.
.

13.4.22

Gato com problema no dente: dica para comer

Vocês sabem que Pufosa deu para mastigar os dentes feito chiclete, né? Muita gente ficou impressionada com o vídeo, mas, como ela estava comendo normalmente, eu não me preocupei — a radiografia tinha acusado um desgaste nas raízes de cinco dentinhos, só que a anestesiar uma gata às vésperas dos 15 anos é complicado.


Nos últimos dois meses, porém, a sensibilidade aumentou e a magrela mordia meia dúzia de grãozinhos da ração seca e desanimava — da úmida parece que enjoou. Foi quando me lembrei do micro-ondas felino! A gente brinca que ela gosta do vômito dos irmãos porque sai quentinho. Mas já devia ser indício do problema.

O segredo é a moleza, não a temperatura!

Passei, então, a deixar a comida de molho em um tico de água quente, por meia hora, e agora não sobra mais uma bolinha no pote! :)




Essa é só para não perder a piada, rs

10 comentários:

AliceGap disse...

Meu Juca come pouca ração seca porque tem poucos dentes. Já ofereci ração "seca molhada", mas não aceitou. Vou tentar amornar o rancho.

Anônimo disse...

Aqui em casa eles gostam também. Do vômito e da ração molhada

Li disse...

Recomendo não deixar a ração molhada muito tempo disponível, pode fermentar e fazer mal

AliceGap disse...

Aqui em casa dizemos que eles reciclam a ração

Mel disse...

Usei essa dica com meu Bartô e super funcionou. Ele está com um carcinoma na boca, comer está difícil e tenho me desdobrado aqui. Essa dica foi mais uma estratégia adquirida. Gratidão pelo compartilhamento!

wcris disse...

Muito boa a dica de amornar porque amolecer com água fria eu já fiz e não tive sucesso. A sujeita ignorou (Mamãe - saudade! - nos dias após cirurgia de extrair dentes). Mas depois de uns dias voltou a comer seca mesmo. Acho que ela engolia.

Anônimo disse...

Ela gostou logo na primeira? Eu tentei num velhinho aqui mas ele não curtiu muito. Vou tentar de novo.

Albimar disse...

Peguei uma gata na rua cheia de sarna. Dias depois, notei que não tem um dente sequer. Mas come ração seca numa boa. Não sei como.

Raisa disse...

Muito legal essa dica, minha gatinha é renal e está com muito tártaro, desanimou de comer.
Segundo a vet, não existe tratamento pra esse tártaro por ela ser renal e não poder fazer a cirurgia. Você já passou por isso com os seus??

Beatriz Levischi disse...

Deu certo, Alice?

Verdade, Li! Esqueci de dar esse aviso.

Como o Bartô está, Mel?

Pufosa gostou logo de primeira, sim. Mas depois desgostou. E tornou a gostar. rs

Gatos são raçudos, né?

Mercv tinha os dentes horríveis, Raisa. Mas a vet está certa, a anestesia prejudica ainda mais o funcionamento dos rins, ó:
https://blog.gatoca.com.br/2015/01/doenca-renal-pelo-maior-especialista-em.html