.
.

17.1.15

Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil

Consulta com o Dr. Valdo Reche é o sonho de consumo de boa parte dos gateiros de São Paulo ― quem não souber por que dê uma olhada no currículo do homem. Imaginem, então, a empolgação com que eu recebi o convite para participar do simpósio da Total Alimentos sobre doença renal crônica, liderado por ele, no hotel Transamérica!

Foi em junho do ano passado, mas, por causa da correria do projeto Um Post por Dia para Salvar Vidas, só deu tempo de traduzir as dez páginas rascunhadas de veterinês agora ― o evento se destinava a profissionais da área. E o assunto continua quente, infelizmente, porque, segundo o veterinário, 60% dos bichanos terão um grau de disfunção dos rins ao morrer.

Definição e tipos

Trata-se de uma anormalidade estrutural e/ou funcional nos rins, que deixam de filtrar e eliminar as toxinas produzidas pelo organismo do animal. Há dois tipos de doença renal: a genética transmissível, comum nos persas e maine coons, e a adquirida, decorrente do envelhecimento natural.

Classificação

- Estágio 1: o bicho não apresenta sintomas e a alteração estrutural dos rins costuma ser um achado.

- Estágio 2: com creatinina de 1,6 a 2,8 mg/dL, compreende a maior parte dos felinos. Eles podem ter sintomas sutis, que o tutor dificilmente percebe ― tomam mais água do que o normal, urinam mais e comem menos.

- Estágio 3: com creatinina de 2,9 a 5 mg/dL, os sintomas já são visíveis. O animal perde peso e toma ainda mais água.

- Estágio 4: com creatinina maior que 5 mg/dL, surgem a anorexia, os vômitos e a halitose, embora o bicho possa ficar assintomático por um tempão. A doença evolui até a falência renal, fase terminal.

Embora os estágios 1 e 2 acompanhem um gato de aparência normal, seus rins já perderam bastante a capacidade de filtração (e dois terços dos néfrons).

Diagnóstico

Para detectar o estágio da doença, o veterinário deve submeter o animal a um exame clínico, pedir os laboratoriais de rotina (urina e hemograma) e não descartar o de imagem, porque cerca de 70% dos felinos apresentam cálculo nos rins ou ureteres.

Tratamento

- Estágio 1: evite a desidratação, que diminui a perfusão dos rins, estimulando a ingestão de ração úmida ― para reduzir o risco de rejeição, por causa da textura, acostume o bichano antes de completar 1 ano. Se não for possível, peito de peru e atum em água e sal substituem o sachê.

- Estágios 2 a 4: além de evitar a desidratação, pode ser preciso tratar também proteinura (perda excessiva de proteínas pela urina), hipertensão arterial sistêmica, hiperparatireoidismo secundário, hipopotassemia e doenças concomitantes, como anemia.

A dieta com restrição proteica (e de fósforo), para não sobrecarregar os rins, deve acompanhar os níveis de albumina. Ração terapêutica aumenta a expectativa de vida, mas não adianta iniciar na crise, quando o animal está nauseado. Durante as duas primeiras semanas, é melhor que ele coma qualquer coisa, para não aumentar a produção de toxinas urêmicas.

Fluidoterapia (soro) só funciona se o bicho desidratar, já que dilui a creatinina e mascara a evolução da doença ― o excesso também agrava os casos de hipopotassemia e hipertensão (e cerca de 60% dos gatos têm hipertensão). Vale acrescentar vitaminas hidrossolúveis, principalmente as do complexo B.

Prevenção

Estimule o bichano a beber água. Use potes grandes (eles não gostam de encostar os bigodes nas bordas), coloque uma pedrinha de gelo no calor, substitua a torneira pelo bebedouro elétrico ― animal que tem esse hábito fica sem beber nada quando os tutores estão fora de casa, aumentando o risco de problemas urinários.

Importante!

- Creatinina é um índice mais confiável do que ureia, pois sofre menos influência da dieta.
- Gatos idosos apresentam queda nessa taxa porque começam a perder massa muscular ― não significa um bom resultado.
- Doença renal tende a provocar gastrite, já que o bicho acaba comendo menos por causa da náusea, e halitose, fazendo muitos tutores suspeitarem de problema bucal. E a anestesia para a limpeza dentária diminui ainda mais a perfusão dos rins.
- É preciso saber em que momento iniciar a restrição proteica. Felinos jovens (até dois anos) podem ter uma expectativa de vida longa com a ração terapêutica e desnutrição proteica.
- Ração urinária não equivale à renal! Ela é mais gostosa porque tem mais proteína, o que piora a doença.
- Outros agravantes são hipotensão, uso de fármacos (anti-inflamatórios não esteroidais) e obstrução ureteral por cálculos.
- O tratamento deve focar sempre na qualidade de vida do animal, não na quantidade de dias.



Outras infos importantes:

:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

478 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 478 de 478
Unknown disse...

Oi boa noite, como posso descobrir se minha gata Uniqua tem problemas renais?

Beatriz Levischi disse...

Você precisa levar a Uniqua ao veterinário. Ele pedirá um exame de sangue para saber como estão a creatinina e a ureia dela — e, dependendo do caso, um ultrassom para analisar os rins.

Unknown disse...

Esse soro é soro normal?

Beatriz Levischi disse...

Para doença renal, os veterinários costumam indicam o soro ringer com lactato, porque ele tem outras substâncias na composição, além de água e cloreto de sódio, que ajudam a equilibrar o PH do sangue.

Unknown disse...

Boa noite tenho um que 18 anos é de uns tempo pra ele emagreceu muito pelagem caiu e tem vômitos diretos levei ao vet é fez exame e deu que a creatina de estava em 1.5 É ver passou a ração royal cat canal renal e recovery cat e passou glicopan espero que volte ao normal

iva disse...

*eu entendi que ao ser sedado para uma possível limpeza bucal e dentária o felino pode ter efeitos colaterais nos rins. Como meus gatos so comem ração seca, nunca fiz essa limoeza dentária...e ahora menos ainda ja que precisam ser sedados. E isso nao faz bem.

iva disse...

Meu DEUS! Cebola? Pelo amor Deus gente, nada de tempero em comida de gato e cachorro! Cebola mata! Chocolate mata! Pode sim fazer um caldo rico em legumes...de preferência pesquisar quais são os ideais😢🙏

Quéli disse...

