.
.

2.9.16

Encontrou um gatinho na rua?

Não se omita. Você pode salvar uma vida sem ser rico, sem morar em uma casa grande, sem ter experiência com resgates. A gente ensina todos os passos! Não há recompensa maior do que o olhar de gratidão de um animal que ganhou a chance de recomeçar. São Francisco ainda não precisou dos seus serviços? Guarde este post. E compartilhe com os amigos que também sonham com um planeta mais humano. :)

Passo 1
Atraia o bichano para dentro da caixa de transporte com um petisco. Se ele parecer assustado, ganhe sua confiança primeiro: sente no chão, converse num tom de voz amigável, deixe-o cheirar suas mãos antes de arriscar um cafuné.

Passo 2
O bigode precisará de potes de comida e água (tupperwares servem), ração específica e uma bacia com granulado sanitário. Isso tudo pode ser instalado num banheirinho, caso você já possua outros animais ― não se mistura a bicharada sem ter certeza que está todo mundo saudável!

Passo 3
Para evitar empestear o recinto de pulgas, aplique o remédio no cangote assim que tirar o peludo da caixa. Existem antipulgas que também exterminam vermes intestinais e sarna de ouvido, embora eles custem mais caro.

Passo 4
Leve o bicho a um check-up veterinário e aproveite para vaciná-lo. A Arca Brasil tem uma lista de profissionais solidários, que cobram preços mais acessíveis. Se o tratamento ficar salgado, vale fazer uma Vakinha.

Passo 5
Quando o gatinho estiver gorducho, pode encarar a castração. A cirurgia é simples e indolor, evita marcação de território, problemas hormonais, tumores na próstata, testículos, mama e ovários, ainda deixa o peludo mais calmo e carinhoso. Veja onde operar de graça (ou quase).

Passo 6
Para encontrar a família de comercial de margarina, capriche nas fotos do bigode e no textinho sobre sua personalidade, incluindo passatempos favoritos e hábitos engraçados. Várias ONGs têm páginas de divulgação no Facebook, como o AUG Repassa, a Catland Divulga e a MundoGato Classificados, basta mandar mensagem.

Bônus!
Se a adoção demorar para sair e o coração começar a apertar de ver o pequeno dormindo na privada, siga estas dicas para adaptá-lo com os veteranos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Foi exatamente assim com os meus 14 bigodes e 2 focinhos...

Anônimo disse...

É o que eu digo, primeiro socorre, depois vc se vira.
Faz vaquinha, pede ajuda pra familia e amigos, vende rifa, faz bazar de roupas e calçados. SEMPRE TEM UM JEITO. NÃO DEIXE DE SOCORRER.

Unknown disse...

Mas como faxe-los não querer ter mais acesso a rua? 😑

Unknown disse...

O meu vive querendo ir p a rua. O que fazer?

Beatriz Levischi disse...

O único jeito de impedir que os bigodes corram riscos na rua é instalando redes de proteção. Aqui, tem uma lista de empresas recomendadas pelos leitores: http://blog.gatoca.com.br/2012/03/telas-2-motivos-e-11-empresas.html. E, para o gatinho curtir ficar em casa, basta seguir estas dicas de enriquecimento ambiental:
http://blog.gatoca.com.br/2015/02/xixi-fora-da-caixa-e-enriquecimento.html.

Fabíola disse...

Adote gatinhos de ONGs, tive o prazer de ir visitar uma ONG por esses dias, e lá tem muitos gatinhos lindos para serem adotados, no momento até senti vontade de fazer um vídeo e colocar no you tube, e o fiz , o nome da ONG que fui visitar é Anjos e Fadas e fiquei encantada.