.
.

16.6.23

Como os gatos comem? | EG #20

Atualizado em 17 de agosto de 2023

Chocolate come fondue de Pet Delícia no garfo suíço, obviamente. Mas os reles bichanos usam a boca mesmo, se abaixando para morder suas presas no chão, e, se elas forem muito grandes, podem até comer deitados, segundo Jackson Galaxy no livro O Encantador de Gatos, que inspira esta série.


A cabeça inclinada ajuda com os itens mais difíceis, comportamento ancestral. E balançá-la rapidamente facilita o processo de soltar a carne dos ossos ou remover as penas das aves — sim, parte desse ritual pode se repetir com a ração do potinho. Como os dentes dos gatos são feitos para rasgar a vítima em tiras engolíveis, eles não têm o hábito de mastigar muito.

E a pobreza de papilas gustativas não só afeta o paladar como torna o olfato bem mais importante para a alimentação — tanto que felinos congestionados acabam perdendo o apetite (noto isso com a Pimenta, nas crises mais fortes de alergia).

Ainda que não sintam sabor como a gente, eles percebem a diferença entre salgado, doce, amargo e azedo, tendendo a não curtir os dois últimos — provavelmente uma resposta evolutiva para evitar a ingestão de toxinas perigosas. Os peludos têm também um receptor para o trifosfato de adenosina (ATP), molécula que fornece energia para as células, cujo gosto nós não fazemos ideia.

E, como Joey, do seriado Friends, não dividem comida, carregando suas presas para bem longe do local de abate.

(Tem um troco sobrando, gosta do nosso trabalho e quer se tornar apoiador também? Dá uma fuçada nas recompensas da campanha e nos comentários de quem participa do melhor grupo da internet! Para quem chega agora, resumi aqui as principais ações, on e offline, destes 16 anos de projeto. ❤)


CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 7: O mistério do ronronar
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!
CAPÍTULO 11: Como é um abraço felino?
CAPÍTULO 12: Feromônios e os cheiros na comunicação
CAPÍTULO 13: Tem outro bichano vivendo dentro do seu!
CAPÍTULO 14: O segredo da gatitude!
CAPÍTULO 15: Conheça sua maquininha de matar: tato
CAPÍTULO 16: Conheça sua maquininha de matar: bigodes
CAPÍTULO 17: Conheça sua maquininha de matar: visão
CAPÍTULO 18: Conheça sua maquininha de matar: audição
CAPÍTULO 19: Como e o que os gatos caçam?
CAPÍTULO 21: Felinos se limpam como a cena de um crime
CAPÍTULO 22: Bichanos dormem menos do que parece (estreia no dia 15 de setembro!)

6 comentários:

Tati disse...

Cada um com seu jeitinho de comer.
Tampa faz a discreta.
Pipi sempre derrubava ração no chão.
Tem um gato de algum vizinho que às vezes vem comer no nosso quintal e ele faz uns barulhinhos engraçados ao mastigar - "nham nham nham" meio soprado; outro que vem aqui prefere primeiro degustar o que estiver no chão (derrubado pelos pássaros) para só então saborear a ração do potinho.

Anônimo disse...

Nazira comia rosnando, e de vez em quando olhava feio para os lados imaginando alguma hiena cercando sua comida. Hahaha era muito engraçado de ver pena que nunca fiz vídeo disso. Mas tadinha, esse comportamento veio dos seus difíceis tempos de rua. Quando chegou aqui no 5 estrelas da Cris manteve o hábito. Afinal sempre tinha muita gente-gato comendo junto.... um perigo!

Anônimo disse...

Cada um dos meus tem seu jeito único de comer e de pedir comida ou até de reclamar qdo fica algum tempo no potinho

wcris disse...

Andei observando a galera comer nesses dias. Em um espaço de oito comensais, três fazem questão de comer próximos, dois fazem questão do prato de louça, um prefere estar mais afastado e dois não se importam bem com prato nem lugar.

Anônimo disse...

Meu Bandit (sim, gato com nome de cachorro) puxa ração do pote para o chão com a pata... digo que está treinando para o bope. Só come do chão.
AliceGap

Beatriz Levischi disse...

Hahahahahahahahaha!