Boa noite
Descobri hoje, depois de um ano de investigação, que nossa gata tem insuficiência renal grave, estágio IV. Ela é a companhia da minha mãe de 80 anos e meu coração está partido. A Dra. praticamente me tirou as esperanças. Vou interná-la amanhã para fluidoterapia por 48hs (a creatinina que era 1.4 há um ano está 5.8). Começamos eritropoetina subcutânea. Era uma gato de 5 kg e hoje tem 3.250. Ela é boazinha, mas detesta alimentação pela seringa, mas no momento não tenho escolha. Ela tem 4 anos e tudo começou há 1 ano com falta de apetite e gosto por comer areia.😢

iva disse...

Tem veterinário que deveria ser cassado! Eu to passando uma luta com a minha gata de 10 anos. Nesse momento estamos em jejum porque levei ela a outro veterinário que acha que ela nao seja renal e que tudo que fuz até agora pode está sendo mais prejudicial pra ela. Agora estou numa clinica onde tem ate nefrologista. Chegando la ela mediu temperatura, fez auscuta do pulmão e coração e aibda disse pra mim; fique tranquila. Sua gata nao está morrendo. Que foi o wue basicamente o veterinário que levei ela anteriormente tinha me falado. Esse vet anterior deu itraconazol, remédio de pressão, amitriptilina, acetilcisteina, Ringer Lactato por 12 dias em duas sessões. E sei la mais o quê🙈. Sabe quando sentimos no coração que algo nao está certo? Principalmente o remédio de pressão. Pois ele nem ao menos colocou o estetoscópio na minha gata. Nao pediu pra ver a pressao em quanto estava...e garantiu que era preciso!!! Nesse caso nao era preciso ter sorte! Mas pelo jeito é o que mais acontece! Estou escrevendo e ela está na minha frente com miadinhos😢com certeza ta dizendo que ta com fome😢. Mas temos que esperar o laboratório vir colher os exames dela! Até eu estou em jejum...também deixei os outros! É muito sofrimento para todos nós! Deixo a minha mensagem desejando que abençoe a todos que estão passando pelos mesmos problemas.

Beatriz Levischi disse...

Como está sua gatinha, Quéli?

Anônimo disse...


Olá pessoal! Hoje é a 3a consulta que pago para minha gata ser atendida! A de hoje foi com uma nefrologista. Pois eu nao co fiei no 1o diagnóstico e tratamento. O vet anterior enxarcou minha gata com Ringer sendo que ela estava gorda, hidratada, comia, bebia, é não vomitava! E além disso eu fui ao veterinário por ela ser sensível, estressada...após ele ver a questão da possível alergia eu pedi uma coleta de exames, inclusive a função renal. E daí, após ele encheu no ha gata de remédios! Até de pressão! Pessoal, pra resumir a nefro suspendeu tudo...porque eu não tava dando mesmo...e dei graças a Deus! Pessoal, ela disse que gato faz o soro em caso de desidratação!! Remédio de pressão sem ver a pressão nem ver!! Gastei e muito sem necessidade. Joguei meu pouco dinheiro no ralo do veterinário! No esgoto mesmo! Hoje minha gata vai tomar ômega 3 veterinário e seguir co. A dieta renal...ter exames periódico e só! Pessoal, questione!! Duvide!! Dirce o veterinário a explicar mesmo!! E se seguir em dúvida quem de rim é o nefrologista! Ele estudou pra isso!! Esse dinheiro que joguei no lixo poderia está ajudando em outra situação ou pra doar comida a àqueles que não tem comida para seus ANIMAIS! Fiquem com Deus é meu desabafo!


Unknown disse...

Estava pesquisando onde alugar oxigênio para gatos, não encontrei. Vc poderia me informar o contato por favor? Mto obrigada.

Unknown disse...

Vcs dão soro na veia em ksa ?
Minha gatinha descobri agora
Está com teia 231
Creatinina 5,83
Levei ao veterinário interno só
Um dia
Onde fez exames e disse que o rim dela e todo deformado e tala
Soque ela se alimenta bem da ração premier renal
Ela é animadinha

Come sachê da royal Canin renal
Estou muito preocupada seea que esses exames melhora
Será que tem que colocar ela
Jó soro

Unknown disse...

Como vc consegue achar veia para colocar o soro

Unknown disse...

Qual era resultado dos exames dela
Com essa ração renal ela
Volto a fica fortinha

Unknown disse...

Olá pessoal! Quantos gatinhas com esse problema!!! Pessoal, deixei o veterinário geral e fui atrás de um nefrologista! Minha gatinha estava sofrendo muito com idas e vindas! Soros que não adiantavam nada! Essa conduta não deve funcionar em qualquer estágio viu pessoal? Muito cuidado! Se o bichinho não está magro, vomitando ou se alimentando não deixem sobrecarregar o seu PET com soros😖
A nefrologista me disse que a mila está no grau 2. Isso, após muitos exames e INCLUSIVE MEDIR A PRESSÃO dela!!! O soro, costuma ser aplicado em pacientes com pressão baixa pra restaurar. Se o seu gato está com a pressão um pouco elevada e a vc deixa o Vet injetar soro, pode sobrecarregar ainda mais sistema cardíaco! Tem um comentário aí que a pessoa levou seu PET, deram soro a buchinha parou!
A nefrologista quer que a minha gata coma sachê todo dia!! Rediluido com água! Mais a ração renal! Mais o ômega! Nunca mais minha bichinha tomou soros! A única coisa que estava preocupando era o fósforo que estava acima de 6. Mas com essa dieta abaixou e ficou menos de 3. Minha gata fisicamente está normal! A nefrologista disse para consulta só daqui a seis meses ou se ela tiver alterações como: deixar de comer, beber, fazer xixi com sangue....cuidado! Peço de ❤️....o Vet que eu levei nos fez sofrer imensamente e ainda ficou dizendo que minha gata ia morrer iminentemente!!! Absurdo!!!!

Beatriz Levischi disse...

Só o veterinário tem essa habilidade! O soro que a gente faz em casa é na pele (subcutâneo), não na veia.

Beatriz Levischi disse...

Em toda área existem bons e maus profissionais. Não sintam vergonha de fazer perguntas ou pedir para o veterinário explicar as coisas de um jeito mais simples — é função deles. E, se ficarem na dúvida sobre o diagnóstico ou o tratamento, ouçam uma segunda, terceira, quarta opinião. :)

S. disse...

Benja, tudo bem? Como vai o seu gato?
O nefrologista recomendou exames para verificar o cálcio iônico, mas o aumento foi muito discreto. Ele acreditava que essa era a razão. Além disso, o exame acusou “plasma discretamente lipemico”, será que tem a ver com a dieta mais gordurosa (ele come a Royal renal sachê e toma omega 3)?
Li todos os seus comentários e gostei muito. Obrigada por compartilhar a sua experiência, não me senti sozinha!

