.
.

21.4.23

Alerta: unha de gato pode entrar nas almofadinhas!

Pare o que estiver fazendo agora e olhe as garras do seu gato, principalmente se ele for idoso. Com a preguiça em afiar, elas seguem crescendo curvas e podem entrar nas almofadinhas, provocando inflamação e dor ao caminhar. Mercv e Guda começaram a apresentar esse problema com a idade e eu resolvia cortando uma vez por mês — embora os veterinários recomendem a cada duas semanas.


Existe cortador específico (o nosso não serve) e vários vídeos na internet ensinam como pressionar a patinha para as unhas saírem. Mas já adianto que a maioria dos bichanos não gosta, então cada família tem seu truque — o meu é um misto de paciência, amor e firmeza (a dica de aproveitar a hora da soneca não rola aqui). Conte o seu nos comentários!

E só se corta a pontinha, branca, tomando o cuidado de não pegar a veia, parte rosada da base. Recompensas ao final são sempre bem-vindas, como carinho, petiscos, escovação — para os peludos que gostam, claro. Se a garra já estiver dentro da almofadinha, melhor levar ao vet.


Vale enfatizar que as unhas ajudam no equilíbrio e na mobilidade do animal, incluindo os atos de pular e escalar, portanto, não devem ser extraídas (onicectomia) de forma alguma — sem contar que isso é proibido no Brasil, desde 2008, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Se você não curte a customização do sofá, invista em enriquecimento ambiental.

8 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha ninguém curte essa customização! Aqui eu investi em capas de cetim para sofás e camas, foi a solução mágica. Duram muito suportam as tentativas de arranhar. Como é muito liso eles desistem hahaha.

Anônimo disse...

Uso o cortador com paciência e muita determinação . Às vezes o processo é feito em duas etapas. Eu solto quando ficam muito chateados e pego novamente mais tarde. Nenhum gosta, mas tem os reclamam e os que não se importam muito. A gente vai levando na conversa. Beijos. Cris

Anônimo disse...

A gente usa aqui aquele cortador de unha pequeno e funciona. Ou não pode?

Anônimo disse...

Meu primeiro gato deixava cortar numa boa. Deixava até lixar. Os atuais não deixam de jeito nenhum. Fica tudo encravado e tenho que levar ao vet. Comprei um cortador mas não consegui usar. Regina Haagen

Anônimo disse...

Aqui em casa fazemos manicure uma vez por semana, só as pontinhas e de boa rsrs

Anônimo disse...

Muito importante a dica de até onde cortar. Aqui uma vez a Lulis se mexeu na hora do corte, cortei mais do que devia e chegou a sangrar. Ela NUNCA me deixou esquecer desse crime hediondo...

Anônimo disse...

Tem uma gatinha aqui que não deixa cortar a unha de jeito nenhum mas usa bastante o arranhador. Não.sei se isso ajuda...

Beatriz Levischi disse...

Qual cortador de unha pequeno? O de gato tem um formato específico, que acompanha a curvatura das garras deles, por isso é mais indicado.

Também não arrisco com a Jujuba, Regina. Mas nem precisa, porque ela descarrega todo o ódio do coraçãozinho no arranhador de papelão — sim, anônimo, ajuda.

Quem tirou sangue dos bigodes na manicure foi um vet, acredita, Vanessa?