.
.

6.3.24

Gato vomitando: 4 dicas que ninguém dá

Há quase oito anos, desde que Simba adoeceu, eu lido com gatos renais e vômitos. Depois dele se foram Mercv, Guda, Pipoca, Pufosa ― só Clara morreu diferente. Mas ninguém havia me dito que existem alimentos e comportamentos inofensivos que podem agravar o quadro, até eu pedir ajuda no Cluboca, nosso grupo maravilhoso de apoiadores.

O desafio atual é Keka, com gastrite causada justamente pela doença renal crônica. Diferente dos outros bigodes quando avançavam na enfermidade, porém, ela tem vontade de comer. Um paladar seletivo para sachê, mas tudo bem ― quase 17 anos espremidos em um corpinho de metade do tamanho original.


Mia persistentemente, limpa o potinho, só que acaba botando tudo para fora, horas depois. Vanessa confirmou que peixe tende a ser menos pesado. Elisângela achou na internet uma lista de peixes magros e gordos. Bárbara lembrou da veterinária dizendo que Gisele vomitava menos com eles porque se tratava de uma carne menos alergênica para os bichanos.

Aí, Lorena comentou do enjoou que sente no calor, Roberta emendou com o relato de que sempre encontra um vomitozinho nas noites quentes, Viviane associou ao fato de os peludos beberem água mais afoitos ― e realmente havia mais líquido nos bofes da frajola. De posse dessas informações, escrevi para o vet da gangue, testei com a Keka e compartilho a vitória de três dias sem vômitos por aqui!

Priorizem os sabores de peixe
Proteína de peixe é mais facilmente digerida pelo organismo, provocando menos reações imunológicas (de defesa). A magrela aceitou bem o sachê de peixe branco, mas já não segurou o de atum, que é mais gordo. Na alimentação forçada, notei que a latinha de porco da Pet Delícia funciona melhor, o que faz sentido porque, contrariando o senso comum, porco pode ser uma carne magra, depende do corte.

Suspendam a ração seca
Tanto a versão normal quanto a versão renal pioravam as crises da Pufosa e produzem o mesmo efeito com a frajola. Existem opções de ração úmida (latinha, sachê, patê, alimentação natural) para todos os bolsos no mercado, não precisam assaltar um banco.

Encontrem o equilíbrio do estômago
A gente fica feliz quando um animal convalescente se empolga nas refeições, mas a chance de ele vomitar tudo depois é enorme. E longos períodos de barriga vazia são igualmente delicados. Se seu amigo não consegue recuperar o embalo, ofereçam pequenas quantidades de comida batida no processador ― listei dicas para não errar aqui.


Cuidem do conforto térmico
Beber água demais ou muito rápido também pode causar vômitos. Nós não temos ar-condicionado por motivos de: alergia e planeta. Mas acionei climatizador e umidificador na batalha contra o sufoco térmico do interiorrr.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, é muito importante esse tema! Adorei as dicas, principalmente do sachê de peixe.

Anônimo disse...

Todas as dicas salvas pra qdo e se precisar. Esperando que não

Anônimo disse...

Oi Beatriz ,eu sou a Ana. Tenho uma gatinha renal crônica e estou com esse problema, a situação piorou recentemente. Ela não quer aceitar as rações renais, nem a seca, nem o sachê. Podemos dar rações comum nesse caso? Abraços. Ana

Viviane Silva disse...

Sou extremamente grata pelas trocas proporcionadas aqui neste blog, anos de aprendizados condensados e compartilhados. E no Cluboca - grupo dos apoiadores do Gatoca - conseguimos um impulso a mais, com agilidade. Pessoas diferentes conseguem refletir com muito mais alcance do que cada um de nós, isoladamente. Esse post em especial eu quero imprimir e colar na porta da geladeira, para virar um mantra. Que ele possa surgir como uma boia salva-vidas a quem estiver precisar, nesse mar de informações desconexas e algorítimos emburrecidos que virou a internet.

E como é bom ler um blog sem paywall, anúncios pulando, clickbaits...

Li disse...

Deixar toalhas úmidas espalhadas pela casa pode ajudar a dar uma refrescada no ambiente e isso pode trazer um conforto maior para os "enjoados" de plantão.

E fiquei imaginando se aqueles tapetinhos térmicos podem ajudar também... porém, como se convence um gato a deitar sobre eles?

Quanto ao Cluboca só posso dizer que é o melhor grupo de whatsapp que existe, o único que não tenho vontade de sair. Onde vc encontra informação, acolhimento e humor num só lugar?

wcris disse...

Gente, quanta dica boa! Eu compro sachês variados, os vômitos persistem, mas agora focarei nos peixes, obrigadaaaaaa Gatoca!!!!

Anônimo disse...

Que dicas valiosas! Mto obrigada! Tenho uma gata renal de 19 anos, e haja coração! Ela melhora uma coisa, piora outra, mas incrível como ela ainda está viva❤️!