Lua disse...

olá! Meu gato tem 7 anos e começou com vômitos e a ficar muito quietinho (uns 2-3 dias). Levamos no vet, e o exame de sangue mostrou creatinina de 8. Nunca poderia desconfiar disso, ele é um gato gordinho, adora comer, ativo. Fiquei arrasada e achei que ele não teria muito tempo de vida. Estava com sinais de uremia grave. Ele fez soroterapia 2x por semana por 2 semanas e a cada tratamento foi melhorando mais. A creatinina baixou pela metade ontem, qdo repetimos o exame! Estou muito feliz. Mesmo que ele não tenha tanto tempo com a gente como eu sempre imaginei, foi muito comovente vê-lo alegre e ativo de novo.

Beatriz Levischi disse...

A Vetlife está entre as melhores rações secas, Denise. Mas o que causa a doença renal é justamente falta de umidade na dieta. Dá uma lida neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2016/11/doenca-renal-7-dicas-que-podem-salvar.html

Como está seu gatinho, Lua?

Roberta disse...

Meu gato Elvis, um persa de 7 anos e 7 meses está com Creatinina em 7,58. Ele está bem frágil, se alimentando mal. Estou tão angustiada. Morrendo de medo de ver meu filho partir.

Beatriz Levischi disse...

Foque na qualidade de vida ele, Roberta. E, se quiser tentar um tratamento alternativo, indico muito a homeopatia!

Anônimo disse...

Boa noite, sou Francisco...apouco dias descobri que meu gato (Fred (siamês) está com essa doença terrível de insuficiencia renal,junto com pedras nos rins 1cm aproximadamente, foi constado nos exames que se encontra com 16 creatina e 500 de ureia ,está a uma semana internado no hospital veterinário, fiz todos os procedimentos que os veterinário pediram, hj dia 24/11 resultou em uma pequena melhora na creatina de 16 para 9 ,se alimentando apenas pela sonda pos não quis comer de jeito nenhum durante esses dias, foi feito esse procedimento para se alimentar..sei que não ta fácil de ver ele asiim muito debilitado ,pedi a alta pra ele pos já não tenho condições mais financeiras para mantê-lo internado, tratarei ele em casa com soro ejetado e alimentarei ele com descrição veterinário. Ta difícil de ver ele assim.,já que era tão ativo e esperto .estou 9 anos com ele...não sei se vou aguentar ver ele nesse estado deprimente e sofrencia ,queria só entender melhor ele ,se acabar com o sofrimento ou continuar o tratamento.nao desejo a nenhum pets e seus donos essa angústia.

Anônimo disse...

Olá, Beatriz! Vendo seus comentários, acho que percebi que vc é de São Bernardo tbm. Tem algum veterinário para me indicar? Gostaria de ter visto esse blog antes. Perdi faz alguns dias atrás meu Chico com apenas 2 anos e meio de vida. Pra falar a vdd, até agora estou confuso qto o motivo da morte dele. Mas pelo que entendi, foi devido a uma insuficiência renal aguda, motivada por uma obstrução na uretra, seguida de cirurgia para remoção do pênis e lavagem da bexiga. Qdo chegou ao veterinário com obstrução, a creatinina tava em 4,4. O veterinário deixou ele internado por 8 dias tentando baixar pra depois fazer a cirurgia. Depois da cirurgia, foi só decadência! Voltou pra casa por 2 dias, mas os pontos abriram, foi internado novamente, pegou infecção, abriram ele pela segunda vez e a creatinina bateu em 11. O Dr ficou mais uns 5 dias com ele e liberou para tentarmos um "milagre" em casa. Não durou 24 horas e morreu de madrugada na minha cama. Toda essa luta durou 25 dias. O veterinário é super elogiado no google, nem cobrou as internações, sei que fez o melhor. Mas será que outro poderia ter curado meu bichinho? Não quero passar por isso novamente, tô sofrendo muito ainda!!!

Wellingtons.com.br disse...

Minha Nina já está em crise há duas semanas. Foi quando descobrimos o caso. Ficou dois dias internada por conta da creatina que chegou a 30,2, na ultra foram detectados vários cristais. Ontem, ela estavas com gases de cheiro muito forte e hoje voltou aos vômito. A veterinária não nós disse mas creio que ela já esteja na fase mais agressiva. Vejo minha bichona sofrendo o dia inteiro. Eu e minha esposa choramos muito, queremos nossa bichona como antes correndo pela casa e mau humorada. Acho que o sofrimento dela está a cada dia pior, mas passamos o dia dando amor, o máximo que a gente pode mas dói demais ver o bichinho assim.
A infusão pela costas foi recomendada e fizemos há dois dias, hoje teremos que fazer. Mas da muita dó, ela reclama muito. E agora fragilizada, fico com muita peninha.

Unknown disse...

Gostaria de saber se no Brasil existem hospitais que fazem transplante renal em gatos. Se alguém souber me informe por favor. Obrigada

Selene disse...

Meu gato de 11 anos está internado com a creatinina 8 e com icterícia. Não conhecia como a doença renal se desenvolve. Meu primeiro filho felino.Vim ver os comentários para me informar melhor. Vendo ele sem reação é muito triste. Espero que ele se recupere para ficar mais um tempo com a gente.

Beatriz Levischi disse...

Desculpem demorar para responder, gente! Nove gatos idosos + mudança de casa estão me deixando maluca.

Dê notícias do Fred, Francisco! E do seu peludo também, Selene. :)

Eu morei a maior parte da minha vida em São Bernardo, sim. Dois vets queridos cuidavam da gangue:

- Clínica Veterinária Kennedy
Dr. Nivaldo Albolea
Av. Kennedy, 140, Jardim do Mar, SBC
(11) 4122-5675

- Clínica Veterinária Utinga
Dr. Ernanes Viana
Av. Utinga, 886, Vila Metalúrgica, Santo André
(11) 4976-1699

Sinto muito pelo Chico!

Como a Nina está, Wellingtons? Você viu as dicas deste post para a fluidoterapia?

https://blog.gatoca.com.br/2017/10/soro-subcutaneo-dicas-e-por-que-vale-o.html

Não conheço nenhum veterinário que indique transplante renal para gatos.

Jeni disse...

