.
.

17.1.15

Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil

Consulta com o Dr. Valdo Reche é o sonho de consumo de boa parte dos gateiros de São Paulo ― quem não souber por que dê uma olhada no currículo do homem. Imaginem, então, a empolgação com que eu recebi o convite para participar do simpósio da Total Alimentos sobre doença renal crônica, liderado por ele, no hotel Transamérica!

Foi em junho do ano passado, mas, por causa da correria do projeto Um Post por Dia para Salvar Vidas, só deu tempo de traduzir as dez páginas rascunhadas de veterinês agora ― o evento se destinava a profissionais da área. E o assunto continua quente, infelizmente, porque, segundo o veterinário, 60% dos bichanos terão um grau de disfunção dos rins ao morrer.

Definição e tipos

Trata-se de uma anormalidade estrutural e/ou funcional nos rins, que deixam de filtrar e eliminar as toxinas produzidas pelo organismo do animal. Há dois tipos de doença renal: a genética transmissível, comum nos persas e maine coons, e a adquirida, decorrente do envelhecimento natural.

Classificação

- Estágio 1: o bicho não apresenta sintomas e a alteração estrutural dos rins costuma ser um achado.

- Estágio 2: com creatinina de 1,6 a 2,8 mg/dL, compreende a maior parte dos felinos. Eles podem ter sintomas sutis, que o tutor dificilmente percebe ― tomam mais água do que o normal, urinam mais e comem menos.

- Estágio 3: com creatinina de 2,9 a 5 mg/dL, os sintomas já são visíveis. O animal perde peso e toma ainda mais água.

- Estágio 4: com creatinina maior que 5 mg/dL, surgem a anorexia, os vômitos e a halitose, embora o bicho possa ficar assintomático por um tempão. A doença evolui até a falência renal, fase terminal.

Embora os estágios 1 e 2 acompanhem um gato de aparência normal, seus rins já perderam bastante a capacidade de filtração (e dois terços dos néfrons).

Diagnóstico

Para detectar o estágio da doença, o veterinário deve submeter o animal a um exame clínico, pedir os laboratoriais de rotina (urina e hemograma) e não descartar o de imagem, porque cerca de 70% dos felinos apresentam cálculo nos rins ou ureteres.

Tratamento

- Estágio 1: evite a desidratação, que diminui a perfusão dos rins, estimulando a ingestão de ração úmida ― para reduzir o risco de rejeição, por causa da textura, acostume o bichano antes de completar 1 ano. Se não for possível, peito de peru e atum em água e sal substituem o sachê.

- Estágios 2 a 4: além de evitar a desidratação, pode ser preciso tratar também proteinura (perda excessiva de proteínas pela urina), hipertensão arterial sistêmica, hiperparatireoidismo secundário, hipopotassemia e doenças concomitantes, como anemia.

A dieta com restrição proteica (e de fósforo), para não sobrecarregar os rins, deve acompanhar os níveis de albumina. Ração terapêutica aumenta a expectativa de vida, mas não adianta iniciar na crise, quando o animal está nauseado. Durante as duas primeiras semanas, é melhor que ele coma qualquer coisa, para não aumentar a produção de toxinas urêmicas.

Fluidoterapia (soro) só funciona se o bicho desidratar, já que dilui a creatinina e mascara a evolução da doença ― o excesso também agrava os casos de hipopotassemia e hipertensão (e cerca de 60% dos gatos têm hipertensão). Vale acrescentar vitaminas hidrossolúveis, principalmente as do complexo B.

Prevenção

Estimule o bichano a beber água. Use potes grandes (eles não gostam de encostar os bigodes nas bordas), coloque uma pedrinha de gelo no calor, substitua a torneira pelo bebedouro elétrico ― animal que tem esse hábito fica sem beber nada quando os tutores estão fora de casa, aumentando o risco de problemas urinários.

Importante!

- Creatinina é um índice mais confiável do que ureia, pois sofre menos influência da dieta.
- Gatos idosos apresentam queda nessa taxa porque começam a perder massa muscular ― não significa um bom resultado.
- Doença renal tende a provocar gastrite, já que o bicho acaba comendo menos por causa da náusea, e halitose, fazendo muitos tutores suspeitarem de problema bucal. E a anestesia para a limpeza dentária diminui ainda mais a perfusão dos rins.
- É preciso saber em que momento iniciar a restrição proteica. Felinos jovens (até dois anos) podem ter uma expectativa de vida longa com a ração terapêutica e desnutrição proteica.
- Ração urinária não equivale à renal! Ela é mais gostosa porque tem mais proteína, o que piora a doença.
- Outros agravantes são hipotensão, uso de fármacos (anti-inflamatórios não esteroidais) e obstrução ureteral por cálculos.
- O tratamento deve focar sempre na qualidade de vida do animal, não na quantidade de dias.



Outras infos importantes:

:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: A seringa (quase) perfeita
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Diarreia em gatos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?

478 comentários:

1 – 200 de 478   Recentes›   Mais recentes»
raq vichessi disse...

"E a anestesia para a limpeza dentária diminui ainda mais a perfusão dos rins". não sei se tô cansada, mas não entendi :(
eles ficam com hálito forte, ajuda fazer a limpeza dentária tb??
uma coisa que eu e a veterinária acreditamos que tenha ajudado muito nessa última vez que a minha gata ficou ruim foi entrar com potássio via oral (antes era só pelo soro). você sabe se realmente dá diferença?

Nelma disse...

Também não entendi essa parte

Rosana disse...

Ele disse que a halitose leva os tutores do bichanos acharem que eles estão com problemas bucais e resolvem fazer uma limpeza.Para tanto há necessidade de anestesiar o animal, o que aumenta a perfusão dos rins.Com este procedimento pode-se piorar o quadro renal.

Adriana disse...

MInha gatinha esta no nivel 4, ou seja esta bem magrinha mas esta ativa.
Estou dando agua de coco e um complexo de vitaminas com ômega 3.
isso poderá ajuda-la?
Não quero que ela passe por soros, exames e etc.. quero que fique feliz nem que seja por pouco tempo. O que posso fazer para ajuda-la? obrigada

Anônimo disse...

Não há nada de mal em fazer soros... Após a primeira e última crise renal, minha gata viveu três anos passando pela soroterapia em dias intercalados e com ração terapêutica... E em ótima saúde e disposição! E teria vivido mais se não fosse um câncer de mama - morreu com creatinina abaixo de 2 e uréia abaixo de 70. Pense bem se no seu gesto de "altruísmo" não há um pouco de egoísmo em não querer enfrentar o problema.

nadialmartins disse...

O meu gato é persa, tem 14 anos feitos em Outubro, no final de Dezembro andávamos a estranhar ele andar a comer pouco (ele adora comer) e quando o fui pesar tinha perdido 300g, foi um grande susto, no dia seguinte fomos à veterinária (22/12/2014) onde lhe foi diagnosticada a insuficiência renal (ureia 41 e creatinina 3.5). Inicialmente pensámos que fosse uma "certidão de óbito" até que depois as veterinárias nos explicaram que ele poderia ter qualidade de vida, começamos a fazer soro subcutaneo todos os dias + ração especial + comprimido para HTA, não posso dizer que inicialmente tenha sido fácil, apesar de ele ser muito cooperante custou-me vê-lo a ser picado todos os dias mas agora já é uma coisa que ele encara como normal (chega até a adormecer durante o soro). Dia 6/01/2015 repetimos as análises e os valores já estavam dentro dos parâmetros normais (Ureia 25 e creatinina 2,2), continuamos tudo o resto mas estamos a experiementar como ele se comporta a fazer o soro apenas 2 vezes por semana, dia 4 de fevereiro vamos repetir as análises para vermos se mantemos ou alteramos os dias do soro.

No dia do diagnóstico e no seguinte ele passou várias horas no veterinário e por isso andava triste e a ter comportamentos muito estranhos (na primeira noite não dormiu toda a noite e sempre que eu ia ver como ele estava (várias vezes durante a noite - mãe galinha) ele estava de olhos muito abertos a olhar para a tigela da comida, nunca o tinhamos visto assim), a partir daí come bem, faz a vida dele completamente normal, até parece que anda mais simpático e bem disposto para as pessoas, esperemos que continue assim, da parte dos donos cabe fazermos o melhor que podemos por eles, eles não duram para sempre e nós temos que ter isso em mente mas cabe-nos dar-lhes carinho, cuidados e qualidade de vida.

Beatriz Levischi disse...

Isso mesmo, Rosana.

Não faço ideia, Raq. Estou no estágio da ração terapêutica.

O veterinário é a melhor pessoa para te responder, Adriana.

A gatinha que morreu de câncer de mama era castrada?

Dormir no soro é uma bênção, Nadia. :)

Anônimo disse...

A melhor coisa pra gatos renais é uma alimentação natural e adequada. Pra evitar problemas renais também!

http://meugatonaocomeracao.blogspot.com.br/
http://tendenciasnaturebas.com.br/artigos/racao-terapeutica-industrial-x-dieta-caseira-terapeutica-personalizada/

Anônimo disse...

Oi, boa noite! Por favor, a vitamina C também é hidrossolúvel, posso colocar ela vejo soro subcutaneo assim como o complexo b?

Beatriz Levischi disse...

Quem pode te responder é o veterinário. Eu tenho bastante experiência com bigodes, mas sou jornalista.

Rejane disse...

Meu gato de 12 anos está com 230 de ureia e 9.18 de creatinina, depois de passar três dias no veterinário, sendo submetido a soroterapia. Tb está mto magro. Vou trazê-lo para casa amanhã. A minha dúvida é qto à melhor terapia para tratá-lo. Em todos os relatos q li, não encontrei nenhum com taxas tão elevadas. Algumas pessoas dizem q é preciso q ele se alimente, outros, q é preciso manter a ração adequada. Mas se ele se recusar a comer a ração renal, como fez nos três dias q ficou na clínica? Será q ele tem chance de sobrevida por pelo menos uns meses, até eu me acostumar com sua partida?

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito pelo gatinho, Rejane. Encaminhei seu comentário a uma amiga que passou por isso recentemente. Colo aqui assim que ela responder, ok?

disse...

Rejane, a amiga que a Bia citou sou eu. Minha gatinha chegou a 17 de creatinina e mais de 500 de ureia. Descobri o problema renal em fevereiro e ela morreu em junho, o que foi muito bom considerando a idade e os exames assustadores. Eu deixei a Gigi algumas vezes internada para tomar soro o dia todo e dar uma melhorada, mas quando estava em casa eu dava qualquer coisa pra ela comer. Quando soube da gravidade do problema, optei pela qualidade de vida dela. Não ia deixar minha queridinha morrer de fome, né? Oferecia de tudo pra ela e alguma coisa ela acabava comendo. Comprei todas as rações renais disponíveis e a da Farmina foi a que ela mais gostou (algumas sequer cheirou!). Comeu por algum tempo e depois parou, infelizmente. Pra não ficar sem comer nada, oferecia cerca de 10 coisas por dia pra ela: carne moída crua e cozida, frango, pedacinhos de filé mignon, atum e até esfiha. Acredito que você precisa conversar com o veterinário e seguir o que o seu coração manda. Tive que eutanasiar a minha preta e foi a pior coisa que fiz na vida, mas fiz por ela e não me arrependo. Como as taxas da sua gatinha estão bem melhores que as da minha Gigi, espero de coração que ela melhore, que volte a comer e que viva por muito tempo ainda com você. <3

Rejane disse...

Beatriz e Dê, obrigada pela acolhida. Vou tentar a estratégia de oferecer o q puder a Bolinha, mas ele é mto genioso. Chegou hoje em casa. Dei o sachê Renal da Royal, ele tomou o caldinho. Abri a ração Renal da Royal, ele comeu dois grãos. Por fim, dilui o caldo de um sachê de peixes da Friskies e tentei dar na seringa. Foi o pior, pois ele sumiu. Estou agora em silêncio, esperando ele aparecer. Bom saber, Dê, q a sua Preta teve uma sobrevida de meses, pois dos relatos q li até agora, de gatos com creatinina acima de 10, a tempo de vida não passou de um mês após o diagnóstico. Já chorei mais por Bolinha do que pela morte de meu pai, q eu amo tanto. Como meu velho morreu de repente, sem sofrimentos, senti a partida apenas uma vez. Já em relação a Bolinha, venho sofrendo desde quinta-feira. É ruim saber q um ser amado está sofrendo e não podemos fazer nada. Mais uma vez, obrigada pelo carinho.

Lelis disse...

Boa tarde! O soro subcutâneo tem que ser todos os dias? O vet deu terça feira e dara novamente sábado.. Não seria muito tempo sem dar o soro? Obrigada

Rejane disse...

O meu gatinho ainda não foi submetido ao soro subcutâneo. Estava tomando na veia, mas elas estão estouradas. Agora, está em casa. Devo voltar ao veterinário daqui a cinco dias. É um sofrimento fazer com q ele coma. Toma um pouco de caldo, mas tenho de colocar na boca dele, com ajuda de seringas. Depois q dou a comida, ele se esconde debaixo do sofá. Passa o dia lá. Não consegue nem subir na cama. Está sendo mto sofrido, mas vamos tentando.

Beatriz Levischi disse...

Obrigada, Dê! <3

Que comidas você já tentou, Rejane? O vet disse alguma coisa sobre os próximos passos?

Depende do estágio da doença e da situação do animal, Lelis. Se você está insegura com o tratamento adotado, ouça a opinião de outro profissional.

Renata disse...

Oi, Gente! Vim pesquisar sobre o assunto e achei vocês!
Foi bom ver as experiências e dicas de vocês! Também vou compartilhar o que tenho vivido: meu gato Lôbis de 18 anos sempre foi muito ativo, magro e sempre miou muito, mas começou a ficar diferente, olhando pra comida sem comer e o hálito, que já não é cheiroso, ficou muito pior (cheiro de bicho morto). Levei ao veterinário que fez um exame de sangue onde apareceu 225 de ureia e 4 de creatinina. O doutor abriu a boca do meu gato e mostrou as úlceras. Tratamento: 1- dois remédios para as feridas na boca (estômago por tabela, mucosas) e uma vitamina (tudo dado via oral com uma seringa); 2- soroterapia (100 ml por 5 dias). Depois repetir o exame de sangue e, conforme for, ver os próximos passos. Comida: tirar proteína (nada de carnes) e dar ração adequada ou papinha da Nestlé sem carne ou fazer em casa. Comprei papinha Nestlé e ração. A primeira ração que comprei pra ele experimentar (Ração Farmina Vet Life Renal para gatos), ele gostou então estou continuando. Ele está comendo melhor e está bem melhor no geral! Espero ter contribuído com alguma coisa! Abraços! Renata

Unknown disse...

Obg

Janis Lyn disse...

Oi pessoal,

Tava pesquisando muito sobre o assunto e graças a Deus achei vocês.

Meu gato tem 14 anos e no começo do ano descobrimos que ele tem insuficiência renal. Quando descobri, a creatinina dele estava superior a 4 e a ureia com 140. Ambos resultados muito alterados. Só que mesmo com soro 3x por semana e só ração renal, o índice só tem aumentado. Nem o veterinário sabe explicar isso. Esse mês a creatinina bateu no 6...e pelas pesquisas que tenho feito isso é praticamente em casos terminais. Só que meu gato aparenta estar super bem. Seu peso está bom, come e bebe água com frequência e está brincalhão como sempre.

Estou desesperada, pois não sei o que fazer. O veterinário disse que não existe outro tipo de tratamento.

Vocês conhecem algum caso parecido?

Estou sofrendo demais só por pensar que posso perdê-lo :(

Rejane disse...

Meninas, postei um comentário anterior, mas acho q a internet estava ruim e não foi. Janis, acho q está acontecendo com vc o q aconteceu com meu Bola, ele estava super bem e os veterinários q eu ia não desconfiavam de nada. Qdo descobrimos, a creatinina estava acima de 10 e a uréia, mais de 330. Depois da fluidoterapia, levei-o para casa, onde está há mais de uma semana, comendo na seringa. Tentei todos os patês, mas ele não gostou de nenhum. A alternativa q encontrei foi fazer um caldo de frango, com cebola, cenoura e chuchu, bem concentrado, e dá-lo na seringa. Ele estava suportando bem, nem vomitou, mas de ontem para hoje passou a ficar muito mal. Vou levá-lo ao veterinário na quarta. Depois q passar tudo isso, vou levar a minha preta para fazer um check-up. Não quero ser pega de surpresa. O apoio de vcs está sendo fundamental para aguentar todo esse processo, q está sendo mto doloroso. Ver um ser q amado, q fez parte da sua vida por tantos anos, indo embora, não é fácil.

Anônimo disse...

Olá pessoal!

A minha gata tem 12 anos, e tem insuficiência renal crônica. Quando o veterinário deu o diagnóstico, ela já tinha 75% de um rim comprometido. A veterinária disse que não havia tratamento, apenas passou um remédinho homeopático. Após um ano ela estava muito mal, e levamos em outro veterinário, o qual indicaram o tratamento com soro, fluidoterapia! Foi a melhor coisa pra minha gata!!!! Ela toma soro subcutaneo TODOS OS DIAS!!!! Nós mesmos damos em casa! Ela é MUITO brava, então são duas pessoas pra dar o soro pra ela..Ela toma 250mL por dia! Em relação ao nível de creatitinA, estabilizou! Ela não melhora, nem piora, está estável. Toma ômega três, e alguns outros remédinhos! Vale apena ressaltar, que é muito difícil dar todos esses remédios por dia, soro, empurrar comidinha que ela goste..etc.. mas isso vale MUITO APENA! Ela está feliz, não sente dor. Pessoal, não deixem de dar o soro pro gatinho de vocês! faz total diferença. :) Hoje, ela tem menos de 50% de um rim, o outro ela perdeu totalmente..(isso porque não sabíamos da existência da fluidoterapia). E ainda ela teve cancer na mama, e retirou todasssssss!!!!! Mas está ótima...isso que importa, o bem estar dos nossos bichinhos!!!!!
Força pessoal! vamos cuidar e fazer de tudo pros nossos bichinhos não sofrerem e terem uma vida de qualidade, com os tratamentos disponíveis e muita força de vontade!!!

katia Oliveira disse...

Olá pessoal! Minha gatinha tem 9 anos e acaba de ser diagnosticada com problemas renais. A Creatinina está 5,29 e uréia 174. Acabei de interna-la pra tomar soro e fazer mais exames, como o de urina. Resolvi pesquisar sobre o caso na internet e lendo os relatos de vcs aki, sinceramente fiquei ainda mais preocupada. Achei q fosse coisa simples, que ela ia se tratar e voltar a vida normal dela. Mas pelo q eu estou vendo não tem cura :( estou mto triste ao saber q a vida dela nunca mais será a mesma e de pensar q ela pode morrer em breve...

Beatriz Levischi disse...

A ração renal da Farmina é bastante palatável mesmo, Renata. Como está o Lôbis? 18 anos de vida ativa é um privilégio! :)

Ouça a opinião de outro veterinário, Janis. Eu salvei uma gatinha desenganada assim. O problema dela não era nos rins, mas faço isso sempre que tenho dúvida sobre o tratamento recomendado.

Mande notícias do Bola, Rejane. Eles deveriam viver para sempre, né?

Tutora da gatinha que teve câncer de mama, ela não era castrada?

Não desanime, Katia. Converse com o vet sobre a evolução da doença e foque na qualidade de vida da peluda.

Anônimo disse...

