.
.

25.1.23

Como pesar seu gato com precisão

Para uma gata de 2,3 kg, que originalmente pesava 4 kg, 200 g pode significar a diferença entre um tratamento bem-sucedido e a proximidade inevitável do fim. Esse assunto surgiu no Cluboca, nosso grupo de apoiadores, por causa da Guda, mas eu comprei a balança de bioimpedância muito antes, imaginando que poderia medir proteínas, ossos, metabolismo e hidratação dos bigodes.

Visualizem as criaturas encaixando as patas nas quatro bolotas de metal! #inocente


O projeto não só fracassou como a variação de peso se manteve igual à dos modelos simples, bem mais baratos — aqui, vale explicar que a gente se pesa segurando o animal, depois desconta a nossa parte. Consigo contornar apelando ao método "melhor de três", nada prático, porém, com sete peludas, boa parte antissocial, sob monitoramento quinzenal.

Voltando ao Cluboca, Lorena Fonseca compartilhou a mesma angústia e o que se sucedeu foi esta sequência impagável de gatos em panelas, oferecimento de um amigo da Vanessa Araújo, quando Lulis precisou de doação de sangue.




Eu nunca teria a ideia de usar a balancinha de cozinha! E minha gangue também não ficaria sossegada assim como o Benjamim, da Paula Melo.


Regina Haagen sugeriu, ainda, os dinamômetros de mala, com ganchinho, que os Médicos sem Fronteiras usam para pesar crianças em regiões afetadas por conflitos armados, desastres naturais e epidemias — os sites chamam de balança, mas ele mede intensidade de força, não massa.

E tem a clássica balança de drogas, que demanda o cuidado de não ser armazenada com grandes volumes de dinheiro. E drogas.

Que estratégia vocês usam por aí? Contem nos comentários!

11 comentários:

Anônimo disse...

As imagens são dignas de história de bruxa má pronta pra cozinhar os fofinhos! 😂 amei! ❤️

Anônimo disse...

Eu hoje carrego e subo na balança, mas ja coloquei o bichano numa sacola e pesei na balança de mala. Pena que nāo tive a bela ideia de fotografar! Os modelos e as fotos, Bia, estāo o máximo!!! Bjo da Cris

Barbara disse...

Pego no colo e peso, depois desconto meu peso. Pesava regularmente no vet porque Any chegou desnutrida e a gente tinha que acompanhar muito bem o crescimento daquela bolinha de pelo que só tinha cabeça e osssinhos! Agora está saudável, mas de vez em quando eu peso para ver se tá tudo bem!

Anônimo disse...

Lembrei das histórias de João e Maria engordando pra panela kkkkk

Beatriz Levischi disse...

Hahahahahahahahahaha!

Anônimo disse...

Oi Beatriz! Ótimo post! Aqui em casa temos 20 bichaninhos e já passamos por todas as opções acima - por incrível que pareça, a que funcionou melhor foi a da balança da bioimpedância. Não sei se porque sempre coincide de pesarmos eles em dias quentes, mas eles curtem o geladinho da balança e ficam sossegados hahaha (mas tiro a prova me pesando com eles no colo). Não sei se é neura minha, mas começamos a fazer pesagens mensais com todos, tentando pegar alguma variação mais brusca de peso de algum deles...

Juliana Souza disse...

A Cléo eu subo na balança e depois desconsidero o meu peso. O demais, infelizmente não consigo fazer um acompanhamento pq são extremamente antissociais e medrosos e nas poucas tentativas, ganhei vários arranhões. Acompanho a página e fico preocupada com o momento que meus 15 gatos ficarão velhinhos (juntos).

Roberta disse...

Por aqui tb me peso sozinha e depois com a gata no colo, para ver a diferença. É bem simples e eficiente 😁

Beatriz Levischi disse...

A estratégia da pesagem salva a vida em grandes grupos, já que a gente não consegue controlar quem comeu quanto, de quem é o vômito, qual das criaturas está com diarreia. Como a gangue aqui é velhinha e renal, faço essa checagem quinzenalmente.

As Gudinhas amoleceram com o tempo (e a homeopatia), Juliana. Acho importante trabalhar essa questão agora, porque vai ajudar na velhice, quando eles fatalmente precisarão de mais cuidados.

Glória disse...

Já tive 16 gatos. Dos povos originários (16), restaram 4. A Filó, renal que fará 18 anos por agora, administrativo Ringer Lactato 250ml SC, de uma a duas vezes por semana. A Tigresa, também com 18 (provavelmente). Agitadíssima. Tomando remédio para hipertireoidismo. Nesse ano já perdi 3. Todos envelhecendo ao mesmo tempo, junto comigo. A Pérola, a mais saudável de todos , deve ter por volta de 15 anos, assim como o Feijão, que está bem doentinho. Problemas na boca por gengivite, tártaro etc. Só comendo na seringa. Cheguei até aqui!, porque fui pesquisar se poderia dar água de côco, de pois de ter dado 20ml para ele. Gostei muito das informações que li até o momento. Além dos 4 idosos, tenho mais três jovens, que não eram para ser meus, mas agora são. Renovação da "frota" pelo destino? Vai ficar muito longo se eu for contar como chegaram aqui os três mais jovens. Mas, minha saga felina, começou no final de 2004, com a invasão do motor do meu carro, por uma pequena e linda criaturinha, que foi o Neném. A partir daí, me tornei imã de 😻. Desculpem a mensagem longa. Adorei descobrir Gatoca.❤️

Beatriz Levischi disse...

Bem-vinda, Glória! Pode dar água de coco, sim. E fiquei curiosa para saber a história da "renovação da frota". rs