.
.

12.5.22

Doença renal em gatos: o milagre da água na seringa!

Como se a rotina já não estivesse complicada com oito gatos idosos, 50 mudas de planta e a batalha dos boletos, Mercv e Guda desistiram de comer ao mesmo tempo — eu comentei sobre o emagrecimento silencioso dele e as inalações dela. No sábado, então, nós pegamos a estrada até Sorocaba, onde os bigodes fizeram ultrassom, hemograma e função renal.


Mercv apresentou alterações no fígado, baço e pâncreas. Mas os rins, que eram minha preocupação, não estão ruins para um senhor de 16 e meio, renal há seis. E a creatinina até baixou, em relação a 2018: de 2,2 mg/dL para 1,90 mg/dL — rins saudáveis devem mantê-la inferior a 1,8 mg/dL.


Os da Guda estão ainda melhores, apesar dos cristais de outros carnavais e de a creatinina ter aumentado um tico: de 1,73 mg/dL para 2,20 mg/dL. No pacote dela, tem também cistite, responsável pelo sangue na urina, e gases, provavelmente causados por estresse — que muda as bactérias da região.


Se nada disso for responsável pelo apetite prejudicado dos peludos, a culpa deve ser da ureia mais alta, que provoca enjoo. E preciso confessar que ambos possuem linfonodos inchados na barriga, mais um indício de FeLV, o diagnóstico de que fujo desde a morte do Simba. Dessa vez, porém, autorizei o teste — o resultado sai amanhã.

"E as seringadas de água?", vocês devem estar se perguntando. Oras, elas funcionam, visto que os rins são a melhor coisa desses exames, rs. É que gato não foi feito para comer ração seca — na natureza, eles caçam animais menores, com cerca 70% de líquido em seus corpos, e justamente por isso não têm o costume de beber água.

Em tempos de crise, se não puderem comprar sachê, patê ou latinha, água na seringa opera milagres! Eu distribuo em três rodadas de 20 ml (manhã, tarde e noite), como reforço da hidratação — lembrando que 20 ml é a quantidade que cabe confortavelmente no estômago deles e precisa esperar 40 minutos para a digestão.

Nos links abaixo, tem dicas para facilitar o processo, desde como dar líquido na seringa até modelo de dosador oral que goteja — e outras informações importantes sobre o pesadelo dos gateiros. Prevenção simples e grátis!


:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

9 comentários:

Anônimo disse...

Tenho cinco gatos STD que tem alergia atópica é um com doença renal, faço A N com filé
de peito de frango
com cenoura, batata doce, batata inglesa, arroz integral, azeite e pouco sal, eles têm melhorado bastante, batido no mix.

Fabíola disse...

Boa tarde.

Vc. poderia colocar a proporção, por favor. E a frequência que vc. dá.

Arthur disse...

20 ml de uma vez só?

Anônimo disse...

3 vezes ao dia

Beatriz Levischi disse...

Alimentação natural realmente ajuda, porque tem muito mais umidade. Mas precisa ser elaborada por um veterinário nutrólogo, de acordo com as necessidades de cada bicho.

Não sei se entendi a pergunta sobre a proporção. Um gato deve ingerir, em média, 50 ml de água para cada quilo de peso — e nessa quantidade está inclusa a ração, sendo que a versão seca tem cerca de 10% de umidade.

Aqui em casa, dou as seringadas como complemento, portanto, 20 ml de manhã + 20 ml à tarde + 20 ml à noite. Aconselho a fracionar em várias vezes no começo, para o peludo acostumar. Depois, dependendo do animal, dá para fazer até 5 ml por vez, já que as seringas/dosadores orais maiores são mais difíceis de usar com uma mão só. E sempre devagar, sem afogar o coitado, né?

Tem mais dicas neste post: https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html.

Anônimo disse...

3 seringas de 20ml totalizando em 60ml?
Ou 3 de 20ml pela manhã, 3 de 20ml a tarde e mais 3 a noite??

Beatriz Levischi disse...

20 ml de manhã, mais 20 ml à tarde e os últimos 20 ml à noite. Para completar cada rodada, você vai precisar encher a seringa várias vezes — aconselho a de 3 ml, mais fácil de segurar, e mesmo essa quantidade talvez precisa ser particionada, dependendo da dificuldade do gato de engolir.

Anônimo disse...

Pesiso de socorro com minha gata ela não toma água ensisto na seringa ms ela cospe a água o que eu faço?

Ellen Vale disse...

Encontrei seu blog por acaso pesquisando sobre água e DRC.. Eu descobri que a minha gata de 4 anos é renal crônica e tem 1 ano de diagnóstico. É uma luta diária pra ela tomar água e teve que fazer fluidoterapia nesse carnaval. Tô percebendo que a palhacinha tá esperando eu dar água 🤡, ela já conhece a seringa.. mas outro post que você fez da síndrome de Pandora eu acredito que a Amora tenha, ela é muito medrosa e uma especialista em felinos já me falou que o estresse pode ser a causa de aumento no fígado e baço que ela tem