.
.

20.10.17

Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço

Depois de amanhã, completa um ano que Simba morreu ontem. Trinta e três dias antes da derrota para a insuficiência renal, eu perguntei à veterinária se daria tempo de mudar para Sorocaba e devolver ao tigrinho o jardim perdido. Não deu. Mas aproveitei todas as oportunidades dos últimos 12 meses-voadores para conscientizar sobre a doença e evitar outros desfechos assim (links no fim do post).

Relembrar ainda me encharca o coração. A data, porém, precisa ser ressignificada. Quando desabei sobre este teclado pós-tentativa fracassada de fluidoterapia, vocês me ensinaram macetes para facilitar a aplicação, gravaram até vídeo e a missão se tornou um tico menos amarga. É minha vez de retribuir ― passem para frente!

Encarar o desafio do soro vale muito a pena porque ajuda a diluir o excesso de ureia no sangue, herança do funcionamento capenga dos rins, amenizando o enjoo e as úlceras, na boca e no estômago, que matam o apetite. E a aplicação caseira estressa bem menos o bichano, além de sair muito mais em conta.

Comece com o veterinário
Só ele pode prescrever a quantidade ideal de soro para o animal e tem expertise para orientar a primeira aplicação.

Compre equipo e bolsas pela internet
A diferença de preço compensa o frete.

Arrume um fiel escudeiro
Eu distraía o leãozinho com carinho, enquanto Leo fazia o serviço sujo, e sobrava com as mãos livres para conter as tentativas de fuga. Mas hei de confessar que tem leitora-mulherão que dá conta do recado sozinha, imobilizando o peludo pelo cangote.

Escolha um cantinho confortável
Não esqueça, porém, que o soro precisará ficar pendurado.

Vista uma jaqueta jeans
Ela protege braços e peito dos arranhões, sem tecnologia espacial.

Esquente a bolsa
Uns 30 segundos no micro-ondas bastam, porque o líquido geladão entrando no corpo assusta.

Use escalpe em vez de agulha normal
Essa dica merece beijo na boca! Como a agulha do escalpe é mais curtinha, não há risco de sair do outro lado da pele na pinça nem de perfurar algo importante. E fica mais bem fácil segurar pela borboletinha.

Encare o calibre grosso
Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, dói menos do que o fininho, porque o soro, ardido, corre mais rápido. A gente comprava escalpe 19, branco.

Aplique na lateral do corpo
A bolota que se forma incomoda menos nessa região e dá para ir alternando os lados. Nos casos de aplicação-solo, vale centralizar a picada no cangote para evitar que o soro desça para uma das patas.

Tenha paciência
As primeiras vezes são difíceis mesmo, mas o bichinho acaba acostumando ― e a gente também.



Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

221 comentários:

1 – 200 de 221   Recentes›   Mais recentes»
Li disse...

É..foram 7 anos fazendo soro subcutâneo no meu, dia sim, dia sim ou dia sim, dia não...
Ali vc escreveu "veia". Não entra na veia não, é sob a pele mesmo.
A dica do escalpe é mesmo boa!
Dependendo da necessidade colocávamos um pouco de vit B, às vezes a ranitidina pro estômago, mas claro, prescritas em quantias exatas pelo vet.
abs

Beatriz Levischi disse...

Foi o sono, Li. Obrigada pelo toque! E sinto muito pelo seu gatinho. :\

Juliane Leão disse...

Estou lutando há 1 ano e 3 meses. Descobri que fazer a aplicação sozinha é menos estressante pra Meg, que não gosta muito de contato humano. Ontem pela primeira vez fiz o soro com ela no colo. correu tudo bem! No caso da Meg, a insuficiencia renal trouxe junto uma pancreatite cronica que as vezes me derruba. Nos momentos de crise, nem sei quem sofre mais ela ou eu. A dica do escalpe é bem interessante. Deve ficar mais confortável (ou menos incomodo). Vou experimentar. E vamos adiante entre soro e medicamentos de suporte enquanto der...

Anônimo disse...

Putz, lembrar do Simba ainda me faz chorar...

Rafaella .. Meu Core disse...

Fiz no meu, só q infelizmente ele nao resistiu.. problemas no fígado, ainda doi. Fazem 3 semanas =/

Anônimo disse...

É anormal uma bola de soro após a aplicação?

Beatriz Levischi disse...

Não é anormal, mas você pode aplicar o soro onde a bolota cause menos desconforto ao bicho, como nas laterais do corpo. Se não tiver ajuda e precisar fazer no cangote, mire bem no centro para evitar descer para as patas.

Deu certo o escalpe, Juliane? Como a Meg está?

O gordinho faz uma falta...

Sinto muito, Rafaella! E desculpe o atraso na resposta.

Juliana disse...

Oi Bia!Sei bem o que sentiu, comigo já faz 10 anos e ainda dói muito. Agora estou na luta novamente!!! Boa sorte para todas nós, mães desses felinos!

Unknown disse...

O meu graça a Deus é super bonzinho(apesar de ser um vira-lata com mistura de Pit Bull), chamo ele já vem deita na cama e fica na posição (penso que ele sabe que é pro bem dele).... já são 1 ano e 8 meses neste tratamento as vezes fazemos todos os dias conforme vai mellhorando vamos aumento os intervalos... Mas claro tudo com o controle da Vet dele..

Beatriz Levischi disse...

Como estão as coisas por aí, Juliana?

Inveja do seu pit-lata, anônimo! :)

Anônimo disse...

Oi Beatriz, tudo bem?
Trabalhei com sua irmã, Mariana. Preciso fazer fluidoterapia no meu gatinho, mas não encontro o soro Ringer com Lactato, indicado pelo médico, em nenhuma loja física e teria que começar hoje se não quiser estressar meu peludinho, ou pagar caríssimo pela aplicação na clínica. Ontem a infusão foi feita na clínica (250ml - cerca de 10 minutos). Você tem ideia se consigo encontrar aqui em Sampa, ou se é só pela Internet mesmo?
Obrigada!
Vânia

Beatriz Levischi disse...

Oi, Vânia! Você procurou em farmácias grandes e lojas de material cirúrgico? Eu conseguia comprar em São Bernardo, então, deve ter em São Paulo, sim. A dica da internet era só para economizar. Em que bairro vocês estão?

Unknown disse...

Oi Beatriz! Consegui em uma clínica no Brooklin, indicada por uma amiga. Porém, como não consegui fazer em casa (ele não deixou, danadinho...), estou levando ele lá todos os dias. Terça será a última e depois veremos como o organismo vai responder. Ele é muito bonzinho e com a vet se comporta super bem. Hoje nem sentiu a picada. Obrigada!Bjs

Beatriz Levischi disse...

Se o bicho não se estressa com as viagens, é bom deixar a bomba para um especialista, rs. Vai dando notícias!

Unknown disse...

O meu cachorro ,faleceu sábado ,ele tava com insuficiência renal crônica,lutamos um mês e meio ,foi um mês de altos e baixos , levamos ele todos os dias no vet ,para fazer fluidoterapia ,mas quando a vet , optou para nós aplica soro em casa ,mas não deu certo ele não aguentou ,e veio falecer sábado ,,,deixou muita saudade ,,ele era um amorzinho 😭

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito! :\

Unknown disse...

Meu gato está com insurgiu renal, ja faz 1 mês que estou levando ele no veterinário e fazendo o tratamento com soro subcutâneo. Hoje foi o primeiro dia q ele fez o tratamento em casa e era p dar 250ml minha irmã deu quase 400ml estou morrendo de medo agora, ele estava bem desidratado e quando damos comida ele faz ansia e também tem dificuldade para andar. Estou extremamente nervosa

Gregory Da Cruz Dos Santos disse...

se descer para as patas? .. tem algum perigo?

Beatriz Levischi disse...

Exceder a quantidade de soro uma vez só acho que não causa problemas sérios. Mas espero que você tenha confirmado com o vet. A ânsia é sintoma da doença (está ligada ao aumento de ureia no sangue) e deve melhorar com a fluidoterapia. Mande notícias do gatinho!

Quando o soro desce para a pata, faz um bolão que incomoda o animal, Gregory. Por isso é melhor evitar.

Thi disse...

Estou tendo dificuldade para dar...como é difícil . .eu Morro de dó...eu furo ela no mínimo 2 vezes pot tentativa . Nunca consigo dar tudo... e precisa ser diário .... sempre tem alguém segurando . .mas ai ela se incomoda e quer escapar ...vi na internet algo como colocar bolsa de gelo no local pra amortecer a picada . ..sera qur ajuda mesmo?

Beatriz Levischi disse...

Ninguém me falou nada sobre bolsa de gelo, Thi. Mas a vet dos bigodes garantiu que eles não se incomodam com a picada e, sim, com o ardido do soro entrando no corpo. A dica do escalpe de calibre grosso, portanto, deve ser mais eficaz.

Thi disse...

Eu comprei o escalpe ..mas comprei 21 .. estou passando ela na nefro faz 15 dias... antes de ir a creatinina estava 6.1 e a ureia 130 , eu to fazendo exame da creatinina e ureia nessas duas semanas e baixou pra 5.1
Estou fazendo a fluido a cada 48 horas ... esta cada vez mais difícil ela deixar eu fazer , ela mia muito , se não segura com força rla foge . Ela tá bem estressada ja ..com os medicamentos é a mesma coisa ... ela já sabe pelo barulho que estou preparando a seringa para dar o remédio. Ela tá com tanto receio que quando eu chego perto dela ela já se esquiva dos meus carinhos... hoje eu conversando com uma conhecida sobre tudo ela me disse uma coisa... imagina pro bichinho , eles não entendem que estamos ajudando com os remédios, com o soro , pra eles , os donos que sempre deram carinho estão maltrando-os.. fiquei com.isso na cabeça... não quero que ela tenha medo de mim 😭

Unknown disse...

Boa noite a todos. Agora nesse exato momento estou tendo problema com meu Rotwiller. O excesso de soro tanto intravenal e subcutâneo encadeou outro problema. Apareceram edemas, e com isso a visao dele ficou muito ruim. Ainda bem que existe um hospital veterinário e onde eu levo ele mas de 9 dias pra estar fazendo essa aplicação de soro pois nao consigo fazer em casa. E agora sao 3:40 da manhã e ele está vomitando muito. E as 8:30 tenho que levar ele novamente na Veterinária. Ele está com 7 de creatinina. Ja fizemos transfusão de sangue e correu tudo bem. Mas a insuficiência renal continua. Peço que Ore por nós pois eu e minha mãe estamos sofrendo muito. Ele só tem 11 meses de idade. Fiquem com Deus.

Beatriz Levischi disse...

Poxa, 11 meses é novo demais para ter problema renal. :\ Por que a transfusão de sangue? Se a vet errou a quantidade de soro, não acha que vale a pena ouvir a opinião de outro profissional?

Fernanda Oliveira disse...

Sinto muito pelo Simba, Bia! Mas muito, muito obrigada pelas preciosas dicas. Infelizmente, quando as encontrei já era tarde demais, nosso Tom também se foi, mas as deixarei salvas para emergências futuras. Abraço!

Unknown disse...

Boa tarde, peguei a sua dica do scalp 19, porém após aplicação fica vazando, o que fazer?

