.
.

3.3.15

Inscrição em três etapas - parte 1

A ideia era montar a mesinha vermelha dobrável na praça em frente à associação comunitária do DER, uma semana após a panfletagem, e preencher as 50 fichas dos tutores interessados em castrar seus bigodes e focinhos em duas horas. Mas não foi bem assim que aconteceu. Antes do dia 7 de fevereiro, aliás, teve muito telefonema e troca de e-mails.

Luli Sarraf emprestou todos os arquivos (formulário de inscrição, protocolo, agenda de cirurgias) usados nos mutirões do Celebridade Vira-Lata, que beneficiaram mais de 7 mil bichos nos últimos seis anos. Eu adequei ao Gatoca, mas, sem esses modelos, não saberia por onde começar. E na proteção animal, infelizmente, dividir é mais comum do que somar.


A Ceva doou uma caixa cheia de vermífugos Petzi e antibióticos Enropet, para que as famílias não tirassem das necessidades básicas o dinheiro dos remédios do pré e do pós-operatório. A gente também teria conseguido antipulgas e ração superpremium, se o prazo fosse maior ― as empresas brasileiras funcionam em tempo diferente dos jornalistas acostumados ao massacre da grande imprensa. rs


Rolou ainda um trabalho de sensibilização com os amigos/irmãos/namorado, porque eu precisava de apoio moral caso ninguém aparecesse. Ou aparecesse além do esperado. Leo Eichinger, Mari Levischi, Maira Bueno, Denise Granja, Fernando Paulino e Vitor Medina toparam torrar comigo sob o sol, pois São Francisco joga truco com São Pedro. E, às 10h, já havia fila na praça.




A cada tutor, nós perguntávamos seus dados e os do animal, pedíamos para assinar o termo de autorização da cirurgia, entregávamos o protocolo com a data e as informações sobre a vermifugação e o jejum. Os peludos eram pesados na hora, para receber a dosagem correspondente do medicamento.


Belinha, irmã do Belinho e paixão do pedreiro José Carlos, acompanhou o cadastramento desde o início, mas não chegou a se inscrever de fato porque, como muitos bichos da comunidade (para nossa surpresa), já era castrada ― com os machos, dizem que segue a prática medieval de prender o saco no portão e jogar sal para cicatrizar. Nós nos recusamos a apurar.




Bebê, e seus seis quilos de pura cabeça, ostentava na bochecha uma ferida purulenta de briga.


Já a Belinha gata, de 3 anos, chamava atenção pelo nariz patricinhamente rosado e a coleirinha antipulgas.


Teo, da Daiane, chegou e partiu sem colocar as patas no chão.


Nino, frajola de 2 anos, tem duas mães: dona Ana Maria e dona Julia.


Dona Benedita só tem o Nenê, um peludão amarelo que fugiu da fotografia. "Se ele morrer, vou ficar sozinha", repetia para a Denise na porta de casa, relutante em aceitar a operação ― alguns quadrúpedes a gente caçou pelo caminho.


Mateus, de 9 anos, e Natan, de 6 anos, fizeram questão de acompanhar o pai Romualdo. E contavam a história dos gatinhos com os olhos brilhando. Nina, de 4 meses, foi doada pela colega da professora de zumba da mãe. E Tom, de 7, encontrado na rua, assustado.




Dona Aldezita levou a Elizabete e o Miguel, representando os sete filhos e dez netos. Casada aos 15 anos, alargou o sorriso para dizer que o amor nunca acaba. E agora inclui Toby, bichano recém-juntado à família.


Pãozinho assalta a cozinha desde pequeno, hábito que virou nome. E sua inscrição no mutirão rendeu um caminhãozinho para ajudar no transporte dos animais até a clínica, em Santo André, por gratidão do Leo e da Sheila.


Cinco horas de plantão na praça e bateção de perna pela comunidade depois, ainda restavam 19 vagas.

Leiam também:

:: Panfletagem por uma causa nobre
:: Inscrição em três etapas - partes 2 e 3
:: Protetor é quem cuida
:: Mutirão de castração é para os fortes
:: Se há uma chance, Gatoca é a favor
:: Da favela para Hollywood!
:: Mutirão de castração é para os fortes - parte 2
:: O primeiro de nove!
:: Sementes
:: Adoção platônica
:: Adoção Gremlin
:: Quase famosos
:: Ossos e um coração partidos
:: Felicidade que nunca chega
:: Descanso merecido
:: Para bater recordes de bilheteria!
:: A arte de enxugar gelo
:: Quando a coisa fica preta
:: Desfecho frustrante
:: Refilmagem
:: Os últimos de nove
:: Favela com emoção
:: Conscientização: o trabalho por trás dos holofotes
:: Ossos e um coração colados
:: NeverEnding Story
:: De Hollywood para o Japão
:: De Hollywood para os palcos
:: Halloween da sorte 2015
:: De Richard Gere para os braços do Pepê
:: Black Friday fracassada

3 comentários:

Cristina disse...

Beatriz,o blog esta lindo!!!Sou sua fã,gosto demais da maneira como se expressa....quase sempre me tira risos,ou lágrimas rs nesse caso,eu sorri e chorei...quanta gente linda,com animais lindos,o pãozinho é um fofo!!!Boa sorte,para todos os peludos e para todos com o coração de pudim,que fazem a diferença nesse planeta!!! Beijokas e Lambeijos :)

Anônimo disse...

que lindo está o blog, todo modernoso!!!
Tb sou fã do seu trabalho, e de tudo que vc faz, parabéns pelo mutirão...precisando de voluntárias "tamos Aí" rs


beijo
Paty, Lola e Manolo

Beatriz Levischi disse...

Obrigada pelo carinho, meninas! :*