.
.

20.10.17

Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço

Depois de amanhã, completa um ano que Simba morreu ontem. Trinta e três dias antes da derrota para a insuficiência renal, eu perguntei à veterinária se daria tempo de mudar para Sorocaba e devolver ao tigrinho o jardim perdido. Não deu. Mas aproveitei todas as oportunidades dos últimos 12 meses-voadores para conscientizar sobre a doença e evitar outros desfechos assim (links no fim do post).

Relembrar ainda me encharca o coração. A data, porém, precisa ser ressignificada. Quando desabei sobre este teclado pós-tentativa fracassada de fluidoterapia, vocês me ensinaram macetes para facilitar a aplicação, gravaram até vídeo e a missão se tornou um tico menos amarga. É minha vez de retribuir ― passem para frente!

Encarar o desafio do soro vale muito a pena porque ajuda a diluir o excesso de ureia no sangue, herança do funcionamento capenga dos rins, amenizando o enjoo e as úlceras, na boca e no estômago, que matam o apetite. E a aplicação caseira estressa bem menos o bichano, além de sair muito mais em conta.

Comece com o veterinário
Só ele pode prescrever a quantidade ideal de soro para o animal e tem expertise para orientar a primeira aplicação.

Compre equipo e bolsas pela internet
A diferença de preço compensa o frete.

Arrume um fiel escudeiro
Eu distraía o leãozinho com carinho, enquanto Leo fazia o serviço sujo, e sobrava com as mãos livres para conter as tentativas de fuga. Mas hei de confessar que tem leitora-mulherão que dá conta do recado sozinha, imobilizando o peludo pelo cangote.

Escolha um cantinho confortável
Não esqueça, porém, que o soro precisará ficar pendurado.

Vista uma jaqueta jeans
Ela protege braços e peito dos arranhões, sem tecnologia espacial.

Esquente a bolsa
Uns 30 segundos no micro-ondas bastam, porque o líquido geladão entrando no corpo assusta.

Use escalpe em vez de agulha normal
Essa dica merece beijo na boca! Como a agulha do escalpe é mais curtinha, não há risco de sair do outro lado da pele na pinça nem de perfurar algo importante. E fica mais bem fácil segurar pela borboletinha.

Encare o calibre grosso
Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, dói menos do que o fininho, porque o soro, ardido, corre mais rápido. A gente comprava escalpe 19, branco.

Aplique na lateral do corpo
A bolota que se forma incomoda menos nessa região e dá para ir alternando os lados. Nos casos de aplicação-solo, vale centralizar a picada no cangote para evitar que o soro desça para uma das patas.

Tenha paciência
As primeiras vezes são difíceis mesmo, mas o bichinho acaba acostumando ― e a gente também.



Outras infos importantes:

:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

223 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 223 de 223
Anônimo disse...

Sou Alexandra e tenho a cachorrinha Bella de 11 anos e há 3 meses foi diagnosticada renal crônica, a ureia e creatinina não estava tão alta, mas a ultra confirmou. comecei a ração renal que não foi bem aceita mesmo ela sendo comilona a vida toda, passado 3 meses levei pra repetir os exames e deu ureia 289 e creatinina 2,9 eu quase tive um treco, tive que tomar calmante pq não parava de chorar, o vet passou fluido todos os dias, 250ml por uma semana, fiz ontem pela primeira vez, dependendo do cachorro é bem mais fácil que gato, ela fica quietinha… enfim tô aqui lendo os relatos e sempre pensando quanto tempo minha filha vai ficar comigo… por incrível que pareça ela tá muito bem, esperta , corre, só tem uns refluxos de vez em quando, deve ser por conta da ureia … boa sorte pra todos nós

VIVIANE GRAZIELLE EL SARLI FAVARO disse...

Olá minha gata Bella foi diagnosticada renal crônica e há duas semanas começou a fazer soro subcutâneo,hoje Bella estava muito amoada e era dia de fazer soro , depois do soro Bella piorou está deitada não posso pegar ela no colo que mia de dor a bolsinha pós soro desceu para o meio das duas patas traseiras , Bella está com muita dor e mancando não sei se está incomodada com a bolsa nós meio das pernas ou se realmente é dor dei dipirona para ela e espero que amanhã ela esteja melhor estou muito aprenssiva e com dó demais dela

Lisiani disse...