Bom dia pessoal!
Tenho o mesmo alívio que todas ao ler os comentários de vocês
Meu gatinho, Frajola, foi diagnosticado com falência renal, creatinina 4.30 e ureia 144, o Veterinario passou dois medicamentos, além do que ele toma quando descobrimos um desgaste na coluna... O Veterinario dele não me deixou nada esperançosa sobre meu gatinho e chegou a me falar que se os remédios não ajudarem a melhorar os níveis, deveria sacrificar, chorei muito, e ainda choro, estamos no terceiro dia de remédio e ele teve uma piora, liguei para a acupunturista dele e ela me falou sobre o tratamento com soro e desde então comecei a pesquisar e fiquei muito feliz com o que li, hoje à noite irei leva lo em um veterinário que me indicaram, mas estou preocupada em relação à internação. No caso dele precisa mesmo internar?
Ele emagreceu muito e desde ontem está vomitando.
Como sofremos por causa desses nossos companheirinhos peludos!

disse...

Oi Anônimo!

Por pior que seja ficar sem o nosso bichinho em casa, em momentos de crise internar e deixar o gatinho no soro na veia sob os cuidados dos vets é a melhor opção. A minha gatinha ficou internada algumas vezes e fazia muito bem pra ela. Normalmente ela ficava de 2 a 3 dias internada e saía muito melhor. Se você não confia no vet, procura outro. Passar por essas coisas já é superdifícil e é ainda pior se a gente não tem segurança no vet.

Lendo todos os comentários, tive um ataque de choro de saudade da minha preta e espero de coração que os gatinhos de vocês melhorem. Não desistam deles. Eles são muito mais fortes do que parecem. Minha Gigi morreu com 17 de creatinina e já era velhinha. Força, pessoal!

Anônimo disse...

Estou passando pelo mesmo, mas o problema é o custo do tratamento. Quase 600,00 por dia. Quanto vocês pagam por dia de remédios e internação? Preciso saber se estão me cobrando correto ou muito fora do mercado.

Beatriz Levischi disse...

Internação é um assunto polêmico. Conheço histórias de animais que pioraram longe da família e outras como a da Gigi, que a Dê contou acima. Ouça a opinião do novo vet e siga seu coração.

Quanto ao custo, depende do tratamento, da clínica, da localização ― não existe um padrão. Em São Paulo, por exemplo, os valores são mais altos do que aqui em São Bernardo.

Lan disse...

Muito bom encontrá-los! Descobri há um mês que minha gatinha está com IRC e foi um baque tremendo. Noites sem dormir, muito choro, uma sensação terrível...
Ela tem 16 anos e é muito bem disposta, mas perdeu peso e começou a vomitar com frequência. No primeiro exame estava com 4,50 de creatinina, agora, no terceiro, baixou para 4,22. Ela está comendo a Royal Felin Renal e fazendo fluidoterapia subcutânea a cada 48 horas.
Como é uma gata muito dócil, passei a fazer as aplicações em casa. Venci o medo da agulha e, desse modo, ela fica menos estressada com as idas ao veterinário. Como eu digo ao meu marido, são cinco minutos de soro para 48 horas de alegria.
Quanto aos valores, estou pagando R$ 10,00 no kit (soro, equipo e agulhas) que dura duas aplicações; R$ 30,00 em exames mensais (feitos pelo laboratório da USP) e R$ 200,00 na ração especial (equivalente a R$ 27,00 por quilo). Então, fica o meu alerta para sempre procurar uma segunda opinião, um profissional sério, responsável e com preço justo, do contrário fica impossível lidar com essa nova realidade do bichano.

Boa sorte a todos nós!

Beatriz Levischi disse...

Dar o soro em casa é a melhor opção mesmo. Sai mais barato e estressa bem menos o animal. Obrigada por compartilhar sua experiência! :)

Monique disse...

Gente! Como é bom ter lido os comentarios!!! Descobri essa semana que meu gato esta com insuficiencia renal, creatinina 2,9 e ureia 172. Ele está internado tomando soro, a médica me ligou hoje pela manhã dizendo que o quadro dele é estavel mas que ele ta com celulas de defesa baixa e a imunidade tbm! Estou esperando sair o ultrassom! Vcs acham que meu gatinho tem chances de viver? Ou tera que tomar remedio e soro pro resto da vida? Eu nao paro de chorar, ele é meu filhinho, meu primeiro amor!!!!!! O nome dele é Mhyo e tem 12 anos.

Simone disse...

Tenho um gato de 6 anos (foi adotado adulto há 3 anos) e nunca mostrou sintoma, durante um ultrassom há 2 meses achamos um rim já debilitado, apenas um está completamente normal. Creatinina normal 1,27 e ureia 58 (normal é até 46). Entendo que ele está no estágio 1 da doença. Além disso, ele tem outros probleminhas digestivos. Bebe água normalmente, tenho um bebedouro fonte, come normalmente.

Lan disse...

Encarar o soro no começo é difícil, mas depois você e o gato se acostuma. A minha nem se mexe mais quando dou a picada. Não sangra, ela sai correndo assim que acaba e vai direto para o pote comer...
Monique, pelo que tenho visto, o caso do seu gatinho ainda está numa fase moderada. É provável que ele precise do sorinho para sempre, mas isso pode variar uma, duas, três vezes por semana. Certamente a veterinária irá te orientar.
Tenho conhecidos que dizem que, depois de descoberta a doença, os gatinhos morreram depois de três, cinco anos, às vezes de outras causas. Como disseram em outros comentários, o importante é prezar pela qualidade de vida do bichinho, e o sorinho garante isso por mais um tempo.

Abraços

Monique disse...

Sim Lan, mas ontem recebi a noticia de que um dos rins dele ja esta afuncional, ja nao tem muitas funçoes, agora estamos tentando reanimar o outro! A creatinina dele abaixou, e amanha sera feito o hemograma pra saber se o organismo esta reagindo a fluidoterapia e as vitaminas! Ele só nao ta querendo comer, acho que eh por causa do soro e as vitaminas...mas hoje vou levar frango desfiado na clinica, pois tera que alimenta-lo com sonda!!! Eu to desnorteada, to chorando sem parar, nao consifo acreditar que meu filhinho esta nessa situacao! Alguem conhece caso parecido? Que deu certo? Ele nao pode ir meu Deussss!!!!!!

Cialmar disse...

Olá, se seu gato apresenta problemas renais e não quer comer a ração prescrita por médico, eu vi a SOLUÇÃO: CHÁ DE CANA DO BREJO. Não tem gosto de nada e é só aplicar uma seringa de 5ml por dia(segura a cabeça pelo dorso e ele abre a boca e o faz beber). A minha está bem depois de 1 mês, os cristais sumiram. Eu não acreditei na medicina popular, porém o chá é bom mesmo. Até hoje eu não sei porque a medicina não descobriu as propriedades desse chá popular que pode curar a doença que mais atinge nossos bichanos.

Anônimo disse...

Boa noite! Minha gatinha Sophie está com Insuficiência Renal Crônica. Altamente precoce, pois ela tem apenas 3 anos. Fará 4 em abril. Os dois rins estão parados. Cialmar, qual o peso do seu gato? Como você definiu a quantidade de chá? Pessoal, apesar de caro, existe a opção de tratamento com células-tronco. Se ainda há células vivas no rim do gato, grandes chances de aumentar a qualidade de vida do gatinho... Não é barato! Cada aplicação em torno de R$2.000,00 (varia a quantidade de aplicações de um animal para outro), mas no caso de Sophie só resta tentar isto! Sucesso a todos!

Beatriz Levischi disse...

Cada organismo reage de um jeito, Monique. Não tem como prever. Mas respire fundo, porque Mhyo precisa de você calma para encarar melhor o tratamento.

O tratamento com células-tronco ainda é experimental, gente.

Eu não sabia desse chá, Cialmar. Fui pesquisar, porque não se pode dar qualquer planta para animais, e encontrei a receita aqui: bit.ly/1kJwPjA.

Continuem compartilhando suas experiências. :)

Dots panoptikum disse...

Olá, descobri q meu gatoso Zen tinha problemas renais quando resolvi castrá_lo. Sempre vomitou muito e os vet diziam q era problema digestivo.
Ha 4 anos, desde a descoberta : ele só tem um rim e outro já foi à falência, uso o soro subcutâneo nele 100 ml de ringer com lactato e ração renal evolutiion _ a única q ele come ,,, e pouco!
Zen esta com 8 anos e meio. Tem piorado, magro, vomitando muito, urinando sangue. Desespero é pouco pra falar da minha tristeza!
Ainda pior, mudamos para o interior ha 2 anos e aqui o vet q cuida de gato é o mesmo de cavalo, etc!
Não tenho opção, os medicamentos oferecidos ele vomitou ( os antibióticos injetáveis nao provocaram vômitos MSS ele não tem mais músculo pra tal e não quero estressa_lo mais) fica sempre lambendo suas partes intimas _ sinal de infecção !
Me ajudem! O q posso oferecer a ele pra comer?
Obrigada

Beatriz Levischi disse...

O ideal seria levar o Zen a um veterinário especialista em gatos, Maria Rosalina. Mas, como aí no interior não rola, ele não está comendo e ainda vomita os remédios, eu tentaria a homeopatia. A Drª. Carmen Cocca atende a distância e o pessoal elogia bastante. Eis a página dela no Facebook: www.facebook.com/bichointegral e o e-mail: consultoriaonline@bichointegral.com.br. Depois conte para a gente se ajudou. :)

polyana disse...

Olá pessoal, que bom encontrar vc. minha gata de apenas 1 ano e meio, acordou do nada sem querer comer, no dia seguinte estava muito prostrada, levei ao veterinario e apos exames , estava com 11 de creatina, ficou 2 dias no soro e a creatina baixou para 5, começou fluidoterapia e daqui a 2 dias volto na clinica. ela durante fez uso de antibioticos por muito tempo, ela tem uma otite que não cura por nada.. será que essa pode ser a a causa?

Beatriz Levischi disse...

1 ano e meio é bem nova para ter problema nos rins, Polyana. E antibióticos de uso prolongado não fazem bem nem para a gente. Tire essa dúvida com o veterinário (eu sou jornalista). Sobre a otite incurável, você chegou a ouvir uma segunda opinião?

Adriana Vicentini disse...

Minha gatinha persa Tchuka tem 9 anos e está internada tomando soro ha 2 dias. A uréia está em 400 e a creatinina em 23, os veterinários ficaram assustados. Com o soro as taxas aumentaram ao invés de reduzir. Estou aguardando o retorno da veterinária amanhã para saber se iremos mantê-la no soro ou não. Ela falou da possibilidade de fazermos hemodiálise ou do tratamento com células tronco. Li todos os relatos acima e estou com o coração na mão. Não quero perder minha Tchuka. :(

Beatriz Levischi disse...

Nossa, Adriana! A vet explicou por que a Tchuka piorou com o soro? Eu insisto que, nos casos graves, vale a pena ouvir outro(s) especialista(s), porque a gente também faz isso quando recebe um diagnóstico ruim ou não concorda com um tratamento, né?

Unknown disse...

Meu gato de seis anos, sempre bebeu muita água, mas como moro em lugar quente (Vitória, ES), sempre achamos normal. Mas há um mês e pouco ele começou a vomitar muito, e sempre uma gosma branca (as vezes ele vomitava depois de comer muita ração). Começou a emagrecer e marcamos um veterinário diferente, pq sempre disseram q era problema de estômago.
A ureia dei 177 e a creatinina 5,97... Estamos super triste (minha irmã e eu)... hoje ele já tomou soro, chegou até mais alegrinho em casa.. comeu um pouquinho só de ração renal da Royal e dei duas seringas de água de coco, que estava dando pq ele estava vomitando... veterinário passou pepsamar 4 vezes ao dia e mais dois remédios..
Li todos os comentários aqui, o que mais posso fazer???? Dá uma dor no coração, ele vem pedir água de coco.. leva a gente até a geladeira e fica olhando, a gente pega no colo ele já vira a cabeça prá beber a água na seringa...
Levedo de cerveja é bom prá isso?? Alguma ajuda por favor... Obrigada!

Beatriz Levischi disse...

O levedo de cerveja é um bom complemento nutricional, Helena ― a veterinária Sylvia Angélico explica os benefícios neste link: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/gatos/dieta-cozida-para-gatos. Mas não encontrei nenhum site que diga que ele pode ser dado a animais com doença renal. Melhor confirmar com o vet.

Patricia disse...

Boa Noite, a duas semanas minha gatinha (15 anos) apresentou um problema que ficava gotejando urina e sentindo uma dor que fazia ela ficar na posição de defecar. Levei ela urgente ao veterinário e ele passou vitamina C, eletrolítico, e dois anti inflamatorios de comprimido, um deles consegui dar direitinho de 12 em 12 horas... o outro ela desde o inicio rejeitou, era para dar em 24h por 10 dia... so consegui fazer ela engolir tres... o outros dias cuspiu e babaou p comprimido ate dissolver, ou seja, nao ingeriu... e tava chegando ate a vomitar, entao resolvi parar. na emana seguinte ela continuou com o gotejamento de urina, dai levamos para outro veterinario que deu duas injeções e passou outro antibiótico. A partir dai ela parou de comer e de beber agua.... Etou tentando dar agua de coco na seringa, mas alem de nao se alimentar nada, esta vomitando ate a agua que to dando :(
Remedio nem pensar, vomita na hora. O veterinario dise que continuassemos hidratando ela com seringadas de agua na boca, mas nao ta surtindo resultado. Alguel pode me dar uma luz de como salvar minha gatinha?!

Beatriz Levischi disse...

Eu não sou veterinária, Patrícia. Mas posso te dizer o que faria se isso acontecesse com um dos meus gatos. Em situações extremas, qualquer coisa que o animal conseguir comer (tirando os alimentos tóxicos, claro) está valendo. Ofereça sachê, atum, leite condensado (dica do vet dos bigodes). Se ela não aceitar nada, talvez precise tomar soro. E medicação para a dor ― o anti-inflamatório já acabou, né? Como o tratamento com antibiótico em comprimidos não deu certo, sonde também a possibilidade de fazer injetável. Você mora aqui em São Paulo?

Anônimo disse...

Já estou no terceiro gato com insuficiência renal. O primeiro foi uma tristeza, descobrimos já no final, mas o que melhorou a qualidade de vida dele foi acupuntura. O segundo, uma pedra entopiu o rim dele e só ficamos sabendo quando o rim já estava gigantesco e teve que ser retirado. Tentamos a diálise após a retirada, mas, infelizmente, ele faleceu. Agora, o terceiro, que está com quase 15 anos, está bem ruinzinho, porém, descobrimos a insuficiência qnd estava com 3 de creatinina há 2 anos. Mudamos a ração - seca e mole - para a renal, no princípio, foi difícil pq ele não gostava, mas, depois ele amava. Há quase um ano, ele deu uma piorada, emagreceu, e os níveis passaram de 5, procuramos a terapia alteranativa novamente. Junto com a ração, colocamos um pó fitoterápico, além de dar uma homeopatia...o resultado foi ótimo. Porém, na última semana ele deu uma piorada, está com mais de 10 de creatinina e 300 de uréia. Optamos pela acupuntura novamente, e soro em alguns dias pq, por conta das úlceras orais, ele não está comendo. Na verdade, o soro não dá qualidade de vida para o animal, apenas mascara o problema...se posso dar uma dica: nunca dê rações como Whiskas, que tem muito sódio, e, se descobrir no início da doença, troque a ração pela renal, intercalando com comida natural, além das terapias alternativas. Aí sim, os bichanos terão qualidade de vida.

Unknown disse...

Meu gatinho e renal crônico faz quase dois anos no começo ficou muitos dias internados até a cretinismo e uréia abaixarem n lembro os níveis mais eram bem altos e vet n deu msis q 3 meses de vida falou q is dois rins estavam comprometidos .... ele emagreceu muito sendo q era um gato bem gordo !!! Hoje é doer magrinho comprei todas as marcas de ração renal q existem no mercado o danado nunca quis nenhuma!!! a única q ele come e a Max cat acreditem ou a especial cat são ração Boas mas n tão boas como Royal !!! Quando ele estava na fase dia enjoos única coisa q conseguia comer era iogurte presunto eu tentava de tudo p n ficar sem comer eu só queria q ele comece p k morrer..... agora ele está controlado faço soro uma vez na semana come ração normal se ele quiser comida também dou carne moída peito de frango iogurte faço tudo p ele comer pq um gato q para de comer fica também com lindos e hepática! !! Meu gatinho nunca mais engordou e até o pelo q era mais escuro clareou ele é um siamês era bem marrom agora está claro n sei o que aconteceu! !! o Fred e meu xodo tenho outros seis mais ele é especial e precisa mais de atenção! !! sei q um dia ele vão pois essa doença e horrível mais n estou preparada.....

Terezinha disse...

Boa noite a todos! Fiquei feliz de encontrar está página com comentários tão especiais sobre cada gatinho. Gostaria de deixar o meu comentário sobre o meu querido Bob. Bob apareceu no muro da minha casa e já era adulto. Creio que já tinha uns 2 anos nesta época. Muito brincalhão logo conquistou aa todos nós. No entanto como não tinha um lar fixo e não era castrado brigava muito. Tanto que lhe falta um dos dedos da pata dianteira e uma das suas orelhas tem uma cicatriz. Adotamos, castramos e já está conosco a 10 anos. Muito dócil e fanfarrão. A cinco meses parou de comer, pouco vomitava, mas emagreceu e acabamos descobrindo seu problema renal com 10 de cretinina conseguimos baixar p 5.8 através do soroterapia diária. Tem dias que come um pouquinho mais, tem dias que pouco come, mas neste cinco meses, vimos que o amor tem dado forças p ele continuar e quando achamos que ele não vai reagir, derrepente volta a comer (pouco é claro), e vem p nosso colo pedindo carinho. Caros não sei quanto tempo mais o Bob vai resistir, mas cada dia é uma vitória! Só tenho a dizer que o que puder fazer por ele farei com todo amor!

Beatriz Levischi disse...

Que pó fitoterápico vocês usaram na ração?

É normal o animal emagrecer com a dieta renal, Agatha. Você experimentou Farmina? Foi a única que o Simba aceitou.

Cada dia é uma vitória mesmo, Terezinha. Principalmente para um ex-gato brigão. :)

Adriana disse...

Gente, meu gato tem 20 anos, faz dois anos que está com insuficiência renal, nunca deixei de dar soro. No começo eram todos os dias, depois ficou em 3 vezes e agora duas vezes por semana. Engraçado que tudo o que eu li não vi ninguém dar fortekor5 para o gato, ajuda a não forçar os rins. Etc Compro todas as rações renais e misturo, ele come muito bem. Nunca deem apenas uma marca, eles vão emagrecer, pq a ração não tem gosto. O meu gato pesa 5.750 . Royal renal normal, esquece. Tem que ser a Royal renal especial, equilibrium renal, vet life renal e premier renal. Morro de dó qdo compram uma marca apenas, eles para de comer. Tem a total renal de sachê. Nunca deixe de dar soro, ajuda a baixar a creatinina e a ureia. Sim, eles ficam com uma gastrite, tem ligação com a insuficiência, por isso dou ranitidina. E dou água na mamadeira para ele...rs, é bom, pq ele sempre me pede, assim toma bastante água e ajuda nos rins. A creatinina já chegou a 4.5, quase morri. Mas hoje com o soro, NUNCA deixei de dar, toda semana sagrada. Está controlada, com 2.8 que pra idade é normal. Ureia 50. Jamais vou deixar ele internado, qdo ele tiver que partir, vou estar ao lado dele segurando sua mãozinha. Jamais vou deixar ele pensar q eu o abandonei, ele morreria mais rápido e eu não aguentaria saber que ele se foi sem estar ao meu lado. Se eu pudesse, daria a minha vida por ele. Farei tudo o que eu puder até o fim. Já tivemos um gato que estava com fibrose no pulmão, em vez de ficar internado, alugamos o oxigênio, a partida dele foi triste, mas fizemos de tudo e morreu com a gente. Não deixem de dar soro, antes era um stress danado, agora deixo ele dentro da casinha e o vet coloca o o soro, ele fica quieto dentro dela. Antes ele ficava nervoso e não parava, tentava subir em mim. Ele tem 2 veterinários, faz exames de hemograma, creatinina e ureia a cada dois meses, antes era a cada 15 dias durante uns 6 meses, como foi controlando, fui aumentando os dias. Mas qdo ele vomita a espuma sei q tem que tomar mais soro na semana. Fiquem de olho e sempre procurem outro veterinário. O primeiro disse que ele estava morrendo, que por causa da idade não tinha muito o que fazer. Já faz dois anos e ele está ótimo. Boa sorte a todos e força!

