.
.

1.1.15

2014

Keka jamais ilustraria uma retrospectiva do Gatoca ― em 943 posts, há 17 fotos dela, metade misturada na família. Eu jamais seria feliz em um apertamento, vizinho da favela e musicado pela Anchieta. Política jamais renderia texto aqui (nem em outro espaço da minha vida). Passar o fim de semana com a Galinha Pintadinha jamais ganharia de uma sessão de cinema a dois. Natal jamais me faria sorrir leve. 2014 foi um ano de alaranjar o olhar.

Começou com a doação do Sparky e, uma semana depois, o resgate de filme da Penélope, grávida de cinco frajolas. Lindinha foi morar na casa da Ana Paul e Patti Maionese não demorou a amolecer o coração do Fernando. Os outros três filhotes, inexplicavelmente, acabaram encalhando ― Batatinha sentiu falta das irmãs e voltou para a Michele, Lilica viajou até a zona leste de bobeira, porque a adotante mentiu sobre as telas, e Pedrita sequer despertou interesse. Nem a campanha "Cansei de Ser Gato sem Família" funcionou.

Também não deu para ajudar a Mel, cega pela catarata, mesmo conversando com oito profissionais e instituições especializadas. E terminou aí cota de impotência do ano. Em abril, teve delivery canino para Santos. Em julho, Mike rumou para Sorocaba (e de lá para União da Vitória, no Paraná). Em outubro, rolou a tradicional Campanha do Agasalho do AUG. Em novembro, cinco bichanos da comunidade foram castrados. Em dezembro, ocorreu o bazar de Natal mais fodástico do país.

Para retribuir a suadeira, o Gatolino Bebedouros virou parceiro do blog. O Celebridade Vira-Lata abraçou o mutirão de castração no DER. O calendário 2015 do Felinos Urbanos se inspirou na gente. A Lucia Fontes resolveu nos doar 20% do dinheiro do livro da Kira. O que marcou 2014, porém, foi o duplo sucesso (parte 1 e 2) do financiamento coletivo do projeto "Um Post por Dia para Salvar Vidas", com apoio do Wings For Change e, claro, de vocês ― que me incentivaram a sonhar alto com estes comentários.

Os bigodes, musos inspiradores de toda a empreitada, adoeceram mais do que o normal: colite, malassezia, alergia (1 e 2), infecção de pele (1 e 2), sangue misterioso, problema renal, fazendo o primeiro check-up coletivo valer cada centavo. Para não desanimar, entre um remédio e outro, nós seguimos comemorando os aniversários do mês: Chocolate, Clara, Pandora, Guda, Gudinhas, Gatoca (1, 2 e 3), Simba, Mercv (1 e 2). E eu continuei tentando trabalhar ― até contei o segredo destas linhas digitais.

Não faltaram dicas supimpas, aliás, para leitores novatos e experientes. O post sobre como socorrer animais em incêndio alcançou 1,4 mil curtidas! Vocês ainda aprenderam a adotar seu melhor amigo, em vez de comprar, cultivar catnip em vaso, adaptar cães e gatos, refrescar os pequenos e acabar com os tufos de pelo pela casa. E se emocionaram. E se divertiram ― os links estão todos no arquivo, para não tirar o timing do texto.

Quem quiser começar o ano com o pé direito releia "100% transpiração", "Superação", "Verdades universais", "Ressignificação de objetos", "Purê de batata especial", "A arte imita a vida", "Etiqueta ao bebedouro", "Karate cat" e "Ranhetice faz bem à saúde". Vocês perderam vários desses posts? Configurem o Facebook para não acontecer mais ― o Gatoca tem uma fanpage agitada lá. :)

E que 2015 alaranje outros olhares!


Retrospectivas dos anos anteriores: 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007

2 comentários:

Taciane disse...

Bia que ano bom né? Juntando tudo assim dá esperanças! Quando a gente vê as coisas fragmentadas, um problema aqui outro acolá, parece que não fazemos nada, que não damos conta, que o mal vai vencer. Mas olha só...quanta coisa voc~e fez em 2014, quanta alegria nos trouxe e mais importante quanta realiação para estes animais, para TODOS pois sei bem que vc fez esforços extras para ajudar àqueles ditos de consumo. Parabéns! E muito obrigada pelos textos de sempre. Lambeijinhos galera linda!

Beatriz Levischi disse...

<3