja tem 1 semana que nao vomita,ta muito magra tadinha.Comprei uma raçao renal da Vet Life pra ela,ela comeu bem,mas nao teve bom resultado começou a andar pela casa e fazer xixi de minuto em minuto,parece que tava com colicas,dai tirei a raçao.Comprei uma da Hills que tem menos proteina e fosforo estou esperando chegar.Ela nao tem dificuldade para urinar,pelo contrario,vai no banheiro umas 9 vezes por dia cerca de 10 ml de xixi,parece que a bexiga nao aguenta segurar por muito tempo.Por que sera que a Vet Life deu essa reaçao nela?Cuidado Marcos ja vi falar que vitamina C nao faz bem pra quem tem problema renais!Moramos no interior de MG.Obrigada gente!

Beatriz Levischi disse...

Não sei te responder sobre a ração. Meus gatos renais não vão ao banheiro com essa frequência ― só fazem mais xixi (em volume) do que a média. Tenho uma amiga doando medidor de glicemia. Se interessar (e você souber usar), posso colocar vocês em contato.

Vampirinha disse...

Obrigada Beatriz,consegui aferir aglicemia dela,está normal!

Beatriz Levischi disse...

Que bom!

Anônimo disse...

A veterinária me ensinou que quando o meu gato não quer comer eu pego a ração, o suficiente que ele comeria normalmente, é coloco no copo com água o suficiente para a ração boiar e espero que ela fica inchada e depois passo na peneira de cozinha por umas 3 ou 4 vezes, retiro um pouco da água antes de passar na peneira de cozinha para não ficar muito mole e coloco em uma seringa maior para a ração passar,pois se for pequena a seringa a ração não passa.Dê a ração pela lateral da boca do gato jogue do meio para a garganta para ele não cuspir .

Unknown disse...

É muito triste ver nossos amadinhos sofrerem com essas terríveis doenças:( Minha mãe tem uma gatinha (Mimi) que já é uma "senhorinha" de 18 anos e tem insuficiência renal crônica não muito avançada. Ela começou vomitando e perdendo peso. O vet orientou a dar a ração Renal da Royal Canin. Houve pouquíssima melhora e ela continuou vomitando e emagrecendo. Pesquisei na net e encontrei um remédio homeopático MARAVILHOSO: linha Homeopet da Healh chamado Pro Rim ( spray ). Ela melhorou significativamente em menos de 10 dias de tratamento. Antes vomitava toda a ração e agora está vomitando só pelo e engordou 400 grs! Está se alimentando melhor e tbm as dores na coluna devido bico de papagaio e desvio melhorou com o Pro Coluna da mesma linha. Ontem a levamos para uma avaliação e vet ficou muito feliz com o resultado. Gente, pesquisem sobre essa linha, por ser natural não tem contra indicação. Valeu muito para a Mimi...se eu soubesse desse remédio antes teria poupado sofrimento dela. O link da HealH é : https://www.realh.com.br/lojavirtual/pet/
Grande abraço e espero ter ajudado!

Unknown disse...

Ah...Whiskas JAMAIS!! Agrava problemas renais segundo a vet.

Sonia disse...

Meu Gordo começou a tomar por minha conta e risco o remédio homeopático Pró- Rim.
Continua com ograx 500 e com o soro subcutâneo ringer com lactato de 2 em 2 dias.
Ele continua enjoado para comer a ração renal - tenho 3 marcas em casa - Premier, Renal da Equilíbrio e a ração da Farmina - que é a única que ele come alguns grãos.
Os vômitos pararam mas para ele não perder peso eu pego a ração, deixo de molho na água, passo pelo mixer - forma uma pasta e dou para ele em uma seringa grande no meio da garganta.
Ele está muito mais esperto e já ganhou peso.
Acho que ele ficou sem vergonha porque quando tem fome ele me procura e vai para a cozinha e para em frente a geladeira - ele sabe que eu guardo a pasta da ração em um pote lá dentro. Eu faço a pasta de ração pela manhã e deixo na geladeira.
Agora no fim do mês vou fazer outros exames de sangue para verificar as taxas de uréia e creatinina. Depois falo para vocês o resultado.

Alexsandra Avelino disse...

Sinto mUito pela sua perda! :( tenho uma gatinha que já esta comigo a 17 anos perdeu bastante peso. Toma vitamina e suplementos além do prorin e profigado que devem se dados diariamente . a minha chegou a 3kg :( conseguimos aumentar pra 3,800kg mas ela não consegue engordar mas que isso. A minha não come mas ração apenas comida úmida . (come 5 saches por dia geralmente). nunca alimentei com frutas sempre foi ração úmida e a seca . Estarei levando ela próxima semana para repetir os exames de sangue e ver com a veterinária o que posso dar alem da comida umida pra balancear mas a alimentação dela.
Ela come a Marca Última (para trato urinário) tentamos a ração mas não teve jeito ela não come o suficiente só belisca. Tenho outro gatinho FRajola com 11 anos esse graças a Deus não tem nada é gordinho e saudável. Mas minha MIMI (minha bolinha branca que não é mais bolinha :( tão magrinha fico triste pq não sei mas o que fazer para ela engordar mas um pouco)

Unknown disse...

Meu gato está com problema no rins fígado está com anemia e não sei o que fazer levei no veterinário mais não tenho mais condições os exame são caros e as medicações TB preciso de ajuda não quero que meu gato morra minha filhas estão em desespero me ajudem meu nome é Tatiana 11 957871381
Me ajude em nome de Jesus

Beatriz Levischi disse...

Ração com corante e excesso de sódio não faz bem para animal nenhum, Sheila.

Boa sorte com os exames do Gordo, Sonia!

Você tentou umedecer a ração seca e oferecer como papinha, Alexsandra?

Em que cidade/estado você mora, Tatiana?

Unknown disse...

Meu gatinho está com esse problema já gastei tanto com ele nao sei mais o q fazer

Unknown disse...

Se está vomitando espuma, provavelmente está com doença renal. O atum em lata tem muito sódio. Minha veterinária proibiu de dar aos meus gatos. Agora do sache. Vem escrito atum e água, mas leia os detalhes. O que tem menos sódio, tem 60%. Cuidado.

Unknown disse...

