.
.

27.1.23

Gato com dor ou mal-estar: como sacar sem sintomas

Vômito persistente, diarreia, babação, apatia, pele flácida dão alertas claros de algo não vai bem com nosso amigo. Mas gato é um bicho que demora para manifestar sintomas e, no caso da doença renal, por exemplo, eles só costumam aparecer quando boa parte dos rins já está comprometida.

Eu cheguei a compartilhar um teste da Universidade de Montreal que ajudava a identificar dor nos felinos, lembram? Ele se baseava na avaliação da posição das orelhas, bigodes e cabeça, e do formato dos olhos e do focinho. Muitos parâmetros, porém, e brechas para dúvidas — fiquei pensando se funcionaria na hora H.

A real é que, se você está acostumado com a carinha do meliante, notará a diferença — Guda acaba de me provar. As feições de um gato relaxado são arredondadas, enquanto o rosto de um peludo que não se sente bem fica visivelmente mais tenso:


Guda no começo do mês, com a doença renal já avançada (embora tenhamos controlado os vômitos, a diarreia e a desidratação)


Guda um ano atrás, quando nossa única preocupação era essa secreção persistente no olho esquerdo (foto emprestada do post do nistagmo, aliás)

Confiem, portanto, na sua percepção e na conexão que têm com seu bicho. Para garantir, vale pesar o bigode mensalmente, prestar atenção se não está sobrando mais comida do que o normal no potinho, checar se as brincadeiras e explorações pela casa continuam atrativas — mesmo na velhice.

5 comentários:

wcris disse...

Aqui eu vejo se tem vômitos pela casa ou se nao apresentam apetite para comer.
Gato sem fome, pra mim que so ofereço alimento apenas duas vezes, manhā e noite, é um sintoma importante de algo anda mal.
Tambem observo as vasilhas de agua, se estão "bebidas" ou intocadas.

wcris disse...

Quando a gente vê as duas fotos, dá pra entender a diferença nas expressões

Anônimo disse...

Parecem tristes qdo não estão bem

Juliana Souza disse...

Tenho uma felv positivo que no final de fevereiro fez vomitos e parou de comer. O primeiro exame indicou problema de fígado. O segundo fígado e rins. Ficou internada durante o dia e voltava a noite para casa. O último exame, tudo normal. Os próximos dias voltou a comer, mas não como antes. Emagreceu muito. Isso tudo ocorreu em uma semana. Ela odeia ir no veterinário e isso tudo ocorreu alguns dias após uma ida muito estressante por causa de outro problema recorrente que ela tem. Se a alimentação não estabilizar vou precisar fazer outro exame pra ter certeza se não é problema.a renal.

Beatriz Levischi disse...

Bom complemento, Cris!

Como está sua gatinha Juliana? Desculpe demorar para responder! Foi um ano bem complicado por aqui, justamente por causa da doença renal — três mortes em menos de quatro meses.