CrYs disse...

Homeopet e arenales. Ótimos. Ambos homeopaticos. Procure no google.

Unknown disse...

Oi pessoal, estou tarde da noite lendo o comentário de vocês estou quase passando mal só de pensar em perder minha doce paçoca eu não tenho idéia do que ela possa ter, assim que amanhecer vou leva-la ao veterinário, ela estava super bem é minha baleinha e de repente ficou triste comendo menos e bebendo muitas água logo já suspeito de problema nos rins!
Peço a Deus que não seja grave, pois acho que não tenho força pra ver ela passando por tantos tratamentos!!
Orem por nós!!! Trago novidades assim q sair os resultados amanhã! Bjos

Beatriz Levischi disse...

Notícias da Paçoca, Ana Crizia? Na torcida por aqui!

Unknown disse...

Olá pessoal, olá Beatriz, sim sim tenho sim, foi ao veterinario e ele disse que ela está com Rinotraqueite e fez exame de sangue está tudo normal com o rim, mas amanha vamos voltar lá, porque faz dois dias q ela está tomando medicação certinha, mas não teve melhoras, e não está comendo, pelo contrario começou a vomitar hoje .... vou lá com ela amanha, vamos ver o que o Dr Luis diz!
Obrigada gente!!! Bjos

Beatriz Levischi disse...

Paçoca melhorou?

Mente, mentes disse...

Meu gato de apenas 4 meses está apresentando todos esses sintomas. Levei-o ao veterinário na segunda e ele passou apenas exame de sangue, meu gato não estava apresentando vômito e halitose ainda.
Será possível que ele tenha Insuficiência tão jovem? Eu confesso que ao ler os comentários só senti vontade de chorar, pois ele é muito novinho e arisco seria muito difícil esse tratamento. No exame de sangue deu apenas trombocitopenia. Será possível que a insuficiência seja complicação de outra doença? Não sei quando o veterinário irá trabalhar agora depois das festas. Fui nos dias 29 e 30, mas ele não abriu o consultório. Estou desesperada!

Unknown disse...

Olá meu nome é Cristina siqueira sou a mãe da Sinhá. ..estou muito nervosa...ela tem 8 anos e o veterinário suspeita de insuficiência os exames ficaram prontos segunda.
Hj ela tomou soro com medicacao e esta melhor...estou muito anciosa e chorando muito
Obrigada por vcs estarem aqui

Unknown disse...

Oi pessoal, oi Beatriz sim ela está ótima!!! graças a Deus e aos remedios!!!

Patricia disse...

Ou Beatriz, só vi a resposta agora... Infelizmente minha bebê não resistiu :(amanhã fará uma semana que ela descansou.. Dói muito, mas sei que foi o melhor para ela. Estava em.um.estado que não comia, não bebeia (a não ser forçado por seringa), tínhamos que levar de dois em.dois dias ao veterinário para tomar soro, na tultima semana já nem tava urinando e deu problema neurológico... Uma tristeza! Sei que ela cumpriu a missão dela aqui e que demos todo amor e cuidado que ela merecia.... Só não queria que ela tivesse sofrido tando :(

Nana Damasceno disse...

UAU! Que incrível ter encontrado vocês! Meu gato Boris tem 13 anos. Em maio passado foi diagnosticado renal. Ficou uma semana internado e voltou pra casa. Passou todos os meses de boa, come muito bem a Vetlife, brinca, é carinhoso, bebe água, super ativo. Até o dia 23/12/15 qdo ele começou a passar mal. Levei ao vet e ele foi medicando, tomou soro e voltou pra casa. No dia 26 ele ficou ruim de novo. Como a vet dele tinha ido passar o natal com a familia em outra cidade, levei-o uma clinica de emergencia. Foi a pior coisa que fiz. Ele voltou dia 28/12 assustado e bravo demais, como nunca tinha acontecido. Dia 30 precisei interná-lo novamente, dessa vez num hospital indicado pela vet dele onde ele ficou ligado a uma bomba de infusão. Retornou pra casa em 02/01/16 bem melhor, mas ainda bravo. Estava se alimentando, urinando, os niveis de creatinina, ureia, relação proteína-creatinina, hemograma, enfim tudo dentro da normalidade. Então dia 8/01 ele ficou ruim de novo, sem urinar, vocalizando muito, coisa que ele não faz. Passou o dia internado mas como ele está mto estressado apresentou uma cistite. A vet disse que seria interessante tentar a fluidoterapia em casa para ele ficar mais relaxado. Fizemos o treinamento. Mas foi impossível. Ele ficou extremamente agressivo, ofegante, a temperatura subiu, ele salivou mto e acabei desistindo. Tenho utilizado o Rim Dinamizado + fator renal pet + a medicação para cistite + gaviz + agua na seringa. Patê ele só come da Fancy Feast com espinafre, então nesse momento estou dando ela mesmo para que ele não entre em lipidose. Eu odeio qdo ele é internado assim como ele deve odiar tb. Mas pelo menos la ele vai receber o tratamento que precisa para estabilizar, que é o que não consegui fazer em casa. Minha vet e eu somos mto próximas e ela deixa sempre tudo mto claro, o que ajuda bastante nesse momento. Obrigada por todas as dicas e experiências compartilhadas! Saúde e força a nós e a nossos filhotes!

Beatriz Levischi disse...

Desculpem a demora para responder, meninas. O fim de ano foi turbulento por aqui também.

Como está o pequeno, Laís?

E a Sinhá, Cristina?

Que bom que a Paçoca melhorou, Ana Crizia! :)

Sinta-se apertada a distância, Patricia!

Força para o Boris, Nana! E para você também. :*

Unknown disse...

Oiee.
Bom. Eu sou estudante de mecina veterinaria. E faço estagio.
E tenho um gato com problema renal.
Ja faz uns 4 pra 5 anos q ele ja foi enternado com essa doença. Problema renais.
Ele tem 1 rim ja qase parando. O caso dele foi grave. Tomou varios medicamentos q comprometeu o estomago dele começou a dar gastrite.
Mas hj ele passa bem.
So come a raçao renal.
E toma sempre o medicamento vitamima c. 2 vezes ao dia.
Vitamina c formulada em farmacia de manipulaçao.
E come sache de vez em qando tambem

O bom de se fazer com um animal q tem problema renal. Ou q vc saiba da familia do animal o pai a mae tals q tenha problema renal eh. Ja ficar atento. Vitamina c ajuda muitoo. A vitamima c pro animal eh essencial pra qem tem essa doença . pois ajuda no funcionamento so rim.
E evita q o animal adoeça.
Meu gato sempre começou a toma a vitamina c depois q saiu do vet. E nunca mais ficou doente. Ja faz uns 4 anos...

Animal com essa doença. Nao pode comer mais nada. So comida balanceada pelo seu medico veterinario
So raçap renal.
Vitamina c. Q eh o essencial. O q ajuda realmente a filtraçao do rim.
Agua.
Soro tambem ajuda. Mas eh soro q se poe na aveia no animal. Nao soro caseiro. Soro caseiro ira prejidicar ainda mais o animal. Por ter sal...
Realmente animal problema reais eh critico. Nao podem comer nadaa.
So balanceado
.........

Rosana disse...

Olá Gente, tudo bem?

Queria dizer que o post da Adriana é muito interessante, pois fala de tudo um pouco e é muito certo em tudo que diz. Sobre misturar rações e esquecer a royal renal normal, a não ser que o gatinho não se oponha, pois as outras, como a Premier Renal, são mais gostosas, segundo os bichanos. O que ela disse sobre internação também foi muito importante. As vezes, na ansia de querer ver o gatinho continuar vivo, submetemos ele a sofrimentos, eu mesma infelizmente, por não saber que seria tão ruim, já deixei tratarem um gatinho meu assim e foi como a Adriana disse, eles se sentem abandonados, ele morreu um dia depois, me dirigindo um olhar que nunca vou esquecer. Depois desta experiencia, nunca mais deixei internar um gatinho meu. Obrigada pelo post, Adriana, creio que vai ajudar muitas pessoas, como me ajudou em relação ao Fortekor 5. Também não conhecia e se minha gatinha precisar, com certeza vou dar pra ela.

Abraços

Lan disse...

Pessoal, boa tarde. Minha Lilica está meio viciada na ração úmida da Royal (renal). Ela está bem, com a creatinina e ureia bem controlada, mas essa semana vomitou dois dias seguidos. Vou tentar variar na marca da ração seca, pois ela está comendo a Royal desde outubro e deve estar meio enjoada, pelo que vocês têm relatado.
Valeu pela mensagem de esperança, Adriana. A Lilica tem 16 anos e o vet deu no máximo um ano de vida para ela, mas estou mantendo o soro e a alimentação para conseguir ter mais um pouco da companhia dela. Abraços e boa sorte a todos os bichanos!

Anônimo disse...

Perdi minha neguinha dessa doença, presenciei todos os estágios, lendo agora passa um filme triste na minha cabeça, perdi minha nene com 14 anos ela morreu irreconhecível, bem magrinha e ela era linda parecia ter uma saúde de ferro, mais essa doença é silenciosa, quando a levei ao veterinário já era tarde, mesmo assim quiz fazer um tratamento que não garantiria que ela fosse melhorar e assim seguiu por uma semana com medicação mais ela infelizmente não aguentou, por isso prestem bem atenção nos nossos bichanos.

Jacqueline disse...

A Jolie andava estranha, de uns 14 dias para cá. Não se alimentava direito, eu achei que era dor nos dentes. Bati a ração no liquidificador e ela passou a lamber ela triturada. Mas ai, veio outros sintomas, não queria mais ficar conosco e um dia acordei e ela estava tonta. Corri até um hospital e ela ficou internada 3 dias, está lá. Hoje recebi a notícia de que não tem o que fazer, eu resolvi não desistir, trouxe para casa, dei a ração e água para ela 2x durante o dia. Ela faz xixi e fezes. A noite estou deixando no hospital e durante o dia estou trazendo para casa, estou tentando dar a ela o que eu posso de melhor. Alguém sabe de algo que possa me ajudar? Ela tinha 4,4 de ... e 400 de creatinina, ou inverso, posso ter trocado os nomes.

Lan disse...

Oi, Jacqueline,

A Jolie está fazendo fluidoterapia (aplicação de soro subcutâneo)? Os níveis, pelo que tenho lido e observado da minha gata, não estão tão altos a ponto de ela ser desenganada (pelo que entendi, 4,4 de creatinina e 400 de ureia). Não desista dela mesmo. Descobri que a Lilica estava com insuficiência em outubro, achei que ela não resistiria até o fim do ano, mas hoje ela está aqui comigo, respondendo bem ao tratamento e se alimentando com a ração especial.
Boa sorte para vocês!

Jacqueline disse...

Eu vou insistir, estou dando ração diluída em água, água na seringa e chá de quebra-pedra. Só um pouquinho. Hoje ela parece melhor. Mais ativa.

Unknown disse...

Estou com uma gatinha de 2 anos com esse problema. No dia 01/01/16 ela parou de comer e só ficava deitada, levei no vet e ela estava com febre muito alta. E foi diagnosticada com Hemobartonelose (doença da pulga que derruba as plaquetas do sangue). Essa doença é tratada com antibiotico, oq só foi piorando a situação, pois ela vomitava tudo e só ia ficando mais fraca, então ela começou a ficar internada para tomar a medicação e soro na veia, deixava ela durante o dia internada e a noite levava para casa, após novo exame de sangue as plaqueta dela tinham normalizado, porém continuava sem comer e só ficava deitada foi quando realizaram os exames de creatinina e ureia, que deram o valor de 8,2 e 333 respectivamente. Ela ficou internada tomando soro por mais 3 dias e a creatinina baixou para 4,6 (uma baixa consideravel, mas ainda uma taxa muito alta) enquanto a ureia aumentou para 350. Sugeriram mais 5 dias de internação oque para mim ficou financeiramente inviável, pois já gateis uma pequena fortuna, foi quando comecei a pesquisar na internet e descobri a possibilidade de aplicação em casa de soro subcutaneo, perguntei ao vet e ele me falou q o resultado é o mesmo do intravenoso e ele mesmo me ensinou como aplicar. Estou fazendo a aplicação duas vezes ao dia, e tenho notado uma melhora significativa no comportamento da Preta, hoje de manha me pediu comida e voltou a comer ração misturada com A/D ou pates renais. No fim de semana vou refazer os exames para ver se a creatinina caiu mais. Mas acredito que fazer a aplicação do soro em casa ta sendo muito importante e menos stressante para o animal principalmente pelo fato de ser gato que é mais temperamental com mudança de rotina/local. Boa sorte para todos nós na condução do tratamento dos nossos bixanos :)

Unknown disse...

Alguém de sp capital que está tratando algum gatinho renal com soro ringer? O meu filinho foi embora hoje depois de uma luta curta de 6 meses e ele só tinha 7 anos queria doar o soro e medicamentos que eu tinha comprado para algum tempo! Eu sou do Ipiranga

Jacqueline disse...

Obrigada Daniela, graças ao seu comentário, eu levei a Jolie em outro hospital. Aonde ela estava só falava em eutanásia. Isso eu nunca iria concordar. Nesse outro hospital estamos falando em Regenera Vet, células tronco. A Jolie come com seringa, a comida A/D da Royal Canin, eu misturo com um pouco de água morna e dou na seringa, assim faço com a água também. Felizmente os exames apontaram uma leve melhora. Vou tentar as células tronco.

Beatriz Levischi disse...

Você tem artigos sobre os benefícios da vitamina C em gatos renais?

Internações são mesmo delicadas, Rosana.

Experimente a Vet Life, da Farmina, Ian. Foi a ração que deu certo aqui.

Aplicar soro em casa estressa menos o animal mesmo, Daniela.

Sinto muito, Paula! Me manda um e-mail: doacoes@gatoca.com.br?

O tratamento com células-tronco ainda é experimental, viu, Jaqueline?

Jacqueline disse...

Eu vejo a Jolie partindo dia após dia. Ai veio a possibilidade de células tronco. Aqui já aplicaram em 4 gatinhos. Os resultados foram bons. Eu vou tentar pois não sei outra alternativa. Hoje ela come através de seringa e agua também. Vive caindo pela casa se eu trago do hospital. Eu to sofrendo muito. Não quero desistir dela de jeito algum. Não vejo que ela tem dor. Então vou insistir pois ela nem fez 6 anos

Mohini disse...

Tratamento com soro e complexo b é excelente, meu gato toma duas vezes por semana e se sente muito bem, corre, brinca e faz arte, sem o soro ele fica muito mal, não faça isso com ela, ela vai viver muito melhor com o tratamento correto, fora que ela deve passar muito mal e VC nem sabe, pois os gatos não demonstram o mal estar para o dono.

Unknown disse...

Olá, meu gatinho pode ser que esteja com problema renal, a veterinária pra olhar o resultados dos exames amanhã. Vi que muitos falaram da fluidoterapia em casa, se for o caso, aonde vc encontram o soro? Pq levar para aplicar todo dia vai ficar muito estressante e caro, então gostaria de ter essa opção.

Obrigado

Jacqueline disse...

Ontem as 16:30 a minha Jolie partiu. Nada deu certo, no começo o soro foi bom ela até melhorou. Porém nunca mais aceito comer, nem beber água. Enfim, todos os esforços foram feitos, tentei de tudo. Os rins pararam e a minha amigona, minha irmã, me deixou. Estou arrasada, um vazio enorme.A Jolie curou-se de um furo no crânio, foram 2 anos de luta e ela curou. Ninguém sabe até hoje o que ela tinha. Mas os rins não teve jeito. Lutamos até o fim!
Desejo a todos que estão na mesma situação que enfrentei essa semana uma desfecho melhor.

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito pela Jolie, Jacqueline. :\

O soro aplicado nos bigodes é o mesmo usado em humanos, Gu. Mas o veterinário precisa indicar a quantidade e frequência.

Anamiga disse...

Queridas amigas/queridos amigos:
Já sofri muito com essa doença também, que já me levou 3 anjos... E está agora outra amada gatinha também... Passou de 4.2 creatinina para 5.6, mesmo com soro quase diário. Parecia ter melhorado, mas hoje vomitou e está apática, não quer comer nem beber. Há dias melhorou bastante quando cozi peito de frango e dei o caldo!!! Antes tinha estado 3 dias sem comer. Após eu ter feito o caldo do peito de frango, ela bebeu muito bem a água dele e ao segundo dia começou a comer um pouco do peito de frango. Já é a segunda vez que um anjo recupera com o peito de frango e o seu caldo, graças a DEUS! Mas tem que cozer sem sal!!! So mesmo água e o peito de frango. A Dra. Veterinária disse que o frango tem muita proteína para o rim, mas em situações em que não comem nada, é bom para tentar hidratar e ter algum alimento no estômago, creio. Até conseguir que coma a ração renal. Se bem que também dei paté renal puxado pela seringa. Mas a outra amada gatinha estava a morrer, não comia há 3 dias e o Vet queria internar sem garantias... Levei para casa, dei o caldo, ao terceiro dia melhorou, graças a DEUS. Hoje infelizmente não tenho frango em casa. Tenho que esperar por amanhã para levar a amada ao Vet, pois aqui encerra às 20h00. As melhoras dos vossos amores. E força.

Jacqueline disse...

Obrigada por compartilhar a receita do caldo de frango. Infelizmente a minha Jolie partiu sem o caldo. Nossa, ela faz muita falta. Como num futuro próximo Deus a de me conceder uma nova amigona, vou dar as vezes o caldo por precaução!

Unknown disse...