Boa noite, sinto muito pelo seu bichano, lendo o blog, atrás de mais idéias sobre como prolongar a vida do meu Tinho, que foi diagnosticado com IRC. Que dias sofridos vendo meu gato definhar, foi uma luta. Ele vomitava direto, o vi agonizar. Levei na veterinária que disse que a carne fazia mal para os gatos (oi?), então como me vi em um beco sem saída, comecei as pesquisar vários sites. Comecei forçando meu gato a beber água filtrada, colocava na seringa, e dava em horários definidos, sempre pequenas doses, tipo 1 ml e aumentar gradativamente. Ele não queria comer a ração seca que a veterinária recomendou, paguei 120 reais. Vendo meu gato naquele estado, pesquisei sobre alimentação natural em gatos com IRC, quase não achei muita coisa, mas resolvi arriscar. Comprei peito de frango, cozinhei com arroz integral (pouco, tipo 85% de peito de frango e o 15% divididos entres vegetais, arroz integral), com um pouco de óleo de coco. Ele começou a comer esse franguinho, ora frango ora ração seca para animais com IRC. Depois fiz fígado com cenoura e geléia sem sabor, esse dou poucas vezes na semana, também fiz coração de galinha, dou carne bovina crua, mas não em excesso. Resultado, meu gato está vivo, não está curado, mas ganhou peso, o pelo está brilhante, seus olhinhos são brilhantes. Ele toma muita água (fica disponiblizada por 24 horas). A AN cozida funcionou com meu Tinho, EU arrisquei por não acreditar que a ração fosse suprir, talvez se deixasse só a ração ele estivesse morto, foram mais de 15 dias de sofrimento, vomitos, febre, tanta coisa que maltratou meu bichano. Se você quer fazer uma alimentação assim, melhor procurar um veterinário que posso ajudar nessa caminhada. Com meu gato funcionou e muito bem. Desejo sorte a tod@s.

Beatriz Levischi disse...

Você ouviu a opinião de um segundo veterinário, anônimo?

Alimentação natural é a melhor opção mesmo. Mas o cardápio precisa ser elaborado por um especialista e nem todo gato aceita. Aqui, tem nossa experiência: http://blog.gatoca.com.br/2017/03/o-desafio-da-alimentacao-natural.html. Espero que o Tinho esteja ótimo. :)

Juliana Gadelha disse...

Oi Beatriz, que bom que achei seu blog!! Estou passando por problemas com minha gatinha Mia, persa de 12 anos. Ela sempre foi super saudável, quando de repente um dia (segunda passada) ela amanheceu encolhidinha num tapete, bem molinha. Corri para o vet com ela, que fez varios exames físicos e não conseguiu encontrar algum problema. Deu um remédio pra dor e prescreveu um hemograma e creatinina. Ao receber o exame vimos que ela apresentava um quadro de infecção e a creatinina tava 2.8. O vet me pediu para ficar indo na clínica de 2 em 2 dias para fazer antibiótico e soro subcutâneo. Depois disso fiz novo exame de creatinina e ainda tava 2.3, e ele resolveu internar ela para ficar 48 horas no soro intravenoso. Fiquei arrasada com a internação, ia visitar ela todo dia, vi ela perder peso, e o vet só quis liberar ela após um ultrassom abdominal. No ultrassom apareceu que os rins estavam até bem (com discreta alteração morfológica) mas apareceu uma pancreatite!! Dai lá se vão mais 3 dias internada para fazer um medicamento de corticoide para a pancreatite... só ontem ela voltou pra casa, tá meio estranha, não sei se muito estressada pela internação, consegue comer a ração renal da Royal Canin (pouca) mas não bebe água.. tenho que dar na seringa e ela baba muito.. Não sei o que fazer pois não tive muita confiança nesse vet que a internou, parece que queria que ela ficasse lá pra arrancar meu dinheiro ( a conta deu quase 1000 reais ) e quero tratá-la em casa, pois não tenho mais recursos. Ele disse pra repetir os exames com 10 dias. Me ajudem vcs que tem experiência com gatinhos doentes renais. DETALHE: desde que ela apareceu doentinha semana passada, ela fica com a boquinha aberta, como se tivesse respirando pela boca, linguinha pra fora, e saliva bastante... o vet também não soube o que dizer disso :( desde já agradeço a todos vcs!

Beatriz Levischi disse...

Quando a gente não sente confiança na conduta do veterinário, deve ouvir uma segunda opinião, sim, Juliana. Em que cidade/estado você mora? Tem ONGs e universidades que cobram preços solidários. E eu concordo com sua escolha de tratar a Mia em casa ― por ela, não pela grana.

Paulo Fernandes disse...

Infelizmente só achei essa postagem hoje após perder minha gatinha a 3 dias.

A última semana foi pior pois a tal da fluidoterapia é muito estressante para o gato.

Só reforço para aqueles que tem dó de gastar com uma ração mais cara que não meçam esforços enquanto seu gato tem um pouco de saúde, pois eu tenho certeza que a ração boa foi o que manteve ela por mais tempo ao meu lado.

As dicas da sua postagem são muito importantes! Pra quem já sofreu a perda, não deixe esse sentimento te consumir e trate de arrumar logo outro bichano ou passe a atenção aos outros que já tem em casa pois eles merecem a nossa alegria sempre!

Abraços!

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito, Paulo! Dar ração seca de boa qualidade é importante, sim. Mas não pode faltar umidade na dieta.

Ana disse...

Oi, meu gato foi diagnosticado com insuficiência renal e vai precisar tomar soro 3x por semana... já fui na veterinária para a primeira aplicação e ela me ensinou como se faz, hoje vou fazer em casa pela primeira vez.
me dispus a aprender pq sei que é menos estressante fazer em casa mas sei lá, apesar de saber os procedimentos, estou um pouco nervosa... =(

Beatriz Levischi disse...

Estas dicas vão te ajudar, Ana: http://blog.gatoca.com.br/2017/10/soro-subcutaneo-dicas-e-por-que-vale-o.html. :)

Ana disse...

Sim, eu li esse post, vi todos os vídeos do youtube sobre soro subcutâneo. Aparentemente foi tudo certo, não sangrou, não fez o calombo de soro na pele, nem ficou pingando, o gato se alimentou e usou a caixa de areia normalmente. Mas eu tive uma dificuldade de montar o equipo no soro (a bolsa é de um modelo que precisa quebrar uma borboletinha, diferente do modelo que a veterinária usou). Até eu descobrir o jeito certo eu manuseei bastante a bolsa, e apesar de ter lavado as mãos antes não consigo por a paranóia de lado de que posso ter contaminado alguma coisa...

Unknown disse...

Triste mesmo..hoje saiu o resultados do exame...nível de creatinina altíssimo! Minha peluda tem 13 anos, tomou soro ontem e hoje e segunda tenho q voltar com ela pra tomar novamente...Ela começou vomitando sem parar..vomitava o que comia e depois parou de comer e vomitava espuma amarela..ontem de manhã levei ao vet e ela não não estava mais animada..fez ultrassom e os rins estão atrofiando..é uma tristeza só, a vet disse q nunca viu um nível de creatinina e uréia tão alto e não sabe como ela ainda está viva. Hoje ela teve convulsões e uma parada cardíaca, mas a vet conseguiu ressucitar. É um nível muito avançado. Queria comprar o Pró Rim , mas são 7 dias pra chegar e eu acredito que não temos todo esse tempo, não sei se vende em algum tipo de loja física aqui na cidade. Além de tudo ela está com muita dificuldade de evacuar, tadinha, tá sofrendo demais. Agora pouco bati e coei o patê e dei uns 20ml da seringa, ela fica babando e com a lingua para fora, a doença agravou uma gastrite e o que judia ainda mais...

Bruna Luzia dos Santos disse...

