.
.

10.3.23

Conheça sua maquininha de matar: visão | EG #17

"Por que esses olhos tão grandes?", pergunta o rato desavisado. E vocês já sabem a resposta, né? Eles são proporcionalmente maiores do que os nossos (e voltados para frente) justamente porque se tratam de animais predadores. Inclusive respondem melhor a movimentos rápidos. E seu campo visual cobre cerca de 200 graus, contra 150 graus do olho humano. Mas, pasmem, os bichanos não enxergam muito bem de perto. A distância ideal para eles fica entre dois e seis metros.


E, a menos de 30 cm, a presa vira um borrão — aí, quem entra em ação para identificar os detalhes são os bigodes, como expliquei no capítulo anterior desta série, inspirada em O Encantador de Gatos, livro do Jackson Galaxy. Há que se ressaltar, porém, que nossos amigos domesticados tendem à miopia, diferente de seus ancestrais, porque os brinquedinhos com que costumam interagir estão mais próximos.

E o lance de que os peludos não veem cores, procede? Primeiro, vale explicar o funcionamento do olho: a luz passa pela córnea (capinha transparente que ajuda a focar os objetos), entra pela pupila (parte preta no centro da íris, a bolota colorida que controla a quantidade de luz), atravessa o cristalino (que também permite focar os objetos) e é projetada na retina (localizada no fundo do olho), que envia a informação para o cérebro pelo nervo óptico.

Na retina, existem dois tipos de receptores: os bastonetes, especializados em condições de pouca luz, e os cones, melhores na detecção de cores diurnas. Como os gatos possuem três vezes mais bastonetes do que a gente, só que menos cores, até conseguem detectar algumas delas durante o dia, embora não tão proeminentes. Já na penumbra enxergam em preto e branco, mas com muito mais clareza.

No Super Trunfo da caça, nitidez certamente vence o colorido.

Outras curiosidades:

- As pupilas em fresta vertical permitem que os bichanos respondam mais rápido à luz, abrindo e fechando em todas as direções.

- Seus olhos demoram mais para focalizar porque o cristalino é duro. E, quando as pupilas estão retraídas, sob luz intensa, fica ainda mais difícil.

- Enquanto nós, humanos, temos fóvea, um buraquinho na retina especializado em detalhes, os felinos possuem uma "linha visual" que cumpre função semelhante.

- Atrás da retina, eles também possuem células refletoras chamadas tapetum lucidum, que funcionam como lanterna, dando mais poder à visão no escuro — e é por causa delas que, em toda foto com flash que você tira, seu pet sai com olhos brilhantes.

(Tem um troco sobrando, gosta do nosso trabalho e quer se tornar apoiador também? Dá uma fuçada nas recompensas da campanhaaqui fiz um resumo das principais ações, on e offline, destes 15 anos e meio de projeto. ❤)


CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 7: O mistério do ronronar
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!
CAPÍTULO 11: Como é um abraço felino?
CAPÍTULO 12: Feromônios e os cheiros na comunicação
CAPÍTULO 13: Tem outro bichano vivendo dentro do seu!
CAPÍTULO 14: O segredo da gatitude!
CAPÍTULO 15: Conheça sua maquininha de matar: tato
CAPÍTULO 16: Conheça sua maquininha de matar: bigodes
CAPÍTULO 18: Conheça sua maquininha de matar: audição
CAPÍTULO 19: Como e o que os gatos caçam?
CAPÍTULO 20: E como eles comem?
CAPÍTULO 21: Felinos se limpam como a cena de um crime
CAPÍTULO 22: Bichanos dormem menos do que parece (estreia no dia 15 de setembro!)

3 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante! Os gatos têm hipermetropia! Isso tem algo a ver com terem dificuldade de ver a ração no pote?

Anônimo disse...

Ótima pergunta!!

Beatriz Levischi disse...

Eles podem não enxergar a ração tão perto, mas têm o olfato para compensar, né? Se não comem e não estão doentes, é por frescura mesmo — provavelmente porque sabem que recarregaremos com grãos mais "fresquinhos". rs