Boa noite!
Como compartilho da mesma preocupação e dor de vcs quero deixar aqui meu depoimento na tentativa de ajudar vcs e os animais na luta contra a insuficiência renal. A dois anos eu e minha cachorra de 4 anos perdemos a luta p a ins renal. Foi devastador. O sofrimento dela. Levei a diversos especialistas. Li e pesquisei mto, mas pouco pudemos fazer. Já tendo adquirido certa experiência c o tratamento renal adotei quatro gatos da rua. E pedi a Deus q nunca mais me desse um animalzinho c essa doença Mas eis que está acontecendo novamente. O Nego e um gato de uns dois anos. Muito dócil e eu alimentava os na rua até então. Um vizinho chutou sua cabeça e Nego perdeu um olho fraturou o osso do rosto e abriu uma fenda no céu da boca. Fenda essa que cicatrizou porém ficou um pequeno uma pequena fístula da qual sempre entra água e restos alimentares e ele tem sinusite crônica. Infecção recorrente. Evitei ao máximo uso de ATB p não prejudicar rins. Comprei duas fontes de água, dou sachês e ração da Guabi e ND sem conservantes. Em novembro Nego estava com muita secreção nasal e emagrecendo rapidamente qdo o levei na emergência. A Vet disse q ele estava com os rins enormes. Feito o ultrassom diagnosticou se cistos tomando os dois rins. Raro para um gato srd e novo. Ele ficou internado por 5/dias com soro intra venoso. Os níveis abaixaram muito pouco. A creat era de 7 uréia de 160. Colocaram sonda esofágica pq ele precisava comer e tomar os medicamentos. Resolvi trazê lo p casa. Ele implorava por isso. Qdo chegou aqui amassou pão dormia comigo TDs dias. Estava feliz. Enfim, hoje ele está com cret mantendo em 5 porém a uréia subiu para 300. Mas já conseguimos abaixar a uréia antes e espero abaixa lá novamente. O tratamento dele: soro ringer lactato subcutâneo td dia em 250 ml aquecido no microondas por 30 min para doer menos. Vonau 4 MG para segurar vômitos. Ranitidina manipulada com hidróxido de alumínio para não deixar a acidez corroer a boca. Sachês a vontade. Ração a vontade. Ele não come nenhuma ração renal. Como ele sempre tem infecção nasal e com isto ele perde apetite eu dou latinhas da ad ou royal na boca. Abro a boca e coloco. Assim ele não fica sem comer. PS: ele arrancou a sonda três vezes e não podia mais ser anestesiado e não quis mais fazê lo sofrer com td aquilo. Retiramos e ele tem comido sozinho. Eu complemento. A latinha da ND TB e muito saborosa ele adora e sem conservantes. A ins renal TB provoca anemia não por diminuir o apetite mas pelos rins não estimularem a produção de um hormônio q fábrica os glob vermelhos então como estava mto anêmico e não ia aguentar transfusão estou injetando 1x por semana o hormônio eritropoetina tentei chá de salsa o q aumentou a ingestão de água. Perguntei a Vet sobre células tronco e no caso dele não iria adiantar. Qq dúvida estou a disposição. Estamos na luta. Ele e minha vida. Td q eu puder fazer por ele farei. Outra dica para entenderem mais sobre ins renal e entrar no google acadêmico e ver os trabalhos das faculdades sobre o assunto. Ah homeopatia e energia quântica TB foram usados mas sem sucesso. Que Deus proteja os animais não permitindo que eles venham a sofrer. E que ele nos dê muita força para cuidar deles sempre.

Unknown disse...

Gnt perdoem me, escrevi tanto que esqueci algumas coisas: ele está tomando anlodipino e diurético. Este último um pouco polêmico pq os vets tem opiniões diferentes. Mandei manipular hidróxido de alumínio com a ranitidina em pasta para não provocar náusea. Para dor (porque cistos doem demais) dipirona. Não dou sempre. Sobre o ketosteril também tive opinião de uma Vet sobre o seguinte: em cães ele ajuda em gato não há muita eficácia. Se alguém souber de algo avise me PF. Obrigada !!

Anônimo disse...

Minha gatinha tem 13 anos, está com creatinina em 7,8.é renal há 7anos, no último mês deu uma piorada e perdeu o apetite, então estou tratando com ração Hill,s A/D e cobalvita ela voltou a comer!!! Vale a pena tentar!!!

Unknown disse...

Oi gente!!
Comigo não é diferente à 1 mês descobrir que meu amigão o meu Lello sofrê dessa doença terrível insuficiência renal. Quando a veterinária me ligou não acreditei, pois ele tinha acaba de tratar a espotricose fora outros tratamentos.Estou inconsolável pois a veterinária disse que não tem cura, ele parou de comer e emagreceu muito estou arrasada de ver meu gatinho assim! É o pior é que eu não tenho dinheiro para custear o tratamento já fiz o que eu podia peguei dinheiro emprestado pois estou desempregada. Gostaria de saber se alguém saber de algum lugar que faça o tratamento de forma gratuita aqui no Rio de Janeiro??? Ou alguém me dar uma dica de como tratar em casa? No momento ele come a ração renal da Royal e
toma 3 borrifada por dia de Pró Rim e mais dos remédios tambem que não lembro o nome. O problema e que ele só como em uma seringa que eu dou pelo menos 3 vezes ao dia. O que me assutada e que ele não anda mais direito e está muito magro. Alguém pode me ajudar por favor????/Por Deus :(

Deborah disse...

Olá, Bom dia

Li o post e os comentários na esperança de encontrar alguma situação parecida com a que estamos vivendo. Minha gatinha Amelie, de 4 anos e meio, está internada desde quinta-feira 28.01 com um quadro de ins,renal. A creatinina dela estava 9 e a ureia 298. Fizeram hidratação e no dia 30.01 a creatinina estava 5,1 e a ureia 249, mas com uma alta de leucócitos (24mil) e anemia. Eu já tinha lido sobre o hormônio que o rim deixa de secretar e fiquei satisfeita em saber que dá pra aplicar, vou conversar com o vet sobre isso. Obrigada, nikitanina. Nessa clínica que ela está não gostei muito do atendimento do médico plantonista, mas pasmem, aqui em Belém só tem essa 24h!!! =(
Amanhã, quero dizer hoje 01.02 ´retendo trazê-la pra casa, não aguento mais vê-la implorando pra vir pra casa, a ração sachê renal da royal ela aceita bem, vou conversar com o vet dela mesmo, comprar uma fonte de água, faço o que estiver ao meu alcance, mas acho que o melhor é ela vir pra casa. Meu único limitador é que estou com uma bebê de 5 meses, que requer meus cuidados e fará uma cirurgia no próximo mês, também estou um pouco preocupada com o meu gato Bowie que diminuiu a frequência de xixi. Não sei se por sentir falta dela ou se está com problema urinário...
Desculpem o post longo, mas são tantas angústias e estou com tanto medo de perder a minha gatinha, ou pior, de deixar ela sofrer.

Beatriz Levischi disse...

A Arca Brasil tem uma lista de veterinários solidários, Patrícia. Estes são os contatos do Rio de Janeiro: http://www.arcabrasil.org.br/lista-rj-veterinario-solidario.php. Não sei se estão atualizados, mas não custa tentar, né? Boa sorte no tratamento do Lello!

Respire fundo, Deborah. Quando as coisas vêm em bloco assim, parece impossível dar conta, mas Amelie, Bowie e bebê precisam de você inteira, né? Ouvir o vet de confiança dos bigodes é a melhor estratégia agora. Depois compartilhe com a gente. :)

Unknown disse...

Gente, meu gatinho Beethoven tem aproximadamente 10-12 anos, e na época do natal ele ficou muito desanimado, sem apetite. Levamos no veterinário, e fizemos exames de sangue (sódio, potássio, cloretos, cálcio ionizável, urinalise, uréia e creatina) e um laudo ultrassom. Então ele foi diagnosticado com a Síndrome dos Rins Policisticos e foi constatado que mais de 75% da função renal de ambos os rins. A ureia estava em 229 e a creatina em 6,89. Ele ficou internado por dois dias tomando soro. Depois desses dois dias, os indices caíram um pouco, ureia 193 e creatina 5,76. A veterinária passou Ograx 500 (1 vez ao dia), Vonau 4mg (a cada oito horas), petprazol (de jejum, uma vez ao dia), hidroxido de aluminio (4 vezes ao dia, junto com as refeições), citrato k (10 dias), e agora ele está tomando ferro uma vez ao dia porque estava com um pouco de anemia. Recomendou dar exclusivamente ração renal (uso a farmina, ele come bem. Royal Special ele come as vezes) e fazer a fluidoterapia com soro Ringer com Lactato de 250 ml, 3 vezes por semana. Essa, eu considero a parte mais importante. NÃO DEIXEM DE FAZER A FLUIDOTERAPIA. É um pouco difícil no começo quando não se tem contato com soro, equipo e agulha, mas você e o gatinho pegam o jeito rapidinho! O meu ficam quietinho agora (esse vídeo me ajudou muito! https://www.youtube.com/watch?v=O-ERpV16NGU). No ultimo exame que fizemos, a creatina estava em 5,36 e ureia 183. A Dra. acha que está estável e não deve baixar mais que isso. O importante é que agora o Beethoven está bem. Mas um dia de cada vez. Tem dias que eles tem menos apetite, tem dias que tem fome de leão e limpa o potinho da ração rs Quando está enjoadinho, dou um pouquinho de iogurte sem lactose desnatado, porque ele gosta bastante. Bebe bastante água e está super animado. Vomita pouco agora, umas 2 vezes por semana, mas a Dra. disse que até 1 vez ao dia é normal. Gente, não desanimem. Dá trabalha, mas vale muita a pena ver o seu gatinho vivendo com qualidade de vida. Vou deixar meu e-mail, se alguém tiver alguma dúvida ou quiser conversar, pode me mandar! biamend@gmail.com.

Beijos.

Unknown disse...

Estava lendo agora todas as postagens, e estou sentindo-me mais culpada e impotente ainda. Uma gata minha Branquina apareceu com problemas na boca, babava mto e o mau cheiro era terrível. Comecei a levá -la ao veterinário. Ele é do tipo que não solicita exames. Começou a prescrever amoxilina nela 3 x por semana. Ela comia pouco miava mto como se pedisse socorro, mas eu já estava levando a veterinário e ele disse que aquela doença na boca não tinha cura. Algum tempo depois notei que a Bibi também estava doente entrou na amoxilina, logo depois percebi a Fufuca não mto bem e em seguida o pingo. Pronto estava com 4 amigos, filhos gatos doente. O médico ver. Disse que a doença era transmissível, que eu devia impedir que os outros que ainda estavam saudáveis comessem e bebesse nós mesmos recipientes dos 4 já doentes, foi impossível lógico, mas eles estão bem. Depois os 4 passaram a tomar stomorgil, melhoraram uns dias e depois desabaram, a minha Branquinha foi piorando muito, não comia bebia pouca água teve uma diarreia enorme com um mal cheiro insuportável, passei a dar soro e água de Coco e o ver passou nutralife em bisnaga pedi para que ele colocasse ela no soro, mas nem fui ouvida em 17 de Outubro de 2014 minha Branquinha me deixou, fazia 3 dias que o veterinário tinha resolvido me ouvir e coloca-la no soro ela a estas alturas de uma gata gordinha, pelada, Braquinha de olhos vivos e verdes estava reduzida a pele e ossos.

Unknown disse...

Então continuando, resolvi procurar outro veterinário para Bibi, Fufuca e Pingo. Estes pediu exames laboratoriais, no resultado rel disse que as duas meninas estavam um pouco desidratadas aplicou convenia e um anti inflamatório nos três, eles tiveram alguma melhora, 15 dias depois tomaram outra dose da convenia, então comecei a perceber que a Bibi ia várias vezes supostamente fazer xixi mas eu observei que ela não fazia nada. Sim quanto ao problema da boca o médico disse que era uma doença auto imune, indaguei como podia, pois meus gatos não tinham parentesco sanguíneo e eram castrados. Foi passado um outro antibiótico e antinflamatorio para Bibi que supostamente estava com uma infecção urinária. A Fufuca o veterinário quis extrair 8 dentes dela, mas antes havia me dito que ela tinha uns nódulos embaixô do queixo e que não desaparecerem ela não poderia fazer pulcao por conta da idade dela que impossibilitada de tomar anestesia local, mas ela cobrou as 8 extrações e anestesia geral, cheguei a pagar e deixar a minha menina lá, mas qdo cheguei em casa meu deu um desespero, voltei lá e resgatei a Fufuca.Nuca mais voltei a esta clínica. Então levei a Fufuca e a Bibi para uma veterinaria que, trocou a ração apenas de marca, não era ração funcional, exprei e creme dental para o mal hálito um pozinho com lisina para colocar por cima da comida e aplicou, segundo ela tetraciclina e um anti inflamatório, ela quase nem olhou os exames que levei, as malditas injeções quase matam elas duas, levei para outro médico q disse nada poder fazer a não ser aguardar. Voltei com eles para o primeiro veterinário e Lelê passou lexim para os três de nada serviu a boquinha deles continuava mto machucada ele quase não comiam, este veterinário admitiu não saber mas o que fazer. Fui para uma veterinaria indicada por minha irmã, ela pediu exame de sangue dos 3. A creatinina da minha Bibi, deu 10 (dez) foi injetado cortisona neles e elas duas começaram a receber aplicação de soro subcutâneo 0, uns 3 dias mas o marido da veterinária que é veterinário também disse que minha menina Bibi estava morrendo que o soro apenas era para dar um conforto a ela. Resolvi leva-la , A Bibi, para o único veterinário especialista de felinos de Fortaleza, ele olhou os exames, disse que pré viva colocar uma sonda para o estômago dela, isto que a boca piorou muito, ela não bebia nem comia, ele fez uma traqueostomia, passou remédio para dor, o nutralife em pó para dissolver em água e colocar pela maldita sonda. Cheguei em casa com minha filhinha, já saindo da anestesia por volta das 19:30, cuidei dos outros, dela também é me deitei ao lado dela quando percebi que ela estava mto agitada, corri para pegar analgésico, mas minha menina já estava morrendo, era 01:05 do dia 07.01.2016, seis horas depois que eu havia chegado em casa com ela, ela segurou com as unhas minha roupa e as lágrimas começaram a sair dos olhos dela eu gritava não leva ela, mas vendo aquele desespero, comecei a dizer vem buscar a Bibi, pois ela tá sofrendo mto, e 01:10 da madrugada ela se foi, hj tá fazendo um mês, estou destruída, mas continuo na luta pela vida da Fufuca e do pingo, eles fizeram exames laboratoriais que deu problema no fígado do pingo e uma infecção, ele está tomando legalon e um antibiótico pra essa tal infecção a boca por enquantoparou a medicação. A Fufuca deu uma forte anemia, que ela está tomando um ferro, a predinisona de 5mg 2 x ao dia para doença da boca, e ontem 06/02/16 passou o dia numa clínica tomando soro glicosado, não sei, mas minha luta é inglória, pois conto com péssimos profissionais. Faço minhas crianças sofrem ainda mais, nunca me falaram que o problema na boca é reflexo do problema renal. Morre um pouco ou mto de mim com cada um deles que se vai. Eles são minha vida, sem eles minha vida termina tb. Obrigada, Mara

Jacqueline disse...

Nada disso Mara, força, pois eles precisam que você cuide deles. Deus nos confia algumas vidas, e temos o dever de lutar por elas até o fim. Aprendi que eles vem para ensinar o que é amizade, amor puro e vão para nos ensinar o que é saudades. Um dia estaremos nós todos reunidos de novo! É a lei da Vida!

Jacqueline disse...

Muitos gatos estão morrendo, a minha só comia Royal Canin Persa, e morreu dos rins. Alguém mais tem gatos doentes de rins que come só Royal Canin? Poderia ter vindo um lote com problemas? A minha fui ruim dia 14 e morreu dia 23. Estou com o pacote recem aberto aqui.

Beatriz Levischi disse...

Como você não está encontrando um veterinário bacana aí em Fortaleza, Mara, pergunte à Drª. Carmen Cocca se a homeopatia pode ajudar: consultoriaonline@bichointegral.com.br. Ela atende a distância e o pessoal elogia bastante: www.facebook.com/bichointegral. Depois conte para a gente se os bigodes melhoraram. :)

Gatos têm problema renal porque bebem menos água do que deveriam e a ração é infinitamente mais seca do que as presas que ingeriam na natureza, Jacqueline.

Unknown disse...

Beatriz, tentei escrever para doutora Carmem no Facebook do bicho integral, mas depois de escrever quase tudo, desaparece tudo é desesperador. É também percebi que ela trata mais de cães e os meus são gatos. Duas já se foram e tenho mais 2 com a mesma doença. Obrigada por tudo, mais eu estou jogando a toalha, não aguento mais lidar com "profissionais " que nada sabem É ainda provocam uma morte massacrar apenas para ganhar mais dinheiro. Obrigada por tudo.

Quero doar meus gatos não aguento mais vê -Los sofrendo.


Anônimo disse...

Meu gatinho renal é tratado pelo dr. Valdo Reche há seis anos. Ele é realmente um profissional fantástico. Mas a doença é implacável. Meu bebê entrou no último estágio da doença. Está sendo alimentado com pasta AD por seringa, tomando água na seringa, tomando soro ringer com lactato subcutâneo todos os dias, medicamento contra náusea e Losec Mups para gastrite. Está nessa rotina há duas semanas. A fluidoterapia intravenosa não surtiu efeito. Levava ele de manhã e pegava à tarde. Também não deixo ele internado. Apesar do quadro tão crítico não vou desistir dele. Ele ainda vai fazer 7 anos em março e é um paciente renal desde 1 aninho. Vou fazer de tudo para ele ficar melhor. Fico com o coração apertado ao pensar nos gatinhos que sofrem dessa doença.

Anônimo disse...

Muito triste com todos esses relatos. O meu Raul está com insuficiência renal crônica, provavelmente pela idade (18 anos).
Estamos começando a fazer a hidratação subcutânea em casa e oferecendo todo tipo de comida para que ele coma um pouco mais. O principal para mim é que ele não sofra. Ele foi muito amado e levou uma boa vida até agora. Vou cuidar dele com muito amor e dedicação, mas se eu ver que ele está sofrendo, prefiro que ele se vá em paz, adormecido no meu colo. :*/

Jacqueline disse...

Aproveita e fica o máximo de tempo com ele, vá se despedindo aos poucos. Agradeço por todos esse anos que te fez companhia e te trouxe alegria. Eu tive que me despedir da Jolie com menos de 5 anos. Eu daria tudo para poder ficar mais um tempo com ela, mas o altíssimo quis assim. Eu quero de confortar, pensa assim a Jacque teve que ficar sem a Jolie e a pequena só viveu 5 anos, vc teve um bônus 13 anos a mais que eu. Agradeça ao seu amigo Raul por todas alegrias que ele te deu!!!!

Unknown disse...

Eu não suporto mais ver o sofrimento principalmente da Fufuca, ela tá com anemia profunda, tomando remédio a base de ferro e predidisina, mas não está adiantando de nada, desde ontem que ela não consegue comer nem beber água a boca dela sangra e com certeza dói mto, ela tá apresentado um mau cheiro no corpo todo. É O pior em Fortaleza não existe veterinário capacitado pra nada. Não estou desistindo deles, mas de mim mesma, To com uma depressão severissima e não tenho mais forças.

Beatriz Levischi disse...

Drª. Carmem trata o gatinho da idealizadora do Felinos Urbanos, no Maranhão, Mara. Seus bigodes sofrerão mais sem a família que amam. Pense com carinho. E procure ajuda para você também. Não se brinca com depressão.

Poxa, 1 ano é jovem demais para ter doença renal. :\

Penso como você, tutora do Raul. :)

Jacqueline disse...

Mara, vamos por parte, a sua depressão tem cura, acalme-se. Tome o remédio corretamente, se não está dormindo, tome o remédio para dormir, relaxe e vou lhe dar um conselho, procure a Deus, tome o remédio, faça algo bom para alguém todos os dias, isso para desencadear um ambiente bom para vc melhorar. Se você tiver um emprego, dedique-se, do contrário, procure uma igreja e faça trabalhos voluntários. Não sei das suas condições financeiras, mas para tudo tem jeito.
Quanto aos gatinhos, trate da melhor forma que você puder, eles vão melhorar, reza também. Reza para você e por eles, eu vou rezar por vocês. Hoje mesmo vai chegar uma mudança na sua vida, pra melhor.
Deus te ama e eu sou mensageira dele, ele falou pra te dizer, a sua melhora e dos seus gatos está próxima.
Amanhã quando você acordar e ver que tudo está melhor, vai ter certeza que o criador existe!
Depressão tem cura a medicina evoluiu muito!

