.
.

2.10.20

Gato renal: soro fisiológico ou ringer com lactato?

Há três anos, eu escrevi o post que mais traz leitores do Google para cá, com dicas de aplicação de soro subcutâneo em casa, aprendidas no estágio final da doença renal do Simba. Segundo o veterinário Valdo Reche, 60% dos gatos terão um grau de disfunção nos rins ao morrer, estatística que livra poucos tutores desse pesadelo.

Aí, vem a pergunta que também recebo bastante: soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato? Quem me socorreu na resposta foi o Dr. Eduardo Carneiro. Primeiro, vale explicar a composição de cada um: o soro fisiológico tem apenas água e cloreto de sódio, enquanto o ringer leva ainda cloreto de cálcio e cloreto de potássio, e no ringer com lactato acrescenta-se, adivinhem!, lactato de sódio. rs


À maioria dos bichanos renais, recomenda-se o uso do soro fisiológico simples, só para repor a quantidade perdida de líquido — entendam tudo sobre a doença aqui. É que o excesso de sais minerais do ringer pode sobrecarregar ainda mais os rins combalidos e o lactato, aumentar o teor alcalino, geralmente alto em quadros com vômitos estomacais.

Como tudo que envolve vidas, porém, há exceções nessa conduta. Se os rins não expelirem ácido suficiente na urina, por exemplo, o animal desenvolve acidose (uma diminuição do PH do sangue), que o ringer com lactato ajuda a reverter — sendo indicado principalmente para os casos que pedem grandes volumes de solução fisiológica.

Existe ainda a possibilidade de turbinar esses soros todos com glicose ou outros sais minerais, dependendo da necessidade do peludo. Consultem sempre, portanto, um veterinário.

Simba recebendo soro subcutâneo


Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

30 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Beatriz como vai?! Tenho uma gata renal Bella ha um ano foi diagnosticada. Agora esta bem debilitada aumentou a dose do soro de 100 diario para 250. Ela come mas esta bem magra e agora fica tentando evacuar mas não consegue. Faz uma semana que levei no vet os exames ate que estao bem tirando o da parte renal. Alguma dica, desculpe eu perguntar mas estou no escuro isso é indicio de que ela esta na fase final da doença?!

wcris disse...

Já penei nesse calvário 3 vezes. É dureza acompanhar esse final. Mas eles merecem todo sacrifício. Pior do que acompanhar os renais é sofrer as dores que eles sentem.

Unknown disse...

Onde encontro ringer com lactato.moro zona norte .proximo lapa.freguezia do ó.pirituba.

Beatriz Levischi disse...

Você tem de fazer essa pergunta ao veterinário, tutora da Bella. Não sinta vergonha, é papel deles explicar as coisas até a gente conseguir entender. Não dá para saber o estágio da doença sem consultar o animal nem ver os exames. :\

Achei que a doença renal fosse o pior fim para um gato, mas o carcinoma da Clara também não está fácil, Cris.

Para comprar o soro, pesquise no Google farmácias ou lojas de material cirúrgico, depois cheque a avaliação delas no Reclame Aqui. A maioria entrega em outras cidades e até estados — não precisa ser necessariamente de Pirituba.

Unknown disse...

O que medicar para meu gatinho para amenizar a dor, pois ele já está no estagio final

Unknown disse...

Ola, muito bom o seu conteúdo. Eu posso aplicar metade do ringer ou soro e guardae o restante pra outro dia? Obrigada.

Beatriz Levischi disse...

Só o veterinário que acompanha seu gato pode prescrever a medicação.

Dá para guardar a bolsa de soro, sim. Na geladeira, com o equipo acoplado para evitar contaminação e por mais dois dias.

Unknown disse...