Olá pessoal cheguei aqui hoje após fazer muitas pesquisas pra entender um pouco mais sobre o diagnóstico da minha gatinha Mimi, fêmea, possui 13 anos, ela emagreceu muito rápido, levamos ao veterinário que pediu hemoragrama, passou vitamina e disse que ela estava ótima e que viveria muitos anos, porém parou de comer e beber água sozinha então começamos alimentação através de seringa, voltamos no veterinário que passou mais alguns exames, mas após sair da consulta decidimos ir em outro veterinário que só de olhar pra minha gatinha disse que era renal mas pediu exames uréia 509 mg, creatinina 10, fosfatase 44 ul e ALT Alanina Aminotransferase 169 UL. Estou muito triste não quero perder minha gatinha, o tratamento que a veterinária passou foi fluidoterapia em casa com soro ringer 100 ml dia, Fortekor, Gazil (que é um prazol), complexo B, vonau (para vômitos) e ração renal comprei o sachê da Royal e a ração seca da premiere mas estamos batendo com um pouquinho de frango pra fazer um purê pra dar na seringa ou na colher pra ela, também damos água de coco e água filtrada na seringa, estou torcendo pra dar certo pra que ela possa viver e ter qualidade de vida, tudo isso é muito novo pra Mimi e para minha família. Alguém com exames tão alterados assim fez algo diferente?

Unknown disse...

Preciso de mais saber tb. A minha tb esta nessa situação. E não dorme também. Se alguém puder .e ajudar fico agradecida.

Beatriz Levischi disse...

Desculpem demorar para responder os comentários! Nós mudamos de casa recentemente e as coisas ficaram tumultuadas por aqui.

10 mg/dL de creatinina é bastante, Jeni! Pela sua descrição, Mimi está muito bem amparada. ❤️

Você leu os links do pé do post, anônimo? Tem nove anos de experiência com a doença neles. Claro que isso não substitui a ida ao veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.

Unknown disse...

Ajuda aí wuem passou por isso.
Tenho um gato com 17 anos .
Em novembro descobri q é renal cronico.
Foi internado ,hoje conta 4 dias de internação.
Com creatinina de 13.
Não se alimenta já por 5 dias.
Não seicomo agir.

Isabela disse...

Oi Benja! Pode me informar em qual universidade voce foi? A consulta é paga? Tô atrás de um especialista para minha gata

Benja disse...

Fui na USP e na FMU(Morumbi). A consulta é paga, mas hoje não deve chegar a R$100,00. Paguei uns R$60,00 emm 2017.
Se informe antes de ir pois devido à pandemia, não sei como está o atendimento.

Unknown disse...

Eu dou mirtazapina para abrir o apetite e apevitin também é bom.

Unknown disse...

Eu estou fazendo tratamento com células tronco diz que ajuda bastante no quadro geral.

Unknown disse...

Que benção! Estou na luta com a minha também. Ela está estabilizando, graças à Deus! Mas realmente não é fácil.

Unknown disse...

Olá tudo bom? Onde você compra esses kits?

Anônimo disse...

Pessoal, boa tarde. Minha gatinha de quase 19 anos foi diagnosticada com insuficiência renal em 2020. Ela foi internada pela primeira vez (por 3 dias) há 2 meses para tomar soro. Hoje (dia 9 de setembro de 2021), precisará ser internada novamente pois vomitou, não quer comer e está fraca. O exames saíram uréia 226 e creatinina 4.1. Vocês acham que ela deveria tomar soro todos os dias, uma vez por semana, ou talvez com intervalos maiores? A veterinária disse que ainda é cedo para ter um protocolo regular de soroterapia, mas acredito que os níveis da minha gatinha já estão altos! Ela está tomando Seniox (omega 3) e Vonau; o gatinho de vocês toma mais alguma coisa? Grata e que Deus abençoe vocês e os gatinhos.

AlineCMS disse...

Qual a ração que foi indicada?

Beatriz Levischi disse...

Atrasei as respostas de novo, porque o estágio terminal do carcinoma da Clara demandava cuidados intensivos e me permiti uma folga quando ela morreu.

Tutor do gato de 17 anos, acho que você não precisa mais de ajuda, né? Desculpe! :\

O tratamento com células tronco, até onde acompanhei, era experimental, sem resultados comprovados.

Tutora da gatinha de 19 anos, a gente só entra com o soro aqui quando o animal está vomitando direto e com diarreia, porque é bastante estressante. Prefiro fazer o controle da doença renal com água na seringa. Tem dicas neste post: https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html.

Unknown disse...

Bom dia, li todos os relatos, e vou contar rapidamente minha experiência. Perdi uma gata de 2 anos com IRA ( insuficiencia renal aguda) depois de uma cirurgia de castraçao os índices começaram aumentar absurdamente. Confesso que dava raçao da Catshow ou Freskies. Mas nao conseguimos salvar. Hoje tenho duas gatas, uma de 7 outra 10 anos, periodicamente levo ao vet e faço exames. As duas estão com índices alterados, o vet recomendou raçao renal, usei VetLife da farmina, gostaram da raçao, porém a de 7 anos timha muita prisão de ventre. Vale lembrar que todos os dias eu ofereço seringas de água, tenho fonte e vasilhas de água. Ah! E comprei pró rim e pró figado e espirro os jatos 3x ao dia direto na boca. As taxas abaixaram, agora estou adaptando elas com ração feita em casa orientada pelo nutricionista veterinário.

Carolina Steiner disse...

Oi, acabei de ficar sabendo que meu Horus de apenas 3 anos esta com DR, sinto como se estivessem arrancando um pedaço de mim.
Ele sempre foi gordinho e gostoso e notamos que havia perdido peso em relação as 2/3 ultimas semanas, foi então que quarta feira levamos na veterinária e de fato foram -650g e já fizemos exame de sangue. Ontem ela ligou com resultados de Creatinina de 9,9 e Ureia de 218, níveis altíssimos que segundo ela e ao ler os comentários, já deixaria o bichinho sem comer e vomitando.... e ele continua comento, tomando agua, fazendo xixi, brincando com a Zaya e não vomita.... não fosse a perda de peso nunca saberíamos!
Então ontem ela pediu para deixarmos ele na clinica hoje para um ultrassom e deixa-lo no soro (para diluir um pouco a creatinina), eis que descobrimos que um dos rins dele é minúsculo e o outro está inchado e não filtra mais as toxinas. Senti meu peito dilacerado e não paro de chorar desde então.... ao pesquisar encontrei todos esses comentários e li (se não todos, foram muitos) os comentários e pude ter um breve acalento em meu coração, vamos lutar e fazer todo o possível para termos ele com qualidade de vida por mais tempo junto conosco.... agora as 16:00 sairei buscar meu bebe.... pq sim, meus dois miaus, são como bebes, são família, são anjos em minha vida e farei tudo que estiver ao meu alcance!

