.
.

9.12.16

Como denunciar maus-tratos pela internet em SP

Finalmente entrou no ar a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), promulgada por meio da Lei 16.303/2016, de autoria do deputado Feliciano Filho (não confundam com o pastor!). O objetivo é agilizar as denúncias e investigações de crimes contra animais no estado de São Paulo, que até terça-feira precisavam ser feitas presencialmente nas delegacias da Polícia Civil, depois de um amargo chá de cadeira.

Para usar o serviço, basta clicar em: www.ssp.sp.gov.br/depa e preencher um formulário simples com informações sobre a ocorrência, o bicho e o agressor, anexando fotos e vídeos se existirem. O sistema também pede os dados de quem denuncia, mas dá para escolher ficar no anonimato. A delegacia responsável recebe o dossiê, toma as providências necessárias e retorna em até dez dias ― antes tarde do que nunca.

Você não mora em São Paulo? Pois outros cinco estados já estão copiando a ideia: Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina, e a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de ajudar a punir quem sacaneia os quadrúpedes, o portal permitirá traçar um mapa estadual da criminalidade contra animais, facilitando a implantação de políticas públicas de prevenção. :)))

IMPORTANTE! Se um ato de crueldade grave estiver ocorrendo sob seus olhos, ligue para 190, porque a Polícia Militar é quem pode interromper e salvar o bicho ― não banque o super-herói.

3 comentários:

Maria disse...

Ótima notícia!
Lentamente vamos conseguindo ajuda para a proteção.

Anônimo disse...

Muito bom!
Só espero que as pessoas não se omitam tanto. Sempre usam a desculpa de não ter a quem reportar o crime de maus tratos.
Agora veremos se alguma coisa muda.

Marina disse...

Espero que isso chegue um dia ao interior do Paraná...