Beatriz Levischi disse...

Sinto muitíssimo, Fernanda! :\

Sobre o scalp, a gente pressionava a região da picada com um algodãozinho, assim que a agulha saía da pele, e o vazamento logo parava. Você já tentou isso?

lucrisca disse...

Boa noite. Acabei de descobrir que meu SImba, tem insulficiencia. A Vet aplicou subcutanea e pediu para interna-loa amanha para tomar o Soro e ver a resposta.
Sinceridade, vim para internet descobrir outras opçoes, pois não me agrada em nada deixa-lo internado, correndo o risco de morrer longe da familia. Tenho mais Nove peludos e devido a este caso, já vou passar todos pelo exame de sangue para evitar ou minimizar possiveis danos futuros.
Amanha vou passar em outro vet e ver se ele me recomenda a aplicação caseira, já que é possivel.
Meu Simba esta muito magro, com infecçao. Ainda não esta anemico e come pastinhas, então tenho esperança que com o Antibiotico e Homeopatia ele ganhe mais um tempo.
Em breve trarei novidades e vou testar as dicas assim que possivel.

Joyce disse...

Olá pessoal, li todos os relatos e me ajudaram muito com a minha Belinha, uma pinscher de 14 anos, mas infelizmente meus esforços não foram suficientes para manter ela aqui comigo, faleceu no dia 16/01/2019 e eu estou em um período horrível da minha vida. Os sinais apareceram em dezembro, ela estava fazendo um coco bem mole, dei remédios e comidinhas mais leves e ela continuou muito bem... no final de dezembro começou a falta de apetite e os vômitos, não queria comer mais nada, nem um pedacinho de pão que ela tanto amava, começou a vomitar tudo que comia e até a água que bebia. Levei para a veterinária (que é minha tia e eu tenho muita sorte por isso), e ela já disse que era insufiência renal, antes mesmo de fazermos o exame de sangue, e iniciamos os tratamentos com antibióticos, vitaminas, soro, etc... mal sabia que seria a minha última semana com a minha estrelinha... dai pra frente o quadro dela piorou, não conseguia andar direito e caia em cima do próprio xixi, eu tinha que segurar ela para tomar água, mas ela voltou a comer e eu me animei e criei uma esperança de que ela iria melhorar logo... 3 dias depois ela teve a primeira convulsão, foi desesperador, as 4:40 da manhã, eu segurei ela para que ela não se machucasse enquanto convulsionava, e assim que amanheceu levei novamente para a clinica, fizemos o exame de sangue e ela estava com niveis super anormais, na beira da falência renal, por conta da convulsão ela teve diabetes e também estava com problema hepático. Fico pensando se eu tivesse feito algo antes pra evitar, mas realmente não tiveram sinais de que algo estava assim tão errado. No dia 15/01 ela teve mais convulsões e na manhã do dia 16 ela foi morar no céu dos cachorrinhos. Agora só restou a dor, a saudade e a lembrança de tanta felicidade que ela me proporcionou!

lilian disse...

Oi, desculpe entrar na conversa. Mais onde comprou em SBC? Eu moro em DiafmDi, ontem na veterinária que fui, acabei comprando o soro por 20,00 e comprei logo 4, me desesperei, chorei na clínica.
Insuficiência renal na minha gatinha de 5 anos, estou em panico pq não tenho comdiccon de comprar a ração para gatos com problema renal,não sei alimentação natural com carne vai ser bom para ela (a veterinária não é a favor).
Se puderem me ajudar, agradeço.

Beatriz Levischi disse...

Como está o Simba? Eu também não quis internar meu leãozinho. :\

Sinto muito pela Belinha, Joyce! Pelo seu relato, ela deve ter sido cuidada com muito carinho. Não se culpe. :)

Eu pesquisava o valor mais barato na internet e checava se o site era seguro no Reclame Aqui, Lilian. A alimentação natural é boa, sim ― melhor do que a ração renal seca. Mas precisa ser elaborada por um especialista, que balanceará os legumes com cortes de carne que tenham menos fósforo.

Christina disse...

Alguém pode me dizer por favor os remédios via oral que ajudam os gatos renais crônicos???

sarahrodrigues disse...

Minha morreu ontem 💕

Anônimo disse...

Olá,

Tenho um gato renal que toma soro subcutâneo por recomendação do veterinário, mas como o meu gato é meio impaciente, gostaria de saber se existe uma maneira de fazer o soro descer maios rápido pelo equipo, ao invés de ficar pingando.

Grata pela atenção

Elisabeth Silva

Beatriz Levischi disse...

Só o veterinário, Christina. Depende do estágio da doença e da resposta do animal.

Sinto muito, Sarah! :\

O que define a velocidade do soro é o calibre da agulha/escalpe, Elisabeth. No post, eu sugiro usar o 19 justamente por isso.

Unknown disse...

Minha flor a Meg tá internada ainda quase 40 dias quero trazer pra casa mas tenho medo de piorar aqui em casa todos estão desesperados 😢 mas vamos tentar o soro subcutâneo e ver como fica não queremos que ela fique sofrendo já resolvemos eutanásia quando estiver sofrendo muito meu coração está em pedaços mas vai ser o jeito. Amamos ela demais para ver ela sofrendo tenho lido os relatos e não sei se vou aguentar que DEUS tenha misericórdia dela e de nós

Unknown disse...

Uma dúvida...
Meu gato ñ come a três dias, ñ para em pé
Que tipo de soro p hidratar posso dar?Tem q ser fisiológico?
Foi diagnosticado com FeLV, está com falta de ar, faz duas semanas q fez soro na veterinária, estou dando atb e corticóide, fiz nebulizacao mas ñ tem melhora...ñ aguento mais ver ele sofrendo
Tenho aqui o soro pra faxer, mas vi q é glicosado...

Beatriz Levischi disse...

Aguenta, sim, porque a Meg precisa de você inteira. Depois, a gente pode desabar. Estou mandando boas vibrações!

Beatriz Levischi disse...

Você precisa levar o gatinho ao veterinário. Se ele não come há três dias, já pode estar com lipidose hepádica. O tratamento em casa deve ser feito com o acompanhamento de um especialista, senão o animal acaba sofrendo.

Patricia disse...

Meu cachorro de 3 anos e 3 meses está com 195 de uréia e 3.94 de creatinina.Está fazendo aplicação de soro mais complexo B.O vet prescreveu também VONAU e Cobavital.Está bem apático e sem apetite.É angustiante.Fará exame para ver se é hipertenso.O processo é lento mesmo?Gostaria de trocar informações.

Beatriz Levischi disse...

Depende do que causou essa alteração na ureia e na creatinina, Patricia. E do organismo do animal para rebater a doença. Se você tem dúvida em relação ao diagnóstico ou ao tratamento indicado, porém, eu sempre aconselho ouvir a opinião de outro veterinário.

Unknown disse...

A nossa Pipoca começou o tratamento e estamos no terceiro frasco. Fomos orientados pela Dra Márcia e utilizamos o escalpo, fica mais fácil por causa da borboleta. A Minha esposa Luzimar dá carinho enquanto eu aplico o soro.

Unknown disse...

A minha faleceu hj de manhã, problemas no fígado estou mto mal

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito. :\

Unknown disse...

Minha figata está tomando soro, antibioticos e corticoide. 14 anos de idade. Dói muito saber que vou perde-la. Mas o principal é dar conforto e qualidade de vida.

Beatriz Levischi disse...

O que ela tem? :\

Unknown disse...

Meu Dereck esta fazendo fluidoterapia em casa,apos 10 dias internado pôs cirurgia de remoção de pedra na uretra comprometeu o rim,teve melhora, mas come só se forçar, estou dando glicopan,ursacol e esta na amoxilina,a 2 dias ao evacuar as fezes estão moles e escuras, estou bem preocupada, ele tem 6 aninhos,tenho tanto medo de perde lo!

Beatriz Levischi disse...

Os remédios podem dar alteração nas fezes. Espero que o Dereck esteja melhor – 6 anos é muito novo! Para o problema renal, vale a pena seguir estas orientações.

Joyce Alves disse...

Minha gatinha chama Amora, ela tem 7 meses e é renal cronica. Hoje fez a primeira soroterapia em casa, após passar 10 dias internada e quase morrendo. Hoje ela ainda não come sozinha, acho que fica enjoada, dou papinha na seringa de 3 em 3 horas, é uma luta

Beatriz Levischi disse...

Como a Amora está, Joyce? A soroterapia amenizou o enjoo? Sete meses é muito nova... :\

Unknown disse...

Oi !

Descobri ontem que minha Angel tem insuficiência renal e alteração morfológica no rim, está muito difícil para nós , ela tem 4 anos e os exames super alterados ! Hoje vai ser o primeiro dia de fluidoterapia e a minha dúvida é : qual a diferença do soro e do ringer lactato? Tem algum que faz mais efeito ? Preciso baixar esses exames dela ! Não estou preparada para perde- lá

Beatriz Levischi disse...

Desculpe a demora para responder! Nos casos de insuficiência renal, os veterinários indicam o soro ringer com lactato, porque ele também ajuda a controlar os níveis de potássio no sangue, que sobem quando os rins não funcionam direito. Mas a quantidade e a frequência vão depender do quadro da Angel. Vocês levaram a gatinha a um especialista?

Anônimo disse...

Homeopatia no lugar de soro....salvei meu gato! Tenho um gato que fez 17 anos este mês. Uns 3 meses atrás foi diagnosticado com doença renal. Recomendação foi soro subcutâneo e comprimido anti enjôo. A primeira vez foi um horror. O gato aloprou com o comprimido, o soro foi mal, acho que ardeu. Decidimos não submeter o gato a esse terror e deixar a natureza seguir seu curso, sem torturá-lo. Em poucos dias, piorou muito. Entrei em contato com veterinário homeopático. Mandou dar 2 comprimidos de homeopatia manipulada 4 vezes ao dia. Fiquei 2 noites esperando o gato morrer. No terceiro dia da homeopatia, o gato começou a comer e beber novamente. Já estamos no final do terceiro vidro. O gato engordou, está esperto, feliz. E nós também, muito felizes. Sem stress, sem tormento. Coloco o remédio dissolvido no líquido da ração molhada. Acho que não tem sabor, ele jamais se negou a comer, ao contrário, pede a comida o dia todo. Terá que tomar a homeopatia o resto da vida.

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre esse tratamento homeopático, por favor

Beatriz Levischi disse...

Aqui tem uma explicação simples e minha experiência com a homeopatia: https://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html.

Anônimo disse...

Resgatei uma cadelinha na rua e descobrimos que ela tava com cinomose, anemia, uma provavel doença do carrapato, enfim.. A situação estava bem crítica. Na segunda consulta com a veterinaria, ela passou fluidoterapia via subcutanea. No início ela deu o soro normalmente, aplicando a agulha e deixando o soro cair devagar, mas após um tempo, foi pegando o soro na seringa e aplicando com a seringa em uma quantidade "grande" e bem rapidamente. Estranhei pois nunca vi uma aplicaçao de soro dessa forma, voce sabe se pode fazer mal para o animal?

Beatriz Levischi disse...