Olá Beateiz o wue agebte nao faz por nossos bichinhos, estou passando por isso com p meu cachorrinho um pintcher apesar da raça e muito calminho acho que é isso que me faz sofrer cada vez que eu tenho aplicar o fluido terapia .
Me dá tremedeira suor apesar q estou no começo no começo 3 c3zwz na semana .
O meu pet é um idosinho já está com 14 anos é o meu Pipoca meu pequenino príncipe.
Gostei muito das suas dicas Beatriz apesar q o meu é um cachorrinho , mas ajudou muito em algumas dívidas que as vezes fico sem jeito se perguntar para Veterinário pois muita coisas vejo na internet é sap muitas informações .
Mas vou fazer por ele tudo que estiver ao meu alcance acredito q nunca mas vou ter um igual a ele .
Pelé olha de um jeito de mas pura gratidão e amor um grudi comigo e o tempo td pego ele me olhando .
Sou grata pois ele me ensinou muitas coisas e pelo amor que o pipoca tem por mim .

Alesson disse...

Estou passando por isso com meu gato é muito difícil, mas quero passar o máximo de tempo e fazer tudo por ele vou sempre lembrar dos momentos felizes porque toda jornada tem um começo e um fim

Anônimo disse...

Onde comprar fisiológico gato renal e o valor em salvador

Carlos Alberto Maniçoba disse...

Temos duas gatas com problema renal em casa ( 16 e 17 anos), comendo ração renal (muito cara) e tomando ringer com lactato uma vez por semana. Ambas estão com excelente qualidade de vida, exceto pelo stress das aplicações do soro. Compramos o soro na clínica veterinária mesmo e o equipo compramos no MercadoLivre. No começo a gente sofre pra aplicar o soro, mas depois todos se acostumam - nós e os gatos!

Elisangela disse...

Queria agradecer pelo material tão informativo. Estava exatamente me perguntando sobre a diferença....

Anônimo disse...

Não sei se ainda precisa, mas deixo a informação a quem precisar: Nossa saúde Drogaria próx. ao hospital sp

Ila Fox disse...

Duvida besta: Atualmente meu gato toma uns 200 ml de ringer lactato (num saquinho de 500 ml). Só que eu não consigo entender a lógica destas marcações que vem no saquinho, porque claramente 100 ml da parte de cima não é o equivalente de 100 ml da parte de baixo (que é mais gordinha e cheia). Como saber até onde tenho que dar ali naqueles risquinhos? 🤔

Anônimo disse...

De acordo com meu veterinario, que trata gatos renais, 250ml de soro de uma só vez leva o gato a óbito.
Sugiro que leve seu gato urgente em um especialista em felinos.
Para os meus renais dou hemolitan, pro rim (homeopático) e atualmente eritropoetina para anemia.
Alimente ele com AD E RECOVERY 1/4 da latinha de 6/6hs, sem comer.morrera rápido.

Anônimo disse...

Provavelmente o gatinho está com fecaloma, é preciso levar ao veterinário pra ele sentir as bolinhas fecais e ver a melhor forma de retirar com cuidado. E

Carlos Alberto Maniçoba disse...

Olá, este é um problema que temos também. Sugiro reutilizar uma bolsa vazia e fazer suas próprias marcações adicionando as quantidades de água, e depois repassar a marcação para as bolsas novas... ;-)

Anônimo disse...

Oi Carlos, quantos ML vc da pra elas de soro? E em qto estava a creatinina?

Carlos Alberto Maniçoba disse...

Nós dividimos cada bolsa de 500 ml em três aplicações, nada exato, a olho mesmo. A creatinina da mais velha, da última vez que fiz o exame, estava em 5,4 sendo que o normal é entre 0,8 e 2,4. Mas ela está ótima... A tendência é ficar entre o normal e o alto. A gata mais nova estava com a creatinina em 2,6 (excelente), mas ela tem problemas pra comer pois é exigente e tem muita falta de apetite, então ela toma um "tarja preta" pra mudar o humor e ter apetite, tudo com prescrição e orientação da veterinária!

Anônimo disse...

E quando você descobriu a doença? Estava em quanto a creatinina da mais velha?

Anônimo disse...

E quantos ml de soro você aplica nelas e a quantidade de dias por semana?

Carlos Alberto Maniçoba disse...