Estou muito triste. O meu gatinho de quase 11 anos está com insuficiência renal. Ele ficou internado por uma semana,e ontem eu tive que trazê-lo para casa,pois, financeiramente , estava inviável mantê-lo lá. Algumas horas após chegar em casa, ele começou a passar tão mal quanto estava antes de ser internado: vômitos, falta de apetite e fraqueza (ele está caminhando com dificuldade;mal consegue subir no sofá). Não sei o que fazer. Estou com o coração apertado,com medo de perder o meu bichinho.

Sonia disse...

Bruna, continua com o soro subcutâneo diário e em relação a comida, eu batia a ração renal com água e dava pela seringa. Fazia isso com a ração e com a água. Eles precisam se alimentar para não terem lipidose hepática. Eu dava 20ml por vez. Várias vezes ao dia. Tenta comprar Pró-Rim que é um composto homeopático que ajuda a equilibrar as taxas de uréia e creatinina. Uma borrifada 4 vezes ao dia. Não desista do seu gatinho.

Anônimo disse...

Ola , li um artigo que todas as contribuírem para problemas nos rins , uma maneira de reverter e incluir carne fresca e peixe fresco que contém muita água, troca a ração por comida , como todos sabemos animais que vivem na natureza vivem dessa maneira , e vivem muito , Agora essas rações estão matando os bichanos mais cedo , fica uma dica pra você que tem um gatão renal . O veterinário vai ser contra , mas não há nenhuma prova cientifica comprovada que taocas prolonga a vida de gatos pelo contrário , todos os dias as clínicas estão lotadas de gatos com problemas renais por causa de ração , . Não custa nada tentar , se ver que não está dando certo pare ,

Mi disse...

Não tenho dúvida que a alimentação natural é melhor que ração, mas tem que ser balanceada. Não adianta dar só carne ou peixe que isso também causa problemas de carência de nutrientes. E dar carne pra um gato pra um gato com problemas renais sem a orientação de um veterinário tbm pode não ser bom...

Anônimo disse...

Olá pessoal. Meu nome é Paula e o meu gato Alex estava muito mal por conta da insuficiência renal. Não estava comendo, emagreceu muito. Mas agora ele está reagindo ao medicamento muito bom que indico para todos que tenham gatinhos com esse problema. Converse com seu veterinário a respeito. Se chama FORTEKOR 5. Achei que meu gato iria morrer, depois que ele tomou por 3 dias seguidos já percebi a diferença. Ele toma meio comprido ao dia. Serve para controlar a doença e impedir que ela avance. Ele precisa tomar todos dias.
paulamayraleme@hotmail

Natyelle disse...

Boa noite
Meu gato tá com infecção urinária
E o ver mandou dar 1 comprimido de meloxicam por dia
Até aí tudo bem
Mas passou uma racao de 80 reais ,q no momento não posso comprar ,alguém poderia me indicar alguma coisa mas em conta por favor
Me ajufea qualquer informação chama no whatsapp 28 99965-8604
Por favor em nome de Jesus me ajude

Beatriz Levischi disse...

Como está seu gatinho, Ana?

Espero que tenha dado tempo de tentar a homeopatia, Cristina.

Me atrasei com as respostas, mas tem veterinários que cobram preços solidários e hospitais universitários em que os alunos atendem de graça, orientados por professores, Bruna Luzia. Em que cidade/estado você mora?

Dieta com pouca umidade realmente contribui para a doença renal e a alimentação natural precisa ser prescrita por um especialista, sim. Alguns cortes de carne, por exemplo, devem ser evitados pelo excesso de fósforo.

Sobre o Fortekor, não posso opinar porque os bigodes são tratados na homeopatia: http://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html.

Mãe de gatos disse...

Água de torneira faz mal para gatos renais?

Ana disse...

Meu gato está melhor =) as taxas melhoraram e a frequencia da aplicação do soro diminuiu pra 1x por semana por 2 meses.
Peço até desculpas pela paranóia, depois eu vi que o procedimento é mais simples que do que eu pensava. Fiquei nervosa nas primeiras vezes mas hoje já estou bem mais tranquila, e meu gato até sobe pra tomar a espetadinha pq sabe que vai ganhar um petisco especial hehehe

Anônimo disse...

Meu gato começou a ter problema renal depois de eu passar um período dando ração ruim, de marca famosa, comprada em supermercado. Quando levei ao vet estava com muita areia na bexiga, passou por varias sessões de fluidoterapia, exames sangue e ultrassons, e as taxas ureia e creatinina sempre acima do normal. ele não era castrado e a recomendação foi que eu o castrasse. Passei tb para uma ração da melhor qualidade, primeiro especial para diluir a areia na bexiga, urinary, e depois outra, de ótima qualidade. Mesmo assim, fazia exames e sempre tinha areia na bexiga, o gato odiava água, bebia bem pouco e não dava para dar com seringa, pq ele é enorme e não aceitava. Fui levando, até que ele desenvolveu intolerância à ração seca. De qualquer marca, é bater no estômago e vomitar tudo. Na crise, ele quase morreu,pq não conseguia se alimentar, comecei a dar comida caseira indicada por nutricionista, colocando por cima um pouco de pastinha de boa qualidade, de frango (de carne de boi nem a pastinha ele segura) pra ficar mais palatável e ele por fim se adaptou. Foram anos de sofrimento e a solução foi a mais simples de imaginar. DIETA CASEIRA. Mas tem que ser indicada por nutricionista. No site cachorro verde tem duas dietas bem semelhantes às que a nutricionista que eu fui prescreveu pro meu gato. E acreditem, as taxas dos rins do gato voltaram ao normal !!!!! até hoje levo bastante ao vet, para exames de rotina, pq amo meu gato mais que tudo e ele está aí, saudável, com 12 aninhos. Acreditem, ração seca só é boa pra gastar em veterinário, destrói os gatos, principalmente os machos, que têm a uretra muito estreita, levando, às vezes, até a ter que operar, porque a uretra obstrui com uma pedra grande que formou no rim ou na bexiga. DIETA CASEIRA PESSOAL !!!!!

Anônimo disse...

Boa tarde. Meu gatinho esta com 2.1 no começo e não tem anemia. Ele dez a penectomia a um ano,nesse período teve uma cistite. Hoje detectou no exame de creatina esse valor 2.1,preciso conseguir abaixar esses valores. A médica deles é homeopática estou confiante. Foi um baque para mim pois o irmão dele esta no 1.52 o limite e 1.50. Me ajudem com dicas,nossa estou arrasada!

Anônimo disse...