A veterinária dos bigodes aconselhou usar um escalpe de calibre grosso porque o soro, ardido, corre mais rápido e o animal sofre menos. Imagino que sua vet faça com a seringa porque a quantidade é menor – os 150 ml que o Simba tomava não caberiam e não rola ficar picando o gato, né? Mas, se você está encucada, pergunte. Eles são pagos para isso também. E bons profissionais não se importam de explicar seus protocolos.

Ana disse...

Apliquei soro subcutâneo no meu cachorro, mas desceu e fez uma pelota no cotovelo dele, tô preocupada, tem perigo? Vai sumir ��

Beatriz Levischi disse...

É só incômodo, Ana. Mas o corpo absorve, sim. Você está aplicando sozinha? Da próxima vez, mire no meio do cangote.

Unknown disse...

Se for dar um soro prefira o ringer lactato. Não de outro

Unknown disse...

Acabei de aplicar soro na minha gatinha. Correu tudo bem mas estou preocupada pois está concentrado na lateral tipo uma bola. O que fazer?

Beatriz Levischi disse...

O corpo absorve essa bola, é normal.

mell disse...

Oi gente, minha cachorra esta com insuficiências renal, fez a aplicação no vete hj e umas 3 horas depois ficou mto mal, sem forças, e a pele toda verkekja e Quente, alguém sabe explicar ou já viu algo parecido?

mell disse...

Levei ela no veterinário novamente após esse ocorrido , ele disse que é dor da aplicação .

Unknown disse...

O meu acabou de fazer 4 anos e tb é renal crônico, comprei três tipos de ração renal e ele não quer comer. A veterinaria falou pra dar sachê, pq nao pôde ficar sem comer nada

Unknown disse...

Gente estou preocupada estou fazendo aplicação de soro subcutâneo no meu cachorro que tem problema renal,só que hoje ele está mancando,sem querer comer e eu vi que o soro da aplicação de ontem ficou na pata,o que eu faço?

Beatriz Levischi disse...

Nunca vi essa reação, Mell. Sua cachorra está melhor?

A única ração renal que o Simba aceitou foi a da Farmina — e não estou ganhando um centavo para dizer isso. A veterinária tem razão: dependendo do quadro, qualquer coisa que o animal conseguir comer está valendo.

Não sei se o soro fica acumulado assim, de um dia para o outro — porque a ideia é que o corpo absorva. Espero que você tenha levado o bichinho ao veterinário a ele já esteja bem.

Felipe disse...

Tem perigo o soro descer para a para?

Alexia Freinsilber disse...

Ola, estou fazendo soro subcutâneo em meu cachorro de 13 anos, nos primeiros 10 dias de aplicação foi tudo tranquilo, mas agora sempre depois da aplicação, meu cachorro fica inquieto, fica andando de um lado para o outro, fica choramingando e as vezes para e fica um tempo olhando para a parede ou para o nada cabisbaixo. Alguem sabe me dizer se isso é uma reacao ao soro?

Unknown disse...

E ela?

Beatriz Levischi disse...

Ele pode estar estressado com o tratamento, Alexia. Ou sentindo dor das picadas. Na dúvida, eu levaria ao veterinário.

Não tem perigo o soro descer para a pata, Felipe. É só incômodo.

Ro disse...

Fiz aplicação de soro subcutâneo passou da medida e desceu pa tá coca faz mal o que faço

Adriana Pereira disse...

Ola meu cachorro tomou soro na veia tem quase 8 horas esta uma bola do soro na barriga é normal

Beatriz Levischi disse...

O corpo absorve o soro, Ro. É só incômodo para o animal.

Seu cachorro ficou todo esse tempo sem fazer xixi, Adriana? Espero que ele esteja bem.

Doris disse...

Faço sozinha, no cangote, mas acaba descendo pra uma das patas e vejo que ela fica muito incomodada 🙁

Beatriz Levischi disse...

Fazer sozinha não é fácil mesmo, Doris. Eu nem quis arriscar. :\

Paloma moreira disse...

Bom dia
a 15 dias mais ou menos, minha cachorra parou de comer ração, só queria sachê e vomitava, levei ela ao veterinario e ele passou ranitidina e plasivet, mesmo assim ela tudo que comia vomitava, apos tres dias retornei ao vet. e o mesmo pediu exames, onde descobri que minha preta, esta com diabete,(glicose 660), insufiencia renal e hepatica, comecei onte(15/04) o tratamento de fluidoterapia e aplicação da insulina, e os sprays que ela esta tomando para o rim e figado, ela estava mais animada ontem apos a primeira aplicação, ela tem 12 anos e estou fazendo de tudo pra que ela fique bem, não quero perde-la.

Beatriz Levischi disse...

Espero que sua cachorrinha reaja, Paloma! ♥️

Bella disse...

Só estou lendo seu comentário hoje, mas concordo com você: deixar gato internado é a pior coisa... Ele não entende e piora muito achando que foi abandonado... Foi o que aconteceu com meu Snow. Até hoje me culpo pela morte dele...

Bella disse...

Por favor.. que veterinário é esse? Pode dizer o princípio ativo? Mais informações pelo amor de Deus!

Renan disse...

Faça hemodiálise. Sem ela, o tratamento num animal com creatina 7 é complicado.

Beatriz Levischi disse...

Se você morar em São Paulo, a ONG Canto da Terra tem excelentes veterinários homeopatas, Bella: 2973-7988. Para atendimento a distância, o pessoal indica a Dr. Carmen Cocca, do Bicho Integral. Os dois projetos possuem páginas no Facebook.

Beatriz Levischi disse...

Oi, Renan! Você é veterinário?

Fabiana disse...

Alguém poderia me orientar sobre como aplicar o soro subcutâneo usando o escalpe em casa?

Estou aplicando com a seringa normal, mas vejo que meu gatinho sofre muito.

Fabiana disse...

Além disso, gostaria de saber se a aplicação do soro subcutâneo pode provocar apodrecimento da pele. Alguém me disse isso, e estou com medo de continuar aplicando em meu gatinho

Beatriz Levischi disse...

O escalpe é essa borboletinha branca que está espetada no Simba, Fabiana. Ele tem uma agulha mais curta do que a tradicional e você conecta no equipo do soro pelo caninho transparente. Consegue ver na foto? Sobre apodrecer a pele, nunca ouvi falar — e não faz muito sentido.

Regina disse...

Tentou a renal special da Royal Canin? Aqui todos os 7 gatos adoram. Ficam roubando das 2 que são renais. Dou 10ml de soro ringer lactato 2 vezes por semana a cada uma.

Unknown disse...

Muito bom ver tantos tutores criando uma rede de apoio. Tenho um mimoso de 3 anos e sei meses, que com dois anos foi diagnosticado com drc, na época já Com um rim comprometido. Faço a fluifoterapia em casa, agora intensificando de 3 em 3 dias. Ele toma semintra diariamente, está magrelo,come pouco, eu uso o nutrilife para ajudar, ad, pastinhas... Vale tudo que ele aceitar comer. Pessoal o que vejo que é o mais importante com relação ao soro, é aquecer. Aplicar morninho deixa eles muito mais tranquilos. O Napoleão raramente reclama e olha que somos só eu e ele, faço sozinha. Aqueço mesmo no verão e início lento para ele acostumar depois deixo correr normal. Muita força para todos nós que nos superamos para cuidar dos nossos amados pets.



Unknown disse...

Olá pessoal
Fico feliz em ver todo mundo se ajudando nessas horas difíceis
Meu gatinho tb está tomando o soro em.casa....mas na clinica da vet que cuida dele é muito caro....Fui procurar pra vender e disseram q só médicos e vets podem comprar...isso procede?
Onde vcs compram aqui em São Paulo????
Super agradeço a atenção desde já

Beatriz Levischi disse...

A dica de esquentar o soro é salvadora mesmo! Eu não daria conta de fazer sozinha. Força para você e para o Napoleão! :)

As bolsas a gente compra em loja de material cirúrgico ou pela internet, que acaba saindo mais barato.

Josi Monteiro disse...

É normal. O soro vai ser absorvido aos poucos.

Josi Monteiro disse...

Eu comprei pelo mercado livre, bem mais barato que nas clínicas. Achei um kit com 20 bolsas de 250ml e 40 equipos por 160 incluso frete. Vale a pena pesquisar...

Júlia disse...

Aqui no comeco meu gato renal também não comia nada.. eu checuei a comprar todas as racoes renais que existiam no mercado e por todas na frente dele.. quando ele n comia de jeito nenhum, davamos vonau pra ele.. nunca desisti, nunca dei da outra so pra ele n comer porque eu insistia muito.. damos soro pra ele todo dia desde que isso tudo começou, e ele já ta comendo direitinho, sozinho.. acaba gostando de variar bastante entre as rações porque enjoa.. hoje ele ta gostando do sache renal da royal e da renal da premium.. eu achei q ele não ia sair dessa, mas hoje vem animado comer, já bebe água sozinho, voltou a ser alegre e fortinho! tem 8 meses!! Fé gente, tem como!!! Muito muito muito amor e carinho!!!

Unknown disse...

Quando meu gato tem enjôo eu passo um creminho manipulado na orelhinha dele já que é impossível dar algo via oral.
Ele tem doze anos e foi diagnosticado renal crônico há seis anos.Faço fluidoterapia em casa.

Unknown disse...

Alguém pode me indicar um nefrologista aqui no Rj?

Unknown disse...

Meu gatinho foi pro veterinário com 8 de creatinina, ficou 3 dias internado, trouxemos pra casa (creatinina de 6) e estos fazendo hipodermóclise em casa... Ele chegou vomitando muito e ficou 3 dias sem comer... Iniciei ondasentrona (que deve ser dada a dosagem de acordo com peso e orientações do veterinário) junto com a soroterapia, nos primeiros dias conseguíamos segurar ele, hj, após 4 dias, já está aceitando algumas coisas pra comer, a dieta dele ainda não está adequada, mas sabemos que dele ter voltado a comer e beber água já é um grande avanço... Vamos lutar e cuidar dele com muito amor e carinho!!!

C.S disse...

Oi gente! Faço o soro em minha gata 3x na semana 200ml sozinha, tem dias que é um caos, preciso furar várias vezes, ela foge, aí sangra pq ela tira a agulha, as vezes, como hj ela só tentou me morder quando entra a agulha, mas ela pós soro fica bem amuadinha. Ela tem 6 anos, teve fungo e ao tomar o remédio do fungo teve uma reação e atingiu o fígado. Ela é renal grau um. Agora com a crise do fígado não quer beber água, mas estou dando mais sachê ao longo do dia. Ela já tá bem melhor do que estava quando começamos, mas a aplicação do soro e k jeito que ela fica depois me corta o coração. Depois da aplicação o de vocês tbem ficam amuadinhos?

Fátima gomes disse...

BOA NOITE, por favor vc poderia informar o nome deste caminho? Grata, Fátima.

Fátima gomes disse...

BOA NOITE, PODERIA INFORMAR QUAIS OS COMPONENTES DA HOMEOOATIA. GRATA.

Natalia disse...

Essa página esta me ajudando tanto, gratidão a vocês. Minha gata tem 19 anos e esta com problemas renais, tenho levado ela duas x pra tomar soro na veterinária e estou ficando sem condições, pois cada soro no vet sai por 120,00. A vet me ensinou a aplicar o soro em casa, agora a dificuldade esta em comprar o soro, aqui em SP vcs conhecem algum lugar onde eu possa encontrar todos os materiais?

