.
.

31.8.22

Gato surdo de velhice ou só ignorando sua existência?

Confesso que a surdez da Chocolate me pegou de surpresa. Sei que a gente vai perdendo os sentidos conforme envelhece, mas nunca tinha parado para pensar que isso pode acontecer também com os animais — e a pequena fez 16 anos! Cheguei a cogitar demência durante os miados por colo na porta do quarto vazio, enquanto a gente tomava café na cozinha.

Depois, bateu a dúvida: será que a encrenquinha não escuta mais direito ou só está nos recolhendo à nossa insignificância. Escrevi, então, para a veterinária Amanda Alano, especialista em comportamento felino, e ela confirmou que a capacidade auditiva dos bigodes diminui com o passar do tempo, embora seja menos comum do que a redução da visão.


E, mesmo quando eles decidem nos ignorar, as orelhas acabam se movimentando porque captam os sinais sonoros. No vídeo, dá para ver que isso não ocorre:


Neste aqui, inclusive, Choco se assusta com a minha aproximação por trás, prova de que não estava esperando:


A recomendação é tocar a vida normalmente, pois os peludos se adaptam, compensando o sentido afetado por outro, como o olfato, coisa que já notei — antes, a ranheta não tomava conhecimento durante a soneca se eu colocasse a mão perto do seu rosto, agora acorda na hora. E procurem interagir sempre de frente para evitar palpitações mútuas desnecessárias. rs

7 comentários:

Anônimo disse...

Tanta coisa que pensamos que é implicância deles e acaba sendo mesmo um problema de saúde. Muito a aprender...
O fato é que, com os recursos modernos, e também porque mais mantidos em casa, agora atingem idades antes inimagináveis, com o combo de mazelas senis. Tal como nós.
Regina Haagen

Anônimo disse...

Nossos idosinhos precisando de mais atenção e modificando as rotinas. É o movimento da vida mesmo.
Gostei dos textinhos nas fotos❤️
E o filme do teste está perfeito! Também pudera com modelo tão linda🤗 ah deixa a tia Cris lhe apertar, deixa…

Anônimo disse...

Mais uma vez, Gatoca traz informações muito importantes e das quais, muitas vezes, nós, tutures de gatos, não temos a mínima ideia!
Obrigada, Gatoca!

Tati disse...

A Chocolate é a ranhetinha mais fofa que existe.
Informações preciosas!
Obrigada por compartilha-las.

Juliana Souza disse...

Adoro suas postagens. Tenho 15 gatos de 7 a 10 anos. 1 felv positiva. Com essa quantidade, acabo não conseguindo observar as mudanças no comportamento. Obrigada por compartilhar as experiências vividas com seus gatinhos.

Beatriz Levischi disse...

Envelhecer é um desafio mesmo, Regina.

Não me responsabilizo por eventuais danos, Cris. rs

Obrigada, queridas! ❤️

15 gatos idosos ao mesmo tempo, Juliana? Vai se preparando! 😂 Aqui está puxado faz tempo e eram "só" dez — agora sete. 😢 Se quiser trocar experiências e ganhar colo nos dias cinzas, o Cluboca foi dos melhores presentes que o Gatoca me deu: https://catarse.me/apoiegatoca. E olha que resisti para criar esse grupo! rs

Anônimo disse...

Adorei o texto explicativo e os vídeos. Parabéns.