Unknown disse...

Sim. Pode ser feito subcutâneo em casa...O seu veterinário pode te ensinar....

Unknown disse...

Bom dia pessoal, depois de tanta pesquisa, acabei encontrando um conforto e muita ajuda lendo esses comentários,q Deus abençoe a todos. Estou aqui pra falar um pouco do meu bebê de como minha vida mudou desde de quando eu soube q ela está com IRC não foi fácil, mais vou caminhando, minha aisha tem 16 anos e ja faz um ano q está em tratamento, perdi a irmãzinha dela (minha eterna miuki) um mês antes dela começar com os sintomas por essa mesma doença infernal! Minha aisha esta bem graças a Deus, ta magrinha, mais esta estabilizada!! Ela come bem e brinca, quando ela fica meio caidinha corro na ver, q é um anjo na minha vida me ajuda muito! Meu bebê toma soro uma vez na semana, toma omeprazol pro estômago, renacat, pro rim, omega3, vitam c glicopan e come vet Life e quando está meio enjoada dexo ela comer a raçao quatree natural e frango desfiado, já a ela não gosta de jeito nenhum de sachê. Agora estou começando a dar polvilho de batata doce, misturado na água pra ver se consigo parar de dar omeprazol pra ela, pois prefiro trata la mais com remedio natural, pra não agredir ainda o rim. E oq me ajudou bastante também foi o lactobac pra diarreia, agora ela muito bem,,peço a Deus q deixe ela ficar por muito tempo ainda comigo. Espero q eu possa ajudar um pouco a todos porq sei q não é fácil, dói demais ver nossos bebés sofrerem! Um abraço a todos

Eliete Brasil Do Nascimento disse...

Oi meu gatinho tá tomando soro já a 4 dias está com a creatinina 4,9 amanhã vai fazer novo exame... O veterinário mandou dar a ração urinária mas o médico aqui diz q não é boa e sim a terapêutica por favor me passa o nome dessa ração pra mim comprar? Agradeço!

Alexandre Magno disse...

Qual é o modelo da mamadeira?

Anônimo disse...

Levei meu gato p extrair um dente e fez limpeza bucal.tomou anestesia geral. O médico me avisou q ele estava c começo de problema renal e q essa anestesia iria piorar um pouco o rim.depous de 8 meses o bichinho morreu de insuficiencia renal. Se não tivesse tomado a anestesia teria furado mais faz 15 dias estou sofrendo até agora. Foi derrepente q ele ficou mal e parou de comer tive q sacrificar

Anônimo disse...

Cebola, alho, estes tipos de condimentos são altamente tóxicos para os pets. Uma dica é antes de preparar alimento natural, pesquisar o que pode comer sem prejuízos a saúde, para não ter este efeito contrário. Cuidado e boa sorte

Anônimo disse...

Devia ter descoberto esse blog a alguns anos, salvaria minha Nina . Agora vou aprender para não falhar mais tenho um amarelinho e uma siamesa filhote parecida com minha Nina

Anônimo disse...

Encontrei esse blog, e vou dizer...meu gato é doente renal há 4 anos. Descobriu tinha creatinina 2,8. Mudamos toda alimentação e tudo desde então ,só ração renal. Este final semana tivemos um susto com a pata dele q machucou mas tbm fizemos exame de sangue: creatinina 5,6 e ureia 150. Passou 2 dias tomando soro intravenoso. Foi todo um estresse pra ele. No final saiu da clínica com creatinina 6,1 e ureia 180 e a pressão 300. Ninguém entendeu pq piorou.

Dárcio Monteiro disse...

Sábado para Domingo 21/01/23-22/01/23 03:44:16 foi o pior momento deste ano quando perdi o Simba aqui em Belém. Ele vinha lutando contra esse problema renal em que, se houvessem profissionais realmente dispostos a salvar a vida dos peludos e não trabalhar apenas por dinheiro, talvez ele tivesse uma chance de viver mais um pouco, mas sinto que alguns pseudos profissionais, não estão nem ai quando o assunto é tempo. Chorei muito com sua partida recente após um resgate de atropelamento, passamos a cuidar dele e como não poderia, fiquei com ele pois não poderia doar devido ao estado dele. De 2021 até ontem 22/01/23, meu coração ficou em frangalhos, pois em toda a minha vida, ele foi o único que se adaptou e fez amizade com o Bambam (poodle mini toy que está com 18 anos) que o meu pai deixou, após falecer em 2019. Nunca arronhou o bambam e sempre dormia de costelhinha.
Após o seu falecimento, fiquei procurando posts e arquivos científicos de como ajudar outras pessoas com seus pets com esse problema renal e procurando achei seu Blog, onde me identifiquei de cara com a situação do seu Simba (confesso que chorei).
Obrigado pelas dicas, adotarei uma alimentação mais úmida, pois ainda tenho a Raja e a Maya para cuidar e não quero passar por esse momento novamente, apesar delas beberem água.

Dadi disse...

Dia 3/3 tive q optar pela eutanásia do meu filho mais velho de 26 anos que entrou na fase neurológica da DRC.
Me mudei e agora a de 23 anos descompensou... infecção gravíssima e taxas de uréia a. 458,02 e creatinina a 5,32.
Tive 16 gatos renais mas esses mais velhos descompensaram muito e rápido.
Tô muito assustada mas determinada a tudo p ver minha velha melhorar.

Nina disse...

