.
.

3.2.23

Gastrite em gatos causada por problemas renais

Não faltam textos na internet sobre como diagnosticar, tratar e prevenir gastrite em gatos. Mas, quando a gastrite é causada pela doença renal e a criatura tem quase 16 anos, nenhuma dessas informações ajuda muito — não se aconselha anestesiar um animal idoso para a endoscopia, a ração renal não pode ser substituída pela intestinal e o mau funcionamento dos rins continuará irritando a mucosa gástrica com o excesso de ácido.

Tem ainda o estresse da fluidoterapia, que também agrava o quadro (o estresse, não a fluidoterapia, que fique claro, rs). E, na cartelinha de bingo da Pufosa, se somam o megaesôfago e o problema nos dentes. Este, porém, não é um post para fazer vocês chorarem comigo — para isso existe o chuveiro. Quero compartilhar o que está dando certo nos cuidados com a ex-gorducha. :)

Aproveito o gancho para começar pelos sintomas. Um bicho com gastrite apresentará perda de apetite e, consequentemente, de peso. Vômitos persistentes, que podem ser de ração digerida, líquido amarelo (bile) e até rosado ou com coágulos de sangue — a versão verde nunca peguei. E diarreia variando de cor e consistência, muitas vezes com sangue e muco.

O combo de vômito e diarreia tende a provocar desidratação, que se nota pela pele flácida — pelo feioso, aliás, também indica que algo não vai bem com nosso amigo. E, nos casos avançados da doença, as mucosas ficam mais pálidas devido à perda de sangue. Fim do momento Google.

O ciclo vicioso da Pufosa se caracteriza por enjoo (culpa dos rins), vômito de ração digerida, rangeção de dente, mais enjoo, vômitos de líquido com sangue, amuamento — às vezes rola um vômito de ração recém-ingerida nesse meio, por causa do megaesôfago. E, para quebrar, dou patê processado na seringa — alerta sobre alimentação forçada aqui.

Dona eu mesma de três gastrites pré-veganismo, a primeira aos 18 anos, época de bancária, sei que o estômago vazio só piora a situação. E ela geralmente se anima a voltar a comer sozinha depois — o mesmo patê, só que no potinho. Parece que o corpo consegue digerir mais fácil do que a ração seca. Tem marca super premium, inclusive, que aumentou os vômitos — tentei trocar para variar e me arrependi.

Já o soro achei melhor pausar e focar nas seringadas de água — 13 macetes aqui e dica de dosador oral que goteja aqui. Lembrando que, tanto para a comida quanto para a bebida, cabem confortavelmente no estômago dos bigodes 20 g/ml por vez e a digestão demora cerca de 40 minutos.

Espero ajudar outros tutores angustiados e vou adorar trocar experiências nos comentários!



Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

9 comentários:

Michele disse...

Que ajude quem precise e que traga conhecimento se algum dia for necessário 😢

Anônimo disse...

É uma fase difícil!! Força para vc e melhoras para a Pufosa 🙌💖

Daniela disse...

Beatriz, a minha gata velhinha, que morreu com 18 anos, vomitou horrores a vida inteira. Quando começou a vomitar com sangue, com 15 anos, levei para fazer endoscopia (quase morreu, deu parada respiratória, tiveram que reanimar). Não tinha gastrite, concluímos que ela devia ter alguma ferida na garganta de tanto vomitar. Então não aconselho mesmo anestesia em gato idoso. No ano passado, o meu gatinho teve pancreatite e o que ajudou um pouco para ele comer sozinho foi oferecer a comida na altura da cabeça dele. Eu não encontrei um suporte para o potinho que servisse, ele é um gato grande, mas observei que ele baixava a cabeça e parecia nauseado quando cheirava a ração. Se eu oferecia o mesmo pote mais alto, ele comia bem. Não precisei alimentá-lo com seringa, consegui contornar com medicação para gastrite e para ajudar a digestão de proteína, além de fazer várias trocas de ração, seca e úmida, até ele melhorar.

Daniela disse...

Aliás, ele passou semanas comendo só ração úmida, eu oferecia várias vezes ao dia (na verdade ele pedia). Achei q nunca mais ia comer ração seca de novo. Como ele é grande, precisaria comer muita ração úmida para ser suficiente. Mas acabou voltando a comer a seca aos poucos e agora ofereço a úmida 2x ao dia. Durante a pancreatite os rins foram sobrecarregados e a ureia e creatinina subiram. A quantidade de xixi também aumentou e o xixi ficou pouco concentrado. Quando melhorou, deu para notar visualmente que o xixi voltou a ficar bem amarelo, a quantidade diminuiu e ficou mais fedorento. Ele tem 14 anos. É muito sofrido quando eles adoecem, a gente faz tudo que pode, e quando não tem cura mesmo, como é o caso da doença renal, é deixar eles confortáveis e com a melhor qualidade de vida possível, como você faz com os seus gatinhos.

Renata Godoy disse...

Muito obrigada, sempre, ao Gatoca! Como é bom encontrar essas informações e dividir a angústia com problemas de saúde dos gatitos!

Anônimo disse...

Eu já presenciei vômito verde - era igual erva de chamarão, uma coisa impressionante

Beatriz Levischi disse...

Não considerei essa possibilidade da ferida na garganta, Daniela! Mas os vômitos da Pufosa cessaram quando ela passou a comer apenas a alimentação natural, porque já não conseguia mais ingerir a ração seca — que precisava ficar disponível no chão para as outras gatas.

❤️

Espero não presenciar a versão verde. rs

Mariana disse...

O meu cachorrinho de 12 anos foi diagnosticado essa seman com estagio II. Tomou fluidoterapia e ficou mais ativo e quis comer. No terceiro dia já voltou a ficar apático, não queria nem comer o remédio favorito dele, as vezes ficava na frente da comida como se quisesse mas não conseguisse. Ai vomitou de madrugada e hoje de manhã, soltou um pouco de diarreia tambem. Hoje vai fazer fluidoterapia de novo, mas me pergunto se tomar medicamentos tipo Vonau pode ajudar ele a sentir menos enjôo e voltar a comer também.... Tem algum remédio pra isso?

Mariana disse...

Depois disso que contei ele tomou medicação e soro e melhorou por uma semana, hoje já vomitou uma vez e o fim do cocô saiu um pouco mole. Vou dar remédio de enjôo, mas será que isso é normal? Quando fez os exames ha 2 semanas mesmo já com sintomas não apresentava nenhum problema além dos rins.