Olá, tudo bem?
O escalpe 21g pode ser usado no lugar do 19g ? Estou em dúvida na espessura da agulha.

Anônimo disse...

Oi pessoal, peguei aqui a dica do scalp, que me ajudou a ter mais segurança e facilitou muito o processo todo. Faço a fluido sozinha e quero retribuir com uma dica tbm: caixa de papelão. Era difícil segurar o scalp e conter as tentativas de escapar, faltavam mãos. Comecei a coloça-la dentro de uma caixa (a mesma que ela usa no dia a dia pra brincar e dormir). Por algum motivo, dentro da caixa a movimentação dela diminui consideravelmente. Ela fica paradinha, esperando o soro terminar. Não sei se vai ser assim pra sempre, mas funcionou muito nas últimas vezes.

Anônimo disse...

Olá! Descobri que meu gato era Felv positivo e logo depois a doença renal, a creatinina dele ficava em 1, 9 ele teve a primeira crise ficou internado e hoje faz fluído uma vez na semana, fico procurando histórias que possam me dar esperança e também dicas que proporcione uma melhor qualidade de vida para ele.

Anna Lygia disse...

Minha gatinha Dadá foi diagnosticada com insuficiência renal crônica em 2020, em plena pandemia. Passei 10 dias levando e acompanhando diariamente à clínica para receber soro na veia por um cateter. Levava 2 horas cada aplicação! Ainda bem que me permitiam ficar com ela, numa das salas, usando máscara . E finalmente ela melhorou e passou a comer ração renal da Royal Canin. Após esse período complicado, aprendemos a aplicar o soro subcutâneo em casa. Muito mais rápido e tranquilo. As dicas de scalp 19 e de aquecer a bolsa ajudaram muito. Hoje ela está com mais de 18 anos e recebe 250ml de ringer lactato com catosal B12 uma vez por semana. Emagreceu quase 2 kg nesses três anos, mas tem mantido o peso estável no ultimo ano em 3.9kg e tem disposição para andar e comer. Às vezes damos algum petisquinho: atum ou pedacinho de frango ou carne ou uma micro colher de requeijão, mas a base da alimentação é a ração renal. Não vou dizer que gosta das aplicações, mas ela acaba aceitando, depois de algumas tentativas. É melhor no fim do dia, quando se ajeita no meu colo e está relaxada. Um segura e o outro aplica e terminamos entre 10 e 15 minutos. Sei que um dia teremos que aumentar a frequência das aplicações, mas por enquanto, vamos acompanhando com exames a cada 6 meses. O mais importante é que ela não sofra e possa ter qualidade de vida e muito, muito amor! Desejo a todos que passam por isso, muita força e paciência para cuidar dos seus filhos de quatro patas e agradeço a Beatriz e essa comunidade pelos relatos, dicas e apoio que encontramos aqui.

Anônimo disse...

Por favor como eu entro em contato para turar uma dúvida. Sou Cristiana , de Fortaleza, no Ceará. Dei siri subcutâneo na minha gatinha. Ela tem 13 anos. Ela estava desidratada, com sysoeira de PIF. Amanhã faz oito dias. O soro não foi absorvido. O veterinário dela disse que eu não me preocupasse, mas estou muito preocupada por já faz muito tempo. Pode me orientar a fazer algo para mudar essa situação.?

Anônimo disse...

Pessoal tenho um cachorro de 8 anos renal crônico, vejo que muitas pessoas estão falando de animais com sintoma de prostração e desânimo. No meu cachorro noto que algumas vezes ele fica, mas é por dor causada por um edema subcutâneo na sua barriga, quando toco ele tem reação de muita dor, não deita não dorme, assim que eu descubro, o que faço nesse caso é dar neocopan e predinisona, questões de horas o remédio faz efeito e ele dorme, milagrosamente o Edema e a dor somem no dia seguinte. Portanto a dica é, veja se não tem nenhum edema dolorido.

Anônimo disse...

