.
.

25.6.21

Existe um canto do planeta sem gatos? | EG #1

Hoje finalmente começa a série nova do Gatoca, com dicas e curiosidades da bíblia O Encantador de Gatos, escrita pelos especialistas em comportamento Jackson Galaxy e Mikel Delgado, e divertidamente ilustrada pelos bigodes! Neste primeiro capítulo, voltamos 130 mil anos no tempo para contar como evoluiu o plano de dominação mundial dos felinos.

Naquela época, gatos-selvagens pertencentes ao gênero Felis perambulavam pela Europa, África Subsaariana, Ásia Central, Oriente Antigo e montanhas chinesas. E quem deu origem aos nossos bichanos, segundo estudo genético de 2009, feito com 979 peludos domésticos, ferais e selvagens, foram os moradores do Oriente Antigo, os Felis sylvestris lybica.

Mas demorou, viu? Só 12 mil anos atrás a humanidade passou a estocar grãos, atraindo roedores e, consequentemente, pequenos animais carnívoros. Se a ligação não ficou clara, arqueólogos encontraram evidências no Chipre de que, há 9,5 mil anos, um bichano compartilhou a cova com um humano — como eles não existiam originalmente na ilha, um protogateiro deu essa carona. rs


E pinturas e esculturas datadas de 4 mil anos atrás retratam felinos de coleira convivendo com os egípcios — lá eles também dividiam as tumbas.


Do Egito rumaram para a Índia, mesmo com sua "exportação" banida. E, há 2,5 mil anos, já habitavam a Grécia, o Extremo Oriente, a Eurásia e a África. Passaram, então, a acompanhar os romanos na expansão de seu império, 2 mil anos atrás.


Chegando no norte da Europa há 1,2 mil. E há 500 ancoraram aqui nas Américas e na Austrália, provavelmente viajando como tripulantes do famoso navio Mayflower para servir como controle de pestes. Atualmente, nossas maquininhas de ronrom ocupam todos os continentes, exceto a Antártida, com temperaturas inferiores a 80°C negativos, onde só 800 pesquisadores científicos resistem.


CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 7: O mistério do ronronar
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!
CAPÍTULO 11: Como é um abraço felino?
CAPÍTULO 12: Feromônios e os cheiros na comunicação
CAPÍTULO 13: Tem outro bichano vivendo dentro do seu!
CAPÍTULO 14: O segredo da gatitude!
CAPÍTULO 15: Conheça sua maquininha de matar: tato
CAPÍTULO 16: Conheça sua maquininha de matar: bigodes
CAPÍTULO 17: Conheça sua maquininha de matar: visão
CAPÍTULO 18: Conheça sua maquininha de matar: audição
CAPÍTULO 19: Como e o que os gatos caçam?
CAPÍTULO 20: E como eles comem?
CAPÍTULO 21: Felinos se limpam como a cena de um crime
CAPÍTULO 22: Bichanos dormem menos do que parece (estreia no dia 15 de setembro!)
*

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor — aqui tem um resumo das principais ações do projeto. Quer fazer parte dos despioradores? Assine nosso clube no Catarse ou doe um cafezinho em forma de PIX: doacoes@gatoca.com.br ❤️

3 comentários:

Anônimo disse...

As fotos ficaram lindas s2

Anônimo disse...

Gostei muito de saber a história do surgimento dos felinos e babei nas fotos!

wcris disse...

Quem serviu de modelo para a estatueta de Bastet? Perfeita!