Paulo disse...

Faço injeção de soro 0,9 no meu cachorro dia sim dia não, ele é renal crônico, quantos ml por kg é ideal?

Unknown disse...

Onde posso comprar soro com lactato no Rio de Janeiro ou que entreguem rápido? Preciso com urgência. Obrigada

Camila e Geni disse...

Eu comecei com AN, e os exames iniciais que sobraram a DRC. Está beeeeeem no início, e aplico 100ml de ringer lactato 1x semana. Ele não curtiu a AN serious de um tempo. É um persa (paladar geralmente mais chato) e tem quase 9 anos, e a vet dose que é normal rejeitar por causa da idade especialmente. O srd Av aceitou AN lindamente. De qualquer forma, tenho uma receita direcionada para drc nível 2 para o caso de tentar mais uma vez com ele. Atualmente dou patê em lata mesmo. Parei com a ração seca já 1,5 anos.
Aplico o soro sozinha, mas vou te contar, o bicho é um polvo. É bizarro segurar o gato, que fica puto (embora costume ser muito doce no dia a dia). Aprendi umas dicas com uma Vet especialista em felinos, de não segurar pelo cangote, mas colocar uma mantinha ou cachecol em volta do pescoço. Assim ele não acha que tem alguém agredindo ele. Sei lá, vamos ver se vai funcionar...

Beatriz Levischi disse...

Desculpem a demora para responder! Estou com uma gatinha na alimentação forçada, justamente por causa da doença renal. :\

Poxa, Júlia, seu pequeno tem só 8 meses?

Não conheço nenhum nefrologista no Rio de Janeiro. Cariocas, help?

Espero que o bichano da hipodermóclise esteja melhor!

É normal o animal ficar amuado, sim, C.S. Você perguntou ao veterinário se não dá para substituir a fluidoterapia por água na seringa? Tem dicas aqui, ó:

https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html

A homeopatia leva em consideração as características individuais, Fátima, não apenas a doença. O ideal é levar seu bichinho a um vet homeopata.

Feliz de saber que o Gatoca está te ajudando, Natalia! Você encontra soro, escalpe e equipo em loja de material cirúrgico. Mas comprar pela internet sai mais barato.

Aqui em São Paulo, tem site que entrega no mesmo dia. No Rio não sei dizer.

A quantidade depende do estágio da doença, Paulo. Só o veterinário pode te responder.

Deu certo a estratégia de colocar a mantinha ou cachecol em volta do pescoço, Camila e Geni?

Misleyne disse...

Minha gata fez exame de sangue. Está com insuficiencia renal. Já vinha vomitando a ração ou só espuma faz muito tempo. Mas eu achava que era pq comia de mais ou era pelo. Ela já tem uns 12 ou 13 anos. Médico disse pra comprar ração renal, spray pro-rim. Ela é bravinha e arisca, arranha, morde. Como farei pra dar o soro subcutâneo em casa? Alguma dica? Soro de reidratacao pra colocar no pote de água resolve alguma coisa? E ela nunca aceitou outra ração a não ser sabor de carne e agora? Essas ração renal acho q não deve ter sabor carne né?! Li que disseram q é bom molhar a ração né? Não dar seca?!

Unknown disse...

depois de me decepcionar com a clínica com quem lidava fazia anos após a morte de meu cachorro por causa da arrogância da vet que esta tentando jogar a responsabilidade em mim e nos outros vets da clinica, decidi levar a minha gata a outra clínica. Resultado estava com IR ( CRETINANA 5,43 E UREIA 171). uma noite de internação. o dia seguinte levei para casa depois de a vet aplicar nela soro subcutaneo com um seringa normal(sem uso de equipo) e muito rapidamente.cheguei em casa a gata começou a passar mal e depois ficou gemendo de dor, se contorcendo de dor e acabou falecendo. Nunca vi soro aplicado dessa maneira diretamente com seringa e tão rápido.ESTOU COM MUITA RAIVA, OS VETS NUNCA ADMITEM OS ERROS QUE COMETEM, e agora ela esta tentando jogar a responsabilidade em mim. Tenho outros 3 gatos com o mesmo problema e todos estão bem e quando descobri que estavam com a doença as taxas de cretinina e ureia estavam mais altas..

Misleyne disse...

Lembra o nome com qyem comprou ?

Unknown disse...

Estou aplicando soro subcutâneo em meu gato faz uma semana e gostaria de saber onde posso comprar o soro, equipo e agulhas pela internet. Moro em Balneário Camboriú SC.

Unknown disse...

Boa noite! Comecei a fazer fuidoterapia no meu gato Zulu. Preciso que me ajudem a encontrar na internet o soro, equipos e agulhas Moro em Balneário Camboriú,SC, e os preços estão muito caros por aqui

Unknown disse...

Minha gata tá tomando o soro subcutâneo em casa e tá inchado com uma bola depois que dou o soro nela estou preucupada e normal?

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas! Estamos com um cachorro com doença renal crônica que está tomando 1l de soro todos os dias. Tem sido bem estressante pra ele e pra gente. Mesmo com um enfermeiro ajudando, ele já percebe o que vai acontecer e começa a ficar agressivo quando seguramos ele no colo. Vocês já ouviram falar se é viável usar algum medicamento que possa acalmar ele nesse momento, ou que ele possa dormir brevemente para aplicar o soro?

Beatriz Levischi disse...

Desculpem a demora para responder!

Sei que tem gente que imobiliza o animal pelo cangote e aplica o soro nessa região mesmo, Misleyne. Mas precisa acertar no meio para não formar aquela bolota incômoda na pata. Eu pediria ajuda para alguém, pelo menos nas primeiras vezes.

Nunca ouvi falar em "soro de reidratação". Se a doença renal da sua gatinha não estiver avançada, você pode tentar dar água na seringa – umas três vezes por dia, 20 ml cada. Aqui tem os detalhes:

https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html

A ração renal da Farmina é bastante palatável — a única que o Simba aceitou. Mas nem todo gato gosta que molhe. Prefiro dar o patê separado e as seringadas de água que comentei lá em cima.

Sinto muito pela gatinha que morreu! Se você tem provas de que veterinária agiu de forma inadequada, denuncie:

https://blog.gatoca.com.br/2020/07/veterinarios-criminosos-e-como-denunciar.html

Para comprar o soro, equipo e agulhas pela internet, pesquise farmácias ou lojas de material cirúrgico no Google, depois cheque a avaliação delas no Reclame Aqui. A maioria entrega em outras cidades e até estados — não precisa ser de Balneário Camboriú.

A bola pós-aplicação do soro é normal, sim. A gente só deve evitar regiões mais desconfortáveis para o bicho, como as patas.

Nunca vi indicarem calmante para facilitar a fluidoterapia. E sei que anestesia prejudica ainda mais o quadro renal. Melhor perguntar ao vet do seu cachorro.

natasha disse...

no jóquei, veterinária gama bezerra

Unknown disse...

Oi estou com meu dog. Com problemas renais e ele está tomando .soro subcutânea. Eu estou aplicando nele ..Ele tem que tomar 1 x ao dia A cada 48 hora

Mari disse...

Olá! É normal vazar um pouquinho depois da aplicaçao do soro na gata. Aplico na lateral do corpo onde tem bastante pele solta.Agradeço desde ja sua resposta. Obg.

Unknown disse...

Estou na luta tbm, meu filho tem 6 anos e hj é a segunda vez que aplico, é um tormento para ele, eu qse morro de dó e morro de medo de fazer algo errado tb (como perfurar alguma coisa).Estou usando a agulha 40x12 porque como aplico sozinha não tenho firmeza para o scalpe. Alguém sugere outra agulha? Posso esquentar a bolsa no micro? Obrigada 😊

Anônimo disse...

Eu queria perguntar pra vocês se é normal o gato fazer o tratamento na primeira semana e, de 10 (creatinina) cair pra 5. Mas na segunda semana subiu pra 7 fazendo o mesmo tratamento. A vet disse que varia de organismo mas como é possivel se em uma semana baixou 5 e na outra subiu? Nos suspeitamos e estamos querendo mudar de vet, o que acham?

Anônimo disse...

Alguem poderia me responder se o remédio Nexin para gatos com IR é bom e funciona mesmo?

Patrícia disse...

Oi, pessoal. Por quanto tempo dura esse incômodo quando o soro subcutâneo vai para a pata. Tenho uma gatinha e ela está com um cateter pra eu ficar aplicando o soro. Ontem dei 100ml, tudo ocorreu bem. Estava calminha. Mas às 2h da madrugada ela começou a se queixar muito. Não posso nem tocá-la. Só depois das 10h da manhã que conseguiu deitar um pouco. Ela tem 6 anos, acredito, e foi operada para retirada de pedra na bexiga. Antes tentaram tratar a infecção urinária mas ela teve complicações e várias crises de vômito. Pensei que seu estômago já estivesse comprometido. Depois da ultrassonografia, o estômago estava aparentemente normal, mas as crises por conta da pedra voltaram. Antes e depois da crise no estômago, tentamos fazer o exame de cultura da urina, guiada pela ultrassonografia,, mas sem sucesso. Ela não nunca tinha urina suficiente pois esvaziava a todo momento, além dela ser gordinha, o que atrapalha mais ainda na coleta. Implorei pela cirurgia até que ela foi feita. Seu pós operatório não está indo bem. E depois de 2 semanas de operada, ela se recusa a beber água. Ela está muito estressada. Estou fazendo uso do feliway já algum tempo, mas nada dela voltar a ter interesse em beber água. Uma solução foi colocar soro subcutâneo em casa pra evitar mais estresse. Ela vem sofrendo desde agosto. Mas infelizmente a cirurgia só foi feita na metade de outubro. Estamos sofrendo muiro. Tanto ela quanto eu que não aguento vê-la sofrer. Os médicos disseram que poderia ser tantas coisas. Mas ela nem se recuperou dá cirurgia ainda. Gato quando se estressa, é a pior coisa. Nunca pensei que ela iria sofrer tanto assim.

Aurélia disse...

Também tenho problema com um doente renal em casa. Quando aplica o soro na clínica, tudo bem. Mas em casa se bate demais pra aplicar e fica dolorido depois. Daí acabo tendo que dar remédio e sei que isso também é ruim pros rins dele. Não sei mais o que fazer. O soro é aplicado duas vezes por semana...sem condições de fazer sempre na clínica.

Beatriz Levischi disse...

É normal, sim, Mari. Por isso o pessoal faz pressão com um algodãozinho na região.

Com o escalpe a aplicação é mais fácil, porque a agulha curtinha não corre o risco de perfurar nada e você ainda segura na borboletinha. Pode esquentar a bolsa no micro-ondas, sim — está escrito no texto. Mas pouco tempo.

Como o soro dilui a creatinina, acaba mascarando o resultado. Na dúvida, porém, sempre vale ouvir outro profissional.

Eu vi na internet que Nexin é um suplemento alimentar, não um remédio. Pergunte ao veterinário se pode dar para o seu gato.

