.
.

22.11.16

Doença renal: 7 dicas que podem salvar seu gato

Hoje, faz um mês que o Simba morreu. Não deixei de pensar nele um único dia, de coração apertadinho. Os últimos 33 pores de sol da doença renal foram dos mais tristes da minha vida ― e olha que esta vida já viu tombar pai e mãe. Ainda não estou pronta para escrever sobre o tratamento no estágio terminal. Mas resolvi ressignificar parte da dor compartilhando o aprendizado que pode poupar outros bigodes desse desfecho.

Leve vômitos a sério
Rins com problema não conseguem filtrar as toxinas do sangue direito, provocando náusea, feridas no estômago e, consequentemente, vômitos. O único vômito bom é o de pelos, todos os outros merecem investigação. Antes de começar a vomitar comida, Simba deixava pela casa pocinhas espumantes assim (nem sempre em forma de coração):


Pese o bichano mensalmente
Enjoados, eles tendem a comer menos, emagrecendo lentamente. O gordinho perdeu 800 gramas em oito meses e meu olho, viciado, não percebeu. :\

Dê água na seringa
Sim, é trabalhoso e, não, os geniosos não curtem. Garanto, porém, que a rotina de remédios, alimentação forçada e fluidoterapia produz muito mais sofrimento para todos os envolvidos. Comece com 1 ml por dia até o peludo se acostumar com a manipulação. Aumente progressivamente para 20 ml e, se possível, repita a dose à noite, totalizando 40 ml diários ― neste post tem 13 macetes para facilitar as seringadas. E neste, o modelo perfeito de seringa.

Compre potes de tamanhos diferentes
Cansei de ler, nestes 11 anos, que gato prefere tigela grande para não encostar os bigodes na borda, mas o potico que improvisei para o leãozinho fez o maior sucesso, mesmo sem a torre, e acabou virando oficial. Além dele e dos potões de cachorro, a gangue conta também com um bebedouro elétrico. Ingerir pouca água é a principal causa da doença renal, que mata 60% dos bichanos ― aqui tem um texto bem completo sobre o assunto.


Não economize na ração
Repita como um mantra. Marcas baratas possuem excesso de sal, que provoca disfunções urinárias, e de corante, que prejudica a absorção dos nutrientes, além de gerar um volume maior de cocô. A trupe come Farmina, parceira do Gatoca, porque a N&D e Vet Life não têm transgênicos nem conservantes artificiais, usam proteínas de melhor qualidade e os óleos e vitaminas entram só no final do processo, evitando que se percam com as altas temperaturas. Elas nem precisavam ser mais palatáveis. :)

Ofereça comida úmida frequentemente
Esqueça o tártaro (acredite, já vi essa discussão). Na natureza, os felinos caçam animais menores, com 70% de água em seus corpos, e não precisam beber o líquido morno parado no pote, juntando poeira e pelos. Por isso a falta de hábito, que a gente chama de frescura. Vale sachê, latinha e até alimentação natural, desde que preparada exclusivamente para eles, seguindo a orientação de um especialista.

Cuide da energia da casa
Dizem que plantas ajudam os bigodes na tarefa de filtrar nossa nhaca e a nhaca do ambiente. Se for mentira, espalhar uns vasinhos (não tóxicos!) pelos cômodos não prejudicará ninguém. Por fim, cultive menos rancor e mais amor. A vida é curta e às vezes cabe na palma da mão.

216 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 216 de 216
Unknown disse...

Boa noite Beatriz,agora que vi a sua msg. Esse meu gatinho agora está em fase terminal da DRC. Ele já estava dando sinais que alguma coisa não estava bem. Na semana que eu ia levá-lo para fazer fazer exames,ele caiu da mesa e acabou tendo problema na patinha da frente e Vet sabendo que ele era renal e sem esperar os exames ficar prontos,no dia seguinte,passou um antiinflamatório pra ele durante 5 dias,foi o bastante para uma crise renal e não está conseguindo sair dela. Fazendo fluidoterapia em casa(400ml por dia:200/200). Tomando pro rim,hemolitam(deu anemia tbm no exame),nexim(suplemento) e milanta plus,pois está com úlcerações na boca e garganta. Esses dois últimos remedios e a fluidoterapia.foi passado por.outro Vet que eu fui,quando ele teve a crise com vômitos. A uréia e creatina muito.altas. ontem ele está respirando com dificuldade e anda com dificuldade tbm tudo pela seringa. O Vet falou.sobre hemodiálise,mas, infelizmente muito caro. Eu li os seus relatos,diários. O seu bebê não ficou com úlcerações na boquinha? Lamento pela sua perda!!! Sou do RJ.

Tina disse...

