.
.

28.8.20

Alimentação de emergência para gato desidratado (com vômito ou diarreia)

Pipoca parou de comer sozinha de novo. E, além dos vômitos do piripaque renal do ano passado, dessa vez ela também teve diarreia, o que acelerou a desidratação. Dr. Eduardo Carneiro ensinou um truque para melhorar a absorção de água, que eu não podia deixar de compartilhar aqui.


Ingredientes

- 1/4 de mamão
- 1/4 de copo de água
- 1/2 lata grande de ração úmida (usei a Control Cat de 320 gramas)


Modo de preparo

Bata o mamão e a água no liquidificador ou com a ajuda de um mixer — acrescente mais água se ficar muito denso.


Separadamente, processe ração úmida, adicionando água só para dar aquela força na trituração.


Misture, com a colher mesmo, uma medida do suco para cada quatro do patê.


É importante fazer o suco separado para poder aumentar a proporção (até um para dois) se o animal não estranhar o sabor. E não espere que ele vá tomar sozinho! Aqui tem dicas salvadoras para pilotar seringa. E aqui, o modelo perfeito!

Mas por que mamão?

Vocês provavelmente já sabem que o corpo absorve líquidos mais rápido do que comida, né? E o suco de fruta funciona ainda melhor com os animais do que água pura! O esquema é o mesmo do soro caseiro para humanos: o intestino absorve a glicose do açúcar com prioridade, que chupa os sais minerais do sal e juntos eles sugam mais água para dentro das células. No caso dos bichos, a "frutose" faz esse trabalho sozinha.

Não vale mais a pena, então, oferecer o suco direto? Para cachorro, sim. Gatos não percebem sabores doces, então, tendem a rejeitar frutas, por isso a sugestão de misturar com o patê. Mas por que o mamão, raios? Porque as outras frutas possíveis são banana e coco — a água do coco, na verdade. Só que ambas têm potássio, que interfere na acidez do estômago e pode provocar ainda mais vômitos.

Alertas!

- A alimentação de emergência não substitui a ida ao veterinário.
- Para funcionar, o animal não pode vomitar até as pequenas quantidades de comida — nesse caso, é melhor dar só água mesmo, em doses mínimas.
- Suspenda a dieta imediatamente se a diarreia piorar.
- Não use frutas cítricas, porque causam problemas na boca. Muito menos uva e acerola, que são tóxicas.
- Se o especialista indicou a fluidoterapia para o peludo, aprenda a aplicar em casa.

Pipoquinha ainda não está conseguindo comer ração, mas já saiu do estado crítico. :)


Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

16 comentários:

Seu Marcelo disse...

Passando só pra agradecer a dica mais uma vez.

Beatriz Levischi disse...

Querido!

Pam Leal disse...

nossa adorei a dica! tô aqui aprendendo um monte pois minha filhota teve tb um "piripaque" renal... adorei saber disso pq a bichota inclusive adora mamão! adora quando meu café da manhã é mamão com aveia pq ela sempre vem pedir um pouco... vou até falar com a veterinária se não pode virar uma rotina nossa

Beatriz Levischi disse...

Está rolando o mamão com aveia, Pam? rs

Anônimo disse...

posso dar outro antibiótico quando um não está fazendo efeito

Thaís disse...

Minha gata é a única que gosta de frutas? Mamão,melão e melancia. Esses dias ela não quer nem saber, está enjoada a uréia e a creatinina estão elevadas mas ela ama essas frutas no dia a dia .
Obrigada pela dica vou comprar o patê e fazer essa misturinha ela está desidratada estou aplicando soro nela esses dias.

Unknown disse...

Bom dia meu gato está muito fraco desitrado perdeu peso e ele só tem 2 meses oq fazer

Unknown disse...

Que bacana essa dica! Meu gato adora mamão! Vou testar aqui!

Unknown disse...

Olha pelo oq meu vet me passou se o gato estiver desidratado não é recomendado qualquer remédio pq pra ser medicado ele precisa estar bem forte.

Aline disse...