Boa noite! descobri semana passada que meu gato Enio de 6anos, tem insuficiência renal :( E pesquisando sobre o assunto cai nessa materia!
Tudo começou pq ele não quis comer e ele e muito comilão, achei estranho! mas não pensei no pior e sim que comeu algum bichinho, ele não queria nada só agua e fazia xixi e não estava fazendo coco, ele só tomava o caldo do molhadinho e dei carne moida cozida mas comeu so uns pedacinho!
Levei no vet, ela examinou achou tbm que podia ter comido alguma coisa, falei do coco ela disse que não podia dar nada pra ele antes de fazer o ultrassom pra ver o que ele tinha engolido, fiz no mesmo dia nem tinha hora nesse dia chamamos alguem pra vir, o meu preto estava com o rim bem debilitado :( um grande e outro ja sem funcionar gordura no figado baço grande tadinho.

ela ainda achou que podia ser fiv ou felv e fez outro exame de sangue, mas eu estava tão passada estava la já seis horas cansada, me passou 5 remedios que so tem o laxante mais comprei todos ai já foi 200 reais mais os exames e consulta 600 reais em um dia 800 reias, liguei dois dias seguidos para saber o resultado do exame de sangue, ela me respondeu e disse que a creatinina estava em 7,30 199,76, mas não achei que era tão grave pq o gato da minha vizinha foi quase morto pro vet e esta ai depois de 1 ano de tratamento e faz 5 anos ou mais ate.
Ela disse que ele tinha que fazer soroterapia 2a 3x por semana 6 soros no total, levei ele pra primeira ele ficou tão bem começou a comer todo o molhadinho que ele disse que era bom dar, mas li aqui que não ne? e comer a ração tbm fez coco, comecou a beber agua e fazer xixi normal.
comecei a pesquisar mais sobre o assunto e vi essa materia e vi que meu Enio esta no estagio 4 estou muito triste, hoje ele fez a segunda dose do soro, ele comeu mais molhadinho e a raçao ,mas não vi beber agua tentei de tudo abri torneira gelo na agua ate que ele ficou bravo comigo parei.

Li aqui que não e bom fazer muito do soro não e bom dar proteina, eu estou muito perdida, esse soro custa 90 reais e ela pediu mais exame 180 reais, vou ver amanha de leva-lo no publico , eu não sei o que fazer por favor me ajuda , alguem mais teve seu gatinho com esse valor de creatinina e nessa idade?

Nina disse...

Boa noite! o meu Enio tem 6 anos ele tem quase 10 k forte adora brincar tem bichinho de pelúcia um golfinho ele ama ele adora comer, ama molhadinho, numa terça acordou e não quis comer e começou a beber muita agua e fazer xixi e não fazia coco, achei que comeu alguma coisa, dava molhadinho ele comia só o caldo um pouquinho da ração tipo 3 a 5 ração, levei no vet, não tinha nada aparente, fez exame de sangue, perguntei do pq ele não estava fazendo coco, a veterinária, disse que não podia dar nada que tinha que fazer ultrassom que não tinha naquele dia, mas conseguimos um pra ir lá na clinica, já ouvi lá que um rim estava menor que o outro :( ! Vim embora ela passou 5 remédios comprei todos mas só dei o laxante bem pouco, o exame saiu e deu de creatinina 7,30 e ureia 199,76, acabou comigo estou muito triste Comecei com o soro 2 a 3x por semana são seis, na primeira dose ele começou a comer normal do jeitinho dele e voltou a lamber o irmãozinho que ele tinha parado, comecei a pesquisar e encontrei esse post! Estou com muito medo, não estou conseguindo levar a vida normal não trabalho direito não como não durmo, vi aqui que tem gatinho na mesma situação que o Enio. Qual a ração que devo dar? esse soro li aqui que não, pode ser muito. Eu estou gastando muito e não tenho mais de onde tirar, estou pensando em levar no publico aqui que tem no Carrão na aqui na zona leste, Por favor me ajuda me orienta, não sei o que fazer. Se estou no caminho certo! Hoje de tanto pedir ela passou uns nome de ração pra dar, e para o meu filho menor tem 4 anos que ração eu dou, eu dou a gonden, mas quero já prevenir o pequeno tbm .

Nina disse...

Boa noite!?Pessoal , uns 20 dias atrás eu estava numa tristeza só,meu gato o Enio ��‍⬛De 6 anos,acordou e não queria comer e começou a beber muito água e fazer xixi, e ele come muito tenho que tirar a ração eu dou da golden seleção,
Achei muito estranho ele não comer, esperei pra ver se era alguma coisa simples. Resolvi levar no veterinário,
Nós exames deu creatinina 7,30 é ureia 199.
Um rim está maior que o outro é muito bom uma inflamação no intestino,que no momento não vai dar pra tratar ,pq ele não pode tomar anti-inflamatório , isso tudo foi muito bem explicado e tirou minhas dúvidas semana passada com a nova veterinária,pq a outra nem falou comigo é errou em alguns remédios como o anti inflamatório.

Ele vai pra quarta aplicação do soro que faz muito bem pra ele,ela passou um remédio pro pelo dele que deu uma caspa
E tem vitaminas,o pelo já ficou bem melhor ��


E ele está bem animado brincando comendo,
Ele até engordou que isso não e bom pq ele é obeso tem 10k.
Mas amo ve ele comer ��

Fiz mais exames nele vou saber agora segunda-feira dia 10/04/23

Ai ela vai passar a ração renal e ver se precisa mais soro e vai passar um remédio que a dona do pet me falou e até me deu amostra
Que tem muitas vitaminas e ótimo.
Mas precisa dar com a orientação da Dra
E o Nexin.
E o remédio pro pelo alergia ei Queravitale
Não é pro Rim mas acho que fez bem pra ele pq tem vitamina

Quando ele ficou sem comer eu dava o molhadinho com água ele tomava todo o caldo.

Eu no começo não fui feliz com a veterinária, agora que acertei não tenho mais dúvida
E estou com muito fé que ó Enio vai ficar bem ������‍⬛❤️

Nina disse...

Oi! Carolina Steiner, o problema do meu Enio é igual o do seu Horus, só que ó Enio tem 6 anos.
Como está o seu Horus?
O Enio fez 3 aplicação de soro amanhã vou ver se pode parar ,ela vai passar a ração renal e um remédio que eu até levei uma amostra pq ouvi falar muito bem até a dona do pet me deu amostra e o Nexin, tem todas vitaminas.

Anônimo disse...

Boa noite Nina! Como está o Enio. Minha gata está em uma situação muito parecida com a do seu gatinho. Fiquei curiosa pra saber como ele está no momento, espero que bem 🙏🏼

Nathalia disse...