O gato começou a ficar apático, sem apetite, só queria dormir, emagreceu, ficou fraco, não conseguia andar, cambaleante, parou de beber água, e quando a gente levou ao veterinário e fez o exame de sangue descobrimos que a creatinina estava acima dos níveis medidos pela máquina. Tem que observar os hábitos do bicho diariamente, pois a gente acha que o gato enjoou da ração ou que está com frescura. Cuidado. Uma gata ficou internada uma semana tomando soro na veia, a outra optei por trazer pra casa e continuar com soro na veia em casa mesmo. A gente aprende a trocar bolsas de soro. A mais velha, que ficou em casa, tomava uma bolsa de 500ml de ringer lactato intra venal por dia, por uma semana. Depois tirou o equipo intra venal e passei a aplicar 200 ml todo dia por uma semana, e reduzindo a frequência semanalmente até chegar a uma aplicação semanal. Hoje divido a bolsa de 500ml em três, então dá cerca de 170 ml cada aplicação semanal.

Anônimo disse...

Tenho uma gatinha renal tb. Obrigada por compartilhar suas histórias, nos dá mais força para continuar. Pergunta: como vcs guardam o soro depois de aberto? Na geladeira ou pode ser fora dela?

Carlos Alberto Maniçoba disse...

O veterinário disse que não precisa guardar na geladeira. Mas, para que fique mais confortável para os bichanos, colocamos o soro junto com o equipo em banho-maria, só para aquecer um pouco e não entrar gelado no corpo do bichinho.

Anônimo disse...

Cronidor,mas veja com Vet

Anônimo disse...

Minha gata está com 18 anos e está com problemas renais posso dar o soro Ringer lactado para ela ? Está magrinha bebê pouca água e está desidratada..

Camila disse...

Olá tenho um gato persa fofo de 10,5 anos. Do nada ele emagreceu e ficava deitado bem apático. Quando eu o levei ao veterinário foi solicitado exames de sangue e um ultrassom, no mesmo dia obtive os resultados e para minha tristeza soube que meu gato era renal nível 4 (último estagio da doença), ambos os rins possuem cistos. Creatinina estava em 7.84 e a ureia 389. Ele ficou internado 2 dias, pois não conseguia mais bancar e na internação ele ficava muito agitado. Eu trouxe ele para casa com a creatinina em 7.52 e ureia 238. Ambos altos e levei no hospital veterinário gratuito na Casa Verde- Sp Anclivepa e marquei via televet. Lá passei pelo clinico que pediu para levá-los todos os dias para tomar 150ml de soro na veia(isso levava umas 4h). E passou cobavital(para abrir o apetite), hemolipet e foli b (suplemento vitaminico já que eles bebem muita agua e urinam e a pelagem fica esquisita...eriçada), vonal(para enjoos apesar que o meu nao chegou a vomitar) e ração para gato renal, comprei 1,5kg da premier renal e latinha de vet life renal. Entao meu truque para o meu gato que nao gosta de comer nada além da antiga raçao (proplan), eu dava o cobavital, pegava uma colher de sopa de papinha da vet life renal e batia com agua no liquidificador e dava na seringa. Depois de umas 2h ele começava a comer a ração. A latinha guardar na geladeira e a sopinha batida no liquidificador tb. Após comer eu dou 3ml de hidróxido de aluminio de farmacia humana mesmo, ajuda a expelir o fósforo. Apos ele fazer novos exames, a creatinina foi para 5,40 e a ureia para 184. Mas como o sangue estava acido passou a tomar citrato de potássio (2ml) a cada 12h e 1,5ml de gabapentina (para dor) pois eles nao demonstram, mas sentem dores. E aplico diariamente 150ml de soro ringer lactato. 75ml de manha e 75ml de tarde. Eu compro no centro da cidade em loja de agropecuaria por 15 reais o de 500ml. E a eripoetina 4000 (para anemia) na farmacia singular, pago 33 reais na ampola de 1ml e dou 0,1ml junto a 100ml de soro a cada 48h por 7dias, e depois a cada 3dias por mais 4 dias. é caro....é complicado, mas quando amamos não abandonamos. A dra deu 6 meses para ele. Eu espero que ele viva mais 3 anos no mínimo, pois eu o amo demais. Ontem eu observei que ele tentava fazer xixi e nada saia, até que ao pegá-lo vi que ele estava urinado com sangue, corri para um medico veterinario perto e ele estava obstruido. colocaram uma sonda para tirar a pedra e ele conseguiu urinar. Ai voltei com ele sem a sonda e esta tomando antibiotico agemoxi Cl 50mg (eles vendem sem receita, apesar da dra ter passado a receita). é isso no que eu puder auxilia-los nesta luta, contem comigo.