Eu tenho duas dicas pra vocês. Meu gato teve infecção urinária e foi um sofrimento pra mim chorei horrores ele tomou antibiótico e graças a Deus no mesmo dia ele ficou bom. a injestao de água dele eu aumentei sabem como? Coloque 70 a 100 ml de água no sachê eles bebem tudo. e na ração vocês fazem o seguinte: pegue um pedaço de frango ou carne e coloque 200 ml de água em uma panela sem nenhum tempero ou sal, tipo puro só agua e a carne/frango, quando ferver você tira a espuma com uma colher, abaixa o fogo e deixa três minutos coa e deixa esfriar. coloca o líquido todo na ração,eles vão mais uma vez beber tudo e comer a ração (desfie o frango na ração). Pronto,seu gato vai agora beber a quantidade de água todos os dias que eles precisam. A dica da seringa por dia é excelente mesmo eu faço também dou 100ml por dia de duas em duas horas. Esses danadinhos tira nosso sono quando estão doente e o remédio é algo fácil: Água.

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito, tutora do Rio de Janeiro! Como a doença do Simba evoluiu muito rápido, ele só teve úlceras na boca no finalzinho.

A dica de acrescentar água no sachê é boa, Tina, mas a maioria dos gatos não curte muito. Sobre o caldo de carne, nem todos os cortes são indicados para pacientes renais, por causa do excesso de proteínas. Melhor optar por peito, coxa e sobrecoxa de frango, e patino e acém bovinos.

Antibiótico só com prescrição veterinária, hein!

Lina disse...

Meu gato tem cálculos na bexiga e agora começou a vomitar mto e mal come (e quando come é so aquela ração molhada ou patê) ou bebe agua... O vomito vai de marrom meio amarelado com bolas de pelo até uma cor quase transparente... Não sei se ele está com insuficiência renal ou esta tendo uma crise por conta dos cálculos... Ate o comportamento dele mudou um pouco, embora ja fosse quietinho e mto na dele agora ele ta ate com um olhar mais abaixado...
Ainda brinca mas quase sempre o olhar dele parece triste como se tivesse sentindo dor e o olho dele lagrimeja bastante.... Ja faz 1 e meio dia q ele esta assim.
Estou com mto medo e minha mae fica enrolando pra levar ele no médico e eu não tenho como já q sou de menor...... Será q é insuficiência renal? E eu como de menor consigo levar ele num hospital vet publico e conseguir atendimento ??? Por favor me ajude

Unknown disse...

Oi sou Kelly dona do gatinho Lion,descobri que ele está com insuficiência renal estou muito triste mesmo pq tenho que leva-lo todos os dias no veterinário. Eu que tanto amo animais hoje eu vejo o sofrimento dele porém nós temos uma linda história. Eu achei o Lion na rua com a patinha podre foram mais de 1 ano de tratamento até chegar a amputação de sua pata. Hoje vejo ele nesse estado me dói tanto pois estou fazendo tudo que esta no meu alcance. Tenho esperança de que ele volte a comer.

Unknown disse...

Pra mim, esses problemas renais tem a ver com a castração. Os veterinários dizzem que não,mas já tinha criado gatos antes que não eram castrados e nunca tiveram esse problema. Aí o gatinho que eu tenho agora e é castrado apresentou problema renal.

Unknown disse...

Oie minha gatinha ela ta com moleza no corpo e vomitando espuma , e eu ñ tenho condições e levar ela no médico, pfvr me ajuda

celaena disse...

Beatriz, gratidão pelas suas palavras, por compartilhar sua dor e levar a reflexão. Sofro com minha gata , minha Mimosa, de sete anos com cálculos dentro dos rins e fora também. Após cirurgia realizada a um anos , onde retirou 11 pedras. Agora depois de tantos erros veterinarios e muitos traumas estou desesperada tentando encontrar um caminho rápido para que não corra risco de óbito e evitar retirar o rim que foi indicado. Abraço fraterno

Anônimo disse...

Pois e e uma doença silenciosa mesmo. Perdi meu thelly dia 02/01/2021 ele teve a primeira crise em setembro tratei com remedio ficou bom, depois voltou novamente fez.uma.ultra e deu muitos cristais na urina levei a outro veterinário que pediu exame de sangue a creatinina em 10 e a ureia 201 depois de 2 dias intenado ja tinhan feito a obstrução ele melhorou da obstrução mais a ureia foi para 17 e a creatinina 290 ele.teve convulsão e nao resistiu estava comigo a.3.anos e 11 meses ele tinha 4 anos nossa que saudade quando alguem for adotar leva logo no veterinario se ele vomitar leva no veterinario o meu comia capim e vomitava . As vezes o capin junto com espuma quem diria que ele ja estava renal em e eu nem sabia as vezes me sinto culpada por nao ter levado antes ao veterinário eles realmente arranca o coro da gente e eu desempregada agora to com divida no cartao da minha mãe ate junho triste mais arranjaria dinheiro para ter ele comigo hoje amo muito e amarei para sempre .

Unknown disse...

Hospital público ? Pra humanos ou pra pra animais? Qual cidade vc mora que podes levar um animalzinho de estimação lá?

Unknown disse...