Unknown disse...

Obrigada Jaqueline, meu problema maior e sem volta é que dentro de pouco tempo perdi um sobrinho que criei como filho, em uma cirurgia de transplante renal, logo em seguida minha avó e depois minha mãe eu a levei para o hospital pq ela começou a passar mal qdo estava se trocando para ir ao encontro de uma amiga no shopping. Eu a levei e oito dias depois ela estava mora segundo o médico ela precisava colocar stents td foi autorizado pelo plano 72 mil reais dos 04 stents, ele matou minha mãe e eu a levei para morte os gatos são dela, se não fosse por eles eu ja teria dado um jeito de ir tb, já estou morta. Eu era advogada, estou de licença médica pois sou servidora pública

Unknown disse...

Não tenho mais cura, não tenho mais vida me afastei de tudo de tds minha luta, mas inglória é pela vida dos gatos, sem eles não tenho mais ndroid. Não acredito mas em nada, se existe um deus ele é cruel. Desculpa o desabafo.

Unknown disse...

Gostaria de salvar os gatos dar um remédio que os CURE, mas li alguma coisa sobre uma medicação importada que não tem e é proibido no Brasil. Já morei em outros países, mas preciso saber o nome da medicação para pedir para alguém q ainda me conheça mandar pra mim, os veterinários de fortaleza nem pra isso prestam.

Jacqueline disse...

Mara, larga disso mulher. Nessas condições faça o trabalho voluntário, faça a leitura na igreja, ajude na catequese, se envolva em trabalhos manuais, exercícios físicos.
Quanto aos gatinhos, cuide sim. Quanto aos que partiram, concluiram a missão, vc tem que concluir a sua e não pode decidir o dia de terminar, Deus decide.

Força a todos que tratam os seus gatinhos! Se eu vier a saber de algo que possa melhorar o tratamento ou curar, vou postar!

Unknown disse...

Meu nome é Denise e o meu gato é o SLEEP , tem 7 anos , não éum gato velho , segundo a vet , mas , parou de se alimentar e de beber água , levamos ao vet e ele ficou 3 dias internado no soro par baixar acreatina e a uréia . Baixou . Ela receitou um remédio manipulado : para dar todos os dias ,eternamente : isoleucina 67 mg , fenilalamina 68 mg metionina 59mg L T Treonina 53 mg L Histidina HCL , Lactobacilus Acido 600mlh Glaucomanam 35 mg , Leucina 101mg Valina 86 mg , L Lisina 75 mg , L Triptofano , L Tirosina Bifidobacterium Bif 9,99mlh , Pasta oral Feli qsp 2g

A dose diária , já vem dentro de uma seringa . para dar ao felino , diretamente na boca . E o remédio vem 30 seringas !
Custo : 160,00
Ele está melhorando .....mas não come a ração renal ...de nenhuma marca . Comprei todas ! Estava procurando uma forma de alimenta-lo , pq ele só come ração comum . Então creio , q frango desfiado , e carne moída ,ele vai comer , vou tentar !!! Obrigadao a todos e melhoras para todos os nossos " filhinhos " !

Ninha disse...

Oi amigos tenho um gatinho Felix, ele têm 20 anos já está bem velhinho, foi diagnosticado com doença renal, ele foi internado a 05 meses pois estava desidratado, ficou dois dias tomando soro, e voltou pra casa, logo q saiu da clinica tomou nutriful, gerioos, milanta e o pro rim q ele até hoje continua tomando, e os soros subcutâneos q ele tomava 3 vezes na semana, depois passou pra duas vezes e agora 1 vez na semana. Ração ele como o sache da royal renal, compro tb a latinha a/d mais têm dias q ele n quer comer nada e tenho q dar esses saches da whiskas pq se não ele não come nada. A aproximadamente uns 15 dias ele começou a perder muito peso e está muito magro, pesava 2.700kg agora está pesando 2.100kg estou tão preocupada, comecou a sumir tb fica em uns lugares sozinhos dormindo e eu q tenho q pegar ele pra junto da gente, pra dar comida e agua, sendo q antes ele nem ficava sozinho se ficasse começava a miar, tenho tanto medo de q já esteja partindo. A vet q dar o soro pra ele disse pra levar em uma médica especialista para verificar se podemos fazer mais alguma coisa, mais estou tão receosa pois ele ter q passar por tudo de novo tirar sangue internar, n quero q passe por tudo isso de novo. Não sei se ele está sofrendo, e é melhor ele ficar aqui em casa om agente até chegar a hora de dizer adeus.

Jacqueline disse...

Esses foram os sintomas da Jolie antes de partir. Ficava sozinha em lugares que nunca ia. Ela ficou no hospital pois se começar a ter os sintomas de perda de peso nao comer nao beber logo vem outras coisas. No meu caso eu ainda tentei células tronco. Não resultou em nada. Melhorou e piorou bem rápido e morreu. Em menos de 7 dias ela partiu. Eu fiquei de dia com ela e a noite deixava no hospital até que um dia me pediram pra deixar lá definitivo. Houve parada cardíaca e tudo parou por conta dos rins.
Prepare-se. Despeça-se. Agradeça a ele todo o tempo bom que ele lhe deu. Todas as alegrias e toda amizade e amor que lhe deu. Assim a minha pequena partiu. Entreguei a Deus

Mãe do Nicolau disse...

Meu gato tem 17 anos e não come ração... o vet mandou dar papinha de frango com batata! Ele aceitou bem... não de carne vermelha p/ o seu gato

Benja disse...

Bom, não li todos os posts. Estou lidando com o problema renal a uma semana. Sobre o lance da comida, o meu parou de comer. Depois de pesquisas na internet, fiz minha própria receita para ele se alimentar. Aí vai: Ração Royal Canin Renal (contém menos proteína que a Renal Especial, então agride menos o fígado). Como meu gato precisa de 70g por dia (veja tabela da ração) e consigo dar 3x ao dia comida para ele, pego 24g de ração, coloco numa xícara e vou triturando a ração com um pilão. Assim que esteja como um pó, meio grosso mesmo, coloco no liquidificador com uma xícara e meia de café de água e deixo batendo por uns 3 min. Dái, basta coar e colocar numa mamadeira para animais. A mamadeira: Corte um pedaço bico da mamadeira (pois o buraco é para leite, muito pequeno) e passe a mão ou em seus lábios pra ver se não ficou nenhuma pontinha meio cortante. Lave a mamadeira e insira a papinha.

Marina disse...

gente, onde vcs compram o soro ??? preciso aplicar na minha gatinha 2 x por semana e o vet está cobrando uma fortuna... obrigada

Tati disse...

Depois de ler esse blog consegui entender melhor a situação do meu gatinho. Ele tem 13 anos e é sem raça definida. Sempre acreditei que eles fossem mais resistentes e não consegui perceber logo que ele não estava bem. Só levei ao veterinário após ele não ter conseguido comer uma ração para gato sênior. Achei que era a ração, mas a veterinária diagnosticou logo assim que cheirou o hálito dele. Pediu exames para confirmar o diagnóstico, perfil felino e uma ultrassonografia abdominal. O resultado era que o rim estava anormal e os níveis de ureia e creatinina elevados. Passou uma semana no soro com vitamina e agora toma remédio diário e come ração renal. O resultado de um novo exame já apresentou índices menores. Sinto que ele percebe que o remédio é para o bem dele. Meu gatinho criava dificuldades para tomar qualquer remédio, inclusive os vermífugos, chegando a babar após engoli-los. Hoje ele toma o remédio numa boa.

Benja disse...

Pessoal, para administrar comprimidos, depois de colocar na boca, dêem uma seringa de água (seringa de 1ml, sem agulha, é óbvio). Daí ele engole o comprimido direitinho. Alguém tem um bom especialista em doença renal na zona sul de São Paulo? E clínicas para internação? Alguma dica? Não dá pra aguentar o preço da Pet Care.

Lan disse...

Oi, pessoal, escrevo para dizer que a minha Lilica está fazendo tratamento desde outubro passado e está bem. Toma o soro a cada três dias com ranitidina e come a ração específica. Tenho misturado a Royal com a Farmina, mas ela é alucinada pelo sachê da Royal, que é bem caro. Ela pede muito, e só come da outra quando desiste de esperar.

Tenho dado também complexo B. Trituro o comprimido e passo no focinho da gata misturado a um pouco de requeijão - indicação do veterinário.

Respondendo à Marina, compro a R$10,00 o kit direto do meu veterinário, que fica na Zona Oeste de São Paulo. Já procurei em farmácia e não achei. Tenho uma colega que compra na Cobasi, mas não sei o preço.


Unknown disse...

Meu gato tem doze anos e com taxas semelhantes a da sua, ele so come raçao royal canan nao gosta de outra e apesar de comer badtante ta
Muito magro, dou cobavital a ele e quando fica muito fraco uso uma pasta que da uma boa levantada nele
Megader pasta palatavel dou 2ml na seringa, observe tb se ta com dificuldade pra defecar, as vezes dou lactulona e hidrato em casa com 1oo ml/dia de soro

Unknown disse...

Compra royal canan meu gato nunca comeu qualquer coisa é muito seletivo, carne so vermelha e crua agora renal so gosta desta raçao claro dou cobavital e se ficar muito sem apetite lebanto ele com a pasta do primeiro comentario

Ninha disse...

Oi amigos levei o felix em uma especialista, fizemos exames e ultra, foi realmente diagnosticado como renal cronico, a creatinina deu 4,2 ureia 206 e está com uma infecção urinaria, estamos dando soro todos os dias e varios medicamentos para repetir os exames, o custo de tudo é muito alto, n sei mais o q fazer, estou fazendo o possível para cuidar dele e dar uma qualidade de vida, mais segundo a vet os renais crônicos pode ter uma qualidade de vida, equilibrando os índices mais de repente pode ter uma crise e ter q fazer tudo de novo. Assim como n reconhecer mais os seus donos.Eu e minha família estamos fazendo o possível, mais realmente n sei como será daqui pra frente, toda hora ter q dar medicamentos deixa ele estressado.Estou tentando dar o soro em casa, até para diminuir o estresse e o custo tb, mais fico com pena as vezes pra vcs é tranquilo? felix é tranquilo mais por conta de toda hora ter q ficar dando remédio ele está um pouco estressado. Obrigado Jacqueline aff estou chorando todos os dias,mais o q não quero é q ele fique sofrendo, a vet pediu pra agente pensar se realmente conseguiremos dar conta, conversamos sobre a eutanásia mais eu e minha familia estamos tentando o máximo, acredito q essa será uma opção no momento q realmente vermos q ele está sofrendo e n poderemos fazer mais nada.

Benja disse...

Olá Ninha, eutanásia apenas em último caso (quando ele estiver praticamente vegetativo). Meu caso é bem recente também, meu gato também não está bem, mas vejo melhoras dia após dia. O soro deve ficar bem alto, usar agulha fina (estou usando 25x7). O processo de 150 a 200ml de soro leva uns 20min. Se gotejar pouco no final, pode-se fazer um furinho no alto da bolsa do soro para entrar ar.

Comprei a ração Farmina Vet Life pois ele aceita melhor. Tenho tb a Royal Canin Renal, mas essa ele quase não come. Se ver que não está comendo nada, moa a ração com um pilão ou moedor de grãos e bata no liquidificador com um chícara de água (xícara de café). Após dar um comprimido, dê a ele 1ml de água (compre uma seringa de 1ml, aquelas bem fininnhas). A água ajuda a descer o comprimido. Tem que ver por quanto tempo tomar os comprimidos. O meu começou a comer mais depois que parou de tomar os antibióticos(e os veterinários dizendo que não tinha nada a ver.....) Também fui a uma homeopata veterinária, no Campo Belo, que receitou medicamento homeopático e quântico. Ajudam a equilibrar o animal. Também pedi passes espirituais à distância e cirurgia espiritual, pra ver se o ajudam de alguma forma. No mais, faça cotação de hospitais (internação, UTI etc) para quando tiver uma nova crise, você saiba os custos. Tb. vou fazer isso pois gastei uma nota!!

Bia Spira disse...

pessoal, onde posso comprar o kit para aplicar soro em casa subcutaneo? nao acho de forma alguma obrigada!!!

Benja disse...

Você pode comprar de uma clínica veterinária ou de um veterinário amigo seu. Compre em quantidade que te fazem um preço melhor. Vai te custar de R$8,00 a R$10,00 o kit (soro+equipo). A agulha, compre na Drogaria SP (ou peque com o veterinário). Estou usando a 25x7. Demora mais mas o gato sente menos a entrada do soro. Leva uns 20min pra descer. Lá no Pet Care colocaram uma agulha gigante, levou 5min pra descer o soro mas meu gato chegou até a se debater, arranhar, morder(de levinho). Horrível.... Já com a 25x7 foi tranquilo. Já usei a 25x8 também. Ele aceitou mas reclamou um pouco quando a agulha foi inserida. Deve ter sido falta de experiência minha. Boa sorte e faça a primeira aplicação, você, junto com um especialista pra ganhar segurança.

Lan disse...

Benja, que bom que tocou neste assunto do calibre da agulha. Minha gata anda muito nervosa na hora da aplicação, vou fazer o teste com a agulha mais fina e ver se fica mais tranquila.

Mafalda Ofélia disse...

Não dê nada com cebola pois é muito toxico para os gatos.

Beatriz Levischi disse...

Você leu sobre um remédio que cura doença renal, Mara?

Nossas crenças funcionam para a gente, Jacqueline. ;)

Já tentou a renal da Farmina, Denise?

Você coloca só o caldo da papinha na mamadeira, Benja? Os nutrientes não se perdem?

Eu comprei o soro da Bolota em casa de material cirúrgico, Marina e Bia.

Aí em São Paulo só conheço o Valdo, Benja. Ele atende no Pacaembu, mas não fica longe da zona sul. Hospital nunca custa barato. :\

Não é uma decisão fácil mesmo, Ninha. Como o Felix está?

Essa troca de experiências serve para entender melhor e, se necessário, questionar os tratamentos prescritos. Mas nenhum remédio deve ser dado sem indicação do veterinário, gente.

Unknown disse...

O soro na rua proximo ao hospital z.Sul custa R$4,90 250ml

Jacqueline disse...

Pessoa sem fé, não tem crença que ajude. Para essas pessoas desejo boa sorte, pois vão precisar dela!

Benja disse...

Oi Beatriz, com respeito à ração, primeiro a trituro com uma máquina de moer café(obviamente lavei a máquina até tirar o cheiro do café). Também pode moer com um pilão, até virar pó. Depois bata tudo no liquidificador e passe por uma peneira com furos grandes(tipo aquelas de arroz). Apenas passo na peneira pra ver se ficou algum pedacinho de ração. Ou seja, toda a ração vira um caldo. Se vc jogar a ração direto no liquidificador sem moer antes, daí não dá certo. Fica esse caldo com os grãos de ração ainda presentes.
No mais, li que existe transplante nos EUA mas parece ser muito caro. Caso achem algum lugar barato, por favor indiquem. A idéia é ficar com os dois animais. O seu e o doador. Mas alguns veterinários brasileiros acham pouco ético.

Unknown disse...

Oi Beatriz, basta ferver numa panela com agua ate virar uma pasta e passar na peneirinha, ponha numa seringa grande s/agulha claro, caso precise dar na boca

Beatriz Levischi disse...

Obrigada, meninos! Os bigodes comem a ração renal numa boa, mas a dica está guardada. :)

O transplante não pode ser feito com o órgão de um gato morto? Prejudicar a vida de um bicho saudável, que não pode decidir por si, eu também acho complicado.

Benja disse...

Pois é, transplante com um gato recém falecido seria uma boa. Mas pelo que pesquisei, isso não existe. Se souber de algo dê um toque pois a doença do meu gato está num estágio avançado.

Beatriz Levischi disse...

:\

Edna disse...

Pessoal, boa tarde!
Quero contribuir com a experiência que estou passando com minha gata. Ela tem 15 anos e descobrimos a insuficiência em julho de 2015. Após os exames iniciais, descobrimos que ela também tem um cálculo enorme no rim direito. Entramos com a soroterapia durante 10 dias, todos os dias e os níveis tóxicos baixaram e reduzimos a soroterapia para dois dias por semana. Ela NÂO aceita nenhuma ração renal, por isso eu a alimento com ração comum, e com a ração hipercalórica Recovery, da Royar Canin. Também entramos com o medicamento Fortekor 5, da Novartis. Até aqui está está razoavelmente bem, mas tenho medo das consequências que o Fortekor possa provocar. Meu veterinário gostaria de entrar com Ketosteril, que é um cetoanálogo, mas estou em dúvida, pois nem todos os veterinários concordam com o uso. Alguém poderia me ajudar?

Marina disse...

Esse soro e vit B são injetáveis?

Benja disse...

O soro é o Ringer Lactato. O complexo B líquido (para animais) pode ser inserido ao Ringer Lactato. Daí você aplica no animal. É subcutâneo. Mas apenas faça essas coisas (soro e comlexo B) com orientação médica. Não vá dar vitaminas ao seu animal se ele não necessitar. Pode causar complicações. Lembre-se. Consulte o veterinário.

Beatriz Levischi disse...

O soro é injetável e as vitaminas vão misturadas, Marina. Mas Benja tem ração: converse com um veterinário antes.

Tire sua dúvida com o próprio vet, Edna. Ou ouça a opinião de um segundo profissional. Ninguém aqui pode te orientar melhor do que um especialista.

Helena Negroni disse...

Boa tarde a todos!

Li alguns comentários e me emocionei muito, pois, também sofro desde setembro passado com a minha pequena Kriska diagnosficada no estágio 3 da doença, de lá pra cá, foram várias visitas ao veterinário e em fevereiro começamos com as internações, exames semanais, soro subcutâneos e venal, na tentativa de dar mais qualidade de vida e baixar um pouco das taxas de creatinina e ureia...Hoje fiquei muito triste com o resultado do exame de sangue coletado dia 09/04, a creatinina bateu 7,80 mg/dl e ureia 227 mg/dl, infelizmente essa doença é cruel e progressiva...Mas somos persistentes e estamos na luta, meu único objetivo é que ela sofra o menos possível e estamos cuidando com muito carinho.
Para aqueles que precisem comprar o soro ringer lactato em SPaulo, vou deixar o endereço do único lugar onde encontrei para venda:
Cirúrgica São Paulo - Rua Borges Lagoa, 825 - Vila Clementino São Paulo-SP
Tel.: 11 5904-1700
Desejo a todos que cuidem muito de seus bichinhos e os amem enquanto eles estivem com vocês porque infelizmente não podemos lutar contra essa doença e só nos resta procurar bons profissionais e tratamento adequado para aliviar os sintomas e dar um pouquinho de qualidade de vida a eles.

Anônimo disse...

Minha gatinha esta com 10 anos ,ha 3 ela nao come,nao bebe agua so vive de seringa ,nao a vet q descubra o que ela tem

Benja disse...

Já tentou a USP? Eles são bem especializados.

Desconhecido disse...

A anestesia em si piora o quadro renal!!
Potássio oral é sim melhor que o que vai no soro subcutânea, mas com precaução, o animal tem que estar con o porássio realmente baixo, pois se der demais pode causar até problemas cardíacos!!

Fátima disse...

