.
.

10.6.22

Cuidado com alimentação forçada para gatos!

Atualizado em 4 de agosto de 2023

98% dos serial killers de plantas as exterminam por falta de água. Eu consigo matar frutífera afogada. E, até abril deste ano, preferindo pecar pelo excesso, entrava com a alimentação forçada sempre que um gato começava a rejeitar a ração. Marquei abril porque foi quando Mercv e Guda ficaram doentes juntos.

O frajola até aceitava bem as seringadas de patê processado — embora elas não tenham conseguido reverter o combo de fígado, baço e pâncreas comprometidos. Mas a barriguda puxava das entranhas para cuspir, o que me obrigava a enfiar a seringa cada vez mais fundo na garganta. Primeiro a coitada parou de ronronar, depois passou a fugir da gente, a barriga se pôs a inchar e não tardei a encontrar sangue nas pedrinhas do banheiro.

O ultrassom indicou gases e cistite. E, na mesma semana, dois produtores de conteúdo que acompanho no Youtube explicaram que estresse pode causar ambos os problemas — gases porque altera as bactérias do intestino e cistite ao desencadear uma ansiopatia chamada Síndrome de Pandora, batizada assim pois afeta vários órgãos e sistemas.

Resumo da tragédia: um quadro que tinha se iniciado com sintomas respiratórios (secreção nos olhos, nariz fungante, espirros aleatórios e engasgos com catarro) desandou completamente com a intenção justamente oposta. E não estou militando contra a alimentação forçada! — em casos de lipidose hepática, por exemplo, ela é essencial.


Mas, antes, aconselho testar outros sabores e marcas de ração — custei a arriscar por medo de um piriri generalizado (Simba desenvolveu intolerância em uma das poucas trocas que precisei fazer, milênios atrás). Dependendo da situação, os veterinários liberam até comidas contraindicadas para ajudar a recuperar o apetite — claro que não as tóxicas.

Se forçar goela abaixo for a única solução...

- Comece devagar e com pequenas quantidades, já que o animal não poderá recusar o excesso.
- Bata a ração (seca ou úmida) que ele estiver acostumado a comer para evitar diarreia — lembrando que a seca precisa amolecer primeiro.
- Dilua bastante.
- Use dosador oral.

IMPORTANTE!

Tentar tirar o atraso da alimentação de uma vez tende a provocar vômito e é muito frustrante perder um dia inteiro de esforço por causa daquela seringada a mais — isso quando o bicho não entra em looping de vômitos, mais difícil ainda de contornar. Vale lembrar que, em condições normais, cabe (confortavelmente) no estômago de um gato 20 ml de comida ou água e a digestão demora cerca de 40 minutos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Bia, é consenso hoje que quando a alimentação forçada for a única opção, a opção deve ser a sonda esofágica. Um procedimento ambulatorial muito simples e que evita por completo problemas ainda maiores e mais comuns, como a pneumonia aspirativa por exemplo (a comida vai pra traquéia e pulmão, em vez do esôfago). Além de tudo, eles pegam asco da comida, traumatizam com quem está forçando, é algo que hoje sabemos que os malefícios superam muito os benefícios. Não devemos nunca forçar alimento na boca de um gato, mesmo que seja com as melhores intenções... Obrigada por compartilhar tudo isso 😽 Tatis (@cmiadoselatidos).

Anônimo disse...

Já passei por situação semelhante e sei como é desesperador...

Mel disse...

Meu Bartô, de 16 anos morreu mês passado de câncer e aprendi a dar a alimentação líquida aqui com você. Minha experiência pessoal como tutora de vários bigodes, em especial os que tem necessidades especiais, é a de que fazemos o melhor que podemos e sim, às vezes, tentando muito acertar, erramos. Me vi no seu texto. Fique bem querida!

Anônimo disse...

Informação preciosa, Bia! Muito obrigada!

Viviane Silva disse...

É muito valioso seu relato, agradeço cada letrinha. Muito obrigada mesmo.

Anônimo disse...

Existe chances da sonda provocar infecção no local?

Anônimo disse...

Aqui temos que forçar alimentação de muitos. Inviavel manter internado com sonda e em casa eles arrancam a sonda. Indo com seringas menores várias vezes ao dia e quantidades menores é menos chance de dar problema. Além de variar uns toleram melhor a ração batida, outros o Ad, outros o recovery
Chris da Quatropatinhas

Lucy Souza disse...

