.
.

6.10.23

Como deixar o patê do gato lisinho (para seringa!)

Duas coisas me salvaram no primeiro semestre deste ano, enquanto cuidava de três gatas idosas que morriam ao mesmo tempo — e mais quatro renais, que ainda estão por aqui: as latinhas da Pet Delícia (tenho uma dívida de gratidão eterna com a Nathália Vieira!) e a descoberta do blender.

Pet Delícia é parceira do Gatoca há seis anos e meio. Acompanhou o fim de vida de cinco bigodes, garantindo que ninguém ficasse de barriga vazia quando a ração seca já não descia tão bem. E segue favorita no café da manhã da gangue, enquanto as mais variadas marcas de sachê perdem a graça sucessivamente. Comida com cara, cheiro e gosto de comida, sem corantes nem conservantes.

O blender, por sua vez, é um liquidificador que mistura, tritura e processa alimentos com alta potência e precisão, permitindo que o patê delas fique lisinho, sem entupir a seringa (dicas importantes no pé do post!). O multiprocessador herdado da irmã, com o copinho de grãos, também funcionava, mas cabia uma quantidade menor, o que me obrigava a bater e lavar tudo duas ou três vezes por dia — no frio, na chuva, numa casinha de sapê.

Escolhi, então, um modelo com dois copos, de 400 ml e 1 l, deixando o menor para as felinas, que já comporta a latinha inteira, e o maior para os sucos, molhos e sopas dos humanos. A potência seria de 1000 w, se não tivesse comprado por engano o modelo de 220 v — nada que não compense, porém, repetindo a batida. Só precisa tomar cuidado para não esquentar ou juntar pressão.

Com a facilidade, acabei substituindo as seringadas de água da turma, que não precisa de alimentação forçada, por seringadas de patê mais diluído, que, além de ajudar nos rins, revertem parte da perda de peso generalizada pela idade. Chocolate, a modelo da foto, logo completa 17 anos — resgatamos a pequena com uns 4 meses! E as gudinhas sobreviventes fizeram 16 em maio. ❤

Esta xicrinha lascada, aliás, tem história!



Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

6 comentários:

Viviane Silva disse...

Eu acabei de comprar um mixer para ajudar a bater as rações úmidas aqui em casa. Queria muito que os fabricantes entendessem que os gatos gostam mesmo é de uma ração úmida na consistência de um liso e cremoso patê. Chega desses "Pedaços ao molho"!!

wcris disse...

Aqui temos gostos variados! Coca detesta patê. Ou é caldo apenas, ou pedacinhos.
Fanta curte tudo.
São as manas de 16 quase 17 aninhos.
A renal da vez, Pintada Brasilgás da Silva Sauro, não quer nada. Nem patê nem pedacinhos nem coisa alguma. Ou desce forçado mesmo guela abaixo ou nada. Estamos nesse embate. Experimentei todas, das caras às baratas, latas ou sachês, não come nada, nenhum sabor. Está vivendo de soro Ringer que aplicamos manhã e noit subcutâneo. E tem apenas 9 anos de idade.

Daniela disse...

Até o ano passado, os dois comiam os pedacinhos e o molho. Mas com o problema de estômago do gato, passei a bater e agora eles também preferem em forma de patê. Eu coloco mais agua para ajudar na hidratação, e tomam tudo. Uso um mixer, porque se não ficar lisinho não tem problema, porque não precisa passar na seringa.

Anônimo disse...

Uso o liquidificador mesmo, por enquanto

Glória disse...

Oi. Tenho uma declaradamente renal, que não iria resistir muito tempo, há já uns 4 ou 5 anos atrás. Ela vai fazer 18 anos. Na fase bem complicada, ela tinha convulsões. Vomitava bastante líquido branco e bebia muita água. Tratei com hidratação com soro, e procurei uma veterinária que prescrevia homeopatia. Quando comecei a dar ração renal para ela, começou a melhorar. No início, montei um self service com as marcas de ração, para ver qual ela gostava mais. Venceu a da Royal. Só que há algum tempo atrás, parecia não gostar mais e eu comprei a Vet Life da Farmina. E é a que ela tem comido. A médica havia prescrito soro RL 250ml 3 x por semana, sempre querendo internar e eu negando por questões mais afetivas que financeiras. Mas, a financeira pesa bastante na decisão. Mas, acho que eles ficam muito infelizes lá no hospital. Fiquei com dó de saber que sua gatinha toma soro duas vezes por dia. No começo, eu sofria muito quando ia fazer sorinho na Filó. Mas, ela é um amor. Fica quietinha no colo da Cida e eu adquiri, experiência e confiança para fazer. Tenho feito apenas uma vez por semana. Ela não liga muito para ração úmida. Só come o caldinho de alguns sabores/marcas. Às mais comuns são a Friskies e Whiskas. Dou também a Sheba. Tenho gastado bastante com sachês, por conta dos meus 4 idosos, depois que parecem ter enjoado do peito e fígado de frango. A Filó, renal, vai fazer 18 anos agora por novembro/dezembro.

Beatriz Levischi disse...

Cada bigode de Gatoca tem sua textura favorita, Vivi. Mas na seringa só rola o patê lisinho mesmo.

Já respondi no Cluboca, mas reforço aqui: um aperto para a Pintada Brasilgás e meu aconchego para você, Cris!

Pufosa também passou a preferir o patê por causa da gastrite, Daniela. Deve dar menos trabalho para o estômago, né?

Para funcionar no liquidificador, precisa acrescentar bastante água, não?

18 anos é um privilégio, Glória! Eu também não internaria a Filó. Como você só está conseguindo fazer os 250 ml de soro uma vez por semana, tente baixar para 100 ou 120 ml, durante três vezes. A aplicação acaba mais rápido, estressa menos o gato e os rins têm uma ajuda mais constante. Outra opção é testar se ela se acostuma com a água na seringa:

https://blog.gatoca.com.br/2021/11/seringa-que-goteja-para-cuidar-de-gato.html