Pessoal,

Quem já teve gatos sabe que eles apresentam problema renal, perdi uma assim há alguns anos, não teve tratamento que desse jeito. É de doer o coração, porque eles sofrem muito... E dessa vez, com a filhota dela, eu não me arrisquei a perder por problemas renais. Quando vi aquela magreza repentina, apresentando fraqueza e vômitos, não bebia água, me desesperei. Pensei e pensei e resolvi que ia parar de dar ração para a gata, já que ela não comia direito(já havia tentando ração úmida e outras, que ela recusou), e para ela não sofrer e morrer, como última alternativa, tive a ideia de oferecer carne moída ou frango desfiado/ picado (todas as partes do frango), sempre com vegetais picadinhos, bem cozidos mesmo, com pouquíssimo óleo, sem sal e bastante caldo. Resultado: Ela engordou e agora corre para todo lado (ela tem uns 17 anos ou mais). Não está com o mesmo peso de antes, mas está gordinha. No começo ela só tomava o caldo e bastante, já que não estava tomando água, melhor o caldo do que líquido nenhum. Só que aumentou bastante a quantidade de urina. Depois começou a comer a carne molinha ou o frango bem desfiadinho. Assim engordou, os pelos caem bem menos e parou de vomitar (agora é raro ocorrer, inclusive bolas de pelo quase não vejo mais)! Sua aparência mudou completamente. A doença não tem cura, mas se for possível mantê-la assim, sem emagrecer sofrendo ou tomando remédios e soro, pelo menos isso eu estou conseguindo fazer, estou tentando fazer o possível para ela não sofrer.

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar que só tomando o caldo da carne cozida(vermelha ou de frango),em menos de 1 semana já se notava uma excelente reação e em poucos dias ganho de peso. E que tão logo, ela também voltou a buscar água (ofereço filtrada em filtro de barro). Isso já faz 1 ano, e minha gatinha está muito melhor comendo carne com vegetais e tomando o caldo do cozido, ao invés de ração. Inclusive, não descarto nada (exceto nervos e ossos) e nem a gata, nem as pernas do frango.

Unknown disse...

Minha gatinha tem 20 anos, muito magrinha e com cheiro muito forte é ruim. Levamos ao veterinário 6 meses atrás, ele deu soro e uma injeção de antibiótico. Ela voltou a comer e beber. Mas foi regredindo e agora está novamente no mesmo quadro, quer beber água o dia todo, come muito pouco, levei ontem em outro veterinário deu soro e remédio para o estômago e para vômito. Aquela espuma. E disse que ela está sem liquido no organismo. Infelizmente gastamos 600 reais. E ele já avisou que os exames serão caros. O outro veterinário disse, vc vai gastar uma fortuna e pela idade dela não vai adiantar. É difícil a situação. Tenho mais 20 amores...já gasto muito em ração da melhor. Deixar ir embora sem fazer nada me parece ser tão horrível. Estou muito doente, gastando comigo e meu marido se virando para dar conta. Não sei o que fazer. Deixo ela ir embora? Não gosto de pensar que ela sofre. Me ajudem...o que faço. Minha consciência diz faça tudo que puder, meu coração diz não deixa ela sofrer. Mas infelizmente acredito que não terei como arcar com isso financeiramente.

Unknown disse...

Ahhh ela está pesando 1 k e 600

Patronato EPASA disse...

Gato com problema renal pode comer carne de frando cru?

Beatriz Levischi disse...

Desculpem pela demora na resposta, pessoal! O Blogger (ferramenta que hospeda o blog) parou de enviar os comentários por e-mail em maio e só avisou agora, quase quatro meses depois. :\

Água da torneira deve ser evitada para qualquer animal, Mãe de Gatos, por causa do risco de giardíase e outros problemas.

Que ótima notícia, Ana!

Alimentação natural é realmente a melhor opção, mas nem todo mundo tem condições de preparar e também não é todo bichano que aceita.

Homeopatia, quando bem receitada, tem excelentes resultados. Em que cidade/estado você mora?

17 anos de felinice é um privilégio! :)

Não deixe a gatinha sofrer, não. Em São Paulo, tem três hospitais veterinários públicos, universidades e ONGs que atendem quase de graça e várias clínicas que cobram preços solidários. De onde vocês são?

Frango cozido é melhor. E carne crua precisa ser congelada antes do consumo para matar bactérias patogênicas.

Thi disse...

Como é difícil ter um filhinho renal ... minha filha tem 15 anos Gata ..descobri faz um mês que ela tem irc e a creatinina no início estava 3.61 ureia 162
Fiz semana passada e a creatinina estava 644 ureia 133 .
To fazendo fluido todos os dias ....como é difícil.. .Morro de dó ...ela mia toda vez ... eu tremo ..choro ...ela fica querendo se mexer...que agulha vcs usam ?

Beatriz Levischi disse...

Você experimentou escalpe, Thi? É mais fácil do que agulha. Com o Simba, a gente usava o 19 (branco) para ir mais rápido, porque os bigodes se incomodam com o ardido do soro entrando no corpo, não com a picada. Neste post tem outras dicas:

http://blog.gatoca.com.br/2017/10/soro-subcutaneo-dicas-e-por-que-vale-o.html

Lisi disse...

Oii a veterinária do meu gato diz que a Gokden é boa apenas para cachorro ela é especializada em gatos e infelizmente tem rrcebido gatinhos com problemas renais que consumiam so Golden

lucinha disse...

A minha linda teve lipidose hepática fiz o tratamento e ela se recuperou esta linda, mas tem um problema nunca mais aceitou ração seca, e so come o pate caseiro que eu faco com figado de galinha e carne fresca com legumes tudo batido com uma pitada de sal e azeide, mas com isso ela parou de beber agua, por mais que eu insista. Ela so bebia agua direto da torneira deste novinha nunca quis agua no pote, sera que e o suficiente a agua do pate que faco?

Beatriz Levischi disse...

Doença renal tem a ver com falta de umidade na dieta, Lisi. Se o gato não beber muita água, mesmo as rações super premium (secas) darão problema.

Você já experimentou bebedouro elétrico, Lucinha? Os bigodes amam este aqui: http://blog.gatoca.com.br/2017/09/casa-nova-bebedouro-novo.html. E, no calor, vale colocar uma pedrinha de gelo.

Unknown disse...

Pois é, acabei de perder minha Branquela de 8 anos castrada para a insuficiência renal. Ela tava ótima brincalhona, feliz e até ano passado ela comia ração Whiskas e saches de atum. Surgiu a ração quatre no qual ela abandonou a whiskas e ficou com ela a quatre. Bebia bastante água na torneira, do chuveiro e do nada mesmo ela parou de comer, bebia pouca água e ficou bem fraca. Levei ela numa ong perto de casa que lhe deu uma injeção de antibióticos e suplementos que não resolveu o problema, ela ficou foi pior. Gente nunca leva seus bichanos em ong é fria. Então levei ela numa outra clinica veterinária mais foi tarde demais, ela tava com os rins travados e vomitava tudo e sem contar desidratada. Ela era tão ativa que não percebi isso. Os exames dela deu bastante alterado com a glicose alta que assustei. Me culpo mesmo pela morte da minha branquela achei que cuidando dela com ração e saches era o suficiente. Muito triste gente, tô desabando. Quem ainda tem seus bichanos cuide bem dele e o alimente bem com alimentação correta e observa bem o comportamento deles. Leve no veterinário com frequência para fazer check up para não ter surpresas. 8 anos de alegria que ela me deu para muitos de tristeza e saudade que vou sentir daqui pra frente.

