.
.

14.7.17

119 leitores avaliam o melhor granulado higiênico

Tudo começou com um pedido de ajuda que eu postei no Facebook, porque Pimenta espirra com o pó da areia que a gente usa aqui em casa e, meia hora depois da faxina, os móveis já estão imundos de novo. Em vez de descobrir um receptor unânime para xixi e cocô de gato, porém, percebi que essa é uma questão totalmente subjetiva.

Listo, então, os argumentos positivos e negativos sobre os principais tipos disponíveis no mercado e quem tiver curiosidade pode ler os 236 comentários nestes posts: 1, 2 e 3.

Madeira
Vantagens: é excelente no controle de odores, não custa tão caro nem prejudica o meio ambiente.
Desvantagens: alguns gatos se incomodam com os pellets, dá mais trabalho separar os cocôs e, quando os toquinhos esfarelam com o xixi, grudam nas patas.
Marcas indicadas: Pellet Cat, Kets, Mimi Cat, Tutto Cat, Like Cat, Natural Cat e Kitty Cat (tem os pellets menores).

Serragem prensada
Vantagens: é barata, fácil de limpar, ecologicamente correta e absorve bem os cheiros.
Desvantagem: espalha por todo o recinto.
Marcas indicadas: qualquer uma da sessão de roedores do pet shop.

Mandioca
Vantagens: forma torrões firmes e é biodegradável.
Desvantagens: tem preço salgado, rende pouco e a casa vira praia.
Marcas indicadas: Dbest Bio e Hello Kitty (versões rosa e roxa, com milho na composição também) ― a DBest tradicional custa metade do preço, mas é feita de terra sedimentar originária de algas marinhas.

Trigo e cereais
Vantagens: faz torrões, disfarça bem os odores, é biodegradável e não custa tão caro.
Desvantagens: tem gato que come e, se ficar guardada por muito tempo, dá bicho.
Marcas indicadas: Katbom, Limpi Cat Guabi e Carrefour (mais barata).

Argila
Vantagens: forma torrões firmes, é fácil de limpar e geralmente custa barato*.
Desvantagens: levanta poeira e prejudica o meio ambiente.
Marcas indicadas: Carrefour, Belo e Nina, Pipicat, Putz, Gatinho Cheiroso, Maz Cat, Mitzi, Condor, Puximim, Foficat, Le-Cat e Bio Cat.
*Há marcas importadas ou com tecnologia diferenciada que não se enquadram nessa categoria, como a Easy Clean, Tidy Cats, Pipicat Premium, Pipicat Ultra Dry e Intersand.

Sílica
Vantagens: não precisa jogar fora a cada limpeza e não custa tão caro.
Desvantagens: boa parte dos gatos se incomoda com os cristais e, se a população for grande, forma poça de xixi no fundo do banheiro.
Marcas indicadas: Chalesco, Perpet, Pipicat, Silipetix e Clear Choice.

Fibras vegetais
Vantagens: segura o cheiro, rende bem e não espalha tanto.
Desvantagens: não forma torrão direito e custa caro.
Marcas indicadas: Ecocatix, Cat's Best e Sand Cat.

:: Dicas ::

Menos cheiro
Acrescente um tico de bicarbonato de sódio no granulado escolhido ou farinha de mandioca (a da farofa mesmo) para reduzir a catinga.

Torrões mais firmes
A farinha de mandioca também ajuda nesse quesito. Tem gente que usa só ela no banheiro, aliás. Mas precisa tomar cuidado com a proliferação de bactérias ― sal e o bicarbonato de sódio lá de cima resolvem o problema. E a dita cuja gruda nas patas.

Bolso feliz
Misturar uma marca cara com outra barata permite aproveitar os benefícios da primeira e economia da segunda ― ao menos em parte.

Casa limpa, finalmente
Como a maioria dos granulados acaba espalhando pelos cômodos, vale colocar um tapete áspero na saída do banheiro. De tempos em tempos, basta tirar o pó, deixar de molho em um desinfetante bactericida e pendurar para secar.

Adaptação
Faça transições graduais a cada novo teste para evitar rejeição. Gatos são bichos de rotina.

19 comentários:

Maria disse...

Depois de testar muuuuitas, optei pela de pallets, porém misturo com papel picadinho ( do triturador usado em escritórios )
Deu super certo, o papel evita que grude nas patinhas e absorve bem mais o xixi.

Anônimo disse...

Agradeço pelas dicas. Me ajudou bastante.

Unknown disse...

