.
.

2.6.08

Perseguição divina

Não bastasse a epopéia da infecção de ouvido, Simba agora está com giárdia. Eu até suspeitava, pois o cocô dele sempre foi mais mole, amarelo e fedido que o dos outros bigodes, mas não quis acreditar. Primeiro, porque faz quase dois anos que o gordinho apareceu no jardim aqui de casa. Depois, porque pensar em lhe dar remédio me gelava a espinha.

Sexta-feira, porém, encontrei uma gota de sangue na caixa de areia e desisti de tentar justificar a catinga ambiente de Cheetos bolinha. Seguindo o conselho do veterinário, comprei sulfa + trimetropim, coloquei 2 ml na seringa, apliquei no fundo da garganta e assisti perplexa a criatura correr babando pelo quarto por meia hora. Nem o requeijão tapeou. Mariana disse que o remédio devia ter um gosto tão ruim quanto o Bactrim da nossa infância. E não é que era ele mesmo?!


Obs.: Sei que fotos de cocôs são plasticamente condenáveis, mas achei importante publicar pelo quesito "utilidade pública". Se seu bigode faz cocô assim, pode passar na farmácia mais próxima e pedir um terço emprestado à vizinha.


Leia também:

:: Era uma vez uma giárdia...
:: Giárdia exterminada!

62 comentários:

Anônimo disse...

O Toshiro também teve giardia, há muitos anos. Não quero ser a portadora da má notícia, mas o que os veterinários aconselham é que se trate preventivamente todos os gatos, mesmo os assintomáticos. Consolo: como na época era impensável dar remédio para Satiko ela não tomou e não aconteceu nada. Boa sorte.

Anônimo disse...

Bia..o meu Lino está com coco mole..:(
Mas ele tem Quadríade..então justifica.. é sofrível dar remédio a ele, mas a gente já combinou ele me ajuda e eu o ajudo. Ele toma medicamento quase todo dia. Dica:
Qdo forem dar comprimidos para o gato, envolva no miolo de pão e joga na garganta. Fica um pouco mais fácil:)
Bjs, Mi

Anônimo disse...

Nem me fale em dar comprimidos para gatos, já tive episódios inesquecíveis. Já cortei cubinho de carne e escondi no meio (sem sucesso), já enrolei miolo de pão (sem sucesso), já passei na manteiga e enfiei goela abaixo (50% de sucesso + chão + roupa + gato melecados de manteiga). Já vi a veterinária grudar na porta da sala depois que a Lilica (também conhecida como Dona Onça) rodopiou no ar feito ninja após a moça loira vestida de branco tentar dar o comprimido a seco.....no fim o que resolveu foi dissolver o comprimido (porque aquele podia ser dissolvido), misturar o pozinho no danoninho (paixão da pequena leoa) e assisti-la tomando tudinho. Isso pra tentar tratar uma alergia que depois viemos saber que era de fundo psicológico e só foi curada quando adotamos um segundo bigode.

Anônimo disse...

Bia, minha gatinha teve Giárdia também e o vet orientou a dar remédio para os outros três gatos que tenho. Foi um sufoco!!!mas no final deu certo.
beijos.

Anônimo disse...

Dar remédio pra todos???? Fala sério!
Vcs contaram quantos são no Gatoca?
Bia, vc vai pro céu!!! Tô aqui torcendo por vc!! Boa sorte mesmo!

Anônimo disse...

Outra dica:

aqui em casa, nunca resolveu a sulfa. só o giardicid 50 (próprio pra gatos).
Foi o que resolveu.
E passo o comprimido na manteiga, porque desliza na garganta e tira o amargo.

Qualquer dúvida,
mia pra mim

Sou catedrática em giárdia e isóspora

Beijo
Marisa

Anônimo disse...

Cuide mesmo dos outros bigodes, giardíase passa fácil, inclusive pra humanos.
Achei muito educativo a foto do cocô.

Anônimo disse...

o Simba fez exame de fezes e deu a mardita da giádia? é que já vi fezes muito piores de mole e que não eram nada sério como giárdia. Agora no tempo mais frio pode ocorrer uma quedinha na resistência, uma gripinha qualquer pode deixar as fezes mais mole e mais mole é sempre mais fedida... a giárdia costuma apresentar uma geleca transparente tipo uma gosma mesmo... achei o da foto até q bem durinho pra giárdia, sem geleca e o sangue é muito relativo, pode até não ser nada :)

Boa sorte!

