.
.

7.4.23

Quando e como usar fralda em gato

Atualizado em 27 de setembro, às 20h01

Desde que a Clara morreu, adio este post. Não queria reviver a despedida, logo Mercv adoeceu e partiu também, aí chegou a vez da Guda e lá estava o dilema da fraldinha de novo. Antes de entrar na rotina intensiva de cuidados do próximo gato (16 anos as mais novas!), fiz então um esforço para que a experiência acumulada ajude outros animais.

A primeira coisa que a gente deve avaliar é se o bicho realmente precisa de fralda. Digo isso porque os pelos dificultam a limpeza e manter a região constantemente abafada pode causar assadura, problemas de pele e até infecções, pelo contato com a urina e as fezes.

Aqui, talvez caiba um alerta: escrevo sobre e para gatos doentes. Xixi fora da caixa a gente resolve com checap veterinário, enriquecimento ambiental e, dependendo do caso, consultoria comportamental.

Voltando... Se o bichano consegue ir ao banheiro, mas tem escapes, funciona melhor blindar seus lugares favoritos — a gente forrou com papelão as caixas e nichos de madeira, estruturados, e cobriu com tapete higiênico os almofadões e a cadeira do escritório, para não passar nada para o recheio (assim os gastos se diluem).

A estratégia também vale para aquele estágio em que o peludo não sai mais muito do lugar. Por exclusão, a fralda fica para as outras situações, embora eu confesse ter usado apenas nas madrugadas, já que trabalho em casa, assombrada pela lembrança do Simba deitado na poça gelada de xixi, depois de conseguir se arrastar para fora da caminha com tapete higiênico.


Optando pela fraldinha, enfim, estas dicas facilitarão o processo:

Compre a versão RN
Sim, a de recém-nascidos humanos custa bem mais barato do que as de pet.

Faça um furo para o rabo
Basta medir antes de cortar, usando uma tesoura comum, e deixar sempre uma fralda de modelo para a próxima — só tome cuidado para não alargar demais, provocando vazamentos, ou de menos, dificultando a passagem do rabo até o final.

Ajeite o babado
Ele deve ficar acima da dobra da coxa e estar todo virado para fora, garantindo a secura do seu amigo — nas primeiras vezes é complicado mesmo, porque os polvos costumam encolher as patas.

Reforce com fita crepe
Magrelos podem precisar de ajuste extra.

Tire com atenção
Principalmente nos casos de diarreia — dá vontade de chorar quando ela vai lambuzando o rabo até a ponta.

Limpe o gato de acordo com a ocasião
Se foi só um xixizinho, vai de lenço umedecido (específico para pets!). Estragos maiores demandam pano, água morna e sabonete líquido neutro — Adrina Barth sugeriu este rolo no nosso grupo de apoiadores, que eu não precisava ficar esfregando no tanque, de madrugada, com 0ºC.

Tenha um secador de emergência
Ele serve tanto para pelos molhados, em dias muito frios (já que os bichanos se assustam com o barulho), quanto para eventuais carimbadas em camas e sofás.

Apele à tosa higiênica
Aparar os fundilhos de animais muito peludos pode ser uma boa. Leo até tem barbeador elétrico, mas não testamos porque o estresse superaria os benefícios — e levar bicho morrendo em pet shop não faz sentido, né?

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu primeiro gato, em seu último ano de vida (1999), pingava xixi. Na época, desejei colocar-lhe uma fralda, mas não sabia bem como ajeitar. Nem sei se já existia RN. Não tentei e foi bem complicado. Informação é tudo.
Regina Haagen

Aline Silpe disse...

Boas dicas, embora espero nunca precisar usar com os meus! xD Uma dica pra evitar a lambuzada no caso de cag4neira pode ser cortar a fralda das patas e rabo pra cintura pra poder tirar por baixo, já que ela vai pro descarte mesmo. ;)

Anônimo disse...

Espero não precisar
Mesmo assim agradeço as valiosas informações

Anônimo disse...

Muito didático esse post kkkk agora já posso tirar de letra! E a dica de cortar a fralda que a miga Cluboca, Alice, compartilhou parece o melhor a fazer na situação crítica kkkkk Rindo só aqui. Pq "de frente pro crime" a gente só se pergunta se salgou a Santa Ceia pra merecer...

Fernanda disse...

Dicas maravilhosas que agente torce pra não ter que usar.

Fernanda disse...

Pq tem tanto material falando sobre filhotes, mas bem pouca coisa sobre os idosinhos? Foi lendo gatoca que me toquei que gatos emvelhecem com as mesmas mazelas dos humanos: surdez, incontinência, demência.

Anônimo disse...

Bia, sobre a tosa higiênica, tem um vídeo no instagram do Gato Miu. O marido da Karol tosou o gato Mu com barbdeador, eles fizeram bem demorado pro gato não ficar estressado ou angustiado com o barulho.

Anônimo disse...

Dicas valiosas! Quando minha renal teve uma crise aguda e estava muito fraquinha para ir na caixinha sozinha eu cobri a casa inteira de tapetes higiênicos, inclusive colocando um em cima de mim porque a carente só aceitava dormir em cima das minhas pernas. Valeu todo o esforço, hoje ela está recuperada. Força para você e uma coçadinha nos bichanos!

Beatriz Levischi disse...

❤️

Não tinha pensado nisso, Aline!

Hahahahahahahaha! Cris esquece de assinar os comentários, mas eu descubro. rs

Deve ser porque menos gatos chegam à velhice, Fernanda.

Eu tentei passar a máquina na barriga da Pufosa, quando ela não deixava mais escovar por causa da artrose e começou a formar nós, mas acabei desistindo.

Também cheguei a usar tapete higiênico de cobertor para as pernas. rs