Caros,
Meu gatinho, Guto, de 18 anos, foi diagnosticado como renal agora no final de fevereiro. Ele faz fluidoterapia uma vez por semana. Comprei o soro Ringer Lactato, as agulhas e o equipo na Pet Shop Cardeal, que fica na Rua Cardeal Arcoverde, nº 1899. Telefone: (11) 3031-4169.
Outra opção, indicada por uma amiga, é o site TudoVet - www.tudovet.com.br. Ainda não fiz nenhuma compra por esse site, mas eles têm todo o material, soro, equipos e agulhas de vários calibres.
Hoje, ele tem consulta na clínica VETMasters, do Dr. Valdo. Não estava muito satisfeita com a condução do tratamento na outra clínica. A médica é um amor, muito carinhosa com ele, mas é recém-formada e prefiro ouvir as orientações de um médico mais experiente.
Que Deus abençoe todos os nossos bichinhos!

Esther disse...

Fatima muito obrigada pelas dicas !!! Que o Guto fique bem, muita saúde pra ele ! Bjs Esthery

Unknown disse...

Hoje meu Fufu foi internado
Está com 606mg ureia e 7,81 de creatinina
Só consigo chorar ao ver o rostinho dele
Espero poder ter a chance como a maioria de vocês de poder cuidar dele quando sair dessa, ou que ele morra sem sofrimento. Quero o meu gorduxo miando feliz, mesmo que seja em outro plano.

Karen disse...

Ola, tb perdi meu bebe de 3 anos por conta dessa doença renal.
Estava lendo os comentários de vcs e há um que fala sobre o cha de cana do brejo, mas tomem cuidado, pois andei pesquisando sobre ele e vi que ele não pode ser dados se seu gatinho tiver com cálculos renais de oxalato de cálcio ( que é o caso da minha outra gatinha ).
Abaixo segue o link onde encontrei essa informação:
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cana-do-brejo.html#.VyDWfU_bKUk
Acho que o cha de quebra pedra seria o mais indicado, pelo menos não ouvi restrições para dar ao nossos baixinhos...estou pensando em dar para minha gata assim que sair o resultado do Ultra-som e passar com o Dr.Valdo, que é um ótimo veterinário especialista em medicina felina, não troco ele por ninguém.
Caso alguém saiba mais sobre esses chás, por favor comentem.
Obrigada,
Karen

Wallace Fine Arts disse...

Olá amigos,
Descobri este blog maravilhoso há mais de um mês.Eu havia descoberto a IRC no meu gato Gabriel,um dia depois de perder meu cão Marlon.
Tenho fobia de agulhas,que tive que superar para poder fazer o tratamento do Gabriel em casa.Visitei muito este blog,cujo texto me ajudou muito e os comentários mais ainda,pelas experiências vividas.
Ontem o Ceu dos Gatos ganhou mais uma estrelinha,meu Gabriel partiu.
Tive a oportunidade de agradecer pelos 13 anos de alegria que me proporcionou,e pedi perdão por alguma falta cometida.
Ele fez uma passagem tranquila,sentindo o carinho de minhas mãos e ouvindo minha voz.Quero deixar aqui uma mensagem aos amigos que tanto colaboraram com seus comentários.Façam de tudo pelos nossos amiguinhos e nunca se revoltem.
Pensem que se o amiguinho doente estivesse abandonado nas ruas,ele não teria tratamento algum,e ainda estaria exposto a todo tipo de coisas ruins - frio,fome,sede e a maldade de pessoas que ainda não entenderam o que significa amor.
Qualidade de vida e' fundamental,nunca queremos PERDER,mas um dia todos vamos partir tambem.Um dia para um gato ou cão e' mais que um dia para nós.
Enquanto eu falava com meu Gabriel,dizia tambem que ele podia ir - ele estava já muito fraco.Eu não poderia tortura-lo apenas para adiar a minha dor,seria injusto e cruel.
Quando perdemos alguem,e' comum sentir-mos aquela sensação de que falhamos,ou que faltou alguma coisa.Mas não faltou,pois onde existe amor não há falhas.
Muita Luz a todos e muito obrigado.
Wallace Fine Arts

Unknown disse...

Pessoal ... que alivio em encontrá-los ... acabei de pegar o exame do meu persa Hórus ... e amanhã vou voltar na veterinaria ... que está cuidando muito bem do meu bichano ... tudo que vcs falaram ... está sendo feito a dois dias ... soro, remedio para o estômago, exame de sangue e na segunda feira irá fazer o ultrasom para ver os rins.
Meu gato parou de comer a ração seca persian da royal que sempre comeu muito bem, perdeu muito peso, ficou apático ... e depois da consulta e dicas para dar os saches renal ou o convalescense da royal batidos no mix com pedaços de frango cozido ... ele voltou a comer! Já engosdou 150g de ontem para hj.
Isso tudo se desencadeou por conta de uma cirurgia de rompimento de ligamento do joelho ... devido muito provável a anestesia raque. Ele já devia ter um grau 1 e nunca percebemos.
Agora é cuidar!
Amanhã vou voltar na veterinaria ... para mostrar o resultado ... mas graças ao grupo ... Já sei oque ele tem e quais são os próximos passos.
Desculpem-me se me estendi demais ... mas foi muito bom falar e saber que consigo tratar meu gato dando qualidade de vida. Obrigado!
Grande abraço a todos!

Beatriz Levischi disse...

Obrigada pelos contatos, Fátima!

Pergunte sobre os chás para o Valdo, Karen. E conte aqui para a gente. :)

Um aperto no Guto, no Fufu, no Hórus e no Gabriel (do lado de lá). E outro nos tutores!

Lúcia disse...

Minha Milady Christinny nasceu em 2004, quando ela veio para casa era muito pequenininha....descobrimos em novembro de 2015, se não me engano, que ela tinha problema Renal, ela toma meio comprimido de manhã de um remédio para o rin, um remédio de rinitidina 2 vezes por dia 0,5 ml, 1,0 ml de complexo B e ração renal da royal canin em grãos e em sache, tem uns 2 meses ela ficou uma semana internada com soro e medicação estava com grau de dor 4.23 mas deu tudo certo....ela voltou pra casa....mas semana passada ela ficou meio apatica levamos ela ao vet ele examinou e ela ficou 3 dias internada...saiu sabado do vet e decidiu que ela cansou da papinha....foi indicado a recover misturada em agua para ministrar com seringa e assim eu fiz....ela mia estranho como se tivesse dor, ficou assim por 4 dias e na nossa frente ele não comia....sei que não pode obrigar o animal a comer mas estou fazendo o que posso para ela não ficar desnutrida e desidratada.........ESTÁ COMENDO DE COLHER, DE SERINGA...SIM DE COLHER DE CAFÉ!! abro a boquinha dela e coloco...mas para minha surpresa descobri que ela come alguns grãos a noite kkkk o que me deixou mais tranquila....passei 72 h monitorando as fezes e urina.....além da medicação diária estou dando soro e agua de coco na seringa.....ela deve estar me odiando o pq a papinha as vezes faço mini bolinhas e coloco na boquinha dela..o importante é ela comer e se hidratar.....mas a royal canin feline sache está em falta na minha região. Há alguma outra, de outra marca que seja....ou hã na cidade de alguém que possa me passar o telefone do local para eu comprar?

Benja disse...

Conversei com a Royal Canin. Simplesmente eles não fizeram um estudo de demanda e o sache Renal acabou. Disseram que irá normalizar agora no começo de Maio. Não conheço outras marcas. Acho que não tem. Gostaria que houvesse. Afinal, do jeito que está, ficamos dependentes de uma só marca, que pode colocar o preço que quiser e, pior que isso, se "esquecer" de importar o produto. Brincadeira né?

TeresaC disse...

Olá a todos,

o meu nome é Teresa e estou em Portugal.

Infelizmente sei o que estão a passar com os vossos bixanos com doença renal, mas com tratamento adequado e exames de tempos em tempos, é possível lhes dar uma qualidade de vida razoável e lhes prolongar o tempo de vida.

Tive 3 gatos que faleceram com este problema e agora um outro está com a doença diagnosticada também.

A maior parte dos veterinários lidão de forma ligeira com este problema, que deve de ser encarado com muito empenho e conhecimento! Sá assim nos podem ajudar a ajudar os nossos bichinhos.

Com todo o empenho da nossa parte e muito pouco da parte dos veterinários, não se vai longe e eles pioram rápidamente, não comem nada e tudo se torna negro e stressante, é horrível!

Resolvi fazer pesquisas na net acerca da doença e tratamentos, cuidado que há muito informação errada que nos desespera ainda mais ou pior, que nos leva a fazer mais mal que bem aos nossos gatinhos.

Encontrei!!! um sitio excelente, que nos ajuda em tudo! inclusivé veterinários vão lá pesquisar.

É em Inglês, mas para ajudar os nossos meninos, vale a pena! e muito!!! pedir ajuda a um amigo que traduza, usar um tradutor, o que fôr!!!

Vão lá ver, tem tudo o que querem e precisam de saber e mais ainda!!!

Tanya Feline Chronic Disease - http://www.felinecrf.org/

Um Abraço, espero ter ajudado e que os ventos soprem a vosso favor e dos vossos meninos peludos!!!
Teresa

Ma. Goreti_RJ disse...

Oi pessoal! Sou do Rio e gostaria de compartilhar minha experiência com meu gato que está com 15 anos e já tem 2 anos que faz fluidoterapia por conta de problemas renais. Tenho também um outro gato com 15 anos e que começou a apresentar pedras nos rins. Li todos os comentários deste blog e percebo o quão difícil é para quem descobre que seu gatinho (ou cachorrinho) foi diagnosticado com insuficiência renal. De todos os relatos que li, achei necessário deixar um esclarecimento importante para a saúde do seu bichano renal: INSUFICIÊNCIA RENAL NÃO É A MESMA COISA QUE TER PEDRAS NOS RINS - PEDRAS NOS RINS é tratado com rações urinárias e também pode ser usado chás (tipo quebra pedra e outros similares) e às vezes até uma semana se sorologia subcutânea com Cloreto de Sódio 0,9%, quando o caso já está naquela fase que o bichano mia de dor quando for urinar por conta da pedra estar na uretra impedindo a urina de sair....mas, uma coisa muito importante, é ter consciência que tanto a ração como os chás não devem ser usados para a vida toda, devem ser considerados como um tratamento por um período de no máximo 3 meses que é um tempo estimado para se terminar com as pedras nos rins. Usar rações urinárias e qualquer outra medicação urinária para sempre achando que isso vai evitar o bichinho de ter mais pedras é puro engano - isso só vai agravar o caso e transformar o simples ato de formar pedras, que podem ser expelidas, num caso crônico do rim que não tem solução... Durante este tratamento é que você tem que entender que seu gato vai continuar fabricando pedras caso a alimentação dele não seja alterada, ou seja, deve-se inserir alimentação úmida com muito mais frequência já que a ração seca é a grande vilã para os gatos que tem propensão a ter pedras nos rins e que bebem pouca água. Se quiser, também pode variar com comida feita em casa, com arroz integral, franguinho bem desfiado (se possível esfarelado), misturado com cenoura tudo feito sem óleo e sem sal! Quer uma dica de como ajudar seu bichano a eliminar as pedras e ainda tomar bastante água? Já que a alimentação recomendada é sempre a úmida, ofereça ao seu gato patês ou sachês (whiskas, etc) acrescentando sempre mais água para fazer mais caldinho, já que é do caldinho que eles gostam. Eu faço assim para meu gato: Coloco uma colher de sopa de sachê e esmago muuuuito bem com a colher. Aí coloco mais 4 colheres de água e misturo bem. Ele ama o "Suquinho" de sachê (ou patê). Ofereço esse suquinho 3x ao dia. Alimenta bem, ele come bem menos a ração seca e ainda acaba ingerindo um total de 12 colheres de sopa de água por dia, o que é uma quantidade ótima de água para quem não bebia e tinha pedra nos rins. Experimente! Mas, para que seu gato se acostume com o suquinho, vai acrescentando cada colher de água aos poucos, dia após dia, para ele não estranhar. ESTAS INFORMAÇÕES SÃO PARA GATOS COM PEDRAS NOS RINS E NÃO DEVEM SER UTILIZADAS PARA GATOS COM COM INSUFICIÊNCIA RENAL. Depois vou dar minhas dicas para gatos com insuficiência renal. Espero ter ajudado....

Fernanda disse...

Muito bom esse blog! Tantos pais e mães guerreiros lutando por seus gatinhos! Ha 03 meses perdi meu filho (cachorro), deu cancer, operou duas vezes, fez quimio, mas nada adiantou ��. Não me recuperei e sinto um vazio imenso na minha vida. Agora eu vivo com medo de perder minha outra filha (Gato) a Rita. Nesses ultimos 2 meses ela anda comendo bem mais e esta gordinha e a duas semanas esta bebendo MUITA agua. Ela tem 6 anos. Pode ser um inicio de doença renal? Confesso que a alimentação dela não é correta. Come friskies e creme de leite todo dia.

Beatriz Levischi disse...

Também não conheço um substituto para o sachê renal da Royal, Lúcia. Você procurou nos pet shops de bairro? Às vezes, eles sobram com um estoque que os grandes vendem rápido.

Obrigada pelas dicas, Teresa e Ma. Goreti!

Cuidar da alimentação é essencial para a saúde do bichano, Fernanda. Dê uma lida neste post: http://blog.gatoca.com.br/2011/06/vida-longa-com-racao-certa.html.

Unknown disse...

Boa noite me gatinho está com problemas renais, evei ao veterinário, retirou a urina dele, mas não acho que ele está nada bem, acho que senti dor o que eu faço?

Benja disse...

Oi. Caso suspeite de problemas renais, o veterinário irá pedir o seguinte, pelo menos:
Exames de sangue, para ver nivel de uréia e creatinina entre outras coisas. Faça todos os exames que ele pedir. Além disso, ultrassom, para ver se outros órgãos foram afetados. Se não tiver como bancar tudo, tem hospital público no Belenzinho/Tatuapé. A USP também tem preços mais acessíveis. Dê bastante água a ele, mesmo que tenha que usar seringa do lado da boca.
Se for renal, você terá que usar ração renal (Royal Canin Renal Especial é bem legal).

Beatriz Levischi disse...

Você acha que ele está com dor por causa do exame ou da doença, Cinara? O ideal é conversar com o veterinário que consultou o gatinho.

Unknown disse...

Oi gente
Tive o mesmo problema com a minha filhinha Juju de 13 anos. Ela sempre foi uma gata bem gordinha e cheia de vida e muito saudável. Do nada começou a parar de comer, beber água, ir no banheiro e ate mesmo tomar banho. Não saia mais de baixo da minha cama. Ate que um dia ela estava deitada no meio da minha sala muito mal mesmo, achei que ia perde-la naquele momento, então levei no veterinário e foi aí que descobri que ela era renal. Fizemos uma serie de exames e já entrou com soro na veia, e exatamente na semana que começamos a fazer os tratamentos foi feriado, e o hospital que estava levando não iria abrir, então deixei ela em um veterinário 24 hrs tomando o soro pois não podia ficar sem. Na terça fez os exames e ureia deu 41 e creat 647, valores muito altos e segundo os vet incompatíveis com a vida. Fiz de tudo por ela, gastamos o que não podíamos, ela lutou demais. Ate que na quinta ela não estava mais aguentando em casa de dor, passou a madrugada chorando de dor e eu ao lado dela, tive que levar as pressas na clinica pra aplicar o soro novamente endovenoso. Infelizmente na sexta durante o dia ela não aguentou e teve uma parada cardíaca. (22/04/2016)
Nos la de casa nunca imaginamos que um dia poderia acontecer isso com ela, nunca imaginamos que ela poderia ser renal. O meu conselho que dou é que veja muito bem seu gato se ele para de comer ou beber água, é muito comum gatos terem problemas renais pois não bebem tanta água comparado aos cães. Então é melhor gastar um dinheiro agora com o seu bichinho com uma ração adequada do que ficar desesperado e vendo ele sofrer com soros e remédios sempre.
A minha filha aguentou firme por 1 semana de remédios e estresse, porque pra nós e muito fácil tomar soro, agora imagina pros nossos pets? Vendo cachorros ali juntos latindo... é complicado. Então para aqueles que estão passando por algo parecido fiquem de olho nos felinos, pois a maioria das doenças são silenciosas e quando você perceber pode ser tarde demais.
E mais uma coisa, na hora de escolher a ração não escolha aquelas coloridas pois são as piores. De uma ração de qualidade para eles, a muitas por aí que fazem o gato ter problemas renais.
Espero ter ajudado vocês, e a todos que estão encarando isso, de muito amor e carinho para seu gatinho, não há nada melhor que muito amor pra ajudar na recuperação deles e sempre se prepare para tudo, ninguém sabe o dia de amanhã. E nunca de esqueçam, a esperança é a última que morre. Fiquem em paz!

Michelle Villaça disse...

Oi gente!! Não paro um minuto de chorar! !! Meu gato de 16 anos foi operar um fibrossarcoma pela 3 vezes ( segunda vez nesse local) mas depois da cirurgia q foi com anestesia local ele ficom bem mal!! E aí descobriu a insuficiência renal. ..Esta a 4 dias na vet comendo por seringa ...soro, e a vet bem preocupada hj falpu preocupada pois o xixi n está filtrando tá saindo basicamente só água. .. n sei o q fazer ele é o amor da minha vida!!! Estou desesperada! !!! Alguma chance dele sair dessa? :( ao menos ganhar meses de vida a mais? P completar estou gravida... e nesse sofrimento.

Liete Alves disse...

Olá, Li alguns posts e fiquei com vontade de dar meu piteco. Tenho um gato de 13 anos renal crônico e estou lutando desde setembro do ano passado para manter ele vivo com o mínimo de qualidade de vida. Estou fazendo a fluidoterapia 3 vezes por semana, remédio para a pressão e ração renal. A renal que ele mais gostou foi a Hills e agora a Premier, as outras ele detestou.
Recebi a indicação para fazer tratamento com células-tronco, pois parece que ajuda muito na expectativa de vida e na qualidade, mas ainda não decidi. Hoje vou conversar com o veterinário de Brasília por telefone para ter mais informações. Pesquisando na Net, vi que parece haver contra indicação para o caso do animal ter algum tipo de tumor e ele tem, pois pode atuar sobre ele estimulando o crescimento. Fiquei triste, pois já estava bem animada com as células-tronco.
Então é isso, queria falar sobre este novo tratamento que parece estar surtindo efeito para muitas outras doenças.Abraço.

Unknown disse...

Minha gata acabou de descansar.
Ela tinha cerca de 16 anos, descobrimos insuficiência renal a cerca de 1 mes, porem os dr dizem q provavelmente faz anos q ela tenha.

Ela foi ficando magra e fraca, até q nao conseguia comer mais.

Ela estava fraca mas andava, fez uma aplicação de soro e não sei se teve alguma coisa a ver mas voltou sem andar ontem. E hoje, agora pouco levei ela na clínica e o dr aplicou soro glicosado na veia, deu uns 30 segundos teve uma parada respiratória, dai até voltou com oxigênio, medicação e massagem mas não deu muito tempo ela não resistiu.

Agora eh me pergunto se o soro matou minha gata? Foi feito algo errado ou era isso mesmo?

Benja disse...

Olá, quanto a células tronco, os professores (doutores) da USP dizem que não conhecem nenhuma eficácia no tratamento do rim dos animais até agora, dado que os laboratórios que o fazem não entendem muito bem o que estão fazendo (as técnicas ainda estão sendo desenvolvidas). Você sabe de algum animal (gato ou cachorro) que tenha se curado ou regenerado parte dos rins com o uso de células tronco? Ou pior, como me parece que nao há controle desse material(células tronco), será que o que estão injetando no animal são mesmo células tronco? Cuidado. A saúde animal virou algo muito lucrativo e podem estar surrupiando seu dinheiro. Vá a um centro veterinário universitário e converse com os profissionais antes de tomar qualquer decisão.

