.
.

5.5.22

Como fazer inalação em gato

Tudo começou com a secreção caramelo brilhando no olho esquerdo. Depois, notei um barulhinho no nariz, daqueles que a gente precisa desligar o bebedouro elétrico para ouvir melhor. Aí vieram os espirros aleatórios e engasgos com o catarro. E a comida foi sobrando cada vez mais no pote. Ainda não sabemos o que a Guda, na alimentação forçada há seis dias, tem.

Mas o veterinário sugeriu amenizar o mal-estar com inalações. Eu, asmática experiente, porém novata com o procedimento em felinos, anotei as dicas para compartilhar com vocês. A estratégia mais simples é fechar o peludo no banheiro enquanto a gente toma aquele banho-sauna. Só que tive de ir na advanced mesmo, porque eles não entram no nosso quarto — gateira alérgica a gatos, conhecem?


Prendi, então, a máscara de criança do kit dentro da caixa de transporte dos bigodes, usando um araminho de pão de forma, coloquei um fundo de soro fisiológico no copinho do inalador, sem medicação, e levei a engenhoca para o sofá da sala, onde Guda tomava sol. Se fosse qualquer uma das Gudinhas, escreveria um parágrafo à parte com dicas de como enfiar a criatura na caixa. Mas a barriguda entrou ronronando.


A toalha serve para o vapor ficar concentrado, sem necessidade de colocar a máscara no animal. E a duração da inalação pode variar entre 10 e 15 minutos. Confesso, porém, que só respeitei esse tempo (13 minutos, precisamente), da primeira vez, porque nas seguintes ela se estressou e começou a morder o cano — que eu deveria ter passado pelas gradinhas laterais.




E dei uma furada na blindagem abrindo a porta para fazer um carinho apaziguador. rs

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, nunca precisei fazer inalação nas minhas gatas! 🙏🏻 Muito bom aprender

Anônimo disse...

Umas protetoras que vi faziam naquelas caixas organizadoras dobráveis, dispensando o uso da toalha. Mas eram gatos muuuuito mansos

Anônimo disse...

Eu não coloco a máscara dentro, penduro ela na porta da caixa com o próprio elástico de colocar no rosto (virada pra dentro, claro). Funciona bem

Anônimo disse...

Dá pra usar sem a máscara? Só com aquela cânula onde a máscara encaixa? Eu testei assim aqui em casa e saiu uma quantidade maior de vapor. E eu também fiquei me perguntando se existe nebulização que tenha um vapor mais morninho

Beatriz Levischi disse...

Essas caixas organizadoras dobráveis são fechadas?

Pendurar a máscara do lado de fora da porta é mais seguro mesmo. rs

Não sei se o vapor saindo direto da cânula tem o mesmo efeito. Acho que sim, mas é melhor perguntar ao veterinário. Sobre a temperatura, você pode aquecer o soro no micro-ondas — só para deixá-lo morninho.

Anônimo disse...

Gente, meu filho é FIV+. Está na fase onde os sintomas começam a pesar e estamos ajustando pra que tenha uma qualidade de vida melhor no finalzinho... E faço nebulização com o nebulizador mesmo direito nele, Deus e ele me abençoaram muito!. E como não tenho máscara infantil, uso a adulta apenas barrando com um tecido em cima que vaze o vapor pelo espaço do narizinho. E ele fica de buenas. Meu insta é cinthia.miranda1995. Frajola tem crises respiratórias frequentes no entanto conseguimos amenizar muito com a nebulização diretamente no Narizinho dele e também com as medicações prescritas pelo tio Vet e acompanhamentos cheios de amor da clínica mais perfeita desse mundo e dos tios mais amorosos e especiais!

Unknown disse...

Oi!
A minha gatinha está a fazer inalador tipo puffer, usando uma máscara de inalação de bebê, mas não resulta muito bem porque a máscara ainda fica grande na cara minha gatinha e para funcionar tem de vedar bem. Não sei se essa técnica de toalha na caixa resultaria, se eu bombasse o inalador puffer e pusesse ela na caixa fechada?
Grata!

Beatriz Levischi disse...

Posso te responder como asmática: se não aplicar diretamente na boca, a bombinha não terá o mesmo efeito, já que a quantidade que sai do medicamento é exata. Mas confirme com seu veterinário.