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito pela Branquela! Os bigodes de Gatoca continuam sendo atendidos em uma ONG de São Paulo, mesmo depois da nossa mudança para Sorocaba. E não troco a vet deles por nenhum figurão famoso. Profissional ruim tem em todo lugar, infelizmente.

Aline Melo disse...

Tenho um siamês de 19 anos chamado Júnior. Foi diagnosticado como renal crônico em agosto de 2018. Estou dando para ele pro-rim e a ração para renal da premier, ofereço frango e atum sempre com bastante água misturado, ele bebe a água e come aos poucos. O que me preocupa são os vômitos todo dia pelo menos uma vez ele vomita. Alguém sabe de algo que eu possa fazer para melhorar os vômitos? Apesar dos vômitos ele se aliments e não está peedendo peso está bem estável wuanto a isso. Teve queda de pelo que chegou a ficar falhado, mas já está nascendo. Meu Júnior é guerreiro e tem muita vontade de viver.

Beatriz Levischi disse...

19 anos é um privilégio, Aline! Como ele está comendo normalmente e não emagreceu, eu recomendaria a homeopatia. Aqui tem uma explicação básica:

http://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html

Unknown disse...

Como chama o remédio que manipulou ?

Beatriz Levischi disse...

Na homeopatia, o medicamento é prescrito de acordo com o animal, não a doença. Leve seu peludo a um vet homeopata para fazer o tratamento direitinho. ;)

Rosana disse...

Oi estou com o meu gato doente já uns sete duas com dificuldades pra urinar.faz só algumas gotinhas. Já tá terminando o antibiótico e ja gastei o que não tinha com veterinário e remedios e nada de ficar bom. Como faço pra conseguir consulta em algum lugar bom a custo zero tipo essa faculdade anhembi. Alfuem pode me ajudar.Moro em barueri proximo a osasco Sp.

Beatriz Levischi disse...

Em Osasco, conheço a Dr. Gabriela Toledo, do ProBicho Centro Veterinário. Não é gratuito, mas ela pode te indicar alguém. Manda mensagem pelo Facebook: www.facebook.com/ProBichoCentroVeterinario. Ou dá uma ligada: (11) 99853-2847.

Rosana disse...

Bia, melhor matéria que li sobre o assunto. Esclareceu várias dúvidas minhas. Agradeço por compartilhar sua experiência.... Mesmo sendo por um motivo tão triste.

Barbara Parente disse...

Olá, boa noite. Encontrei seu blog pesquisando a respeito de doença renal. Sinto muito por sua perda. Também perdi uma gatinha em 2017 para essa doença, mas não conhecia coisa alguma sobre doenças renais. Descobri há duas semanas que meu Ian, de 12 anos, está com essa terrível doença também. Ele ficou 5 dias internado tomando soro. Voltou muito assustado (ele já era assustado) e refez o exames de sangue. A ureia caiu de 212 para 66, mas a creatinina saiu de 5,84 para 5,5 apenas. Estou dando a medicação que o veterinário passou, RenAdvanced Cats e um remédio homeopático, o Pró-rim, por minha conta e risco, pois sou adepta de terapias alternativas. Ele está tomando essa medicação há dois dias e está fazendo soro subcutâneo a cada dois dias. Mas o bichinho é danado para não aceitar comida. Dei a Pet Delícia, mas ele não aceitou, a ração renal úmida da Royal Canin ele enjoou. A veterinária disse para dar atum, mas tenho medo devido ao sal. Dei só um pouco. Ele está pegando melhor peito de frango cozido com a água do cozimento, e gosta de ração seca renal da Vet Life. Estou com a Premier e a Royal Canin paradas aqui. A Equilíbrio ele só pega muito de vez em quando. Sei que o tratamento está no início, mas meu emocional está muito abalado; estou em frangalhos. Ele era muito animado, pulava pela casa, e corta meu coração vê-lo amuado no canto. Tenho outro gato também idoso, moro sozinha e trabalho em casa, e está sendo difícil conciliar o trabalho e os cuidados, mas estou fazendo tudo o que posso pelo meu filhinho. Alguém já utilizou a acupuntura para esse caso? E tem alguma receita caseira balanceada para gatos renais? Não consegui encontrar uma receita ainda para tentar inserir na alimentação dele. Desejo que todos os gatinhos nessa situação tenham uma qualidade de vida melhor. Obrigada!

Beatriz Levischi disse...

Vejo a acupuntura funcionar bem nos casos de paraplegia, Barbara — de doença renal desconheço. Simba foi tratado na homeopatia:
https://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html

E, depois que ele morreu, paguei uma vet nutróloga para elaborar um cardápio para os nove bigodes. Mas eles não aceitaram a alimentação natural:
https://blog.gatoca.com.br/2017/03/o-desafio-da-alimentacao-natural.html

Se você quiser dar só como complemento, porém, acho superválido.

Barbara Parente disse...

Oi, Beatriz. Obrigada pelo retorno. Penso na alimentação natural como complemento mesmo, apenas para ele não ficar só na seca, pois acho que ele não vai se acostumar. Ele não quer comer a parte sólida dos sachês, então faço uma sopinha e ele pega, mas tenho que fazer bem pouquinho. Ofereço três tipos de comidas diferentes para ele até ele se decidir por alguma. Pesquisei sobre acupuntura para renais e dizem que melhora a qualidade de vida do animal, embora as taxas de creatinina e ureia não sofram alterações. Vou ver como será a continuidade do tratamento do Ian, pois acupuntura não é barato e já gastei um monte nesse início. O veterinário vai ver também a possibilidade de fazer o exame SDMA para detecção da extensão do problema nos rins dele. Esse exame pode ser feito em gatos saudáveis também para detectar a probabilidade do gatinho ter problemas futuros. Estou pensando em fazer no meu outro gato também, mas é um exame caro. Fica a dica para as mamães e papais de gatos não passarem pelo sofrimento de ter um filhinho renal. Conhecendo o problema antes que ele apareça, a possibilidade de evitá-lo é grande. Beijo.

Barbara Parente disse...

Oi, gente. Bom dia! Agora que vi, Beatriz, que você mora em Sorocaba e leva em um ONG em São Paulo... Também moro em Sorocaba. Você pode me dizer em qual ONG você leva os seus bichanos? Tem veterinário homeopata lá? Meu gatinho refez os exames e a creatinina não abaixa de jeito nenhum. Estou preocupada. O veterinário indicou uma semana sem soro e vai refazer o exame na próxima semana para entender como o organismo dele reage. O bichinho está muito estressado com as agulhadas. Ao menos ele está comendo e não vomita. Agradeço toda e qualquer indicação. Beijo.

Beatriz Levischi disse...

Como o Ian está, Barbara?

Quem cuida dos bigodes na homeopatia é a Drª. Maria Eugênia Carretero, da ONG Canto da Terra: www.facebook.com/cantodaterraong.