Oi! Com orientação da vet e dicas daqui, tenho conseguido fazer a fluido na minha gata, e SOZINHA! Não foi fácil, várias vezes não consegui, quase desisti de fazer em casa, mas uma hora foi. Minhas dicas:
Coloco a gata dentro de uma caixa de papelão. Isso a deixa contida, sem que eu precise ficar segurando muito ela.
Procuro ser rápida, mas não apressada. Nossa tranquilidade (ou nervosismo) passa pra eles.
Dou um bom prêmio depois. No meu caso, uma porção de uma ração que ela gosta tanto, que uso como petisco.

Anônimo disse...

O meu pet faz o uso do pro rim e o nexin graças a Deus ele está bem está com um ano em tratamento

Anônimo disse...

O meu pet tá com um ano que foi descoberto esse esse problema renal ele faz o uso da medicação pro rim nexin e ômega 3 e o pantoprazol de 40 uma vez ao dia e soro subcutâneo e depois da refeição a médica me orientou da hidróxido de alumínio para aliviar o estômago dele

Anônimo disse...

Levei meu cachorro no canil eles aplicaram o soro e foi dessendo do pelas patas será que o soro seca

Anônimo disse...

A maioria dos gatos renais (quase 100%) São hipertensos, a hipertensão agrava muito o DRC. Aconselho vc a levá-lo em um cardiologista para aferir a pressão. Meu gato estava quase morto após fazer uma maldita diálise, e passar pelas mãos de médicos burros que só queriam mantê-lo internado para garantir o salário do mês. Levei meu gato para cada e comecei a tratá-lo sozinho. Meu gato chega a 250 de ureia e 15 de creatinina, porém se encontra vivo é bem. Eu dou semintra a ele, porém n pode dar Qd o gato está desidratado. Outro medicamento muito bom é o fortkor. Caso seu gato seja idoso compre GERIOOX é caro mas vale cada centavo. Os homeopáticos são bons também, mas de acordo com a gravidade do momento eles são um pouco lentos. Sempre peça para medir o fósforo e potássio do animal, se estiver com o fósforo alto o risco de morrer é muito alto, precisa tomar idroxo de alumínio junto com os alimentos. Caso o potássio esteja alto ou baixo tbm o risco é grande. Muitos só focam e creatinina e ureia, mas existem muuuuitos outros fatores por trás da doença renal crônica. Tireoide, diabetes, hipertensão etc… Se n tratados n adianta, morte na certa. Pesquisem artigos, vocês vão encontrar muuuuuito coisa boa que vai salvar a vida do gato de vcs, encontrei muita coisa que veterinários com diplomas no exterior não sabiam. Qt a ter medo deles acharem q estamos maltratando, isso não existe, eles são inteligentes, sabem que estamos lutando por suas vidas.

Anônimo disse...

Corticoides, antibióticos, antiflamatorios e anestesia, pioram o quadro do animal, menos dias de vida. Se ele n está com infecção, com inflamação, de apenas medicarmos para tratar os rins, medicamentos para gato renal.

Anônimo disse...

Kkkkkkkk se vc está achando sair de 5 para 7 kkkkk imagine o nosso que estava com 470 de ureia e 18 de creatinina da noite pro dia para vender uma diálise de 12 mil kkkkkkkkkkk e o gato está vivo até hoje.

Anônimo disse...

Queria ter lido isso ainda com ela viva. Meu gato chegou a 18 de creatinina e 499 de ureia. 4 médicos mandaram eu sacrificar, pois iria morrer de qualquer jeito, eu pensei… quem sou eu para tirar uma vida que Deus deu? Qd Deus achar q é o tempo ele irá levar o meu gatinho. Hoje ele está com 9 de creatinina, 200 de ureia, porém está reagindo, come sozinho, da umas voltas no cond. Estou desconfiada que existe algo de errado nesses exames…..

Anônimo disse...

Você falou tudo, por pouco não vendi nosso carro para dar a eles. Gastamos 20 mil em 15 dias. Nosso gato estava definhando, morrendo nas mãos deles e eles só mantinham o gato lá piorando para ganhar dinheiro. Foi que tirei meu gato nos braços e trouxe pra casa. Estou lendo artigos, para aprender mais sobre essa doença, e aprendi que 90% dos gatos renais sofrem de hipertensão ou diabetes ou hipertireoidismo etc… aí estou matando uma coisa de cada vez, descobri que ele é hipertenso e estou tratando a hipertensão junto com a doença renal e a velhice. Ele só não está melhor pq tem que tomar o soro e medicamentos na boca, mas está vivo, e acordo com ele todos os dias ao meu lado. Vai fora dessa comércio vagabundo.

