.
.

12.8.22

Gata com tontura e desequilibrando, do nada!

Quando Pimenta não está embrenhada na moita de catnip do gatil, seu canto favorito da casa é a prateleira a caminho do escritório, onde ela pode ganhar carinho dos passantes e, ao mesmo tempo, tomar sol. E, como esse item indispensável para o enriquecimento ambiental nos acompanha desde São Bernardo, mudando apenas a roupagem, a frajola tem experiência no pulo.


Acontece que, na quarta-feira retrasada, ela se equivocou no cálculo e despencou em cima de mim, que, abaixada, reabastecia o potinho de ração. Achei estranho, mas segui nos cuidados matinais dos gatos — sete, idosos, com necessidades diferentes. Até que Leo me alertou para o caminhar cambaleante da pequena:


Durante quatro horas, ao menos, ela ficou assim, sem conseguir manter o equilíbrio, mesmo sentada — e, para evitar o tronco balançando, se encostava nos lugares feito bêbada. A tontura pode até ter sido causada pela queda da prateleira, mas tendo mais a acreditar que foi a causa da queda, já que a peluda nunca erra esse salto. E não aparentava sentir dor — apalpamos cada pedacinho do corpo.

Intoxicação também estava no radar do veterinário, apesar de não vir acompanhada de outros sintomas, como babação, vômito e diarreia. Nada de nistagmo também ou de sinal de otite — ouvidos limpinhos, sem movimentos suspeitos de cabeça. E chega a ser uma ofensa suspeitar de deficiência nutricional em um recinto com seis opções de ração, entre secas e úmidas.

Restavam os problemas mais sérios, como neoplasia (tumor), hipertensão (comum em animais mais velhos) e epilepsia (distúrbio que afeta o sistema nervoso central). Não sei se ela teve convulsão enquanto a gente dormia, mas me chamou a atenção a ligação com a doença renal, cujo diagnóstico conhecemos há oito anos — o funcionamento capenga dos rins pode alterar a composição do sangue, provocando as crises.

Pips segue em observação, já que o bamboleio se tratou de um episódio isolado. E espero que continue assim.

14 comentários:

Viviane Silva disse...

Pimenta, desejo-lhe melhoras, que se restabeleça logo e dê saltos maravilhosos!!

Anônimo disse...

Caramba! Doença renal.pode dar convulsão? Não sabia!

Anônimo disse...

Melhoras, Pipoca!!!

Anônimo disse...

Nossa, Pimenta! Que desespero, tadinha!

Anônimo disse...

Pips sua fofa não dê mais susto em sua mamis. Ninguém aguenta! Muitos afofos nessa gatinha linda❤️

wcris disse...

Oi Bia, eu que mandei afofos pra Pips! Voltei nesse post e fui no link dos renais. A Cidinha, 4 anos e 1/2 está com a creatinina alta. Já li os mil comentários e preparando o espírito para o que virá. Tão nova. Só notei que passou a comer menos, é a primeira que sai do pratinho, e bebe mais água. Deve estar no estagio 2 porque anda esperta e no mais parece normal. Estou aguardando as orientações da vet. Beijão!

Juliana Souza disse...

Espero que não seja nada grave. Gosto muito de acompanhar suas postagens

Anônimo disse...

Nossa Bia,que susto espero que a pimenta esteja melhor.

Jean Samyr disse...

Nossa Bia, meu gatinho tambem ficou assim. Ele começou a ficar meio cambaleando na hora de fazer os pulos, aí foi piorando. E foi assim que descobri o quadro renal. Tive que entrar com o Soro para melhorar, só que mesmo assim não resolveu, teve que ser soro na direto na corrente sanguínea mesmo.

Unknown disse...

Meu Sig hj começou a cambalear e se bater nas coisas caminhando... e via q estava desorientado, assustado.... levei no veterinário imediatamente, ainda esta internado para exames, só tinha eco a tarde... torcendo que não seja nada grave... ele é muito sapeca e o mano dele e eu sentimos falta dele...

Anônimo disse...

Estou com meu Simba😸 na mesma situação ontem teve este episódio cambaleando , mas não perdeu os sentidos, ainda come razoavelmente bem , está mais lento hj mas consegue subir a cama e o sofá , espero não ser nada grave !😔🥰😸

Anônimo disse...

olá. como ela está? o meu gato também está assim. ja levei ao vet 3 vezes...mas não diagnosticam.

Anônimo disse...

Buscando pesquisas encontrei essa materia..meu gato tem 15 anos, tratando esporotricose e agora à noite nem consegui medicar..apresentou-se assim cambaleante com se estivesse bêbado... 😓😓😓😓

Beatriz Levischi disse...

Tirando a alergia eterna, Pimenta está ótima, gente! Obrigada pelo carinho!

E a Cidinha, Cris? Conta lá no grupo!

Na torcida pelo gatinho do Jean Samyr, pelo Sig, pelo Simba e pelo vovô com esporo! Demorei para responder porque, nesse intervalo, perdi três velhinhas, justamente para a doença renal. Desculpem!