Patrícia, você levou a gatinha a um vet especialista em felinos? O incômodo do soro dura até o organismo absorver a bolota.

Aurélia, você não pode pedir ajuda para alguém? Enquanto um imobiliza o bichano, o outro faz a aplicação.

Unknown disse...

Olá...meu gato precisa fazer fluídoterapia 3x por semana e a vet indicou em casa, por causar menos estresse. A dica do escalpe me ajudou muito, mas não sei o que fiz de errado, que o soro não flui bem e as vezes para de entrar. Não sei se é a forma que seguro a agulha, mas algo não sai bem. E hj quando pela primeira vez que consegui aplicar o soro, meu gato se mexeu rápido e eu assustei, e quando puxei o escalpe olhei e vi que onde tinha perfurado, saiu sangue. Foi bem pouco mesmo. Mas com o susto e medo de machuca lo, decidi não fazer mais em casa; mas me sinto mal por saber, que aqui e comigo, ele se sentirá melhor e mais seguro... já que na clínica, elas não me deixam ficar com ele na hora do procedimento e isso me dói, por mim e principalmente por ele; por achar que o abandonei.
Dica amigos, para que eu consiga realizar a fluídoterapia em casa, tendo a certeza que ele não está sendo maltratado, quando eu não estiver junto. Um passo a passo para mim, seria o ideal.Obrigada!!!

ludlown disse...

Bom dia.
Meu gato tomou soro e está quietinho, bebe pouca água mas ainda não comeu. Chegou do veterinário ontem as 17:00 mas nada de procurar comer. É normal depois de ficar no soro?..

Unknown disse...

Ola Beatriz,

Meu gatinho tem 13 anos e a 01 ano tem rins policisticos, a 01 ano entrou para o soro, que eu mesma faco, estou fazendo de 3 em 3 dias, ele só come papinha e a vet liberou qualquer coisa para ele comer, pois racao seca ele nao quer mais, cada vez que faco o soro nele doi em mim, ele é minha paixao, ta doendo demais tudo isso. Uso a agulha rosa e o soro sai bem rapido. hoje notei que ele ta com dificuldade para se deitar, pois ele e persa e grande. notei tb que ele ta bem apatico, segunda vou levar para ver como esta a creatinina, mas doi muito passar por tudo isso.

Tati disse...

Gente, não estou conseguindo fazer o soro no meu cachorrinho ... Alguém tem alguma dica po favor

Suelen Assis disse...

Gente, minha gatinha é doente renal desde maio do ano passado, achei que ela morreria, a creati dela chegou acima de 10, as duas ureter dela estavam entupidas com pedra. Foram os piores dias da minha vida. Mais quero compartilhar como descobrimos a doença dela, eu na verdade não notaria nunca. Meu esposo começou a notar que ela estava bebendo muita agua, pois ela bebe agua da torneira do banheiro, ela começou a pedir mto. Ele achou estranho e comentou comigo, eu ainda disse que é uma boa noticia pq gato deve tomar bastante agua, mais liguei no veterinário dela para tirar a preocupação da cabeça dele, foi ai que fiquei preocupada, eles disseram que poderia ser rim ou diabete. No dia seguinte levamos ela no veterinário, mais confesso que eu estava bem tranquila, pq achei que ela estava bem, chegando lá minha vida começou a desmoronar aos poucos, quando pesaram ela, ela tinha perdido 1k, quando fizeram exame de sangue a creati dela estava em 8. Ela ficou internada na minha cidade durante uma semana, mais foi em vão. levamos ela para SP da RENALVET ( nossa salvação, lá realmente é mtooooooo caro). Ela operou, fez transfusão de sangue e tomou tantos remédios que perdi a conta, quando estava no começo eu li vários comentários aqui e confesso que fiquei mais triste ainda, pois vi que a luta é grande, e ela é minha filha de verdade ( amo mto ela). Mais graças a Deus hoje ela esta super bem, come muito bem ( esta ate gordinha de novo), bebe agua regularmente. O soro aplicamos de seg quarta e sexta 350ml. Em casa eu seguro ela no meu colo e meu marido aplica. No começo era mais fácil quando ela estava mais fraca, hoje ela faz mto força para se soltar ( meu braço chega a formigar de tanta força que tenho que fazer para segurar ela kk), e eu tbm as vezes fico triste pois ela agora é bem receosa quando eu chego perto, ela sempre acha que vou pegar ela pra dar soro. não conseguimos intercalar os lados, tentamos dar do outro, ela se debate e fica mto brava. Então damos de um só.

Renata Spezani disse...

Eu tinha um medo horrível de chegar à fase do soro quando descobri a doença renal da minha cachorrinha, mas o dia chegou. Comecei ontem a aplicar o soro em casa e espero acostumar com essa rotina dolorosa para o nosso coração. Minha Mel tem 16 anos, uma vitalidade de filhote. Há um mês achei que ia perdê-la. Estava fraca, com muito enjoo e bebendo muita água. Durante a primeira semana de tratamento na veterinária para infecção urinária e a fluidoterapia para diminuir os níveis de ureia e creatinina ela desmaiou duas vezes em casa e achamos que ela estava partindo. Mas agora está mais forte e tenho esperança de conviver com ela até quando Deus quiser. Muita força a todos.

Mari disse...

Obrigada pelas dicas! Meu cachorro bob tem 10 anos e meio e acabamos de descobrir sua doença renal crônica... Começamos a aplicar o soro hoje (com cone e tudo porque ele é bravo) e o meu grande medo é fazer o furo... saiu duas vezes. é normal ficar um pouquinho de sangue no local do furo? Já aconteceu com alguém?

Renata Spezani disse...

É normal sim! Eu também odeio fazer o furo. E meu marido tem pena de segurar então ela acaba se mexendo muito. No primeiro dia tava tão nervosa que me furei. Hoje tô aqui na luta. Fiz a metade, mas quando saiu e fui furar de novo ela ficou muito agitada. Estou dando um tempo pra ela.

Anônimo disse...

Minha querida gatinha velhotinha (16 anos) começou há uma semana a fluidoterapia, ainda não consegui fazer a aplicação sozinha, mas gostaria de agradecer pelos relatos e dicas que encontrei por aqui!
Sinto muito por todos os relatos de perdas :-(

Beatriz Levischi disse...

Fazer a fluidoterapia sozinho é complicado mesmo — eu não conseguiria. Ninguém pode segurar o gatinho para você? Já ajuda muito.

É normal, sim, eles não quererem comer depois de uma situação de estresse, Ludlown. E sair um pouquinho de sangue do local do furo também, Mari.

Como está o persinha? Dê notícias!

Você seguiu as dicas do post, Tati?

Tente minimizar o trauma do soro fazendo algo que sua gatinha goste muito na sequência, Suelen. Pipoca, por exemplo, ama a escovação. Eu espero uns minutinhos para baixar a adrenalina e capricho na Furminator — desviando da região da aplicação.

Mandando boas vibrações para a Mel, Renata!

Volte para contar se deu certo, tutora da velhotinha!

Unknown disse...

Muito obrigada pelas dicas!
Começamos a fuidoterapia na nossa gatinha Shirley há duas semanas, ela tem 14 anos, vamos fazer outro exame de sangue na semana que vem pra ver se baixou a creatinina e a ureia. Após duas semanas de soro subcutâneo ela voltou a comer sozinha.
Começamos o tratamento em casa para diminuir o estresse, mas hoje quando tirei a agulha saiu um pouquinho de sangue, fiquei super assustada.
Na próxima compra de insumos vou comprar o scalp 19.
Pra quem não está encontrando, tem nas lojas de produtos hospitalares, geralmente tem em frente aos grandes hospitais, aqui na zona leste de São Paulo tem uma loja em frente ao banco de sangue do hospital Santa Marcelina de Itaquera, eu compro lá, é bem barato.

Unknown disse...

Eu compro tudo pela Internet. Em SP , nas lojas cirúrgicas vendem somente para veterinário ou médicos.

Livia Soares disse...

Podem me indicar um local para a compra? eu vou precisar pra uma gata minha. :(

Unknown disse...

Aqui em sorocaba eu comprei soro 500 gramas 5 equipo e 5 agulhas por 6 reais

Monique disse...

Eu comprei no mercado livre

Unknown disse...

Ele tem qual poblema

Anônimo disse...

Essa página está me ajudando muito.
Minha cachorrinha de 10 meses apresentou creatinina 6.4 por alguns dias, aplicaram fluidoterapia e não baixou. Optamos por trocar de clínica, depois da fluidoterapia intensiva, baixou para 4.1, mais 24h e foi para 3.0. No último exame ela apresentou creatinina 2.5, mas continua fazendo fluidoterapia todos os dias.
Será que é reversível de quando parar a fluidoterapia, não subir mais a creatinina?
Ela não come nada, exatamente NADA! Tudo tem que ser forçado!

Unknown disse...

A creatinina da minha Scarlett, de 2 aninhos, de um pouco acima do normal. O vet disse q pode ser problema renal. Faremos a ultra-sonografia p ver. Estou desesperada😭

Marcia Z disse...

Nao é perigoso, porem incomoda muito o animal, melhor local nas laterais da coxa, segura a coxa com a mao e sentira um vao

Marcia Z disse...

Nao, o melhor e colocar ela deitada de lado, e alguem segurar o corpinho pra n
Levantar

Unknown disse...

Meu gatinho fez aplicação hoje pela manhã e desceu para uma das patas, já está de noite e ainda não foi absorvido, é normal?

Unknown disse...

😢muito triste

Unknown disse...

Boa noite minha cachorra está no meio de uma crise, ela está babando, hoje comeu duas vezes a ração renal, porção pequena, dei o soro subcutâneo hoje de manhã, porém ela está muito fraca, provavelmente com dor, com o odor na boca muito forte, fica deitada o dia todo, dei Buscopan para ela faz algumas horas,acho que ela está fraca e sem apetite será que posso aplicar mais um soro subcutâneo agora de noite?? Pois ela está muito fraca! Me ajudem por favor

Beatriz Levischi disse...

Desculpem demorar para responder os comentários! Nós mudamos de casa recentemente e as coisas ficaram tumultuadas por aqui.

Como a Shirley está?

Sobre a cachorrinha de 10 meses, espero que tenha sido uma crise renal aguda. Ela é bem nova. Já voltou a comer sozinha?

Notícias da Scarlett? Pipoca foi diagnosticada com 5 anos e acabou de completar 14. Respira fundo!

Nunca vi bola de soro demorar tanto tempo para ser absorvida. Você perguntou ao veterinário?

Tutora da cachorrinha que estava babando, espero que você a tenha levado ao vet. E que ela esteja melhor. :)

Unknown disse...

E como está o seu gatinho?

Unknown disse...

Vc é de onde?? Qual é o nome da Dra?

Unknown disse...

Tem uma nefrologista na unigranrio em Duque de Caxias...o nome dela é Márcia Miranda.

Unknown disse...

A pérola é uma maltes e tem 2 aninhos e 10 meses. Foi diagnóstica com DRC. Comecei a fazer a fluidoterapia hoje, estou tão nervosa pois tenho medo de furar ela errado. Li todos os comentários e me ajudou bastante.
A veterinária passou o soro fisiológico.

Anônimo disse...

