.
.

25.11.21

Seringa que goteja para cuidar de gato doente

Se você tem um bichano de estimação, provavelmente precisará dar comida, água ou remédio para ele na seringa um dia. Nos casos de doença renal, inclusive, prefiro investir na hidratação diária via oral e deixar a fluidoterapia para os episódios de vômito persistente e diarreia.

Pensem comigo: um dos fatores de agravo do quadro é o estresse e poucas coisas estressam mais um gato do que enfiarem uma agulha de líquido ardido na lateral magrela do seu corpo — pior ainda quando um estranho faz isso, em local também estranho, fedendo a cachorro. rs

E, no quesito matemático, também parece melhor dar 60 ml de água por dia do que injetar 150 ml de soro semanalmente, certo? Eu já havia resolvido o problema do êmbolo que ressecava rápido, emperrando as seringas, ao comprar dosadores orais — que ainda poupam o planeta de descartes desnecessários.


Mas faltava encontrar um modelo que não soltasse aquele jato que afoga os coitados. Tentei a famosa BD, a Injex e até pipeta — que funciona bem para remédio (explico em detalhes num próximo post). Eis que finalmente cheguei na Advantive, que não pagou um centavo pela propaganda, ainda me obrigou a comprar 100 unidades!

É sério: quem já está acostumado a essa rotina terá a vida revolucionada com um dosador oral que goteja, permitindo controlar a quantidade e a velocidade do fluxo. Os bigodes quase pedem para tomar água geladinha, rs. Vejam os vídeos comparativos e o sossego da Pipoca, em estágio avançado da doença.


Lembrando que cabe confortavelmente no estômago deles 20 ml por vez e a digestão demora cerca de 40 minutos. Abaixo linkei um superdossiê sobre insuficiência renal, o maior pesadelo dos tutores de gato, com informações que todo mundo precisa saber para prevenir. :)


Infos essenciais:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

*

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor — aqui tem um resumo das principais ações do projeto. Quer fazer parte dos despioradores? Assine nosso clube no Catarse ou doe um cafezinho em forma de PIX: doacoes@gatoca.com.br ❤️

10 comentários:

Anônimo disse...

Grata pela informação
Vou procurar comprar urgente

wcris disse...

Eu precisava desse post hoje! Achei :)))

Leide disse...

Beatriz, seu blog está ajudando a salvar a vida da minha gata - com doença renal avançada descoberta há poucos meses. Por tabela, tem sido meu alento nos dias mais difíceis. Ajuda-me a aliviar algumas preocupações e a fortalecer meu coração. As dicas e orientações são incríveis e os seus posts e os depoimentos do seu público são um divisor de águas nessa árdua e intensa luta pela vida dos nossos gatinhos. Fico muito agradecida pelo tanto de informações importantes e de utilidade pública que você disponibiliza nesse espaço, chego a me emocionar. Muito obrigada, de verdade. Vou ler literalmente tudo por aqui.

Anônimo disse...

Boa tarde. Você poderia me indicar quantos ML de água é recomendado para dar para os bichanos 🥰

Anônimo disse...

Oiie, adorei te achar! Li tudo, tenho 2 gatas idosas renais, perdi um mais novo com infarto quando viajamos, quase morri junto, então não quero que aconteça com elas o mesmo mas tenho que me preparar psicologicamente, né? As minhas tem dificuldade com ração úmida! Vou tentar as seringas com água. Obrigada pelas dicas

Anônimo disse...

Boa noite! Onde achar essa seringa que goteja.

Beatriz Levischi disse...

❤️

Seu comentário também chegou em um momento difícil por aqui, Lena — tinha perdido a Clara em agosto e, depois dela, ainda partiram mais quatro gatos, todos velhinhos, demandando cuidados intensivos. Desculpe demorar para responder! Fiquei emocionada à época e torno a sorrir agora. Espero que sua gatinha esteja bem. :)

Um bichano saudável deve ingerir cerca de 50 ml de líquido por quilo de peso, mas isso inclui a água presente na comida e o que ele bebe sozinho, logicamente. Além de oferecer ração úmida diariamente, eu reforço a hidratação dos bigodes com três rodadas de 20 ml na seringa — uma de manhã, outra à tarde e uma última à noite.

Tem post novo para estimular os peludos a gostarem da alimentação úmida:
https://blog.gatoca.com.br/2023/08/3-jeitos-de-oferecer-racao-umida-para.html

Comprei as seringas da Advantive pela internet, pesquisando no Google mesmo e checando a procedência das lojas que vendiam o produto.

Anônimo disse...

É o dosador da Advantik?

Beatriz Levischi disse...

Advantive.

Marina disse...

oi amiga..perdi minha de 16 anos pra insuficiencia renal e agora estou na luta de nv com o meu de 4 anos..menos de 1 mes da partida da minha de 16...a gnt acha q vai enlouquecer...ja perdi tantos bichinos..tenho cachorros estao tds idosos e eu olhava pros olhos verdes do meu frajolinha e dizia: eh meu filho, no futuro vai ser só eu e vc...e agora a vida me passa essa rasteira q eu nao estava esperando..estou apavorada pois perdi uma recentemente pra essa doença horrivel..os machucados na alma nem deram tempo de virar cicatrizes..mas a vida nao deixa a gnt se recuperar pra nos mandar outro furacão...acabei de comprar pela net as seringas q vc indicou...meu gatinho eh mt arisco e nao deixa administrar nada pela seringa...mas o seu post me fez ter esperança pra ir tentando e com o tempo quem sabe ele cede né? se der certo eu volto aqui pra contar..gratidao pelo blog..ele salva vidas e dá esperanças..gratidao a cd um q comenta contando suas experiencias q nos dao uma luz em meio à escuridao...bjs de luz..saude pra nossos bichinhos.