Sobre o SDMA, como se trata de um exame novo, os parâmetros ainda podem sofrer alterações. Eu não gastaria essa grana agora.

Barbara Parente disse...

Oi, Beatriz. Ele está aparentemente bem. Está comendo e não perdeu peso. Ontem brincou bastante e correu pela casa. Resolvi levar hoje a uma veterinária especialista em gatos. O vet anterior só pedia exame de sangue e percebi que ele não sabia o que fazer em seguida. Hoje o Ian fez exame de sangue para saber uma pancada de coisas e amanhã já vai fazer ultrassom. Gostei muito de ter levado meu bichinho lá; a psicologia da vet com felinos fez diferença. Ian está traumatizado, pois ficou internado 5 dias e o soro intravenoso pouco mudou as condições dele, e deixou feridas nas patinhas dele, que agora estão cicatrizando, graças a Deus.

O SDMA é melhor para gatos que ainda não tiveram diagnóstico de doença renal. Para gatos já diagnosticados, a vet me disse que não faz diferença. Então, não é necessário fazer no Ian. Beijos.

Jaqueline disse...

Boa noite,
estive lendo alguns comentários aqui da página, infelizmente é muito triste tudo isso que esses anjinhos (gatos e cachorros) tem que passar. Há dois anos atrás eu e minha irmã perdemos nosso cachorro, o Costelinha, pegamos ele das ruas e os anos que viveu com a gente, viveu muito feliz! Nesse momento, estamos com a nossa gatinha, a Celine, bem fraquinha, ela tem quase vinte anos que mora aqui com a gente! A idade chegou e de repente, ela foi ficando magrinha, parando de comer, passamos a dar comida pastosa para gatos e até papinha de nenêm, fomos ontem com ela no veterinário mas não conseguimos fazer o exame de sangue nela, a veterinária então passou um medicamento para voltar a fome, voltar a comer. Por algumas horas, ela comeu, mas agora já não está quase comendo. Sei que sua hora de partir está próxima e esse é o pior momento, pois não podemos fazer nada para ajuda-los, apenas pedir pra Deus levar nossos bichinhos e que um dia vamos nos reencontrar!

Beatriz Levischi disse...

Celina ter chegado aos 20 anos é a melhor prova do seu cuidado, Jaqueline! Estou mandando vibrações positivas para vocês duas!

Eunice disse...

Chá de cana do brejo e dente de Leão juntos 5ml ao dia... salvei meu gatinho a 2 anos desenganado!!! Podem confiar e n desistam vale a pena! Os exames dela sempre estão estabilizados 🙏🏼

Beatriz Levischi disse...

Quem te passou essa receita, Eunice? Você checou com algum vet se pode dar para os bigodes? Tem estrago que a gente só percebe no longo prazo.

Unknown disse...

Meu gato esta com essa duença estou dando a ele muinta agua isso ajuda

Unknown disse...

ele vai ficar melhor em nome de. Jesus

Bia disse...

Esses dois chás ,sao maravilhosos.Um depurativo do sangue e o outro ótimo para os rins. Meu gato renal também melhorou com o chá..

Anônimo disse...

Todas as dicas aqui são ótimas e realmente deixo tudo o que é tipo de potes de água pela casa pra minha veinha de 17 anos renal a 6. Faço de tomar água uma brincadeira lúdica e sempre que ela bebe acaricio e a agrado bastante. Comi várias rações renais pois enjoa, mas em crise qdo começa a não comer é melhor comer qualquer coisa do que nada (pois a lipidose hepática é muito grave). Pra enjoos dou (orientação da vet) Vonau 4mg a cada 12 horas e faz um ano iniciou com Telsisartana (é o Semintra, mas pode-se manipular que sai 10% do preço, tbm indicado pela vet) 1mg/Kg de peso. Há poucos dias me foi a vet passou a Renadvanced pra ajudar na atual crise, mas é caro pacas e não sei como dar coisas em pó pra ela e nem sei realmente a eficiência disso e se tem alternativas. Enfim, vamos levando.

Unknown disse...

Concordo com você Josiane, aqui na minha cidade é a mesma coisa eles não tem amor pelos animais só visam dinheiro, não se preocupam com o amor que temos pelo nossos animais.
Já perdi 5 gatos com problemas renais.Mesmo depois de ficar internado gastei com todos os procedimentos e ainda tive que sacrificar uma que criei com mamadeira . É muito sofrimento para nós e para os animais.
Agora estou com uma desde de julho também com problemas de rins.Melhorou depois que eu comprei por conta própria e dei o Renavanced Cats.
Comprei uma fonte porquê eles quase não bebiam água.

Beatriz Levischi disse...

Em todas as profissões existem bons e maus profissionais. Os bigodes já tiveram quatro veterinários que são só coração. :)

Quanto às medicações, não deem nada para os peludos sem orientação de um especialista! Remédio errado (ou em quantidade errada) pode matar.

Anônimo disse...

Se está com esse sintoma corra pra o vet. Não espere mais nenhum dia. E beber água em.exesso tbm não é sintoma saudável para gatos assim como.urinar em.exesso. Minha gatinha foi exatamente assim e quando foi diagnosticada com insuficiência renal crônica foi irreversível. Em 10 dias ela foi morar com Deus.
Por favor...leve ao veterinário de confiança e a ajude.

RECANTO II disse...

Minha gatinha vai fazer 22 anos este ano, já com problema renal a 5. Quando descobri cortei a racão imediatamente e comecei a fazer a comida dela, legumes com frango e um pouco de azeite batidos no liquidificador, bifinhos de carne sem sal, e potes de água em varios lugares da casa, e quando percebo que não está muito bem, injeto com siringa água na boquinha dela.Dando muito carinho.


Beatriz Levischi disse...

22 anos é um privilégio! Os bigodes não aceitaram a alimentação natural, então eu invisto no patê da Pet Delícia, que tem cara e cheiro de comida de verdade. Lembrando que a AN deve ser elaborada especialmente para o animal — não vale dar resto do nosso almoço!

Anônimo disse...

O meu precisa desse procedimento.
Como faço por favor
A grana já está curta de tanto que gastei
Mas Que o salvar o meu bichinho

arany vask disse...

Estou passando por um momento delicado com um dos meus bicas e teve problemas nos e fígado já fiz de tudo me sinto um pouco cansada sinto muito pelo teu que se foi dói muito eu sei bjos no❤

Beatriz Levischi disse...

Você precisa levar o gatinho ao veterinário pelo menos para a primeira aplicação. Aí, ele te explica como fazer em casa — e a quantidade e frequência adequadas para o peludo.

Ricardo disse...

Tenho uma gata tricolor, ela tem 4 anos, foi diagnostica renal, porém ela come tudo o que por na frente dela, a veterinária pesou e ela está com 7 kilos, precisa de um regime urgente, mas como fazer uma dieta em um gatinho que é renal.

Ela toma medicação diária, mas ela gosta muito de comer, e eu não sei como fazer ela perder peso, estou oferecendo somente a ração renal, mas ela não para de engordar...

O que eu posso fazer?