Estou acompanhando os comentários aqui desde que minha gatinha começou a ter esse mesmo problema descobrimos a 1 mês e a doença tomou conta muito rápido Estrelinha tem 18 aninhos e estava com 6 de creatinina, ficou internada 4 dias e baixou pra 5.9, resolvemos trazer pra casa pois estava muito estressante pra ela ficar internada ela não gosta de se sentir sozinha... Estou cuidando em casa ela não come mais sozinha então eu diluo a ração royal em um caldinho e dou na seringa morninho, o soro também já estava estressando muito, sei que tenho pouco tempo com meu anjinho mas estou dando o melhor que posso a ela, desejo sorte a vocês e muito amor é uma fase difícil

Andressa disse...

No mesmo dia em que escrevi esse comentário minha Estrelinha partiu, me deixou despedaçada, só sei chorar não consigo aceitar essa partida tão dolorosa

Rachel disse...

Só gratidão por esses espaço, e parabéns pela dedicação dos tutores que aqui passaram e comentaram. Eu estou no subcutâneo com a minha Doguinha dia sim dia não, e a vida do renal e sua família é uma montanha russa. Queria dicas sobre a velocidade. Sinto que as vezes eu furo errado, e o gotejamento é muito devagar. Queria entender o que faço de errado, pra ter dias com velocidade ótima e duas que tenho que furar mais de uma vez pra fazer o soro correr bem.

Anônimo disse...

Você pode ir apertando a bolsa de soro, ele desce muito mais rápido assim!

Lúcia disse...

Levei minha gatinha no Vet. pois estava sem comer a 5 dias, demorei muito. Chegando lá ele fez um hemograma e creatinina. O resultado da creatinina foi assustador, 8,82. O vet. falou que minha gata estava morrendo e que tinha 10% para sobreviver e que o quadro só ia piorar mais. Resolvi fazer tratamento com soro por 5 dias. Refiz o exame da creatinina que subiu para 10,6. Foi então que ele me falou que eu tinha três opções levar para casa e esperar ela falecer, fazer mais fluído terapia ou a eutanásia. E ele falou para dar água na seringa e doce(leite condensado, goiabada e suspiro) que não adiantou de nada. Eu tinha que forçar pra ela comer doce. Nada resolveu, a minha gatinha só definhava. A creatinina não baixou nada. Pra evitar sofrimentos como feridas na boca e no trato digestivo como ele falou que ia acontecer, acabei sacrificando minha gatinha. Depois de ler todos os depoimentos estou me sentindo uma assassina. Estou muito arrependida e sofrendo muito. (No soro ele adicionava Complexo B, potássio e remédio para enjoo) Estou arrasada, agora eu vejo que poderia estar com ela aqui comigo agora, mais fui imprudente.

Lenice disse...

Tantos depoimentos de luta com essa doença. É muito triste ! Minha gatinha está com esse problema só 4 anos. Foi diagnosticada com taxas bem altas de creatinina. Estou fazendo a fluidoterapia mas não vejo ela ter apetite. Estou muito triste 😔

Lenice disse...

Não se culpe...todas as tentativa são no intuito de que animal responda. Deixei a minha gatinha por 9 dias e diminuiu a creatinina. Agora ela está em casa fazendo a fluido a cada 48 horas. Infelizmente, pra doença tudo são paliativos ...

Unknown disse...

Olá, li os comentários e me identifiquei muito com os relatos. Há 2 meses minha pinscher de 12 anos foi diagnosticada com insuficiência renal crônica, ela chegou no hospital com 9 de creatinina, fósforo, ureia e potássio também estavam fora do normal. O veterinário falou que estado dela era extremamente grave. Que ela teria que tomar soro na veia até a create abaixar. Ela estava muito mal. Naquele dia levamos ela para casa aos prantos. Chorei todo o caminho de volta com ela em meus braços. Eu orei muito, pedi a Deus que nao levasse ela agora. E como o médico disse, ela é um milagre, hoje a create dela está 0.93, aprendi a dar o soro subcutâneo em casa, e é super tranquilo, ela acostumou. Ela passou a comer a ração renal, e está tomando alguns suplementos vitamínicos.
É doloroso olhar para ela e saber que um dia ela irá partir, mas eu fiz e sempre farei o possível e o impossível para vê-la bem. Ela está muito bem aparentemente, tenho muito orgulho dela. Ela é forte!
A cada 10 dias levamos ela para fazer exames e tomar o soro intravenoso no hospital.

Lenice disse...

Seu depoimento me encheu de ânimo. Creio que Deus pode fazer um milagre com a minha gatinha. Ela está em tratamento e eu peço muito a Deus que me deixe mais tempo com ela 😔

Unknown disse...

ALGUÉM PODE ME DIZER SE A UREIA OU CREATININA ALTA AFETA A COORDENAÇÃO MOTORA.TIPO;tremedeira

Lenice disse...

No caso da minha gata ela tava com essas taxas muito alta, mas só percebi moleza e falta de apetite.Nao observei tremores. Graças a Deus ela está melhor agora.

Beatriz Levischi disse...

Como está a Pérola? 2 anos e 10 meses é bem nova. :\

Sinto muito, Andressa! Também perdi uma gata recentemente e, como você, achei que ela preferiria aproveitar o finalzinho de vida aqui em casa, com a gente. Ela morreu no meu colo, ao lado do seu amor felino.

Eu não entendo muito de cachorro, Rachel. Para os gatos, os vets aconselham aplicar o soro na lateral do corpo — e, se possível, ir alternando o lado. Nessa região, ele flui bem. Você está usando escalpe?

Não sei se pode apertar a bolsa. É melhor confirmar com o veterinário.

Não se culpe, Lúcia! A creatinina da sua gatinha estava bem alta. E a gente não tem como saber se o organismo dela reagiria. Leia os outros posts relacionados à doença, linkados no final deste aqui, e coloque o aprendizado em prática com os próximos bigodes. Gatos não podem passar mais do que dois dias sem comer, aliás, sob o risco de desenvolver lipidose hepática.

Feliz com as notícias da pinscher! :)

Nenhum dos meus renais teve "tremedeira". Ureia em excesso no sangue pode causar enjoo, que faz com que o animal pare de comer. E desnutrido ele acaba ficando fraco, de andar bambo. Nesse caso, vale a pena entrar com a alimentação forçada. Mas peça orientação ao seu vet.

Que bom que sua gatinha melhorou, Lenice!

Marina P. disse...

Lembrando que a fluidoterapia é somente para animais desidratados. Ela não altera significativamente os valores dos exames, apenas "mascára". Fluidoterapia em excesso e sem indicação correta pode trazer consequências, uma delas é anemia. Procure sempre um veterinário especialista em felinos, de preferência um nefrologista.
Se seu gatinho (a) nao está se adaptando a nenhuma das marcas de rações renais, a alternativa mais próxima são as rações seniors.
Invista em fontes de água e sempre ofereça água filtrada.

Boa sorte para todas nós ♥️

Unknown disse...

Vc tem que levar no veterin
ário no

leaozinho44 disse...

Pessoal meu gato adotado de rua apresentou insuf.renal...foi tratado e ele tomava soro subcutaneo 1 vz por semana agora de 15 em 15 dias ..o prob.é q.tem vz q.ele fica apos tomar com dores...mal consegue andar...eu dou buscopan em gotas de 8 em 8 ate melhorar...mas isso nao acho normal...o veter.disse pra aquecer a bolsa de soro...mas as vzs acontece isso de ficar com dores...será q.estamos aquecendo muito?? Qual tempo de aquecimento?? Se puderem me ajudar agradeço...ele tem uns 4 anos

Lenice disse...

Que eu saiba ão existe isso de aquecer o soro.
Veja outro local com outro veterinário.
O gato não fica dores não.
Eles ficam meio chateados só querem dormir.

Unknown disse...

Oi boa noite,estou com a minha cachorrinha safira com doença do carrapato e devido essa doença ela teve várias convulsões e está sem andar não sustenta o corpinho e está com as plaquetas mto baixas,está tomando gardenal mais mesmo assim as crises convulsivas continuaram as vezes uma atrás da outra com pouco espaço de tempo,gente e desesperado,eu saia correndo para a clínica 24 HS para ela poder tomar o diasepan na veia,só assim as crises paravam,já estou neste processo a duas semanas,ela tbm esta tomando um antibiótico Dexitrina e um antialérgico dexametasona e mais o emolitan, agora ela parou de comer aí ficou TD mais difícil,eu e meu filho estamos tentando alimentar ela com a seringa, mais não estamos tendo mto sucesso,ela ficou um dia mto fraca,levamos a clínica a veterinária falou que ia tentar aplicar um soro para ver se ela reanimava,deu certo, trouxemos ela pra casa com o acesso venoso fiz outro soro nela, mais com os esparmos ela perdeu o acesso,foi aí que fiquei mto preocupada,e conseguir está dica da aplicação do soro subcutâneo, liguei pra uma amiga veterinária e pedir ajuda,ela me disse a dose certa e a agulha fiz pela primeira vez,e aí começei a procura na internet, alguma coisa que faltasse sobre está maneira de aplicação do soro,se eu tivesse descoberto essa dica antes ela não teria chegado ao estado que está, mais na clínica não falavam nada pra mim,já gastamos mto pra poder deixar ela internada,aí eu conseguir com está amiga,o diasepan pra fazer em casa retal ela me ensinou qntos ml de diazepan eu teria que introduzir no reto e tbm me ajudou mto,foi nesta busca que encontrei vcs,faz dois dias que ela não tem crises de convulsões graças a Deus, mais está mto fraca,hj tentamos alimentar ela pela seringa mais ela não tô ou quase nada,fiz o soro subcutâneo mais a minha amiga me falou que não podia colocar nada no soro teria que ser puro,e que só pode colocar vitamina ou outro remédio se for venoso,e já li vários relatos de pessoas que fizeram,e difícil TD tem que pagar pra fazer e agora já não tenho mais dinheiro pra pagar veterinário,estou desesperada sem saber como salvar a minha filhinha safira dói mto ver ela nessa situação,se vcs souberem de alguma dica que possa me ajudar a salvar ela por favor me responda, preciso que ela volte a comer ou algum suplemento que possa ir no soro desde já mto obrigado,o meu email é kelrys.trindade68@gmail.com desde já mto obrigado, gratidão pelo autor desta página,a ajuda de vcs salvam mtas vidas dos nossos 4 patas❤️🙏😔

Lenice disse...

Olha, qnd minha gata tava muito debilitada eu dei soro caseiro com um suplemento chamado nutrilife. Eu pegava ia 60 ml de soro e duas medidas de nutrilife e dava 10 ml a cada duas horas de modo que no dia ela ingeria 60ml dessa mistura. Pra ela funciou muito, mas cada caso é um caso. Infelizmente a medicina veterinária é composta em sua grande maioria por mercenários que estão dispostos a tudo pra sugar o nosso dinheiro.
Desejo sucesso pra vcs. Sei demais o que a dor de ver seu amorzinho sem comer.

Andressa disse...