Que bom ter achado essa página e ter tantas histórias para ler e que parecem com a minha e algumas com final feliz que espero ter. Tenho 07 gatos e um deles é a Mya que deve ter 12 anos (peguei ela em 2013 e a veterinária achou q tinha 1 ano) e ela tem problemas renais diagnosticado há 3 anos. Faz 10 dias que levei ela no veterinário, pq ela não estava comendo, nem bebendo água, emgreceu e fiquei uma semana sem dar fluidoterapia (me sinto culpada). Após exames ela estava com 14 de creatinina e 463 de ureia, ali meu mundo caiu. O veterinário recomendou internar ela. Fiz isso contra a vontade da minha mãe e deixei ela por 3 dias. Após novos exames, a cretinina baixou pra 9 e a ureia pra 260, mas descobrimos que ela está com uma pedra no ureter. Ela está tomando fluidoterapia todo dia, ograx, hepivet, renacats, gabapentina, prasozina e vonau e hoje chegou o Rowatinex que tinha encomendando no Mercado Livre, além disso não come sozinha (só na seringa), mas bebe água. No domingo tive novo resultado e a creatinina baixou pra 6,5 e a ureia se manteve estável.
Amanhã vamos fazer uma usg pra ver se a pedra se moveu, pq o veterinário disse q na bexiga as chances seriam melhores.
Ela está muito abatida, sempre fico achando que será o último dia dela e fico pensando que a culpa foi minha por aquela 1 semana sem soro e não notar antes os sinais.

Anônimo disse...

Boa noite, galera. Tenho que dizer que estou passando pelo momento mais difícil da minha vida. Meu Frajola de 1 ano é 6 meses foi diagnóstico com insuficiência renal após um hemograma, aonde a creatinina está 5,90 e a ureia 506,5. A veterinária disse que é caso de internação, mas eu não tenho como pagar. O que posso fazer para ajudá-lo?
Ele está bebendo muita água e comendo pouco. Não está evacuado e nem urinando. Estou tendo que massagens a bexiga dele para a urina sair

Anônimo disse...

Pessoal venho contar minha história do meu idoso de 15 anos... meu gato é paciente renal há 3 anos. Descobrimos no estágio 2 e só mudamos a alimentação pra renal e mt água pela casa. Há uns 5 meses ele teve uma crise brava e descobrimos que estava na fase 4. Internamos pra abaixar as taxas mas pra nossa surpresa após 48hrs as taxas aumentaram! E o pior é ele tava hipertenso, com pressão 200 ( chegou a 300 na internação) e nada de dar um remédio pra pressão durante a internação.a sorte q saiu vivo.
Pois bem, saiu da internação com taxas piores , foi receitado semintra, soro terapia, e cordarex. Ele melhorou depois de um tempo.
Mas a gente descobriu que ele desenvolveu triade felina. E talvez tenha sido durante a internação, nao se sabe como se desenvolve né...
Com acompanhamento ss taxas dele nunca melhoraram e depois de fazer um ultrassom, a triade felina piorou MUITO em 4 meses.
Tentamos fazer uma reeducação alimentar pra dietas pobres em gordura ( e em proteína tbm ) mas acontece que com a ida no veterinário ( e uma aplicação do cerenia, que doeu tanto no gato que ele foi parar no teto) , ele descompensou o rim.
Hoje eu nem tive coragem de olhar as taxas q amentaram muito. Não come mais pq a ureia aumentou pra mais de 200.
E além disso, ele tá com anemia severa , tamos tentando o hormônio (q deveria ter sido receitado assim q tivesse no estágio 4) só agora na esperança pq demora pra fazer efeito.
Ele nao consegue ir ao banheiro, está mt fraco e respira com mt dificuldade.por dia estamos dando 10 medicações. E o gato resistindo não sei com que força
Agora ele deita na caminhinha quentinha dele e damos todo amor e suporte

Anônimo disse...

Gente, sou a dona do gato de 15 anos que comentou acima, nos últimos dias meu gato desenvolveu edema pulmonar. Ele estava retendo líquido e o coração batia em ritmo de galope. A veterinária recomendou drenar na clínica ,mas duvido que chegaria vivo na clínica pq estava com a respiração ofegante. Decidimos fazer a eutanásia, mas ele acabou tendo uma parada cardiorespiratória no dia anterior, morreu em casa na caminha dele.
Ele sofreu muito com essa doença e não reagia bem com os tratamentos pra a mesma, os veterinários sempre recomendanm internar pq eles são instruídos a isso, mas nem sempre é bom. Lembro quando descobrimos a doença há 3 anos atrás que a veterinária mandou internar e a gente só riu da cara dela pq ela nãosabia explicar o por quê, na época ele tinha creatinina 3. Viveu 3 anos sem ser internado, só mudamos a alimentação e botamos mais potes de água em casa. O soroterapia só decidimos dar depois q chegou no estagio 4 da doença pq estressava o gato, então a gente postergou. A creatinina nunca chegou a cair mesmo com internação q fizemos há5 mses atrás( que o veterinários botaram mt medo se nãointernasse ele ia cair morto e a gente internou no desespero).
Ah, ele teve mt dificuldade pra conseguir defecar nas últimas duas semanas, usamos supositório pra criança por recomendação da veterinária.
Também ficou 1 mês sem comer a ração seca(a ureia tava acima de 200 e tava com pancreatite e hepatite, era um enjoo só). Só comia carne moida e principalmente figado que ele amava. Sache era a vontade. Davamos comida na seringa tbm pq comia pouco sempre.
A creatinina não chegou a passar mt de 8 e a ureia perto dos 300, mas a triade (pancreatite, hepatite, intestino irritado, anemia severa e ainda a gastrite) acabou intensificando o enjoo e a inflamação no corpo em geral. O coração e o pulmão acabaram sofrendo depois de um mês nesse estado.
Que minha estrelinha brilhe mt no céu🥺 foi mt amado mas bate um alívio de ele não estar mais sofrendo, um abraço todos q estejam nessa batalha

Anônimo disse...

Aqui em casa foi a mesma coisa, foi internado e piorou. No caso era por conta de uma tríade felina q tava desenvolvendo por conta da ração renal que era muito gordurosa. Mas não se sabe mt ao certo. Como está seu gatinho? Aferiu de novo a pressão do gato? Descobrimos que o nosso tinha hipertensão assim, na internação. É comum em gato com drc avançada

Gisele disse...

Ajuda pf!!meu srd é renal 1 mas mt estrutiva e obstruem..hj dizem que unica opcao é pnectomia..to em Pânico. SOS ajuda

Luciana disse...

olá, minha amada filha
gatinha , de 13 anos já convivia com cardiopatia hipertrofica a 7 anos, do dia p/ noite teve uma síncope, eu a levei correndo ao hospital, chegando lá a creatinina estava 9,30 e a ureia maior que 140, aliada a uma piometra fechada no útero e grande cisto no ovário, decidiu-se fazer a soroterapia, por 3 dias e ver se baixava o nível dos rins, ela chegou lá no hospital relativamente bem, nos outros dia foi decaindo ficando muito letárgica e as taxas não baixavam, decidiu-se então, depois de 5 dias sem comer nada internada no soro, fazer a cirurgia do útero, no entanto no dia da cirurgia ela convulsionou 2x, a médica me indicou a eutanásia, porém disse que se eu quisesse muito ela operaria a pepé com chance muito baixa de sucesso, me disse que provavelmente ela iria ficar na cirurgia, ou no pós-cirúrgico, na esperança de dar um final mais tranquilo a ela eu e meu esposo aceitamos a eutanásia, mas agora estou achando que tomamos a decisão errada, estou muito triste e me sentindo muito culpada me bate um desespero, não sei se deveria ter ido p/ a cirurgia, estou muito muito triste 😭😭😭😭

Anônimo disse...