Edijane disse...

O meu tá passando por isso agora só Deus Sabe como eu estou, ele sofre e eu sofro junto com ele, queria tanto que ele se recuperarce ,meu Lion.😭

Beatriz Levischi disse...

A única forma de controlar o peso dos bigodes é não deixar a ração disponível o dia inteiro, Ricardo. Na embalagem tem a quantidade que um animal obeso deve comer e você pode fracionar em duas ou mais vezes. Mas eu ouviria a opinião de outro veterinário porque bicho renal tende a emagrecer — e, muitas vezes, fica com paladar seletivo.

Foque na hidratação do Lion, Edijane! Vale dar água na seringa (se ele não estiver na fase do soro), testar marcas e sabores diferentes de patê, comprar um bebedouro elétrico — tem modelos para todos os bolsos.

Tainara Reynaldo disse...

Oi, pessoal! Que alegria encontrar esse blog. Bom, minha Kiara tem 1 ano e meio e há dois dias foi diagnosticado no ultrassom que os rins estão com hidronefrose. A veterinária disse que os dois rins estão péssimos e que a Kiki é uma paciente renal cronica! A creatinina deu 2.6 e a ureia deu 124. Estou completamente desesperada, minha princesa é tudo para mim e nunca imaginei tão cedo ve-la doente dessa maneira... ela graças a Deus está comendo muito, ainda não troquei para ração renal e estou pensando demais em AN. Ela está bebendo muita água e fazendo muito xixi, isso me preocupa demais, mas já comecei a aplicar 100 ml de soro subcutâneo diariamente. Segunda feira iremos repetir os exames de sangue para vermos se regularizou. Vocês acham que minha filha pode ter qualidade de vida e viver por mais alguns anos se eu cuidar bem? Não tenho conseguido pensar em mais nada além da saúde dela. Está tomando complexo B, antibiótico, omeprazol e estamos aplicando soro! É bastante coisa, mas eu e meu namorado estamos dispostos a cuidar dela com muito amor e carinho. Alguém mais passou por algo parecido? Deus abençoe minha Kiki e todos os gatinhos de vocês! ♥️

Beatriz Levischi disse...

Poxa, Tainara, 1 ano e meio é nova mesmo. Se você tiver a possibilidade de cozinhar para a Kiki, a alimentação natural vale muito a pena! Só precisa consultar um vet nutrólogo, até para ele ajudar com a transição — gatos são mais chatos, né?

Sobre sua pergunta, acho que este post vai te animar:

https://blog.gatoca.com.br/2017/12/doenca-renal-ha-vida-pos-coracao-partido.html

Tainara Reynaldo disse...

Beatriz, que maravilha ver seu comentário. Essa postagem que você mandou fez todo o sentido pra mim e, com toda certeza, antecipei o luto muito mais do que deveria. A Kiara é a primeira gata que eu tenho, então tudo foi muito novo e quando a veterinária disse “os rins dela não estão nada bem” eu entrei em desespero instantaneamente. O mundo acabou pra mim e meu coração partiu de uma forma que eu não consegui mais comer, dormir, sorrir, nada! Até me perguntei se era normal a dor ser tão grande. Muito obrigada por manter esse blog ativo e com informações tão ricas, meu coração está cheio de esperanças por sua causa e por comentários tão esclarecedores. A Kiki hoje reclamou pouco no soro, que foi o ringer lactato. Apesar de estar comendo, percebo que ela está diferente. Não sei se é por conta dos medicamentos ou pelo estresse da aplicação do soro, mas minha bb ta mais parada e até meio triste. Continuo com fé, nada de antecipar o luto! Beijo!

Gustavo disse...

Meu gato tem aproximadamente 8 anos. Em outubro do ano passado ele foi diagnosticado com insuficiencia renal. Ele ficou muito mal, pensei que ele fosse morrer.
A veterinária me disse que ele teria que tomar soro uma vez por semana. Porém, o valor de cada aplicação era absurdamente caro (150 reais cada) e desisti na quarta semana. Passei dar o sachê renal da Royal Canin, pois além da insuficiencia renal ele perdeu a maioria dos dentes.
Mas mesmo assim, tem sido muito difícil alimentar ele, pois esse sachê é muito caro.
Alguém poderia me indicar um outro tipo alimento ou outra marca de ração úmida que eu possa dar pra ele? Ração seca ele não come por conta dos dentes.

Beatriz Levischi disse...

Se você enxerga a Kiara como família, é normal doer, sim. Mas transforme o luto em luta — sempre focando na qualidade de vida dela. E, para compensar o estresse, já que a pequena está comendo normalmente, experimente oferecer um petisco depois do soro — pouquinho para não vomitar. Vi que a Pet Delícia lançou uma linha de patês especialmente para gatos renais. Conto aqui quando testar. :)

Beatriz Levischi disse...

Você não consegue fazer a aplicação do soro em casa, Gustavo? Sai bem mais barato. Neste post, tem dicas salvadoras: https://blog.gatoca.com.br/2017/10/soro-subcutaneo-dicas-e-por-que-vale-o.html.

Sobre a alimentação, como os bigodes não gostam de sachê, eu dou patê da Pet Delícia. A vet nutróloga que consultei disse que, mesmo não sendo renal, ajudaria mais do que a ração seca medicamentosa. E agora a Pet Delícia lançou uma versão específica para a doença. Ainda não testei, mas devo escrever sobre ela em breve. :)

Mova Brasil Conselheiro Lafaiete disse...

Bom, estou vendo seus comentários e tenho um cachorro que está na Fase 01 da doença e não sei nem por onde ir. Descobri a doença renal há uns 3 meses e me mandaram entrar somente com a ração renal e eu entrei. Porém, como ele faz pouco xixi e as vezes saem gotinhas, não sei se isso é normal, pois antes e tomava muita água e fazia xixi pela cada toda. Além disso, tive que suspender temporariamente o Condroton dele, pois percebi que estava piorando o quadro. Será que um nefrologista veterinário consegue me ajudar a balancear a ração dele, mais uma ração com proteína e o Condroton?

Unknown disse...

A Golden é uma boa ração..
Estou com minha gata de 20 anos com problemas renal já levei no veterinário passou medicação fez exames .. pediu p eu fazer soro subcutânea mais não consigo ela está magrinha e fica chorando ..
Isso está me matando...

Beatriz Levischi disse...

Qual é sua dificuldade com o soro? Talvez este post ajude:

https://blog.gatoca.com.br/2017/10/soro-subcutaneo-dicas-e-por-que-vale-o.html

De cachorro eu não entendo muito, Mova Brasil. Mas quem balanceia a alimentação é o veterinário nutrólogo. Drª Sonali faz um trabalho sensacional. Posso passar os contatos, se quiser. :)

Júlia disse...