Tenho um gatinho de 21 anos, um de 1 ano e uma de 7.
Seus posts me ajudaram tanto, tantas vezes.
Ontem meu gatinho mais velho foi internado por que não conseguia comer. Pensei em forçar alimentação, pois já tinha testado mil sachês e a ração seca ele não come por problemas dentários. Mas levei ao vet e fizemos todo um check up. Vimos ferida na boca e deixamos ele internado para medicações e fluidoterapia. Já estava esperando a falência renal. Mas não apontou nos exames! Somente alterações leves e agora vamos monitorar e refazer os exames daqui alguns dias. Consumi seu blog e foi meu alívio na madrugada insone.
Muito obrigada por compartilhar dessa forma. Seu blog já me foi de extremo conforto e mesmo anônima (eu sempre leio e nunca comento) eu já sofri e chorei (sério) junto com vários posts. Obrigada! Um beijo do interior de SP - Luciene.

Anônimo disse...

Eu estou tendo que forçar a minha gata a beber e a comer o pate natural que eu fiz. Agora vou forçar a ração tbm amolecida e triturada no liquidificador

Anônimo disse...

Feridas, nariz machucado e até hematomas de medicação injetada, use babosa fresca no local. Não faz mal ao gato e cura rápido.

Anônimo disse...

E quando não dá pra anestesiar pra por a sonda? :(

Anônimo disse...

E quando não tem como anestesiar p sonda esofágica? No caso de gato renal em que a anestesia não é recomendada? :'(

Anônimo disse...

Concordo com o comentário da colega, alimentação forçada em gatos é bem delicada, estou com uma gatinha renal crônica, fase final, com níveis altíssimos de uréia e creatinina que causa muito enjoo, mesmo com o medicamento, como posso socar guela a baixo comida nela sabendo que está com náusea, e sabendo que essa alimentação não vai mudar em nada o quadro dela, não tem reversão, acho que cada caso é um caso, porém fico com muita dó de gatos em faze terminal, já sofrendo horrores, e as pessoas ainda fazendo esse procedimento que trás ainda mais sofrimento á eles.

Anônimo disse...

Estou sendo obrigada a alimentar minha gata na seringa pois , moro numa Ilha e vet só no continente. E eu não estou num momento financeiro prá deixar internada prá sonda . Ela tá tomando amoxicilina, más tá fraquinha. Tá demorando a fazer efeito . Acho q vou perde - lá .

Anônimo disse...

Me ajuda mel qual alimentação você deu e como fez

Anônimo disse...

Meu gato de 13 anos morreu por NEGLIGENCIA daqui minha cidade. Só gostam de dinheiro. Operou o olho dele sem fazer exames. Eu também não tive dinheiro. Depois 3 meses apareceu feridas e caroços. Levei no hospital de DUQUE Caxias RJ. Hospital público. Não quiseram internar. Não aguentou a viagem de volta. Morreu comigo dentro ônibus

Anônimo disse...

Minha gata aparentemente entrou em uma briga e surgiu um abcesso que veio a furo e está um buraco com secreção e sangue, ela está tomando amoxicilina e remédio pro estômago, ela não está comendo nem bebendo água sozinha, estou dando seringas de comida e água em pouca quantidade ao longo do dia para ela não enfraquecer l, espero que ela melhore... Se a liguem souber de dicas pra ajudar...

Anônimo disse...

Meus pêsames amigo.

Anônimo disse...

O quê ela tem? Tente dar Ad com um pouquinho de água na seringa até se recuperar.

Anônimo disse...

Adotei uma gatinha. Nunca tive gato. Ela e felv positivo. Ficou internada. Veio pra casa com anemia.Fiz tudo o que o veterinário mandou, mas vi que não estava adiantando. Fiz uma papinha caseira e essa semana ela está melhor. Minha dúvida. Quanto de papinha eu dou. Alimento ela de 4 em 4 horas.
Ela de 3 em 3 não se sentida muito bem. Me ajudem.

Anônimo disse...

Para a minha gata eu dou umas 3 colheres de sopa a cada 3 horas, mas ela come sozinha. Quando precisei forçar a alimentação, dava 10ml a cada 2 horas.