Benja disse...

Provavelmente ela estava fraca mesmo. Tinha pressão alta ou nunca viram isso? Coração batendo fraco ou muito rápido? O soro não mata, muito pelo contrário. Os níveis de creatinina e uréia estavam muito altos? Se tivessem aplicado o soro mal, acertando algum órgão, ela teria reclamado e eles iriam perceber.

Anônimo disse...

Olá pessoal, estou perdendo meu Cazuza. Ele esta com 541 de uréia e 15,4 creatinina.
Não sei o que faço só sei chorar! Ele não come so bebe agua e ainda vomita, alem de ficar vazando urina. O med veterinário disse que eu poderia deixá-lo internado mas que é quase certeza que não sobreviverá! Indicou até eutanásia 😭😭😭😭 não sei o que fazer.

Benja disse...

Já fez exame de ultrassom pra ver se ele tem outros problemas, além do rim? Pode estar vomitando por conta de outros órgãos afetados devido ao problema dos rins. A creatinina e uréia podem abaixar se resolver o problema dos outros órgãos. PROCURE um veterinário especialista ou melhor, um centro veterinário universitário. Lá eles possuem mais alternativas. Os veterinários comuns tendem a ser bastante limitados. Os centros universitários vão atrás da causa. Eu mesmo já passei por especialista, nefro, fora de um centro universitário. Ele apenas tratou os sintomas. Já no centro universitário, estamos indo atrás de como parar ou diminuir o processo de degeneração dos rins. É outro nível de profissional. Sinto muito veterinários comuns, mas vocês precisam se reciclar....

Unknown disse...

Benja, a Nina, nunca vimos se tinha pressao alta, mas claro, no ultima hora antes de dar parada, o dr viu e disse que o coração tava batendo fraco.
Ha um mes atras quando descobrimos tava creatinina 4 e ureia 220.

Agora estou me culpando pq acho q fiz errado, um mes atras quando descobri, li muito relatos aqui e outros lugares q o fazendo soro o gato aguentaria anos de vida normal, entao acho q relaxei, via ela com aparencia normal apenas um pouco mais magra que o de costume e ficamos enrolando, eu na correria de trabalho, familia, etc, pois sou casado e a nina ficava na minha mae que é em outro bairro. Pensei que ainda teria um tempo pra resolver essa questao, ate 3 ou 4 dias atras ela ainda tinha força, era capaz de pular no tanque de roupa que é consideravelmente alto, entao achei tava ok... depois resolvemos fazer soro numa clinica e entregaram ela muito ruim, sem força pra andar nem mesmo segurar a cabeça ereta e so nesse dia de noite que resolvi internar numa clinica 24h, chegando la ela tava com temperatura bem baixa, quase nao media no termometro, deu 32c graus, primeiro tentamos aquecer ela com bolsas de agua e ate aquecedor, subiu quase 3c graus, dai o dr inventou de aplicar soro na veia e nao subcutaneo pq ele disse q faz efeito mais rapido, entao fez efeito bem rapido mesmo, em 30 segundos ela teve uma parada respiratoria e poucos minutos depois mesmo depois de reanimada umas 2 vezes, nao resistiu mais.

Ela tinha entre 15 a 17 anos perdi as contas, me acompanhou desde que eu era criança(hj tenho 30). Muito arrependimento, so posso dizer para quem descobrir o problema no seu gato, faça tudo que puder imediatamente, pois se eu tivesse internado ela 1 mes atras, penso que estaria aqui ainda, alem do que no ultrasom, foi constatado q ela estava com tudo perfeito, exceto o rim, que é um problema grave mas poderia ser controlado e eu atarefado de trabalho e outras coisas de menor importancia, deixei a Nina enfraquecer ate morrer.

Benja disse...

Olá, entendi. Mas não se culpe tanto. Aproveite a experiência para crescimento pessoal e mudança de atitude no futuro, em relação aos desafios que virão. Ou seja, todos eramos, só não podemos persistir no erro. Se há um lado bom em tudo isso é seu crescimento. A gatinha voltou à colonia dos animais e logo viverá novamente, em um novo corpo. É isso o que dizem os livros espíritas. "Chico, amigo dos animais" conta um pouco sobre isso. Se puder, leia.

Anônimo disse...

Kawana , faça o que seu coração mandar e vc tomará a decisão certa porque será guiada pelo amor. Não se esqueça que nossos bichanos precisam de proteção, devemos ser protetores e não proprietários. Já tive que tomar tal decisão por diversas vezes e qdo a coragem me faltou e me fez adiar tal decisão, acabei causando sofrimento a meus amados. Sinta o que seu bebê sente e sei que vc vai tomar a decisão certa.
Fique com Deus!

Anônimo disse...

Vou leva-lo em um hospital veterinário de uma cidade aqui prox da minha pra fazer ultrassom e consultar novamente espero que não seja crônica pois tem tratamento, mas se for crônica infelizmente não tem jeito. Eu falei com uma universitária e com os prof dela e me passou um anti inflamatório baytril 15mg pra eu dar 1 por dia. Pra vocês terem ideia o veterinário qie atendeu ele não passou nenhuma medicação só disse que ele iria definhar até morrer afff é cada profissional

Anônimo disse...

Vou leva-lo a outro especialista no Hospital veterinário da cidade vizinha pra fazer ultrassom quem sabe tenha tratamento (se Deus quiser). Ele esta mais ativo sobe na cama, desce, anda na casa, cozinhei peito de frango pra ele, esta adorando come sozinho (mas bem pouquinho)e bebe bastante água, mas vaza muito xixi. Obrigada pelas paravras é muito bom falar com vocês. Deus abençoe.

Benja disse...

Se for renal crônico terá que dosar o Cálcio (A USP faz a preço mais acessíveis). Se der cálcio iônico alto, há possibilidades (junto com outros exames) de tentar baixar esse cálcio. Daí o rim será menos agredido e o animal terá uma sobrevida maior e com mais qualidade. Mas demora um pouco. Serão necessários alguns exames. Essa é minha experiência com meu gatinho renal. Espero ajudar a colocar os leitores desse blog em contato com profissionais melhor qualificados para tentar melhorar a saúde de animal. Estou cansado de tanta incompetência desses profissionais que afirmam que não há nada a fazer (dado a baixa instrução ou falta de reciclagem).

Anônimo disse...

Agora imagina você ouvir um profissional falar que seu bebe vai definhar até morrer. 😔
Benja, seu gato é renal a quanto tempo? Se tiver um tratamento gostaria de saber se ele vai aguentar por muito tempo

Benja disse...

Oi, descobri a doença a 3 meses. Passei por Hospitais veterinários de ponta mas o melhor atendimento foi na USP. Não há uma regra. A idéia é tentar descobrir o que levou a degeneração do rim. No meu caso, isso já é sabido (é o cálcio iônico). Agora estamos na fase de analisar por que esse tipo de cálcio está alto demais. Caso descubramos, há esperanças em parar esse processo ou amenizar. Mas cada caso é um caso. Você deverá levar seu gatinho à USP, passar pela triagem e se chegar bem cedo, talvez consiga passar pelo especialista no mesmo dia.

O tratamento comum é soro ringer lactato e ração renal (úmida ou seca). A úmida é melhor. Dou as duas. No mais, remédios para equilibrar as funções do corpo que estão fracas, devido ao problema. O meu já tomou remédio pro pâncreas, pra urina, pro sangue(devido a hemácias baixa, fósforo alto etc), anti inflamatório, etc e tal. Hoje está bem, apenas tomando o soro e a ranitidina pois todo o corpo já foi reequilibrado.
É assim, praticamente toda vez que for ao veterinário será colhido sangue e feito exames. Se você seguir direitinho as recomendações, há boa chance de reequilibrar seu animalzinho. E tem outra coisa. A USP não está interessada em lucro. Somente te pedirá os exames que são realmente necessários.
Alguns profissionais são sem noção mesmo. Idiotas vestidos de médicos. Afinal, não importa a profissão, ser humano é ser humano. ....é isso aí, busque um profissional competente!!

Karen dos Santos disse...

Boa noite! Acabei de pegar os resultados dos exames da minha gatinha, ela tem 9 anos e está com 10,5 de creatinina e 373 de uréia. Estou em choque não sei o que fazer. Ela é uma vira latinha, sempre foi saudável e espuleta, nunca ficou doente, no máximo machucou a pata. Eu não esperava por isso. O veterinário disse que inicialmente ela terá que tomar soro todos os dias e depois 3x por semana para o resto da vida. Gastei R$ 1.000,00 só em consulta, exames e duas doses de soro (antes do resultado do exame). Não sei o que fazer, estou em uma situação financeira muito difícil, não tenho como pagar o soro diário dela por muito tempo e não sei que atitude tomar. Não li nada animador na internet, não há cura e isso me assusta muito.

Benja disse...

Karen, o soro ringer lactato vc mesma pode aplicar. Cada aplicação no consultório saiu pra mim R$80,00. Comigo aplicando, o custo cai para R$9,50. Alguns veterinários vendem o kit (soro ringer lactato+equipo+agulha) por esse preço que te disse. Nesse blog, comprei na loja dita mais acima, na Borges Lagoa (Cirúrgica São Paulo). Lá sai por R$9,00 o kit. As agulhas, vc compra lá tb. Uma caixa com 100 sai por uns R$25,00. Utilizo a agulha 25x8. Fiz duas aplicações com o veterinário. Eu apliquei, na frente dele, após instrução. O meu gato tomava 4 dias sim, um não. Foi melhorando(sobrava um pouco de soro na barriga após 12h), daí comecei a espaçar o soro e hoje toma uma vez por semana. O gatinho já te deu muito amor e felicidade. Agora é sua hora de retribuir. Cuide bem dele. Se tiver dúvidas, procure um bom veterinário que te instrua e te ajude. Um que não queira apenas tirar seu dinheiro. Tem também hospitais veterinários públicos (em São Paulo, tem um no Tatuapé/Belem) e universitários. Com certeza podem te ajudar. É assustador no começo sim. Depois vc vai se acostumando. Os hospitais particulares aproveitam esse momento pra esfolar a gente....$$$$.

Karen dos Santos disse...

Benja obrigada!!! Vou atrás dessa opção do soro para aplicar em casa. Penso em levá-la na USP amanhã. Hoje ela ficou tomando soro novamente. O veterinário receitou dois medicamentos e disse que ela deve tomar a vida toda Fortekor (30 comprimidos = 90,00) e Pró-rim (30ml = 80,00). Seu gatinho toma isso?

Benja disse...

Pois é, esse veterinário errou novamente!! Tudo depende do estado em que se encontram os rins e os outros órgãos (que podem ter sido afetados pelo problema dos rins). Estabilizando os outros órgãos, os rins tendem a funcionar melhor. Por isso ele não pode dizer sobre tomar esse medicamento para sempre. Ou será que esse veterinário tem uma bola de cristal? O meu gato já tomou algo parecido com o Fortekor mas hoje não precisa mais. Também não toma nem nunca tomou esse pró rim. Vá à USP sim. Lá você será instruída direitinho. Caso não consiga chegar cedo, tipo 7h, pelo menos você faz a triagem e eles marcam data e hora direitinho para retorno. No meu caso, foi no dia seguinte. É outro nível. Você irá gostar. Meu gato está bem melhor. Voltou a correr e brincar depois de um mês de tratamento na USP. Boa sorte!!

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito pela Juju, Nataly.

O que a vet fala sobre o fibrossarcoma, Michelle? Como seu gatinho está? Respire fundo que pelo menos duas vidas precisam de você. :)

Sobre o tratamento com células-tronco, eu concordo com Benja, Liete. Valdo disse no simpósio que ainda é experimental, sem resultados comprovados.

Qualquer coisa pode baixar a imunidade de um animal debilitado, incluindo o estresse da ida à clínica, Willyans. E gatos demoram para baquear ― quando isso acontece, a doença geralmente está avançada. Mas culpa destrói, em vez de construir. Definir prioridades é uma arte: a gente vai aprendendo com o tempo. ;)

Como em todas as profissões, há bons e maus veterinários, pessoal. Gatoca conhece cinco profissionais excelentes e de coração gigante. :)

Além da USP e do Tatuapé, existe outro hospital público na zona norte. Os contatos todos seguem abaixo:

Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da USP
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
(11) 3091-1248

Hospital Veterinário Público da Zona Leste
Rua Serra de Japi, 168, Tatuapé
(11) 2936-4745

Hospital Veterinário Público da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, 3194, Parada Inglesa
(11) 2478-5305

Conseguiu levar a gatinha, Karen?

Onde vocês moram, Kawana?

Obrigada por compartilharem suas experiências e ajudarem quem acabou de descobrir doença. Nem sempre eu consigo responder as mensagens rápido e esse apoio é fundamental! :*

Anônimo disse...

Olá Beatriz!! Somos do interior do Paraná então ja viu ne! Nem patê renal ou urinário encontrei ainda pra comprar. Levei ele no HV fizemos ultrassom segundo a médica não é crônico sugeriu fluido e sonda, mas como não sou de la fica difícil pra deixá-lo internado la, pedi várias indicações de Médicos Veterinários competentes da minha cidade e me indicaram um, realmente ele é muito atencioso e espero que de tudo certo, levei o laudo da ultrassom e os exames que tinha feito e ainda disse tudo o que os profissionais no HV tinham me dito, ele ficou dois dias na fluido mas não deixei ele nao clínica trouxe pra casa e ficou tomando aqui, estamos dando antibiótico injetável e também diurético, fizemos sonda ele estava obstruído apenas gotejando, ele esta fazendo muito xixi e a bexiga dele não está tão inchada como antes, desconfiamos que ele tem plug não sei o que é mt bem mas esse plug evita a urina de sair, fizendo a sonda sem sedar pois se ele tiver cálculo é mt perigoso pq ele pode não acordar, fizeram a coleta de sangue e urina mas ainda não saiu os resultados, espero que os níveis de creatinina e uréia estejam bem a baixo do que estava. gente o Cazuza esta bem melhor! Mais ativo, está comendo muito bem( não come de tudo e como não achei pate renal ainda nao sei se ele vai comer) mas come peito de frango cozido, carne moida, dou bastante ovo pq precisa de proteina e comprei um patê da fancy feast que é balanceado ele adorou. Espero que o meu bebe e o de vocês ficam bem logo!! Deus abençoe abraços

Marina disse...

Pessoal de São Paulo, a ração renal úmida da Royal está de volta :)
Minha gata IMPLORA pelo sachê, eu estava sofrendo muito com a falta da ração.
Vocês podem achar pela internet nos grandes sites sem problemas agora.
fica a dica !!!

Liete Alves disse...

Bom dia pessoal,

Perdi meu gatinho renal esta noite. Como relatei, ele estava fazendo fluidoterapia desde setembro do ano passado e tinha crises recorrentes porque ele acabava comendo ração dos outros gatos, apesar do controle, em algum momento acontecia uma escapada. Depois de umas três semanas bem ele comeu um pouquinho a ração dos outros que é apenas para gatos castrados e entrou em outra crise. Mas a creatinina dele nunca passou de 4 e pouco (pelo menos não que eu saiba). O último exame tinha dado 3.2 e não entendi ele ter morrido. Ele estava sem comer e eu dando comida na marra e ele vomitava. Levei ele pra tomar soro hoje e umas 2h depois começou a ter problemas respiratórios e corri para a clinica (ontem às 21h30) Lá eles deram remédio pra dor, deram remédio pra fazer xixi, tiraram raio X e deu pulmão praticamente limpo (foi o que disseram) e um pouco de água na parte superior do abdômen. Ele também começou a ficar com hipotemia. Puseram no oxigênio mas ele continuava com dificuldade respiratória. Fui ao banheiro e quando voltei disseram que ele soltou um grito, levantou e morreu.Foi mais ou menos isso.
1- Já li alguma coisa de errado que pode acontecer com a fluidoterapia, mas não lembro mais o quê.
2- Ele estava pele e osso, acho que ficou desnutrido.
3-Vendo vocês falarem, fiquei com a impressão que ele não estava equilibrado
fisicamente.
4- Ele também pode ter ficado com carência de algumas substâncias, pois não estava tomando nada. Só o hemolitan que eu introduzi ontem. Fui pega de surpresa e fiquei muito mal, pois fiquei com a impressão que não cuidamos dele da forma mais correta. Infelizmente temos de aprender com os erros. É muito triste isso.Bom dia.

Vida com Deus disse...

Francisco fiquei sabendo que a royal canin não é indicada ainda contém muito sal.... A Hills e a mais indicada e procurar pela que tem nível baixo de sal minha gata esta internada com insuficiência renal tem 3 anos e sempre dei royal não indico mais

Anônimo disse...

Boa noite !!!
Eu peguei um gatinho faz 7 dias em uma casa de doação, mais ele só comeu no primeiro dia depois começou a vomitar e a defecar sangue.
Estou dando soro pra ele e vitamina, mais não sei o que fazer pois ele esta com aparência, de desnutrição não sei mais o que devo fazer.
as vezes ele cheira a comida e da umas duas bocadas e nao come mais.Me ajude pós não sei mais o que fazer.

Benja disse...

Deus do céu anônimo!! Já experimentou levá-lo ao veterinário? Gato é como gente. Tem que gastar dinheiro para cuidar ou então devolva o animal. Lembre-se: Qualquer animal é uma vida e merece cuidados decentes. Leve-o ao veterinário (particular ou público). Se for gato pequeno, provável q.....o veterinário irá te falar. Dois de meus gatos defecaram sangue. Isso quer dizer hemorragia. Se não levá-lo ao veterinário ele provavelmente irá morrer. E o problema deve ser de fácil solução.

Unknown disse...

Pessoal! Boa tarde!
Fazem 15 dias que perdi minha gatinha por conta de problema renal. A levamos ao veterinário para uma consulta de rotina, o qual fez exame de sangue. A creatinina deu 2,1 e, por isso, o veterinário resolveu iniciar uma fluidoterapia PREVENTIVA, para que o problema pudesse ser revertido. Acontece que, no mesmo dia da quarta sessão, minha gatinha sofreu um infarto e faleceu, com apenas 1 semana do início do tratamento.... Como ela tinha repetido o exame de sangue no mesmo dia da última sessão (mesmo dia que faleceu de madrugada), fui pegar esta semana o resultado.... Para meu espanto, a creatinina que estava, inicialmente, pouquíssimo alterada, disparou para 7! Como pode isso? Como um tratamento que era preventivo, ao invés de baixar a taxa subiu tanto? Acredito que houve erro médico.... O que vcs acham sobre este caso?
Grata!

Uli disse...

Olá gente! tudo bem?

Tenho uma gatinha de 6 anos que foi diagnosticada com problema renal em setembro passado, desde então, toma soro 1 vez por semana. Não tomou no ultimo mes, também parei de dar fortekor, que foi o que ela tomou nos 2 ultimos meses, por recomendação do veterinario, pois ele falou que a creatinina dela estava um pouco alta, quase 3. Bom, até agora, ela está bem, come, brinca e não está desidratada. Voces acham que dá pra esperar até julho para eu levar ela na Usp, para reiniciar algum tratamento, se precisar? Obrigada!

Beatriz Levischi disse...

Saiu o resultado dos exames do Cazuza, Kawana?

Obrigada por avisar do sachê, Marina! :*

Sinto muito pelo gatinho, Liete. Se você fez o que era possível, não se culpe. A gente não de decide todos os desfechos, infelizmente.

Conseguiu levar o gatinho que estava vomitando e defecando sangue ao veterinário, Anônimo? Onde vocês moram? Sei que nos rincões o acesso não é fácil como aqui, mas fica difícil ajudar sem ver o animal.

