.
.

23.7.21

A primeira gateira da história | EG #2

Se os homens estreitaram laços com os felinos por interesse, tendo seus grãos protegidos contra roedores, foi uma mulher quem popularizou a ideia trazê-los para dentro de casa — pelo menos é o que se acredita. E faz uns 150 anos só! A rainha Vitória apoiava o bem-estar animal e chegou a conceder status de Real à Sociedade Protetora dos Animais inglesa.


Além de cachorros, cavalos e cabras, tinha dois gatos persas — a fêmea White Heather viveu até o final no Palácio de Buckingham, muito depois de sua morte. Bichos de estimação em geral aumentaram na Era Vitoriana (a Inglaterra do século 18), tanto símbolos de status quanto uma forma de os nobres demonstrarem poder sobre a natureza.




E o caráter blasé dos bichanos os tornava a espécie perfeita: "selvagem, mas limpinha" — muitos escritores e artistas expressaram seu amor por eles e pessoas passaram a fazer funerais para seus amores peludos.


Esta série é inspirada no livro O Encantador de Gatos, escrito pelos especialistas em comportamento Jackson Galaxy e Mikel Delgado. Eu assino a confecção das coroas de papel alumínio de cozinha e o cuidado com os bigodes, há quase 16 anos, rs. E Leo Eichinger fez as fotos maravilhosas. ❤️


Menos estas! Hahahahahahaha!





CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos

*

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor — aqui tem um resumo das principais ações do projeto. Quer fazer parte dos despioradores? Assine nosso clube no Catarse ou doe um cafezinho em forma de PIX: doacoes@gatoca.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Fotos belíssimas!

Maria disse...

As fotos estão lindas!
Mérito do fotografo e dos modelos!

Anônimo disse...

Não tem fotos dos outros? Adoraria ver!!

wcris disse...

Parabéns Bia, ficou ótima de rainha, manto e batom da mesma cor, sem falar nas joias da coroa, kkk Voce e os peludos foram modelos de beleza para o fotógrafo não ter nenhum trabalho kkkk só dar o clic!

Giovanna disse...

Belas fotos e modelos. Irradiando felicidade.
Garanto que a Rainha Vitoria depois de por os gatos para dentro do palácio perdeu a realeza pq todo tutor de gato vira súdito!

Beatriz Levischi disse...

Obrigada pelo carinho, gente!

A maioria dos bigodes é arisca. Mas tem stories no Instagram (@gatoca_) das tentativas com a Pufosa e a Jujuba — estão no destaque "Rainha Derrota". rs

Boa, Giovanna!