Anônimo disse...

Hummm, a minha Tica fazia coco assim, igualzinho esse, com uma gotinha de sangue no final, e era um verme compridinho parecido com um macarrão (desculpem, isso foi nojento, mas não sei como explicar a aparencia dele rsrs)desses que ficam grudados na parede do intestino sugando o sanguinho dos pobres, daí eu dei o Drontal ela soltou um monte desses vermes e o sangue parou, a veterinária até mandou dar um remedio (acho que antibiotico) por causa do sangramento, mas eu não consegui dar não rsrs enfim, hoje ela está linda e sapeca rsrs.

Rosangela

Anônimo disse...

Oi, gente!
Meu gato também fazia cocô com sangue e houve suspeita de giárdia. Fez 1 exame de fezes e deu negativo. Tomou Drontal e fez outro exame, que foi novamente negativo, mas o sangue continuava. Daí ele fez ultra-som e descobriu-se que as fezes eram duras, e o sangue saía porque ele fazia força. A vet recomendou Whiskas sachê (um pouquinho, não o sachê todo) todos os dias ou dia sim, dia não e ele melhorou. Nunca mais saiu sangue.
Boa sorte com o Simba!
Bjos,
Michelle

Anônimo disse...

Ah, vc tinha que ter me contado no domingo!! Já tive temporários com giárdia!!!
"Adorei" a foto ilustrativa do post!!!Hehehe!!!

Anônimo disse...

Simba tem o cocô diferente desde que chegou da rua, gente. E os outros bigodes continuam saudáveis. Quanto ao sangue, fiquei preocupada porque havia gotas espalhadas pelo chão da sala também.

Rosangela, todo mundo aqui em casa tomou vermífugo.

Eu passei o comprimido na manteiga, Marisa. Só não tentei a tática do miolo de pão e do pó no Danoninho.

Acho que alguns bigodes se curariam se outros fossem doados, Camila. rs

Anônimo disse...

Olá,

Tenho dois gatos sendo que um dos gatos tinha sangue nas fezes. Fiz MIF (exame que é coletado as fezes durante tres dias seguidos)e no exame de fezes foi diagnosticado giardia.

O veterinário receitou GIARDICID, que é um medicamento específico para esse tipo de protozoário.

Sendo que, cada comprimido é para cada 2 (dois) kilos do gato no caso dos meus gatos foram recomendados dar de uma vez só 3 (tres)comprimidos diariamente, pois o peso deles são de 6(seis) kilos, durante 5(cinco) dias, parar 5(cinco) dias e novamente repetir a dose inicial durante 5 (cinco) dias, 3(tres) comprimidos diariamente durante 5 (cinco) dias.

Acredito que esse é o melhor tratamento.

Monica Holanda disse...

Oi Bia!!

Tenho 11 gatinhos... o ultimo q adotei, desde que chegou, está com diarréia. Já dei remédio de verme injetável, oral e nada funcionou. Daí fiz um hemograma dele e constatou q ele possui uma infecção antiga e um pouco de verminose. Por desencargo de consciencia comecei a dar a ele Giacoccide. Vc conhece esse remédio? Sabe dizer se ele funciona tanto quanto o Giardicid? Tou com medo dele estar com Giardia :( Após começar o tratamento do teu gatinho... depois de qtos dias a diarréia parou?
Beijo
Monica

Beatriz Levischi disse...

Nunca ouvi falar em Giacoccide, Monica. Mas também não entendo muito de remédios.
Simba tomou dez dias de Bactrim sem melhroar, porque a giárdia era, na verdade, e-coli (uma outra bactéria, tratada com Zelotril de 50 mg, por quase um mês).
Melhor fazer exame de fezes no bigode para garantir - e evitar sofrimento desnecessário. rs
:***

Krysttall disse...

oi Beatriz não conhecia seu BLOG ,mas fiquei ENCANTADA!não sei mexer muito no pc.

Sou uma Maniaca Compulsiva por animais, em especial, Gatos. Estou com um gato achado na rua com fezes mole sem sangramento ja dei Drontal, mas continua mole e fedida.Vou leva-lo no vet e tudo saira bem.
Adorei a forma leve e engraçada que vc escreve!!
Eliane

Beatriz Levischi disse...

Obrigada, Krysttall! E boa sorte com o bigode. :)

Anônimo disse...