Anônimo disse...

Bem isso ,eu cálculo pelo tamanho do soro que estava pele

Anônimo disse...

Meu gato tem insuficiência renal crônica há 3 anos. E o conselho que tenho a dar é: não caiam no discurso do primeiro veterinário que aparecer e VERIFIQUEM a pressão(sim, arterial) do gato. Já pediram pra internar ele duas vezes. Não internamos.Decobrimos quando tinha creatinina 3,2. Tomamos os cuidados com a alimentação principalmente, achamos um pouco cedo pra começar uma fluidoterapia. Recentemente ele teve uma crise, ficou mt dor e muito apático. Levamos no vet, 5,6 de creatinina. Aí começamos a fluidoterapia. E pediram pra internar , colocaram mt medo na gente falando q o gato ia morrer se não fosse internado....como tava alta a taxa decidimos internar. Acontece q ele ficou correndo risco de vida tomando soro intravenoso pq ele tava hipertenso ( a clínica sabia a gente não),e não só isso como ele acabou agravando uma pancreatite q estava começando ( e na vdd era o motivo de a creatinina ter aumentado) . Ele entrou mal e saiu pior, em todos os cenários. A creatinina subiu mesmo com fluidoterapia intravenosa. Aí bateu o desespero... mas com calma pegamos ele e levamos em um nefro. O nefro cuidou de verdade dele e quebrou o mito de várias coisas q a gente tinha ouvido. O gato está melhor q naquela época. As medicaçoes q está tomando : semintra, remédio de pressão(codarex) e fluidoterapia. A história da hipertensão foi novidade pra mim, pq chega um momento que a doença renal aumenta a pressão arterial do gato e com pressão alta , vai matando as células do rim piorando o quadro da doença. É uma consequência da doença q faz uma bola de neve. Tem q ficar atento com isso. Agora ele desenvolveu uma tríade felina q estamos na luta pra ganhar, essa doença tá sendo mais rápida que a renal... é isso. E verifiquem sempre se o gato de vcs está defecando. Um abraço nos nossos bichanos

Anônimo disse...

Boa noite, por favor me socorrem, pois nunca passei por isso antes. Tenho uma gata que nunca saiu de casa, de 6 anos e 8 meses, foi atacada por um gato de rua na minha própria residência, onde teve duas mordidas profundas de aproximadamente 2cm de profundidade. Tomou 5 dias de antibiótico, antiinflamatório e passamos pomada. Infelizmente ainda se encontrava duro em volta, então a veterinária decidiu receitar outro antibiótico, mas ela começou a vomitar e não aceitou mais, então fizemos 3 antibiótico injetável, durante dias alternados, e a partir daí ela começou a ficar doente, sem comer, emagreceu rápido e nos aprofundando nos exames deu seu rim alterado, com 16 de creatinina. Ela tomou 5 dias seguidos de soro de 250ml, é para continuamos todos os os dias, mas agora ela está hidratada e comendo, não faz mal muito soro assim??? É normal todos os dias ???
Pelo fato dos remédios pode ser que aconteceu tudo isso de uma forma tão rápida ? Porque antes de tudo isso, ela nunca teve nada. O que eu faço por favor? Isso aconteceu 12/09/2023,. Obrigado