.
.

25.8.23

Para os gatos, água tem sabor!

Os bichanos claramente pularam a aula do "inodora, insipida e incolor" direto para "toma a forma do recipiente que a contém". É que, diferente da gente, eles possuem receptores gustativos na língua sensíveis a esse líquido. O estudo saiu na edição de fevereiro de 1971 da Science, revista científica badalada, mas até hoje não se encontra nada em português na internet.

Os pesquisadores levantaram também a suspeita de que os felinos, ao contrário da maioria dos mamíferos, só parecem indiferentes ao açúcar porque ele acaba mascarado pelo sabor da água em que está dissolvido — quando suprimem esse sabor adicionando cloreto de sódio, eles mandam ver!

Juntando a curiosidade à informação de que 60% dos gatos morrerão com algum grau de disfunção renal, segundo o veterinário Valdo Reche, justamente por falta de umidade na alimentação, eu passei a lavar os bebedouros elétricos com muito mais frequência — como são dois trambolhos, o de barro pesando uma bigorna, a cada dia esfrego um. Os potes estáticos já renovava de manhã e à noite, caprichando mais na limpeza semanalmente.

E a foto proposital vem com um alerta: apesar de eles amaram, não acostume seu amigo a beber água da torneira — note que Chocolate não dá a mínima. Quando você não estiver em casa para abrir, a criatura dificilmente aceitará o conteúdo morno e empoeirado do chão. Existe uma infinidade de modelos no mercado para substituir esse fetiche, basta adequar ao seu bolso. :)

5 comentários:

Anônimo disse...

E tem alguma preferência por temperatura? Já li que ajuda colocar pedrinhas de gelo na água nos dias de calor. Funciona?

Anônimo disse...

Felizmente consegui tirar esse hábito de lembrem a torneira por aqui...

Anônimo disse...

Oferecia água filtrada. Um dia pus água mineral. A sofreguidão foi tanta que hoje não dá para voltar à água do filtro. E isto para criaturas que bebem água de poças ou mesmo da privada...
Regina Haagen

wcris disse...

Sentem gosto e demonstram,
Obrigada Bia pela pesquisa

Beatriz Levischi disse...

O bebedouro trambolhudo de barro é justamente para manter a temperatura da água mais fria. Mas ajuda, sim, colocar as pedrinhas de gelo nos dias quentes.

Você esqueceu da água com xampu do box, Regina, rs. Aqui, só coloco filtrada também — mineral não rola pela quantidade de potes e frequência de troca.

Beijo, Cris!