.
.

27.1.23

Gato com dor ou mal-estar: como sacar sem sintomas

Vômito persistente, diarreia, babação, apatia, pele flácida dão alertas claros de algo não vai bem com nosso amigo. Mas gato é um bicho que demora para manifestar sintomas e, no caso da doença renal, por exemplo, eles só costumam aparecer quando boa parte dos rins já está comprometida.

Eu cheguei a compartilhar um teste da Universidade de Montreal que ajudava a identificar dor nos felinos, lembram? Ele se baseava na avaliação da posição das orelhas, bigodes e cabeça, e do formato dos olhos e do focinho. Muitos parâmetros, porém, e brechas para dúvidas — fiquei pensando se funcionaria na hora H.

A real é que, se você está acostumado com a carinha do meliante, notará a diferença — Guda acaba de me provar. As feições de um gato relaxado são arredondadas, enquanto o rosto de um peludo que não se sente bem fica visivelmente mais tenso:


Guda no começo do mês, com a doença renal já avançada (embora tenhamos controlado os vômitos, a diarreia e a desidratação)


Guda um ano atrás, quando nossa única preocupação era essa secreção persistente no olho esquerdo (foto emprestada do post do nistagmo, aliás)

Confiem, portanto, na sua percepção e na conexão que têm com seu bicho. Para garantir, vale pesar o bigode mensalmente, prestar atenção se não está sobrando mais comida do que o normal no potinho, checar se as brincadeiras e explorações pela casa continuam atrativas — mesmo na velhice.

7 comentários:

wcris disse...

Aqui eu vejo se tem vômitos pela casa ou se nao apresentam apetite para comer.
Gato sem fome, pra mim que so ofereço alimento apenas duas vezes, manhā e noite, é um sintoma importante de algo anda mal.
Tambem observo as vasilhas de agua, se estão "bebidas" ou intocadas.

wcris disse...

Quando a gente vê as duas fotos, dá pra entender a diferença nas expressões

Anônimo disse...

Parecem tristes qdo não estão bem

Juliana Souza disse...

Tenho uma felv positivo que no final de fevereiro fez vomitos e parou de comer. O primeiro exame indicou problema de fígado. O segundo fígado e rins. Ficou internada durante o dia e voltava a noite para casa. O último exame, tudo normal. Os próximos dias voltou a comer, mas não como antes. Emagreceu muito. Isso tudo ocorreu em uma semana. Ela odeia ir no veterinário e isso tudo ocorreu alguns dias após uma ida muito estressante por causa de outro problema recorrente que ela tem. Se a alimentação não estabilizar vou precisar fazer outro exame pra ter certeza se não é problema.a renal.

Beatriz Levischi disse...

Bom complemento, Cris!

Como está sua gatinha Juliana? Desculpe demorar para responder! Foi um ano bem complicado por aqui, justamente por causa da doença renal — três mortes em menos de quatro meses.

Luzianogueirarodrigues freitas disse...

Tenho oito bichanos meu mais velho de15 que já operou há 8 anos de pedra nos rins apresenta falência dos rins pelo sangue e emagreceu de maneira que nem eu mesma entendo se alguém por caridade além do gelo soro sabe tentou algo por caridade posta pra mim

Anônimo disse...

Tô dando ração hills na seringa mas com dificuldade ele resiste a alimentação mas engole.se alguém tem ideia do que mais posso fazer tô dando gelco soro tb.