Pessoal, Boa Tarde!
Eu gostaria de pedir a opinião de vocês.
Minha cachorra foi diagnosticada com problema renal, em Abril desse ano. Desde então, ela tem ido ao veterinário 3x por semana pra tomar soro, toma remedio para o estômago, para pressão, capsulas de omega 3, e suplemento mineral.
Notei essa semana que ela parou de comer, e quando repetimos o exame de sangue, vimos que a taxa de uréia esta acima de 300, e a Creatinina 7,9.Na realidade não sabemos mais o que fazer. Seria necessário tomar soro todos os dias? Abraços.

Lenice disse...

Oi Andressa
Minha gata ficou com creatinina mais que 9. Foi um sufoco. Tivemos que internar ela pra tomar soro na veia pq não adiantava levar todos os dias. Ela ficou 8 dias internada com o soro direto na veia. Deu uma baixada e depois ficamos fazendo a cada 48h. Hj ela tá nem melhor e passou pra 72h o soro subcutâneo.
Dou pra ela tmb soro caseiro e acredito que isso ajuda tmb, mas com a creat nesse nível o ideal é soro na veia direto por alguns dias.
Desejo melhoras.

Anônimo disse...

Talvez você esteja aplicando em um lugar que incomoda ele. A primeira aplicação no meu amarelinho, acompanhamos no vet, aplicamos atrás do lado da coxa mais ou menos...sempre no sentido do pelo. Deve ficar um pouco dolorido sim, mas logo passa!

Daniella disse...

Olá , meu gato tem só 3 anos , está sofrendo com problema renal já a 10 dias levamos diariamente no Vet para soro na veia a creatinina deu 20 no primeiro exame e no segundo 11 mais ele não reage , não está comendo nada a 10 dias não sei mais oq faço , não tenho condição de internar , meu Deus como e triste ver nossos bichinhos assim

Lenice disse...

Olá Daniella,
Eu passei por isso e sei da sua aflição. Internei a minha duas vezes. Qnd ela saiu tava com a creat 5.5 foi um valor bem alto que gatsei msm com as duas internações. Qnd ela chegou em casa tmb não comia bem não. De nutralife duas medidas em 60 ml de soro caseiro. Essa porção fui orientada a dar 10 ml a cada dias horas. O importante é ele consumir 60ml dessa mistura no dia. Além de hidratar vai alimentar o seu gato.
Veja se consegue fazer com o seu.
Boa sorte.

Unknown disse...

Oi Lenine
E quantos dias seu gatinho ficou internado ? Hoje ele está bem?

Unknown disse...

Oi Lenice
Meu gatinho agora não tá mais conseguindo andar direito o seu passou por essa face

Lenice disse...

Oi...
Foram duas internações.
A primeira ficou 8 dias.
Levei pra casa ficou 5 dias em Casa e
preciso ficar mais 5 dias internada.
Agora ela tá bem ...e segue fazendo fluidoterapia a cada 72h.
Eu continuo dando o nutralife com soro caseiro.

adrianessa disse...

Meu bebê de 7 meses nasceu c o rins idoso
Começamos hj e m vasa c o soro subcutâneo e tem dia q ele fica quietinho sem ânimo sem querer comer, mas é pq a ureia dele
Está muito alta. Espero q com o
Soro Td volte ao normal

Unknown disse...

Bom dia !!! Pessoal meu Marley é um cão com 9 anos e diagnóstico com doença renal desde o dia 23/10, está sendo uma luta, logo de início estava indo 3 x semana para tomar o soro e agora passou para 2 x semana, seu apetite sempre melhora quando toma o soro pois já é medicado com vonal e vitamina, sempre vem embora com apetite mas quando não toma o soro uma luta não quer comer.
Ração renal nao come de jeito nenhum, já tentei várias alternativas para comer.
Vet me oriental cozinhar ovo e dar somente clara e ricota.
Gostaria de saber se tem algo caseiro que posso tentar inclemetar alimenta ção.

Anônimo disse...

Importante ressaltar que vale à pena investir em algumas sessões de hemodiálise (cães) ou diálise peritoneal (gatos) e que não se deve, portanto, somente usar fluidoterapia como único recurso. É muito importante levar o animal a um Vet nefrologista (não fazer tratamento com clínico geral) que tenha condições de realizar hemodiálise e diálise peritoneal é fundamental! Assim como é fundamental levar qualquer animal com uma doença séria e potencialmente letal no vet especialista (cinomose/leishmaniose/doença do carrapato, etc no infectologista, problemas de coluna ou encefalites não infecciosas no neurologista, probl cardíacos no cardiologista, etc, etc - como se faz na medicina humana pq, muitas vezes, o clínico geral não tem conhecimento profundo ou atualizado sobre a enfermidade em questão ou não possui todos os recursos para maximizar a qualidade de vida ao paciente

Andressa disse...

Ola, Bom dia!

A minha cachorrinha tambem não queria comer a ração renal. Aí veterinaria me orientou a misturar um pouco de gordura (gordura do bacon, da bisteca, manteiga sem sal).Isso ajudou bastante

Anônimo disse...

Faça uma sopinha com cenoura, batata e peito de frango. Depois bata no liquidificador. Creio que ela irá gostar.

Rodrigo disse...

Meu gato toma 125ml, eu só consigo achar soro de 250 ml. Ele toma a cada 48 horas tem problema ele fica guardado até a próxima aplicação?

Simone disse...

Não, pode deixar até 3 dias na geladeira.

Simone disse...

Minha gata tem 18 anos e faço soro subcultaneo em casa dia sim, dia não tem um mês, dou 200 ml, por um ano eu dava a cada três dias, mas precisei o intensificar, sempre dou quando ela está dormindo, nunca reclama, é super boazinha. :)
Ela toma enalapril 2x ao dia, hemolitan 1x ao dia e ômega 3 tbm 1x ao dia.
Ela gosta de comer mas as vezes sente dor na gengiva devido à alta da creatinina e uréia, e isso faz não querer comer, então faço patê com a ração, pico a ração em tamanhos menores e dou patê da Whiskas, eles adoram o sabor e o importante é comer, sempre estou atenta nisso.
Ela vive bem, tem dias que ficam difíceis, mas logo melhora.
E eu compro os soros e equipos no Shopee, pago em média de 1,90 no equipo e 6,00 reais no soro de 500ml, tem uma loja que entrega no Brasil com preço super bom tbm, se chama maconequi, é até mais em conta, mas tem frete e acaba saindo igual.

Unknown disse...

Meu cãozinho ja era velhinho e foi diagnosticado com câncer próximo ao fucinho, ano passado e foi uma luta pq os remédios eram fortes e acabou afetando os rins. Dia sim dia não era necessário fazer fluidoterapia, comecei a fazer em casa ele aguentou firme, só reclamava quando a agulha entrava. Infelizmente ele não resistiu a cirurgia pra retirada do tumor e faleceu. É uma dor imensa.
Ainda tenho 07 soros ringer lactato 250 ml, 28 equipos, uma cx fechada de agulhas verdes (21g) e 06 seringas de 03 ml, pq no final a alimentação era dada na boca. Se alguém precisar entre em contato: Rosi 11.99883.5937

Lívia disse...

Meu gato faz tratamento desde 2018, atualmente ele está com 13 anos. Recentemente comecei a aplicar o soro em casa, é bem desafiador. Percebi que ele fica mais calmo só comigo do que junto com o meu marido, então comecei a fazer sozinha. Li a maior parte dos comentários e o que posso dizer para tentar ajudar é que não se culpem e não desistam. No começo eu estava entrando em desespero nos dias que não conseguia aplicar o soro, parecia que eu jamais iria conseguir. Agora estou aceitando que vai ter dia que vai dar certo e vai ter dias que é melhor não insistir e deixar pra lá (tentar no dia seguinte novamente em vez de estressar demais o gato). Também notei que quanto mais calma eu estou, mais calmo ele fica. Em último caso, se não consegui dar o soro em casa, levo até a veterinária para ela aplicar. Enfim, é preciso paciência e persistência.
Vi também que muitos tutores aqui estão com problemas com a alimentação e apetite. O meu toma petprazol para evitar o enjoo, funciona bem. Mas sempre procurem orientação da veterinária, no meu caso ele faz exames periódicos e sempre estamos revendo as dosagens e remédios dele. Ele também faz reposição de potássio.
Ele enjoa da ração bem rápido, então eu preciso ficar revezando sabor, marca... entre as opções de ração renal, ele gosta mais da Farmina, mas eu costumo comprar o pacote menor e quando acaba compro de outra, assim não dá tempo de enjoar. Com o tempo e acompanhamento do tratamento percebemos (eu e a vet) que só a ração renal faz ele emagrecer muito, então no momento eu revezo com ração comum também, nesse caso o que procuro fazer é olhar na descrição da ração a quantidade de fósforo e proteína. A dica é comparar com a renal, e veja se a diferença é grande demais, procurem ração premium e deixem o bichano comer (o meu adora a N&D). Tem uma da Royal Cannin (sterelized 7+) que não é medicamento mas tem o controle renal, e no geral eles gostam bastante (tenho mais 3 gatos). Pesem toda semana. A orientação que recebi é que manter o peso é melhor do que insistir na alimentação renal, e a alimentação úmida (patês, sachês) também é importante. Tenho comprado sachês (comum mesmo) e com esses pequenos ajustes na alimentação ele já foi de 2.5kg para 4kg.
Espero que alguma dessas dicas possa ajudar, junto com muitas outras que já foram dadas pelos colegas que postaram antes de mim. E boa sorte para todos nós nesse processo.

Elisângela disse...

Queria agradecer muito a dica do escalpe. Eu fiz exatamente isso de comprar a agulhinha mais fina porque achava que seria melhor. A gente tentou uma vez e o soro não fluía, a gatinha ficou doida querendo fugir. Aí a vet explicou que o calibre da agulha precisaria ser maior... Vou tentar o escalpe. Obrigada por tudo!

Anônimo disse...

Estou aqui em 2022 para agradecer por todas as dicas! Meu gatinho esteve internado por 22 dias em novembro do ano passado, por insuficiência renal. Sobreviveu, voltou para casa seco e fraco, achei esse post e resolvi investir com pacienci na fluidoterapia em casa. Comprei soro ringer lactato, equipo e scalp (uso o 21) no MercadoLivre, aqueço a bolsa de soro no microondas, dou racao renal e borrifo homeopatia na boca duas vezes ao dia. Está aqui firme e forte, nem os veterinários acreditaram que ele viveria tanto tempo!

Gabriela disse...

Uma dica para quem tem dificuldade na hora de aplicar o soro subcutâneo é oferecer sachê ou outra coisa que o bichinho gosta enquanto aplica, de pouquinho em pouquinho. A minha fica entretida comendo e esquece que tá tomando soro.

Anônimo disse...

Minha gata de 15 anos (faz em outubro) foi diagnosticada com doença renal crônica a quase dois anos e desde então aplico soro uma vez a cada dois dias. Toma omega três e renacat diariamente. Melhorou muito desde então. O problema é que nas últimas duas aplicações do soro que fiz no lado esquerdo devem ter causado alguma inflamação na pata de trás. Tenho medo que tenha pego algum nervo pois ela está com a patinha bamba, sem força, com dificuldade pra caminhar.Na primeira vez fiquei apavorada pq ache que fosse algo neurológico mas melhorou no dia seguinte. Desta vez, uma semana depois da última aplicação do lado esquerdo, piorou, está mais cambaleante, com mais fraqueza na pata. Vou esperar até amanhã ver se melhora como da última vez e não aplicarei mais do lado esquerdo... Alguém aqui já teve esse problema? Se sim, gostaria de mais detalhes.

