.
.

9.6.23

O melhor arranhador para gato: passo a passo

Levanta a mão quem já caiu no golpe do pet shop! Os caras decidem fazer um arranhador com casinha no topo e usam um poste minúsculo, em que o gato não consegue se alongar para afiar as garras, e uma casinha bamba, onde ele jamais entrará — conjunto custando uma fortuna, logicamente. E a gente torce para a cara de tacho não estar sendo filmada.

Os problemas de Gatoca acabaram em 2010, quando Neise doou para a rifa que ajudaria nas despesas dos temporários um modelo que surpreendia pelo combo de sucesso + simplicidade — tratava-se de um cone de segurança embrulhado em sisal, com peixinhos de carpete. E os bigodes enlouqueceram: arranhavam, mordiam, escalavam.


Sempre que recomeçávamos em outra casa, encomendávamos novos arranhadores — verde e roxo no apertamento de São Bernardo, vermelho e verde em Sorocaba. Até que Neise se aposentou e me confiou seu segredo artesanal. Leo chegou a comprar o sisal na Casa das Cordas (Centro de São Paulo), mais barato. Mas o rolo acabou atravessando intocado pandemia, obra, mudança para Araçoiaba, morte da Clara, do Mercv e da Guda.

Quatro anos depois, finalmente tomei coragem de queimar os dedos na cola quente. E levamos umas três horas só para enrolar o sinal do cone, fazendo juntos — sim, é trabalhoso. Quem estiver disposto a arriscar, porém, garanto que valerá o esforço. E o sofá agradecerá.




Material

- Cone de segurança/sinalização
- 95 m de sisal (6 mm)
- 13 bastões de cola quente
- Pistola para a cola
- 50 cm de carpete ou forração de sua cor favorita
- Tesoura


Passo a passo

1) Limpe o cone para a cola aderir bem.
2) Corte um pedaço do sisal, onde posteriormente os bichinhos de carpete serão pendurados, e passe pelos furos do topo.
3) Deixe a pistola esquentar até a colar vazar pelo bico, senão ela acaba soltando.
4) Comece a enrolar o sisal pela base do cone, cobrindo a ponta com a próxima volta — aplique a cola ao mesmo tempo em que pressiona o sisal, porque ela seca rápido. E procure não deixar espaços como os da foto. rs


5) Vá subindo até chegar ao topo, tomando o cuidado de manter solta corda que segurará os bichinhos.
6) Cubra o buraco do alto com um círculo de carpete e enrole o sisal também por cima dele, terminando no centro, como um caracol.
7) Corte com a tesoura.
8) Use a tesoura para cortar também os bichinhos de carpete no formato que a imaginação mandar — escolhi os lagartinhos que Pimenta adora caçar e usei como molde um brinquedinho dela (primeiro contornei no papelão, mas ficou muito pequeno. Tentei aumentar na mão só que acabou perdendo as proporções. Fotografei, então, e Leo ampliou no computador, contornou no sulfite e passou para o carpete).




9) Prenda os bichinhos com cola quente nas quatro pontas da base do cone.
10) Em cada ponta da corda pendurada, cole mais dois bichinhos, deixando o sisal entre eles, como um sanduíche.
11) Volte para contar o que seu gato achou. :)


(Tem um troco sobrando, gosta do nosso trabalho e quer se tornar apoiador também? Dá uma fuçada nas recompensas da campanha e nos comentários de quem participa do melhor grupo da internet. Para quem chega agora, aqui resumi as principais ações, on e offline, destes 16 anos de projeto. ❤)

9 comentários:

Anônimo disse...

Amores fazer um trem desse é um desafio grande p mim. Gostei muito do resultado do Gatoca ❤️, as gatas amaram ❤️❤️ e tal, mas aqui vamos esperar minhas férias para encarar hahaha Por enquanto eles vão arranhando papelão e os dois troncos de madeira que tenho no pátio 😸😽😸😽

Anônimo disse...

Adorei o passo a passo!!! Por aqui, duplinha agradecerá!!!

Anônimo disse...

Pretendo fazer mas não sei onde consigo o cone

Art by Lu disse...

Oi Beatriz!
Bem legal esse arranhador, parece ser bem estável mesmo 🙂
Só estou em dúvida sobre o cone, qual a especificação? Tem que ser desse preto ou pode ser daquele laranja e branco? 🤔
Abraços

Beatriz Levischi disse...

Tronco de madeira para arranhar é um privilégio, Cris — sei que é você mesmo quando esquece de assinar. rs

Pesquise no Google por "cone de segurança" ou "cone de sinalização". E, se não quiser comprar online, procure na sua cidade lojas que vendem EPI (equipamentos de proteção individual).

O arranhador fica bem estável, sim, Lu. Não chegaram a derrubar três vezes nestes 13 anos — tem de se atirar no topo vindo da corrida, rs. Já testei o cone inteiro preto e o preto com listras amarelas, sobre o laranja e branco não sei te dizer.

Anônimo disse...

Não tem um desses pronto para comprarmos? Agradeceria se tivesse.

Beatriz Levischi disse...

Eu também agradeceria, rs. Mas esse arranhador era exclusivo da Neise e, como escrevi no post, ela parou de fazer. Pelo trabalho (e com o aumento do preço do sisal), inclusive, não sairia barato. Você pagaria? Me manda um e-mail: contato@gatoca.com.br. :)

Anônimo disse...

Pensando aqui nessa opção de tronco de madeira. Aqui achamos um.na rua durante uma caminhada. Colocamos no carro e tem servido bem. Se alguém tiver como ir ao órgão da sua cidade responsável.pelas podas nas praças talvez encontre, mas precisa estar em bom estado pra não trazer fungos pra dentro de casa. O ideal é ficar numa varanda porque sai bastante casquinha. Se for apartamento ou pra ficra num espaco interno, melhor seguir o passo do passo do cone mesmo....

Anônimo disse...

Gostei! Mas também vou esperar as férias!!!
AliceGap