Boa tarde Bia ,conheci seu blog através das dicas do subcutâneo, minha kate não deu positiva pra renal (so a FA que estava alta) mas esta com problemas hepaticos a 8 dias (por culpa de um bicho que ela comeu)estamos fazendo a soroterapia em casa ate a ultra e. Os outros e exames chegar pois é o que está estimulando ela fazer xixi e se manter em pé... Fiqueo feliz ao ver qie o blog ainda esta ativo pq preciso de dicas, ja fiz pate dw td que me indicaram (inclusive esse do post)e tbm ja dei recovery AD , o Ad foi o qie ela mais odiou cuspia td p fora ,esse do mamao e a abobora com figado e o qie ela começa a comer e depois joga p for de novo. N sei se estou dando em intervalos mt lomgos ou curto (de 3 em 3 hrs dou 20 ml de pate e 10 de agua (as vezes de coco as vezes soro ) poderia me dizer se estou fazendo certo?

Antes ela ficava amuada separada de todos agora ela deicou os outroa gato deita c ela (considero isso uma melhora pq se n me engano wnd eles n estão bem eles se isolam por auto preservação ne?

Mas uma dica se possivel , ela nsp ta conseguindo segurar a urina as vezes entao comprei fralda e lencinhos para secar ela (os lencinhos ela ainda deixa eu usar mas a fralda sempre acaba tirando).
Como posso manter ela higienizada so com os lencinhos?

Beatriz Levischi disse...

Desculpem o sumiço! Cuidar de nove gatos idosos ao mesmo tempo (e depois oito e agora sete) não está fácil.

Perguntas como a do antibiótico só quem pode responder é o veterinário. Eu tenho bastante experiência, mas sou jornalista.

Animais doentes também precisam passar por consulta porque não dá para diagnosticar o problema sem ver o bicho, entende?

Espero que o patê tenha ajudado sua gatinha, Thaís!

Os bigodes também não gostam da A/D, Aline — ao menos não os que precisavam dela, rs. Chuto que seja o sabor do fígado. No estômago deles cabe confortavelmente 20 ml de líquido ou 20 g de comida, e demora cerca de 40 minutos para esvaziar. Mas, quando o bicho está doente, é normal não aguentar tudo isso. Eu faria o patê bem diluído e testaria dar 10 ml a cada 1 hora — aí você não precisa encaixar a água pura e a pequena não fica desnutrida.

Usar fralda direto é complicado porque acaba assando. Aqui, eu forrei com papelão os lugares em que Guda gosta de ficar e não dá para lavar, e coloquei tapete higiênico na minha cadeira de trabalho e dentro dos almofadões deles, para não passar xixi para o recheio. Sobre a higiene, Clara eu limpava com sabonete líquido de bebê (neutro) e um paninho umedecido em água morna. Funcionava bem. Desde que ela morreu estou para escrever esse post, sem sucesso. rs

Mande notícias da Kate!

Anônimo disse...

Oi, meu gato não come há dois dias, ele só dorme, vomitou 3 vezes e não toma água e não come ração ou sachê, amanhã o levarei ao veterinário 😓😺 Herold vai ficar bom 🙌

Evelise disse...

Beatriz, sua linda! Obrigada pelas dicas. Estou com uma jaguatirica de 6 kg muito desidratado que precisou d 3 pessoas na clínica para aplicar soro e foi subcutâneo em vez d venoso, eu não estava lá, senão insistiria. Enfim, a "vet" pediu retorno em uma semana e eu aqui desesperada c o coro do bichano q não volta mesmo pós soro e com o problema d como dar as seringas. Claro que não vou esperar e amanhã estarei lá tocando o terror pra fazer outra fluidoterapia, mas, enquanto está em casa a dica do mamão e da seringa vão slalva-lo. Obrigada demais

Beatriz Levischi disse...

Espero que o Herold esteja bem. Demorei para responder porque, nesse intervalo, perdi três velhinhas, que demandaram cuidados intensivos. Desculpe!

Deu tudo certo com a jaguatirica, Evelise?

Anônimo disse...

Posso dar Caldo de carne na sering pro gato que não come e está muito debilitado

Beatriz Levischi disse...

Até pode, mas um caldo só com carne não terá todos os nutrientes de que o organismo do gato precisa. Se a grana estiver apertada para comprar a ração úmida (latinha, patê ou sachê), você pode amolecer a seca mesmo e bater no processador:

https://blog.gatoca.com.br/2021/07/racao-umida-improvisada-para-gato.html