.
.

20.1.22

O mistério do ronronar dos gatos | EG #7

Sabiam que, de todos os grandes felinos, só o guepardo ronrona? É que eles possuem o hioide (um ossinho no pescoço) flexível, cordas vocais achatadas e retangulares, e um trato vocal mais longo, que permite emitir sons altos e graves com menos esforço, os temidos rugidos.

Já nossos bichanos não conseguem rugir, mas intrigam a ciência com seu motorzinho, provavelmente acionado por uma combinação do osso hioide, no caso deles firme, com as pregas vocais. Temos quase certeza, inclusive, de que se trata de reflexo, não de um movimento controlado — o cérebro manda um sinal para os músculos da laringe, que vibram as cordas vocais cerca de 25 vezes por segundo, enquanto os peludos inspiram e expiram.


A motivação para o ronronar, em geral, é positiva, lembrança de quando a mãe se valia da estratégia para manter a ninhada por perto, liberando endorfina, que ajudava tanto a criar laços quanto a ninar os pequenos. Mas o ronrom também aparece em gatos estressados, machucados e até morrendo — acredita-se que sua frequência, entre 20 e 140 Hz, se assemelha àquelas capazes de curar ferimentos e fraturas.


Há quem diga, ainda, que, usado durante a mordida letal, ele faz com que a presa entre em um estado catatônico. E muito tutor obedece direitinho aos ronrons de urgência por comida, segundo estudo de 2009, coordenado pela Dr. Karen McComb, professora de comportamento e cognição animal na Universidade de Sussex. rs

Estão curtindo a série inspirada em O Encantador de Gatos, livro do Jackson Galaxy, financiada coletivamente pelos leitores do Gatoca? Considerem se tornar apoiadores também — aqui tem um resumo das principais ações (on e offline) destes 14 anos e meio. :)


CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!

2 comentários:

Anônimo disse...

Romrom de gato é minha caixinha de música pra dormir...

Anônimo disse...

O som mais perfeito do mundo!