.
.

20.1.23

Ração em molho para gatos: nós testamos!

Quando você tem sete gatos que já passaram dos 15 anos (e problemas nos dentes, nos rins, no estômago), tende a usar mais o processador de alimentos com eles do que com sua própria comida. Eu não me importava de bater a latinha da gangue todo o café da manhã, mas, com a Guda na alimentação forçada de novo, toda economia de tempo é bem-vinda.

E a Pet Delícia, parceira antiga, atendeu minhas preces não proferidas lançando molhos naturais de frango, carne e peixe! Dá para misturar na ração seca, aumentando a umidade na dieta, só que a gente oferece como sopa mesmo, no asilo que virou Gatoca, rs. Leitores novatos talvez não tenham entendido o lance da umidade — e os antigos perdoem o disco quebrado.

É que os ancestrais dos nossos amigos caçavam animais com 70% de líquido em seus corpos e não precisavam tomar a água morna com poeira e pelos do potinho. Essa falta de hábito hídrico, somada a uma alimentação baseada exclusivamente em ração seca, mata cada vez mais bichanos por insuficiência renal. Foi assim que perdi o Simba. E o Mercv. E estou perdendo a Guda.

Ao longo da semana, nós testamos os sabores de carne e frango, sucessos quase absolutos — Guda não se animou porque há 21 dias não come mais nada sozinha. Pipoca até canta quando ouve o barulho da latinha abrindo! Uma grata surpresa em tempos áridos. :)


Obs.: A ideia era fotografar Pufosa comendo, com a latinha ao lado para mostrar a textura do conteúdo. Mas a meliante citada anteriormente, que já estava no quinto repeteco, invadiu o set — e não, eu não deixo os bigodes enfiarem a cara na lata sem supervisão.


Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa latinha é só tipo um caldo então? E dá pra acrescentar
mais agua pra render? Aqui sao muitos e a petdelicia de mamao eu bato com água até virar bem líquido.

Beatriz Levischi disse...

Não é só caldo, não. Está mais para uma sopa creme com pedaços, sabe? Vou fotografar amanhã, com a luz natural, e incluo no post. :) Dá para acrescentar água, sim, mas deve perder parte do sabor. De qualquer forma, ela custa mais barato do que a versão tradicional.

Anônimo disse...

Ah deve ser mesmo uma delicia para eles! Cidinha voltou a comer sozinha mas tenho que misturar sachet na racao seca sempre. Cris

Anônimo disse...

Eu tenho um gatinho que come muito pouco e não gosta de ração seca. Vou testar. Obrigada pela dica!!! 😍😍😍

isaacguedes disse...

Olá Beatriz!

Recorri a suas informações há três anos quando Florzinha e Nimbus foram diagnosticados com doença renal crônica, obrigado por nos ajudar.

Semana passada Florzinha morreu, após 17 anos bem vividos. Foi uma jornada linda. Aprendi muito com os bichanos, me fizeram aprender a desenvolver coisas pra gatificar o ambiente e chegar até a criar uma empresa chamada @artedegato (instagram) que não existe mais porém mantive o instagram como recordação.

Fui estudar sobre alimentação natural com a veterinária Silvia do Cachorro Verde e a qualidade de vida de todos melhorou incrivelmente.

Contudo, no início do ano passado, tanto Nimbus quanto Flor ficaram enjoados com a comida, e o que antes era apenas alimentação natural, passou a ser também ração seca, ração úmida, carnes, atum... Foi preciso dar o que eles aceitavam e assim foi até a despedida de minha onça.

A jornada diária de aplicar soro diário não é fácil, agora com Nimbus (15 anos e sendo tratada há 3 anos) aplicamos soro apenas semanalmente e está sob controle.

Mais uma vez, obrigado por ajudar a todos que passam por situações diversas com seus gatos!

Abraço

Beatriz Levischi disse...

❤️

Li seu comentário em janeiro, Issac, e fiquei feliz de o Gatoca ter te ajudado com as meninas! Mas acabei não conseguindo responder porque perdi três gatas na sequencia — todas velhinhas, demandando cuidados intensivos. Espero que a Nimbus continue na resistência!

Anônimo disse...

Oii! Este molho é tem próprio para gato renal? Onde compro? Obrigada por nos ajudar tanto.. 🙏🏻🌻

Beatriz Levischi disse...

Não tem. Renal eu só dou a ração seca, porque os bigodes não se animavam com os sachês medicamentosos — e prefiro que comam qualquer tipo de alimentação úmida do que fiquem apenas na seca, já que a doença é causada justamente pela falta de hidratação na dieta. Pet Delícia você encontra em pet shops grandes, como o Petz e a Cobasi.