.
.

24.9.21

Seu gato vem da América ou do Velho Mundo? | EG #4

Os ancestrais dos bichanos com quem partilharmos nossas casas se dividiam entre o Novo Mundo, que compreendia as Américas do Norte, Sul e Central, e o Velho Mundo, formado pela África, Asia e Europa. Ao primeiro grupo pertenciam os pumas, gatos-do-mato e jaguatiricas. Já o segundo incluía os gatos domésticos, selvagens, pescadores, linces, caracais, servais e guepardos.

Não existe uma definição clara da origem dos nossos felinos PP, porque, da perspectiva evolutiva, é todo mundo muito próximo. Mas dá para notar diferenças comportamentais:

1) Peludos do Velho Mundo deitam com as patas embaixo do corpo, como a maioria dos bigodes de Gatoca. Spoiler!




Enquanto os do Novo Mundo lembram esfinges — nesta foto, peguei Pipoca em uma rara exceção, como se nota ao comparar com a de cima, nos fundilhos do Mercv.


Mas o que dizer da Chocolate, Jackson Galaxy, e seu estilo "sem bracinhos"?


Ou da Pimenta com o clássico "para o alto e avante"?


2) Se nossos amigos almoçassem passarinhos, também poderíamos analisar as penas: gatos do Novo Mundo limpam suas presas totalmente antes de comer, já os do Velho Mundo não perdem tempo com isso.

3) E o terceiro tópico segue sem ilustração em respeito aos estômagos frágeis: apenas os bichanos do Velho Mundo recebem educação de suas mães e enterram o cocô.

Esta série é inspirada na bíblia O Encantador de Gatos, escrita pelos especialistas no babado Jackson Galaxy e Mikel Delgado, e financiada pelos nossos leitores queridos. ❤️ Se vocês estão curtindo, considerem se tornar apoiadores tambémaqui tem um resumo das principais ações do projeto, que extrapola os bytes. 14 anos já, minha gente!


CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos?
CAPÍTULO 5: Gatos domesticados têm mais memória! (estreia no dia 22 de outubro!)

4 comentários:

Aline Silpe disse...

Ahahahaha: tenho todas as espécies acima descritas! ;) Fiquei curiosa em relação à um detalhe: como chegaram a essa “classificação” de que os são os gatos do novo mundo que se sentam no estilo esfinge, sendo que a própria esfinge de Gizé tá há mais de 2 mil anos mostrando que a postura combina mais com o velho mundo?! 🤔🤪

Fernanda disse...

Acho que tenho 3 exemplares do velho, o coco tem que ser cuidadosamente enterrado sempre hahahaha

Beatriz Levischi disse...

A esfinge deve ter se inspirado nos outros felinos, Aline. E gato gosta de exclusividade, né? Hahahahahahaha!

Eles não são tão cuidadosos com o cocô aqui, não, Fernanda. rs

Anônimo disse...

Tenho dos dois grupos então