.
.

18.8.22

Feromônios e cheiros na comunicação felina | EG #12

Se tem um quesito em que os gatos perdem para os cachorros é no faro: 60 milhões de células olfativas contra cerca de 300 milhões, porque os bichanos se concentram em caçadas curtas, aproveitando suas habilidades de perseguição e corrida. Ainda assim, o narizinho deles dá um baile no nosso em 14 vezes.

E o cheiro se mostra essencial nas relações felinas, pois tem conexão direta com a região do cérebro responsável pelas emoções. Se esfregando em objetos e pessoas, seu amigo deixa mensagens com feromônios, sinais químicos imperceptíveis para nós, que revelam informações sobre o sexo (macho ou fêmea?), o humor (estressado?) e a condição reprodutiva (no cio?) — tudo para evitar conflitos.

Já os interlocutores conseguem detectar esses feromônios com o órgão vomeronasal conhecido como "órgão de Jacbson", localizado entre a parte interna da boca e o nariz — sabem quando eles fazem aquela careta de boca aberta? Ela se chama "reflexo de flehmen" e equivale à careta dos apreciadores de vinho.


Há glândulas de feromônios nas bochechas, testa, boca, queixo, rabo, patas, bigodes, almofadinhas, orelhas, flancos e mamas. Suas funções específicas seguem um mistério para a ciência, mas pesquisadores identificaram três dos feromônios faciais...

- F2: relacionado ao comportamento sexual.
- F3: envolvido em trocas sociais complexas e na marcação de território.
- F4: responsável por marcar indivíduos familiares (bípedes ou quadrúpedes), facilitando o reconhecimento e reduzindo a chance de treta.

A maneira como os bichanos se esfregam também diz sobre seu estado emocional. Usar as bochechas indica confiança, dar cabeçadas demonstra amor e arranhar é outra forma de marcar território, mas também pode significar alerta. Tem, ainda, a temida marcação com urina, comportamento sexual comum em animais não castrados e resposta a mudanças no ambiente — como sofá novo ou intrusos.

Estão curtindo a série inspirada no livro do Jackson Galaxy O Encantador de Gatos, financiada coletivamente pelos leitores do Gatoca? Considerem se tornar apoiadores também — aqui tem um resumo das principais ações (on e offline) destes 15 anos. ❤


CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 7: O mistério do ronronar
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!
CAPÍTULO 11: Como é um abraço felino?
CAPÍTULO 13: Tem outro bichano vivendo dentro do seu!
CAPÍTULO 14: O segredo da gatitude!
CAPÍTULO 15: Conheça sua maquininha de matar: tato
CAPÍTULO 16: Conheça sua maquininha de matar: bigodes
CAPÍTULO 17: Conheça sua maquininha de matar: visão
CAPÍTULO 18: Conheça sua maquininha de matar: audição
CAPÍTULO 19: Como e o que os gatos caçam?
CAPÍTULO 20: E como eles comem?
CAPÍTULO 21: Felinos se limpam como a cena de um crime
CAPÍTULO 22: Bichanos dormem menos do que parece (estreia no dia 15 de setembro!)

6 comentários:

Anônimo disse...

Gente como os cheiros comunicam! Quando gatos (e cães) cheiram os fundilhos uns dos outros tem todo um jornal de informações.

Entre humanos temos relação intensa entre memória olfativa e emoções- ah um cheiro de café me anima tanto… Sentir o perfume de gente querida dá saudade…

Anônimo disse...

Não é atoa que quando levamos um gatuxo estressado a um vet esperto ele logo aplica no ambiente um spray de feromônios. Acalma tudo!

Anônimo disse...

E quando eles viram o bumbum pra nossa cara? É pra quê? É pra gente sentir as notas de ração ou nada a ver?

Li disse...

Uma cheiradinha é uma enciclopédia sobre o bichano!!
Muito interessante essa questão, adorei aprender mais
Li

Anônimo disse...

Olha aqui, vamos pra uma análise técnica dessas notas, afinal os perfumes tem três níveis básicos de notas: topo, coração e fundo. Essas aí desse meme são de onde mesmo? Heim? Tá difícil, diz aí!
Cris Rebouças

Viviane Silva disse...

Haahahahah