Oi Beatriz boa noite, estou com meu gato diagnósticado renal, levando na Vet só percebi que começou a emagrecer mas estava comendo, mas começou a ficar sem comer, levei fez ultrassom está renal crônico, ele não está comendo, por vontade própria, fazendo fluidoterapia 3 x na semana, tomando Ketosteril, e fazendo alimentação ração renal batida com patê e dando na seringa, faz 10 dias que iniciou tratamento e descobrimos, ele está amuadinho, demora pra responder o tratamento e volta a se alimentar 😭😭😭💔💔💔 muito triste

Unknown disse...

como se chama o remedio meu gatofoi diagnosticado com essa doenca e nao come


Unknown disse...

Imagine estou desesperada com minha gata com esse problema renal é muito sofrimento estou correndo com ela desde quinta parece que as medicações não faz efeito. Nao sei que fazer é muito dolorido de vê assim ela só tem anos.

Unknown disse...

Boa tarde me chamo sonia e esse ano de 2021 02/01/21, infelizmente perdi meu thelly para essa doença insulficiencia renal cronica .
Tudo começou assim em outubro de 2020 apareceu um gato no meu prediu e infelizmente meu gato sentia o cheiro dele e ficava estressado mais ja avisando que se o seu pet faz xixi em tudo e qualquer lugar não e cio pois gatos machos não tem cio so femea. Entao o thelly fazia xixi em tudo e o cheiro era horrivel então eu olhando no you tube sobre essa doença ja e um sinal que tudo começa e o estresse ajuda . Enfim thelly ficou assim tentando fazer xixi e nao conseguia entao levei ele ao veterinario e constou cistite e cristais na urina tratei com anti inflamatorio e antibiotico ele melhorou. Mas devido à esse gato voltar thelly se estressava e dezembro voltou novamente dei o remedio que a Dra passou e melhorou novamente so que depois voltou novamente e levei ao veterinario novamente e ele estava novamente obstruido e nao tinha jeito ela.disse que ele deveria fazer a.penectomia pos se desosbstruisse ia voltar novamente fiquei com medo sem contar que ela cobrou 2495 reais , ai levei a outro veterinario eles fizeram o exame de sangue para tentar desobstruir e o exame deu ureia alta e creatinina tambem e as plaquetas estavam um pouco baixas fizeram a desobstrução ele ficou desobstruido mais a ureia e a creatinina aumentaram ficou internado 4 dias teve convulção e nao conaeguiram reverter e ele veio a obto eu falo xixi fora da caixinha xixi com cheiro forte leve ao veterinario e pedi exames se eu soubesse disso antes mais primeiro gato ja viu a gente fica ha ver navio so depois de aconter e que a gente fica se culpando ne ele so tinha 4 anos queria ele comigo mesmo tomando soro sinto muito a sua falta nao tem um dia que nao choro e me sinto culpada pelo que aconteceu com ele ele era minha terapia meu companheiro meu amigo doi muito parece ate que a gente vai morrer de tanta saudade mais obrigada o poste e muito bom agora eu sempre procuro ajudar as pessoas que tem seus pet sobre isso mil abraços.

Beatriz Levischi disse...

Desculpem demorar para responder de novo, gente! Nove gatos idosos + mudança de casa estão me deixando maluca.

Só dá para diagnosticar insuficiência renal com exame de sangue e ultrassom, Lina. Espero que sua mãe tenha levado o gatinho ao veterinário — os hospitais públicos não atendem menores de 18 anos, infelizmente. Se ela continuar resistente, mostre os posts do blog.

Como o Lion está, Kelly?

A principal causa da doença é a falta de umidade na alimentação. Na natureza, os bichanos caçavam presas compostas por 70% de água e não precisavam ingerir o líquido de outras formas. Uma vez domesticados, passaram a comer rações extremamente secas, com cerca de 10% de água na composição, sem o costume de beber direto do pote. Você tem essa impressão porque animais castrados vivem mais — e têm mais tempo de desenvolver enfermidades.

Em que cidade/estado você mora, tutora da gatinha que estava vomitando espuma? Ela melhorou?

Poxa, Celaena. Vocês conseguiram um vet de confiança?

Sinto muito pelo Thelly, Sonia! :\ Se você cuidou dele com o conhecimento e as ferramentas disponíveis na época, não se culpe.

São Paulo possui três hospitais públicos veterinários:

- Zona Norte
Avenida Ataliba Leonel, 3194, Tucuruvi
(11) 2478-5305
- Zona Leste
Avenida Salim Farah Maluf, 20-22, Tatuapé
(11) 2291-5159
- Zona Sul
Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba (Santo Amaro)
(11) 93352-0196

Não dá para dizer quanto tempo demora para o animal responder ao tratamento porque cada organismo reage de um jeito. Mas não desanimem! Pipoca chegou perto de morrer quatro vezes e conseguimos reverter. :)

Unknown disse...

Bom dia! Meu gato está na 4 crise cálculo bexiga.Gostaria de saber se eu der só carne frango cozida e sem tempero se ajudaria? Obrigada

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 216 de 216   Recentes› Mais recentes»