O que aconteceu com seu gato estou com o meu em quadro similar. A creatinina 2,9 e ureia 7...Só q o meu deu 14 % na hemoglobina o q é indicado transfusão de sangue abaixo de 15. O ultra sai amanhã o laudo porém n está bonito os rins , pode ter diminuído de tamanho então n sei quanto por cento está funcionando . Ele ficou no soro porém vi piora nele, e estão me cobrando em média 3 mil todos os exames e transfusão...sem contar q n há garantia q melhore e seria para melhorar a anemia msm pq o problema renal é persistente o resto da vida no soro. Mas o meu gato mudou muito de um dia pro outro parece em fase terminal ...n sei o q faço se acabo com esse sofrimento ou se faço a transfusão. Como aconteceu com o seu . O meu tem 10 anos .

Anônimo disse...

Não sou veterinário mas tutor de gato, o meu foi diagnosticado DRC há um mês, aprendi soro em excesso sobrecarrega os rins do gato e só é indicado se ele estiver desidratado e se alimentando pouco. Melhor dar em dias alternados, o meu está fazendo 2 vezes na semana.

Anônimo disse...

Tem q ver c o veterinário, a vitamina C piora se o gato tiver cálculos.

Anônimo disse...

Poderia ter um grupo no whatsapp p trocas de experiências.

Anônimo disse...

Acho que a anestesia piora o.problema renal. Eu fiz exame no meu anestesiado pois ele é muito grande e forte e deu trabalho demais para segurar. Mas o veterinário já falou que da próxima , tem de fazer de tudo para não anestesiar para não piorar o problema.

Anônimo disse...

O meu gatinho de 10 anos que nunca teve problema nenhum, parou comer na quarta feira, levei Vet na quinta feira, fez exame sangue e ultra som, creatinina 11 internou com soro, infelizmente às 22 hrs do mesmo dia faleceu, estamos sem entender e a tristeza é sem fim

Jeniffer disse...

Minha gata não deixa mais aplicar soro subcutâneo nela, anda muito estressada, e os vets daqui só pedem para internar tomar sono na veia, sabem se tem outra opção? Tipo dar água na seringa ajuda?

Mariana disse...

Minha gatinha também foi diagnosticada aos 3 aninhos. Ela emagreceu e nunca mais engordou muito, mas tem mais ou menos 6 meses que teve a primeira (única até então) crise e agora está com peso estável, bem ativa e parece feliz. Dou algumas medicações e ração Premier renal. Bom saber das células tronco, sabe, pq choro todo dia com medo da próxima crise vir e ser fatal.

Anônimo disse...

Papinha da Nestlé?

Anônimo disse...

Onde encontrar papinha da Nestlé?Por favor.obrigada

Mariana disse...

Oi pessoal, apareci tarde aqui, mas meu cachorro de 12 anos está há duas semanas meio apático e sem querer comer direito. Por acaso passei ele com a nutricionista nessa época e ela pediu exames, Ureia deu 189 e Creatinina 2,6, ou seja, estágio II da IRC. Fiquei meio sem saber o que fazer, só tenho 21 anos, não recebo muito (ano passado já me endividei pois ele teve que ficar internado por outros motivos) e nem tenho carro para ficar levando ele para consultas, dependo dos outros. Fico com medo do que vem por ai. O ultrassom dele estava bom, quase sem modificações nos rins, a nutri disse que para a idade dele está com ótima saúde tirando essa questão da IRC, então fiquei um pouco tranquila.
Na segunda ele tomou soro subcutâneo e remédio p enjôo, já na terça e quarta estava mais ativo e aceitava comer a ração renal úmida Vetlife que a nutri passou (junto com a ração seca N&D 4x por semana mas no momento ele ainda não está aceitando - e omega 3)
A veterinária dele há anos disse que vou precisar fazer fluidoterapia em casa, mas não passou outro remédio. Ontem, quinta, no dia do aniversário dele, já amanheceu apático novamente, não queria comer nem o remédio favorito dele, passou a madrugada vomitando oq comeu e com um pouco de diarreia. Hoje vou voltar na vet para fazer fluidoterapia, mas fico preocupada com essa questão dos vômitos e não querer comer, vai ser assim pra sempre? será que precisa de algum remédio pra ajudar a se recuperar um pouco e voltar a comer? vejo que ele quer comer mas fica com receio de vomitar.
no mais, ele é meu melhor amigo, tento não pensar muito no que está por vir, ele já é paciente cardiaco tomando remedio há 2 anos e continua firme e forte, o mais brincalhão no meio de cachorros mais novos que ele, só que ficou desse jeito há duas semanas e só queria que pelo menis conseguisse comer sem vomitar para se recuper melhor enquanto fazemos o tratamento..... a vet disse que cada organismo é um organismo diferente, mas como ele está no estagio II espero que consigamos ficar juntos por mais algum tempo, peço a Deus que colabore para que ele pelo menos aceite comer e eu cuido do resto 😭🙏🏻
tenho 3 gatinhos, dois de 1 ano e uma de 7 anos, vejo que nos gatos a IRC é ainda mais recorrente, e se estou passando por isso com meu cachorrinho, só posso imaginar oq seria com minha gata mais velha que é arisca e brava.... estou insistindo pra dar sachê todos os dias para ela.

Anônimo disse...

Perdi minha gatinha a um mes por causa dos rins foi diagnosticada dia 13.01 com problema renal e morreu 18.01. Fez o soro mas teve a doenca da pulga tbm ai nao teve volta. Teve uma convulsao pelas duas doencas. Acredito que foi essa doenca da pulga que matou ela. Aparentemente estaba bem foi muito triste ela tinha 13 anos era siames muito linda
Hoje 18.02 faz 1 mes que ela se foi.

Ja me conformei. Mas tenho saudades

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 478 de 478   Recentes› Mais recentes»