.
.

26.8.22

Filmes de gato: 4 lançamentos, 3 clássicos, 2 inéditos!

Os gatos entraram na moda do streaming! Na semana passada, a Netflix lançou um documentário bastante elogiado por especialistas em felinos e uma animação de desmontar coração de pedra, que me inspiraram a fazer esta curadoria para vocês curtirem no fim de semana. E a pesquisa rendeu duas surpresas, de que não ouvi ninguém falando!

Vanessa Almeida indicou também no Cluboca, nosso grupo de apoiadores, este site maravilhoso que informa se algum animal morre, dentre outros gatilhos que podem sensibilizar o público — o título digitado precisa estar em inglês. Compartilhem outras dicas bacanas nos comentários? Garfield só vale nos quadrinhos! rs


Dentro da Mente de um Gato (2022, Netflix)
Documentário em que especialistas revelam suas habilidades, como eles se comunicam e se realmente nos amam, tudo baseado em estudos científicos (admitindo um atraso de 15 anos em relação aos cachorros) e com linguagem divertida.

A veterinária Amanda Alano destacou no Instagram a descoberta recente de que a diferença cultural entre Japão e Estados Unidos influencia no comportamento dos peludos, sendo os orientais mais medrosos do que os norte-americanos — informação que até ela desconhecia.


Sonho de mil gatos (2022, Netflix)
Episódio bônus de Sandman, série do escritor-quadrinista-vozeirão-lindo Neil Gaiman, faz a gente torcer para os bigodes dominarem o mundo — quem sobreviver ao choque do começo, terá como recompensa um final emocionante.


Lucky (2022, Apple TV+)
Animação com as vozes de Jane Fonda, Whoopi Goldberg e Gregório Duvivier na versão dublada, conta como a azarada Sam Greenfield vai parar na Terra da Sorte, cercada de criaturas mágicas, justamente por causa de um pretolino, o Bob.


A Vida Eletrizante de Louis Wain (2022, Prime Video)
Biografia do artista britânico, tem Benedict Cumberbatch no elenco. E eu poderia parar por aqui, mas vocês não entenderiam a conexão com o post. É que ele adota um gato de rua e passa a pintar as imagens que o fizeram mundialmente famoso, refletindo a evolução de sua esquizofrenia, no final do século 19.


Gatos (2017, YouTube Premium)
Leitores antigos deste blog provavelmente já viram Kedi, nome original do documentário sobre os bichanos das ruas de Istambul, considerados sagrados, porque recebi o convite para assistir em primeira mão, no longínquo 2017. Mas não podia ficar de fora, né? Principalmente porque voltei encantada com os relatos de transformação dos marmanjos barbudos.


Um gato de rua chamado Bob (2016, Apple TV+)
Esse também já virou clássico e Bob até morreu (em junho de 2020, com 14 anos). Só que eu precisava exibir o autógrafo do James Bowen que a Ju Bussab conseguiu antes de o livro ser lançado no Brasil — e anunciarem o filme.

Viciado em drogas e morando na rua, ele é resgatado por um leãozinho, com quem passa a tocar violão nas praças de Londres, chamando a atenção do escritor Garry Jenkins e depois de Hollywood.


Gato de Botas (2011, Netflix... e surpresa!)
Shrek nunca fica velho — mesmo sem Shrek, rs. E Banderas está impagável perseguindo a gansa que bota ovos de ouro, junto com a Salma Hayek. E tem continuação agendada para janeiro de 2023, com Wagner Moura no elenco original! Em O Último Pedido, o Gato de Botas descobre que só lhe resta uma das nove vidas e parte em uma jornada para encontrar o mítico Último Desejo.


The Price (só Deus sabe)
Financiado pelo Kickstarter em novembro de 2010, narra as batalhas de um gato contra o diabo para defender sua família e segue em eterna produção, rs. Detalhe que a saga começou em 2006, quando o cineasta Christopher Salmon apresentou este animatic para convencer Neil Gaiman (ele de novo!) a ceder os direitos de seu conto.

5 comentários:

Anônimo disse...

A série de animação Love, Death and Robots tem um episódio chamado 3 robôs e os gatos tem uma participação pra lá de especial, acho que na primeira temporada. Parece que houve uma continuação na terceira temporada mas eu não vi.

Anônimo disse...

Amei as indicações ❤️ Tem um filme antigão (jurássico) que merecia uma nova versão: UM DIA, UM GATO
É um filme tcheco dos anos 60, ganhou um prêmio em Cannes e se conseguirem em algum canal digital não percam! Eu tenho o dvd - coisa estranha este objeto hoje em dia, rs, mas sou dessas! Bjs Cris & gataria

Anônimo disse...

Minha sugestão seria O Reino dos Gatos, linda animação de 2002.
Regina Haagen

Anônimo disse...

Lembrei logo do filme Aristogatas,um clássico da animação da Disney. Pensa num desenho fofo de gatos!

Anônimo disse...

Amo Aristogatas! Tenho o dvd com um making of que levaria o filme para outros caminhos 😸
Regina Haagen