Anônimo disse...

O meu sempre fica assim,perece que está brabo comigo,vira as costas,etc.Deve ser o incômodo da aplicação e também porque eles pensam que a gente está judiando.Depois passa🤭

Leily disse...

Meu Alvim foi diagnosticado com insuficiência renal crônica a um mês. Ficou internado por uma semana pois estava com Creatinina 8 ,Uréia 336 e Fósforo 14. Emagreceu 4 quilos em semanas, não comia mais e só queria se esconder da gente. Faço fluidoterapia todos os dias nele a mais ou menos um mês. Suas taxas caíram bastante eja come sozinho. Tem engordado cem gramas por semana e voltou a brincar com meus outros gatinhos, já pula no telhado e vem melhorando dia após dia. Estou bastante confiante com a sua recuperação e espero que viva longos anos ainda

Anônimo disse...

Minha gata tem 22 anos tbm está com esses problemas, acabei de chegar do vet foi fazer subcutâneo e tbm está com Alzheimer. Que Deus faça o melhor para ela porque eu tô arrasada!!😭

Anônimo disse...

Que 😢
A minha gata tbm está com este problema, tbm no fígado,intestino e Alzheimer ,Deus fará o melhor por ela porque eu tô um caco!😭

Katlyn ursula disse...

Deus te abençoe muitoooo pelas dicas.Meu gato abacate tinha problemas renais graves.Tinha infarto em algumas partes dos rins,inclusive viveu bem até os 21 anos de pura fofura.De 3 em 3 meses eu fazia exame de sangue e Ultra.Jateava o homeopático pro- rim que é uma maravilha.Racao royal canin renal.Muitooo amor e sempre colocava o nome dele num site de tratamento a distância para pessoas e animais(www.cirurgiaespiritual.com.br).Volta e meia ele tinha uns episódios brabos com a parte renal comprometida e aí tinha que fazer a fluidoterapia...No começo era complicado,mas com o tempo passei a vizualizar enquanto fazia carinho nele que cada gotinha que caía, era uma gotinha verde de cura para ele...Aí logo ele levantava.Ate que a idade cobrou um preço...E um dia ele paralizou...Corri para o veterinário segurando meu coração fora do peito,ele internou e a noite depois que fui visitar novamente eu sabia...Pelo jeito que ele miou ao me ver chegar...O ronronado...E o olhar que ele estava se despedindo...Sai de lá já sabendo e quando me ligaram...Eu nem sei...Ainda dói...A sdd é o amor que fica...Mas valeu a pena cada gotinha de tempo que passei com ele...Um conselho...Não se permitam traumatizar por uma experiência assim...Pq apesar dos momentos vomplicados ,apertos financeiros,foi o amor + leal e verdadeiro que tive...E me ensinou a viver e aproveitar cada momento e jamais economizar amor!!! Por isso...Hj ele faz parte do meu coração...Mas não fechei o mesmo.Jamais...O que ele me ensinou foi a amar...Distribuir amor a quem não tem...Ou tem pouco...Meu bb gato idoso fez isso comigo.Hj tenho o maracujá...Angel...Gabriela filha dele que hj com 19 anos est começando a apresentar problemas renais...E estou lutando novamente...Com o coração pequenininho,mas sem du idar ou economizar tempo e amor...Pq eu honro tudo que aprendi com meu gato abacate.Eu aprendi a amar...Sem restrições...A me doar e entender que todo amor quando é verdadeiro assim vomo faz bem,dói...Pq a dor infelizmente faz parte da vida...Mas vale sempre a pena amar . Força ,cura e luz para todos e seus bbs bichinhos...Pq eles podem ter 20 anos,mas sempre serão bbs para quem ama....

Juliana disse...

Começamos a realizar a fluidoterapia semana passada, dói meu coração ter que furar meu BBzão, gato de 7 anos. Tenho muito medo de pegar no musculo, como sabemos que pegou no musculo? Tem algum sintoma?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 223 de 223   Recentes› Mais recentes»