Aluisio disse...

Gostaria de agradecer profundamente a todos que compartilham suas experiências, em especial à Beatriz! Espero conseguir usar as dicas para enfrentar a luta com a nossa gatinha Nina.

Nina tem 11 anos e encontrei um nódulo estranho na lombar dela há +- 2 meses. Inicialmente, torcendo que fosse algo inofensivo, protelamos algumas semanas, querendo evitar o estresse de sair de casa por conta de uma bolinha de gordura, por exemplo. Ela estava super bem, brincalhona e interativa como sempre.  Mas cerca de 1 mês depois que notei, levamos ao vet para investigar. A indicação foi de cirurgia imediata, feita 2 dias depois. A biopsia apontou que trata-se de Sarcoma grau 3 (o que é  muito grave). Meu mundo caiu. Ela é sensacional, interage muito conosco, recebe todos na porta, enfim... O vet disse que estava com boa esperança, pois, estava superficial e entranhado na gordura, disse que conseguiu retirar com margem. Seguimos rezando e torcendo que não tenha ocorrido metastase.

O que está tirando nosso chão é que, após a cirurgia, a Nina ficou 7 dias muito bem, nem parecia ter passado pelo procedimento, mas no oitavo dia ela vomitou bile e parou de comer. Estava tomando celesporin (antibiótico) e meloxiworld (anti-inflamatório) no pós cirúrgico.

Por telefone, o vet disse que provavelmente era gastrite por conta dos remédios. Tentamos oferecer saches. Ela só lambia o caldo e não voltava a comer. Com a demora para melhorar, levamos para fazer exame de sangue. Resultado:  creatinina 6,9mg e ureia 401mg. O vet diagnosticou como insuficiência renal crônica, que segundo ele, já devia existir antes da cirurgia. Não tínhamos um histórico de exames anteriores. No entanto, ela não tinha sintoma algum, sempre foi parrudinha, pesava 6kg antes da cirurgia (agora está com 4kg), sempre comeu e bebeu água normalmente.

Depois de ler um pouco, ficamos nos perguntando se o remédio ou a anestesia podem ter causado ou agravado a insuficiência. Infelizmente, não foi feito um exame antes da cirurgia, que talvez pudesse ter apontado a necessidade de optar por remédios ou doses diferentes. Isso nos chateia profundamente. O vet ia colher o sangue durante a cirurgia mas disse que ficou focado na remoção do nódulo e acabou esquecendo. Na semana passada, ficou com ela 3 dias, hidratando e medicando. Receitou fortekor e furosemida.

Ela voltou mais animada pra casa, mas rejeitando ração e lambendo somente o caldo dos saches, até que parou de vez, novamente. Já está há 2 dias no vet, no soro e medicações novamente. Busco amanhã para aprendermos a aplicação subcutânea. Um novo exame apontou creatinina 4,2 mg e ureia 196mg. Ele nos diz que o estágio ainda seria inicial e que tem esperança da hidratação estabiliza-la. Mas estamos muito tristes, está difícil não nos culpar.

Tínhamos o péssimo costume de não fazer visitas ao veterinário, portanto, não possuíamos experiência e nem um histórico de exames. Nossos gatinhos sempre ficaram muito estressados quando saiam de casa, então sem sintomas e com peso aparentemente estável, confiamos que estavam bem. A lição está sendo aprendida da pior forma possível. Espero poder contribuir um pouco com alguém. E toda dica será bem-vinda.

Anônimo disse...

Olá , tenho um cachorrinho de 8 aninhos , um buldogue francês.
Há algumas semanas ele começou a vomitar a ração , parou de comer .
Fiquei desesperada e levei ao veterinário.
Ele fez exames de sangue e ultrassom abdominal.
Constou problema renal 😭
O veterinário passou Vonau para os vômitos e o Soro subcutâneo.
Ele está na segunda semana de tratamento ( do soro) e não vejo melhora .
Ele não quer comer , já tentei de tudo . E tudo que come ele vomita , mesmo tomando o Vonau .
O veterinário indicou 3 semanas durante um dia sim e outro não de soro .
Mas estamos na segunda semana e ele não reage , não come .
Faço a aplicação do soro em casa mesmo .
Estamos muito triste e fico muito preocupada pq ele não quer comer nada .

luzia serra disse...

Boa tarde, minha gatinha Luna esta com doenca renal cronica , estou aplicando o soro em casa, gostaria de uma ajuda. como ela toma 100ml e so estou achando de 500ml , gostaria de saber se posso usar duas vezes, ou seja reaproveitar de um dia para outro o soro se sim como posso conservar a embalagem.

obrigada

Anônimo disse...

Poderia me ajudar , tenho 16 em casa são idosos e tô precisando de umas dicas , me sinto perdido

Anônimo disse...

Quanto de ringer você da pra ele, estou confuso com as informações , a minha gata tem 16 anos tá com 4 kilos tá tomando 50ml, mais para o que eu ouvi 50ml não dá nem pra hidratar a coitada

Beatriz Levischi disse...

Desculpem o sumiço nos comentários do último ano! Com a gangue idosa, as coisas estão complicadas por aqui. Fico feliz de ver que o Gatoca formou uma comunidade que se ajuda de forma independente. ❤️

Essa dor após a aplicação do soro não é normal mesmo, leaozinho44. E aquecer a bolsa diminui o desconforto, sim, Lenice. Mas só o suficiente para o soro não entrar gelado no corpo — o tempo vai depender do tamanho da bolsa e da temperatura ambiente.

Espero que a Safira tenha se recuperado. Cachorros não são minha especialidade, mas fiquei contente de saber que as dicas ajudaram. Em soro subcutâneo é arriscado acrescentar vitaminas mesmo. Sobre a alimentação forçada, se mais alguém precisar, seguem três textos importantes:

https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html

https://blog.gatoca.com.br/2021/11/seringa-que-goteja-para-cuidar-de-gato.html

https://blog.gatoca.com.br/2022/06/cuidado-com-alimentacao-forcada-para.html

Oi, Andressa! Imagino que não dê mais tempo, mas não conseguiria te responder, de qualquer forma, porque cada animal reage à doença e ao tratamento de um jeito.

Poxa, Daniella, três anos é bem novo... :\

Mande notícias do seu bebê, Adrianessa!

O ideal é que um vet nutrólogo elabore a alimentação natural de acordo com as necessidades do Marley. Mas, se mais gente tiver essa demanda, deem uma fuçada no Cachorro Verde: www.cachorroverde.com.br.

A melhor pessoa para definir o tratamento do Kikinho é a veterinária, Claudia. Sua preocupação deve ser mantê-lo hidratado e de barriguinha cheia:

https://blog.gatoca.com.br/2016/11/doenca-renal-7-dicas-que-podem-salvar.html

Sobre a diálise, desconheço veterinários que indicam e tutores que arriscaram. Mas, considerando que Guda desenvolveu Síndrome de Pandora por estresse da alimentação forçada, feita em casa mesmo, acho uma decisão delicada.

A bolsa de soro pode ficar guardada na geladeira por até três dias, Rodrigo. Só tome cuidado com a contaminação.

Obrigada pelas dicas, Simone! Ter uma gatinha de 18 anos é um privilégio! :)

Alerta para todo mundo: medicamentos e suplementos só devem ser ministrados com orientação veterinária, hein?

Você conseguiu doar o material de fluidoterapia, Rosi? Se ainda estiver na validade, indico a ONG Canto da Terra: www.facebook.com/CantoDaTerraONG.

Sua dica de revezar sabor e marca de ração me salvou, Lívia! 🤗 Tinha receio de desencadear um piriri generalizado, rs. A vet dos bigodes também sugeriu alternar a ração normal com a renal para os carnívoros não ficarem muito deficitários de proteína. Se pegar este comentário, me procure nas redes sociais: @bialevischi ou @gatoca_

Deu certo o escalpe, Elisângela?

Tutor do gatinho que ressuscitou depois de 22 dias de internação, que vitória!

Aqui em casa, ninguém come em situações adversas, Gabriela. E, se eu soltar as selvagens durante a fluidoterapia, precisarei buscar no jardim, rs. Mais alguém tentou essa dica do sachê com sucesso?

A gatinha da perna bamba melhorou? Você descobriu se a aplicação de soro tinha a ver? Nunca aconteceu comigo.

Como a Nina está, Aluisio? Gatos demoram mesmo para dar sinais de que há algo errado. E, no caso da doença renal, os sintomas só aparecem quando os rins já estão bastante comprometidos. A anestesia pode ter agravado quadro, sim:

https://blog.gatoca.com.br/2015/01/doenca-renal-pelo-maior-especialista-em.html

Mas vocês não são culpados! Eu também evito submeter os bigodes a situações estressantes e pago um vet mensalmente para acompanhar a gangue a distância. Veja nossa experiência com a Síndrome de Pandora:

https://blog.gatoca.com.br/2022/09/cistite-recorrente-em-gatos-pode-ser.html

Sobre a gastrite, finalmente acertei o tratamento da Pufosa! Se quiser trocar figurinhas, mande sinal de fumaça pelas redes sociais: @bialevischi ou @gatoca_

O buldogue francês melhorou?

Desde maio está difícil mesmo encontrar bolsa de soro por falta de matéria prima. Pode guardar para usar até o terceiro dia, Luzia. Eu deixo na geladeira, longe da comida e sem desconectar o equipo para evitar contaminação.

Beatriz Levischi disse...

Tutor da gatinha de 16 anos, não sou veterinária, mas, com a experiência de oito renais, acho que não compensa o estresse da fluidoterapia para fazer apenas 50 ml. Dou 60 ml de água na seringa para os bigodes diariamente (não de uma vez), como manutenção, e só quando um deles persiste nos vômitos é que entro com o soro — 150 ml, por recomendação do veterinário. Tem outras informações que devem te ajudar nestes posts:

https://blog.gatoca.com.br/2020/10/gato-renal-soro-fisiologico-ou-ringer.html

https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html

https://blog.gatoca.com.br/2021/11/seringa-que-goteja-para-cuidar-de-gato.html

Anônimo disse...

É normal o gato após o soro ficar trêmulo como se estivesse com frio? (O soro foi colocado em banho maria antes da aplicação)

Anônimo disse...

Aplico 120ml, posso guardar o restante na geladeira p reaplicar em 48h? A agulha pode ser reaproveitada? Sinto muito por seu gatinho, o meu ficou bem mal, mas 2 semanas de fluido e esta melhorando🙏

Anônimo disse...

Oie, sinto muito por seu gatinho, o meu ficou bem mal e descobrimos a DRC, esta fz fluido ha 2 semanas parece bem melhor! Posso guardar o soro na geladeira, ja q aplico 120ml, e a bolsa tem 250ml? Outra coisa pode reaproveitar a agulha e o escalpo? Obrigada ajuda muito seu blog

Carol disse...

Olá! Alguém pode me ajudar, pfvr?! Posso diluir vitamina B no soro e aplicar na fluidoterapia? Obr.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 221   Recentes› Mais recentes»