Complicado dizer, Uli. Bichanos demoram para se abater ― e, quando isso acontece, a doença costumar estar em estágio avançado.

Escrevi para a vet dos bigodes perguntando sobre a fluidoterapia, já que é a terceira vez que essa dúvida aparece por aqui. Compartilho assim que ela responder.

Beatriz Levischi disse...

Soro em quantidade errada mata, sim. Mas só a necrópsia pode dizer se esse foi realmente o motivo.

Unknown disse...

Bom dia , meu gato com 9 anos estava com 6,5 de creatinina e 89 de uréia, a veterinária recomendou o soro o qual foi ministrado dia sim dia não e ainda esta sendo feito, mas continuava sem comer....foi aí que comecei o tratamento homeopático junto Salssaparrilla 6 CH e Cantharis 6CH 5gts alternados fiz de hora em hora durante 15 dias das 8:00 da manha as 10:00 da noite, no outro dia ele começou a comer a ração vet life da farmina, os vomitos diminuiram ele começou a ficar mais ativo e após esse período fizemos novo exame de sangue e a creatinina baixou para 3,5 e ureia 8,1 a veterinaria ficou surpresa, apos esse periodo mediquei ele com os mesmo remedios , mas 3 vezes ao dia de cada remedio até completar 30 dias..
Conforme orientação do homeopata que me mandou parar durante 1 semana e depois mais 30 dias dos mesmos remedios 3x ao dia de cada mas somente 3 gts,ainda estou neste tratamento,final deste mes vou fazer novo exame, ele está bem melhor graças a Deus.

Benja disse...

Que ótimo Rosana. Dei uma olhada nas propriedades dessas plantas homeopáticas. Basicamente estimulantes, tiram a dor e ajudam em cálculo renal. Obviamente não servem para todos os gatos renais (o meu por exemplo, não tem cálculo renal). Cada um de nós deve procurar um homeopata antes de administrar uma fórmula. Saiba que o excesso de soro também faz mal. Ou seja, após estabilizar o seu gatinho, essas doses de soro deveram ser mais espaçadas. Isso a gente vai percebendo. Peça à veterinária para investigar a causa e não apenas administrar a doença. Explico: Os veterinários comuns não sabem como investigar a causa. É a mesma coisa que pedir para um clínico geral humano investigar as causas de problemas específicos em nossos rins. Por isso busque sempre um veterinário com maior especialização. Mas cuidado com os nefrologistas.....alguns fazem uma simples pós graduação e se dizem nefrologistas. Procure alguém que tenha feito mestrado ou doutorado em nefrologia.

Beatriz Levischi disse...

A homeopatia realmente ajuda a equilibrar a energia vital, Rosana. Mas a escolha do remédio depende de vários fatores e pode mudar de bicho para bicho, mesmo que eles tenham a mesma doença. Para acertar no tratamento, consultem sempre um especialista. ;)

Anônimo disse...

bom dia
descobri que meu Gordo (6 anos, srd) tem insuficiencia renal faz pouco menos de um mês..não imaginava que ele tinha algum problema sério, mas levei ao veterinário porque ele havia parado de comer e estava vomitando muito seguido....foi um choque! me senti a pior mãe do mundo por nao ter percebido antes...
ele ficou internado pra fluidoterapia por 48hrs e fez exames (eco, sangue e urina)...a eco mostrou que 60% dos rins dele estão comprometidos, mas não possui calculos...creatinina estava em 3,5 e ureia em 150
depois de ficar internado fez fluidoterapia por 7 dias, mas no dia 5 ele vomitou e levei correndo pro veterinario de novo, que internou pra observação e fluidoterapia não subcutanea..
refizeram os exames e a creatinina baixou pra 3,0 e ureia 89...começou a comer somente ração renal, sache renal e frango cozido...
a fluidoterapia foi interrompida por indicação do veterinario pois não baixou a creatinina tanto quanto o esperado, e era muito estressante pro gordo...em casa ele parece muito bem, desde a ultima internação ele vomitou apenas duas vezes, apesar de estar tomando remedio pra enjoo e uma homeopatia pros rins
meu maior problema é que ele sempre gostou de petiscos, sempre pedia na hora do almoço e quando estavamos comendo alguma coisa....o que posso dar de petisco pra ele que não faça mal? ele já está enjoando do frango cozido....cenoura meu veterinario disse que dá gastrite...o que mais posso dar que nao deixe ele enjoado e nao faça mal pros rins?
vou leva-lo pra revisão no veterinario semana que vem...espero que ele esteja bem!
ah, tambem acabei comprando aquelas fontes de água, pois ele só tomava nas torneiras...
gastei quase um salario em consultas, ração, exames, fonte, etc...mas estou tentando fazer tudo que esta ao meu alcance pra cuidar do meu xodó..
amei ler todos os relatos, me tranquilizaram bastante!

Beatriz Levischi disse...

Gatos demoram para ter sintomas mesmo, não se culpe. Você já tentou o sachê renal da Royal Canin?

Charito Peraza disse...

Resolvi contar toda a história da minha gatinha, porque a explicação sobre o que é a infecção renal está muito bem detalhada de antemão agradeço e aguardo uma resposta

Qu Deus os bendiga hoje é sempre

Minha gatinha se chama Flor e levei ao veterinário para faze uns exames devido a um comportamento diferente do habitual que notei nela. e no dia 03/06/2016 quando completou 7 anos 8 meses e 7 dias recebi a notícia de que ela estava com infecção renal aguda e sistite quais morri, deixei internada por 3 dias e abaixou a creatinina vou colocar a seguir o valor encontrado, em cada exames que foi feito, o que ela está tomando e no final de tudo vou fazer algumas perguntas.

1º) Primeiro exame - realizado dia 03/06/2016

A) Creatinina -dia 03/06/ 2016 - valor encontrado 3,20 - valor de referências 0,80 a 1,80 mg/dl + Ureia - día 03/06/2016 - Valor encontrado 41 - Valor de referencia 10 a 30 mg/dl
B) Ureia - día 03/06/2016 Valor encontrado 32 - valo de referencia 10 a 30 mg/dl
C) Hemograma completo c/ pesquisa - día 03/06/2016 - conclusão Série vermelha normal - leucocitose, neurtroflia Absoluta, monocitose relativa e absoluta, hiperproteinemia.

2º ) segundo exame - realizado 04/06/2016

A) Exame EAS- dia 04/06/2016 - células vesicais +++ cocos bacterianos ++ Piocitos +++

3º) teceiro exame - realizado dia 06/06/2016

A) Creatinina - 06/06/2016 - valor encontrado - 2,60 valor de referencia 0, 80 - 1,80 mg/dl

4º) Quarto exame - realizado 14/062016

A) Creatinina - valor encontrado 2,10 valor de referencia 0,80 - 1,80 mg/dl

5º) Quinto Exame realizado 20/06/2016

A) Exame EAS - exame do sedimento - presença exacerbadas de hemáceas, presença exacerbada de piocitos, presença moderada de células vesicais, presença discreta de cristais de estruvita

B) Creatinina dia 20/06/2016 - valor encontrado 2.20 valor de referencia 0,80 - 1,80 mg/ dl

6º) Exame realizado dia 27/06/2016

A) Creatinina - valor encontrado 2,42

Obs- neste dia tive duas explicações diferente a primeira da Veterinaria que sempre cuidou me disse que devido a essa oscilação aumentando a creatinina dela depois de ter abaixado era normal, mais seria necessário tomar fluido e fazer a ultra-sonografia, que realizei hoje dia 29/06/2016 e um amigo meu que também é Veterinario que essa oscilação era irrelevante e que poderia ser um erro da máquina que poderia estar mal calibrada

7º) exame realizado dia 29/06/2016

A) Ultra-sonografia (ainda não tenho o resultado)

B) Ureia (ainda não tenho o resultado)

Remédio que minha gatinha esse a tomando (termina hoje)

Amoxilina + Ac clavulamico 75mg/doce tomou 30 doces em 15 dias e depois 20 doces em 10 dias terminou hoje

Vai coneçar a tomar amanhã este remédio - ENALAPRIK 2,0 mg - duas vezes ao dia (pelo que a Veterinaria me falou é de uso contínuo) e que dependendo de aqui a algum tempo ela possa cortar este remédio

Alimentação

Me foi pedido para ela se alimentar por 60 dias de 60 a 80 gramas por dia com esta ração - Ração Proplan Feline Renal

Minhas perguntas

1º) Eu casarei minha gatinha bem pequena,antes dela ter o cio, y logo em seguida descubri que ela estava com a doença do carrapato tratei e curei a minha pergunta é a seguinte: esta infeçao renal aguda pode ser uma sequela da doença do carrapato?
2º) Ela não é muito nova para ter esta doença renal aguda?
3º) Pelas informações que eu postei acima, o tratamento está adequado para ela ?
4º) Em relação a oscilação da creatinina durante o tratamento é normal, qual dos dois Veterinarios que citei acima está certo ou ambos podem estar certos
5º) Estou fazendo o possível e o impossível para que está infecção renal aguda não se transforme em crônica, mais pensando no pior ( e rezo todos os dias para não acontecer) qual seria a perspectiva de vida que minha gatinha teria, pois eu não quero vê-la sofre e definhar, pois isso para mim é egoista é desumano, neste caso não seria melhor dormir para sempre? Eu iria morrer um pouquinho mais ela não sofreria.







Benja disse...

Bom dia Chirato,

É comum pensarmos na eutanásia para que o bichano não sofra. Mas você faria o mesmo com um filho seu? Ou cuidaria dele até o fim? Lembre-se, não temos permissão de abreviar a vida de nenhum ser vivo!! Isso vale para humanos e bichanos. Lá no fi, quando o animal virar quase um vegetal, daí sim é possível pensar no assunto (apesar das leis divinas dizerem o contrário). Quanto ao tratamento, caso você tivesse problemas no rim, coração ou nos ossos, se trataria com um clínico geral ou com um especialista? Pois é, apenas os especialistas em rim podem cuidar da melhor maneira do seu animal. Esses especialistas costumam ser bem caros, coisa de R$300,00 por consulta. Sugiro procurar uma universidade. Lá os profissionais estão antenados no que há de mais moderno no tratamento dos animais pois participam de congressos etc. Além disso, o preço da consulta é bem mais acessível (R$60,00 na USP) ou é de graça (veja na internet). Boa sorte no tratamento do seu bichano!! Muito amor, carinho e atenção é o primordial!! E se virar um problema de rim crônico, tudo bem. Ele viverá por meses ou anos. E de repente não morre disso, e sim de um outro problema de velhice. Rações renais são importantes. Estou com a Equilíbrio Renal agora pois aqui em casa eles adoraram. A Royal Canin Renal Especial e Vet Life Renal também recomendo. Coloquei aqueles bebedouros tipo fonte, que são ligados na tomada. Se não tiver condições, coloque potes de água no local por onde eles mais transitam. E troque a água pelo menos duas vezes ao dia.

Unknown disse...

Por favor me ajuda com os chas para minha gatinha que tem 21 anos e apresenta insuficiência renal me de dicas obrigada

Unknown disse...

Boa noite...meu Spok tem 19 anos e tem insuficiência renal. ..comecei o tratamento com soro e ração mas faz um mês que não o levo pois as aplicações ficam em torno de 60,00e estou com dificuldades financeiras. ..olho pra ele e choro...não sei mais como ajuda-lo

Maira disse...

Nao troco Dr Valdo por nenhum nefrologista. E fui em alguns. O especialista em felinos compreende melhor a dinamica desses seres especiais. Tenho um DRC II bem jovem 3 anos 2,0 de creatinina e SDMA 16 (14 normal). Esse hj pela IRIS que e e assaocicao internacional referencia para DRC e o exame indicado como mais adequado pq nao sofre influencia de estresse, alimentacao e massa muscularvcomo creatinina. Inicialmente, entramos com racao terapeutica mas, como ele e muito jovem sua albumina caiu demais e isso poderia comprometer a sua saude. Voltamos para a racao normal e estamos acompanhando. Aqui tentamos a AN com a DRa Sonali mas, como sou de SP acompanhamento a distancia nao deu certo, porque eles apresentaram alguns problemas. Como DRa Sylvia Angelico da Cachorro Verde nao atende gatos desde 2013. Seguimos procurando um vet nutrologo reconhecido em sampa q aceite acompanhar gatos em AN. Nunca precisamos de soro pq o meu Blue nao apresenta desidratacao nessa fase.

Beatriz Levischi disse...

Quantos exames, Charito! Alguns remédios podem prejudicar os rins, sim, mas não sei se é o caso do tratamento para erlichiose porque sou jornalista, não veterinária. Quando a gente fica em dúvida sobre a conduta adotada pelo profissional, vale ouvir uma segunda (ou terceira) opinião. Você procurou um especialista em gatos? Nos hospitais públicos, a consulta sai mais em conta ou até de graça. Flor ainda pode viver um tempão com você. :)

Sua gatinha está sendo acompanhada por um vet, Ludmila?

Só conheço a Drª Sonali também, Maira. Se descobrir outro nutrólogo felino, conta para a gente?

Você não consegue fazer o soro em casa, Narcileia?

Charito Peraza disse...

Benja, tenho boas notícias referente à minha gatinha Flor, ela está em tratamento praticamente a um mês e o último examem que eu fiz orientada pela Veterinaria a creatinina dela abaixou a 1.1, como a própria Veterinaria disse ela está de semi alta, já não precisa do fluido, e ela está tomando um remedinho chamado Enalapril, e Ração e Royal Renal Canin, por 60 dias, ela tem 30 dias comendo, finalzinho do mês de agosto ela volta para o Veterinario e faz novos exames. E ver como ela reagiu sozinha. Caso ela tenha que se alimentar para sempre com ração renal quais você me recomendaria fora da Royal Canin Renal, pois eu sempre variei as rações do meus gatinhos e cachorrinhos e nunca gostei manter uma só, pelo seguinte ração, como as rações são baseadas em fórmulas, sempre uma ração vai ter o que a outra não tem, e penso variando as rações eu mantenho uma alimentação mais equilibrada e também acostumo o paladar meus amores a qualque ração que precisem comer.
Bom, eu vi que você é contra a Eutanásia, e eu sou a favor sim, em determinados casos seja animais de estimação ou ser humano, vou te explicar o motivo, através de uma história que aconteceu com uma amiga minha, a história é triste e foi essa história que me levou a ser a favor da eutanásia. Bom a história é assim, uma amiga casou e logo ficou grávida, tiveram um bebê que quando nasceu teve problemas de saúde, não sei exatamente qual, se alimentava por sonda, não andava , nem falava à expectativa de vida que deram para o pequena mais ele surpreendeu (é não sei se atualmente vive) enquanto minha amiga e o esposo dela viveram a criança tinha tudo do melhor que uma criança poderia receber nessas condições, a vida para minha amiga foi cruel, mais ou menos um ano depois da criança nascer o esposo de minha amiga morreu, mesmo assim, ela juntou forças e continuo a cuidar da criança dando-lhe o melhor, mas lamentavelmente minha amiga teve um câncer muito agressivo que a levou a morte mais ou menos quando a criança tinha três anos completos, e última coisa que minha amiga disse antes de morrer foi uma pergunta que ficou rondando minha cabeça sempre e a pergunta é a seguinte tal como ela disse " Eu sei que eu dei o melhor de mim para meu filho, agora que estou morrendo quem vai cuidar dele como eu cuidei, com sorte ele vai parar num hospital, mas minha maior dúvida é certeza ao mesmo tempo que ele vai morrer à míngua, será que eu não fui egoísta e o melhor caminho seria a Eutanásia? Morro com essa dúvida é culpa"

Unknown disse...

Em prantos aqui lendo os comentários de todos vcs. Há pouco mais de um ano perdi meu amado Pretinho de 7 anos para essa doença infeliz. Desde a descoberta até a sua morte foram pouco mais de um mês de sofrimento até que ele se foi. Prometi a mim mesma que não deixaria que isso acontecesse de novo com meus outros amores. Ledo engano, estou a sofrer com meu amado Floofy de 10 anos e meio, que mesmo com exames preventivos teve repentina caída com creatinina nas alturas, perda de peso repentina e saúde, peso e viços latentes indo pelo ralo, está magro, mal anda e está tomando soro há uma semana. Coração dilacerado, sofrendo tudo isso de novo, como disse alguém lá em cima estou chorando mais por ele por acompanhar seu sofrimento do que pelo meu pai que se foi de repente... como eu amo meus felinos e não consigo parar de chorar em saber que estou na iminência de perdê-lo. Sei que não há esperanças, tento ser forte, mas sabemos que não conseguimos, até já passou pela minha cabeça em eutanasiar para não vê-lo sofrendo, estou perdida e não sei p que fazer para acabar com o sofrimento dele. Estou arrasada... boa sorte a todos com seus amados felinos, é preciso ter coragem para ter esses animaizinhos pois sofremos muitos e morremos um pouco com cada um que se vai. :/ . Erica

Benja disse...

Oi Charito. Fico muito feliz pelo seu gatinho! Aqui dou a Royal Canin Renal Especial, a Vet Life Renal e a Equilibrio Renal. Aqui, adoraram a Equilibrio Renal!!! Sem contar que tem um pouquinho mais de umidade. Acho que uns 2% a mais que as outras. Também compro o Sache Renal da Royal. Às vezes eles nao comem o sache de primeira, entao pode tentar por uma semana (dura dois dias na geladeira).
Bom, quanto à eutanasia, só em último caso. Sou espírita. Pense bem, se tivessem eutanasiado a criança, ela não teria chance de viver por esses 3 anos e de depurar seu espírito. A esse problema chamamos de prova ou espiação. Alguém irá cuidar dela, bem ou mal. Que viva mais um ano somente, o aprendizado para ela será infinitamente superior que se tivesse sido eutanasiada. Sabe, nao devemos pensar apenas por essa vida. O projeto é bem maior. São muitas encarnaçoes. E todas elas conectadas. Mas isso nao entendemos direito, pois nao temos uma visao do que passou e do projeto pro futuro(enquanto estamos despertos e/ou encarnados). Ah se os politicos corruptos soubessem disso.....o mundo seria bem melhor...rssss. Apesar do espiritismo ser completamente contra a eutanásia, eu, no meu grau de evolucao, nao sou completamente contra. Mas só na no finzinho mesmo. A real é que queremos poupar o bichano da dor (e a nós). Pedir uma ajuda a Deus é bom. Nao temos direito de tirar a vida de nenhum ser vivo, nem de plantas. Claro, tirando o lado da alimentação. É um assunto polemico e dificil.....mas a regra é simples. Aguentar até o final e que Deus tire a vida do ser vivo quando quiser.

Adrignoli's disse...

Olá, Galera, encontrei vocês hoje apenas rs, li a maioria dos comentários... tenho uma gatinha que nasceu com um rim menor que o outro =S... tadinha... mas o Zé que tem 13 anos, é o que mais me preocupa... esta com problema renal e emagreceu muito nos últimos 4 meses... eu tenho 6 gatos, mas 1 deles está para adoção, inclusive se alguem quiser posso passar fotos rs... mas então, o problema é que ele acaba comendo a ração dos outros que não é Renal... eu queria saber quais comidas alem da ração, são indicadas para gatos com problemas renais?! ... vi que o atum e o peito de peru são opções, mas queria saber se há mais opções. Boa sorte a todos com os bichanos.

Benja disse...

Não pode dar muito atum ou frango pra doente renal. Tem muita proteína e esse excesso ajuda a danificar o rim, pelo que dizem os vet..... mas parece que essa idéia tá mudando um pouco.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 478   Recentes› Mais recentes»