Sinto muito pela sua gatinha tão nova ter que passar por isso. Minha Marceline tem 3 aninhos e teve que passar por uma cirurgia tem 13 dias, por um cálculo relativamente grande que constou no ultrassom, depois de costites recorrentes e logo veio sangue na urina. Suspeitavam não ter como quebrar a pedra com rações e estavam certos, era Oxalato de Cálcio. Ela passou pela cirúrgica, a pedra estava grudada na bexiga teve que raspar, fez biópsia e deu tudo tranquilo, mas a recuperação ta sendo difícil, perdeu sangue e agora ta com começo de uma anemia e ela não come e não bebe nadinha de água, ficou esses dias todos internada, voltou sexta para casa e ta bem mais feliz aqui. Encontrei esse blog graças as Deusas. Estou dando agora água na seringa agora mesmo. Vamos torcer pra ela se recuperar bem, amanhã ela vai retirar os pontos! Tomara que sua Kiki tenha uma boa recuperação e viva muito bem. Fique tranquila porque elas sentem o nosso nervosismo. Beijos e obrigada a vocês.

Nancy de Araújo disse...

Estou perdendo minha gatinha renal mas ela vai fazer 20 anos.

Beatriz Levischi disse...

Como está a Marceline, Júlia?

Beatriz Levischi disse...

Não dói menos, né, Nancy? Receba meu abraço a distância!

Carlo disse...

Como vc faz esse soro?

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! O meu gato tem quase 7 anos e de repente começou a ficar apático e fraco. Inicialmente achámos que seria do calor, porque sempre sofreu muito no verão, mas há duas semanas quando vimos que estava a cambalear levámos ao veterinário. Ficou internado com soro durante 2 dias e toda a narrativa das médicas era no sentido de eutanasiar o gatinho, sentimos que ali só o dinheiro é que interessava, porque até nos disseram que se o levassemos para casa ele ia ter todo o tipo de ataques e morreria nas nossas mãos! Por nossa insistência fizeram ecografia e dissderam que ele estava com tumores nos 2 rins, manchas no fígado, pâncreas e nódulos linfáticos inchados, que estava cego dos 2 olhos e sabemos que não! Enfim, para elas o gato já teria sido "matado"! Não aceitámos e levámo-lo para casa com antibiótico e remédio para dores. Esteve mais ou menos bem durante a semana passada, começou a comer ração seca sozinho e ração húmida com seringa. Esta terça feira fomos a outro veterinário pedir uma segunda opinião e confirma-se o diagnóstico de doença renal avançada e anemia, que as outras médicas não nos disseram que ele tinha. Ontem notámos uma certa fraqueza nas patas traseiras, mas ele não vomita nem tem diarreia, não tem febre nem espasmos, só mesmo os rins muito inchados e apatia. Neste momento damos comida renal misturada com Renate, um pouco de mel para ajudar a subir os níveis de glucose e água com ph 9. Estamos sem saber o que fazer e sem saber se ele tem alguma chance de recuperação mínima para ter qualidade de vida. Gostei muito do seu blog e a minha partilha é mesmo só para ver se alguém já passou por situação semelhante e se o bichinho conseguiu superar e ter mais um tempo de vida. Obrigada!

Sonia disse...

Boa tarde meu gatinho de 17 anos apresentou insuficiencia renal. Ele esta fazendo soro com glicose a 25% - dia sim dia não, tomando pepsamar para o fosforo, hemolitam e Legalon.
Ele ganhou 600g em menos de 2 meses.
Ele está enjoado para comer pq não gostou da raçao renal mas eu faço um pate. Deixo a raçao de molho em um pouco de agua, misturo um sache renal e bato no mixer.
guardo na geladeira e vou dando aos poucos com seringa.
de vez em quando dou frango cozido na agua ele come bem. Tadinho esta bem velhinho mas ele esta esperto.
As taxas de creatinina e ureia baixaram um pouco mas por minha conta vou dar um remedio que dei para um outro gatinho meu renal - Pró-Rin homeopatia - ainda não chegou.

Beatriz Levischi disse...

Desculpem a demora para responder! Estou com uma gatinha na alimentação forçada, justamente por causa da doença renal. :\

Ela é a prova de que vale a pena insistir, sim. Foi diagnosticada com 5 anos e neste completou 13 — compartilhei a penúltima crise aqui:

https://blog.gatoca.com.br/2019/12/contrariando-expectativa-pipoca.html

Chegar aos 17, e ainda por cima esperto, é um privilégio, Sonia! :)

Ccp disse...

Paula, a minha toma forcejou 5 e pro-rim tem. Estou aguardando a próximo exame pra ver se as taxas melhoraram. Abraços

Laisa Souza disse...

Tbm quero saber, a creatinina do meu não está baixando.

Unknown disse...

Boa noite. Meu gato com 9 anos foi diagnosticado com insuficiência renal crônica. Agora ele está com 11 anos e durante esses dois anos come ração renal e vários potes de água espalhados pela casa. No início fez tratamento com antibióticos. Ficou bem esses dois anos, mas,agora que ele começou a querer vomitar mais não consegue. Faz o movimento como se fosse vomitar só que não chega a.sair nada,as vezes uma gosma branca. O que pode ser?

Beatriz Levischi disse...

Não dá para saber sem examinar o gatinho. Em que cidade e estado você mora? Tem veterinários que cobram preços solidários, hospitais gratuitos e universidades que atendem a comunidade em vários lugares do país.

Unknown disse...

Minha gatinha está com cálculo Renal, por minha conta estou dando chá de quebra pedra, ela aos começando a fazer xixi levei ela no hospital público amanhã vou leva - lá para saber o resultado da urina pr ver o que vai ser feito.

Unknown disse...

Da pr ela chá de quebra pedra é maravilhosa essa plantinha vc não vai se arrepender

Marcia disse...

Minha gatinha está com cálculo Renal, meu esposo achou que ela miava alto, porque estava no cio, mais era cálculo, levei aí veterinário público, e estou dando chá de quebra pedra deu uma melhora

Unknown disse...

Boa noite Beatriz,agora que vi a sua msg. Esse meu gatinho agora está em fase terminal da DRC. Ele já estava dando sinais que alguma coisa não estava bem. Na semana que eu ia levá-lo para fazer fazer exames,ele caiu da mesa e acabou tendo problema na patinha da frente e Vet sabendo que ele era renal e sem esperar os exames ficar prontos,no dia seguinte,passou um antiinflamatório pra ele durante 5 dias,foi o bastante para uma crise renal e não está conseguindo sair dela. Fazendo fluidoterapia em casa(400ml por dia:200/200). Tomando pro rim,hemolitam(deu anemia tbm no exame),nexim(suplemento) e milanta plus,pois está com úlcerações na boca e garganta. Esses dois últimos remedios e a fluidoterapia.foi passado por.outro Vet que eu fui,quando ele teve a crise com vômitos. A uréia e creatina muito.altas. ontem ele está respirando com dificuldade e anda com dificuldade tbm tudo pela seringa. O Vet falou.sobre hemodiálise,mas, infelizmente muito caro. Eu li os seus relatos,diários. O seu bebê não ficou com úlcerações na boquinha? Lamento pela sua perda!!! Sou do RJ.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 269   Recentes› Mais recentes»