Qual é a de pallets ..uso a pipicat multcat..mas sempre espalha na casa .. misturo com a farinha de mandioca .nem da odor mas fica espalhado pela casa ..tenho 09 bigodes

Maria disse...

É feita com restos de madeira, como uma serragem prensada.
Qdo molhada com o xixi, ela expande e vira serragem mesmo. Por isso misturo o papel picadinho, aí não carregam nas patinhas.

Aninha disse...

Depois de quase vinte anos com muitos gatos, achei que sabia tudo sobre esse assunto.
Descobri que ainda não.

Beatriz Levischi disse...

:)

Unknown disse...

Bia, qual vc usa?

Unknown disse...

só uso farinha de mandioca branca, acho prático, porém, o preço anda salgado, e sim... na minha casa tem praia (BH kkk), são 6 bigodinhos espalhando areia por todo o apê, nem ligo mais.

Beatriz Levischi disse...

Eu uso uma marca barata, que só vende em um pet shop de bairro aqui de São Bernardo, Daniela. rs

Unknown disse...

Uso areia de argila, mas estou querendo mudar. Tenho quatro bigodinhos e estou procurando economia sem, contudo, abrir mão da qualidade.

Beatriz Levischi disse...

E que granulado você acabou escolhendo?

Denise F. disse...

Uso farinha de mandioca com areia de argila pipicat (classic).
absorve bem o odor e forma torrões que são fáceis de retirar.
tenho 03 gatos, dois idosos (12 anos)e um baby 01 aninho.
Gostaria de dizer que amei o blog, muito bacana,obrigado elas dicas e são lindos os seus gatos.

flockwill@gmail.com disse...

Meus gatos utilizavam areia de argila misturada com farinha de mandioca e a sujeira que faziam e o odor, além do gasto excessivo, eram terríveis. Troquei para granulado de madeira e não poderia ter feito escolha melhor. Casa limpa, sem odor, e alto rendimento. Mas aconselho a peneirar o granulado todos os dias, como a @isagateira ensinou, para evitar que o pó se espalhe pela casa.

Beatriz Levischi disse...

Tentei o granulado de madeira por dois meses, Flockwill, sem sucesso. Dos nove gatos, só três usavam e apenas para xixi. :\

Unknown disse...

Tenho 4 bigodinhos e uso farinha de mandioca grossa e canjiquinha,zero odor, forma torrões perfeitos, rede muito, nunca deu bicho, mas espalha um pouco pela casa,só aspirar mais vezes, vale o benefício!

Unknown disse...

Estou na msm situação que vc. Dos 3 que tenho em casa só uma usa o granulado puro. Os outros só querem usar se colocar areia comum junto.e tem esse detalhe de só usar para xixi. Estou muito perdida alguém tem alguma dica?!

Unknown disse...

Eu costumava usar farinha de mandioca misturada com flocos de milho, aquele bem grosso. Espalha um pouco pela casa mas não dá tanto cheiro, só parei por causa do preço...

Anônimo disse...

Um relato pessoal: se o seu gato parece resistente ao granulado de madeira, não force a barra. É mesmo muito prático, eficiente e barato, mas se você percebe que o gato recusa (não gosta de pisar, passa a ir menos ao banheiro, faz em outros lugares etc), desencane e coloque algo que ele goste de usar. Se ele parece adaptado, sugiro até fazer o teste e ofecer uma areia com cara de areia mesmo (argila, cereais etc) pra ver o que ele prefere. Pois se ele evitar usar o banheiro, os problemas virão. Uma das minhas gatas teve obstrução nos 2 ureteres e o mais provável é que tenha sido devido a evitar usar a caixa de areia. Eu desconfiava que ela não era muito fã do granulado, mas não sabia que ela evitava usar, obviamente. Resultado: sofrimento, muitos gastos, doença renal precoce e culpa :( O que me consola é que descobri muito precocemente, em exames de rotina, antes mesmo dela ter sintomas. Agora uso a katbom, gasto muito mais com areia, mas é mítido como ela gosta de usar.

Beatriz Levischi disse...

Tutora dos gatos que só usam a caixa com areia comum, já tentou comprar um granulado fininho? Eles não devem gostar de pisar nos grandes...

Perfeito o comentário sobre o granulado de madeira. Tem especialistas em comportamento felino que dizem que ele vai contra o instinto dos gatos porque não permite enterrar o xixi e o cocô — quando escrevi esse post, sete anos atrás, ninguém falava disso.

E desculpem a demora na resposta! Com a gangue envelhecendo, passei os últimos dois anos entre cuidados e despedidas — cinco!