Olá, me chamo Luciane.
Bem toda vez que vejo algum cometário sobre dar remédios para gatos lembro de quantas vezes ja sofri com isso, principalmente no caso de comprimidos, mas felizmente encontrei um vídeo no youtube que tem sido a salvação aqui em casa.
Da muito certo mesmo, acreditem.
http://www.youtube.com/watch?v=PTBa5d3h9hc

Abraços meus e lambidas ásperas do meu gato Alemão

Anônimo disse...

ola pessoal boa noite! preciso da ajuda de vcs! minha gata ja tomou giarcid e flagil e mudei a ração e o sangramento continua. ja fiz 03 exames sendo que u deu giardia moderada e fiz tratamento por 15 dias e limpo a casa feito louca com herbal vet e lavo ate as roupas com ele. a vet pediu novo exame, tadinha da gata so tem 1 ano e quase sempre tomando remedio!!!! o que faço? tenhos outros 2 gatos que nada tem.ela nao tem diarreia so faz uma fez por dia e no final sangue o uma gosminha e tambe não tem acesso a rua. ja estou nessa luta ja tem 8 meses! alguem pode e dar dicas? eu e-mail: lenyyna@oi.com.br

Beatriz Levischi disse...

Depois do tratamento contra a giárdia, os exames não acusaram nada, Leny? Você repetiu três vezes em períodos diferentes ou foram três coletas no mesmo período? Quanto tempo faz isso? Às vezes, o cocô continua com sangue, por causa da overdose de remédios. Mas não durante oito meses. Por que você não ouve a opinião de outro veterinário?

Anônimo disse...

Boa noite gente! Agora mesmo, eu estava limpando uma das caixas de areia dos meu bichanos, quando o Léo entrou em uma delas e começou a fazer cocô. Como eu estava limpando, reparei que as fezes saíram firmes, mas com um pouco de muco e sangue. Fiz uma breve pesquisa e achei este blog bem legal! Parabéns pelas informações! Será que alguém poderia me ajudar? Seguem as fotos das fezes: http://twitpic.com/5gzpim / http://twitpic.com/5gzp2z . Só para completar, ele está se alimentando muito bem, com Royal Canin FIT 32 e bebe bastante água. Obrigado e abraços! Rafael

Beatriz Levischi disse...

Sangue no coco pode indicar desde giárdia até câncer de intestino, Rafael. É melhor levar o gatinho ao veterinário – ele provavelmente pedirá um exame de fezes.

Anônimo disse...

Poxa, que chato né...vou fazer isso mesmo. De qualquer forma, muito obrigado pela dica Beatriz.

Beatriz Levischi disse...

O exame de fezes custa baratinho, Rafael. E não vale a pena estressar o bigode tratando a doença errada. Palavra de quem já passou por isso. ;)

Ananelia Alves disse...

Um dos gatos que vive comigo, vem apresentando fezes moles. Ainda não completou 3 anos. Além disso, tem a gengiva inflamada, sempre. Foi feita limpeza nos dentes mas não houve melhora. O exame de sangue mostrou eosinófilos alteradso. Atualmente está sendo medicado com corticóide e come ração para alérgicos. Se alguém quizer fazer algum comentário, agradeço.

Beatriz Levischi disse...

Eu nunca tive um bigode alérgico, Ananelia. Mas, quando acho que um tratamento não está funcionando, ouço a opinião de outro veterinário.

Cawanhaqui Ashaninka disse...

Nossa que bom que achei esse blog.
Estou com a Sophia de um ano de mais ou menos oito meses e agora há uns 20 dias ela apresentou fezes moles e assim como a foto só que mais amareladas e com um sangue gelatinoso em seu final, ela sempre volta pra soltar esse sangue. Estou preocupada pois moro no interior no Acre e aqui bivho não é tratado como a gente faz aí no sudeste, veterinário hahaha não existe só casas de ração que vendem coisas de um tudo. Não sei o que eu faço e o que dar a ela porque eu já tive gatos e nunca um deles apresentou isso. Mas estava aí em Minas, pra mim que sou gatóloga é uma novidade!!!! Me ajude por favor!!! Eu e Sophia agradecemos!!!!

Beatriz Levischi disse...

Sangue no coco pode indicar desde giárdia até câncer de intestino, Erika. E só o veterinário tem condições de confirmar o diagnóstico. Mas, se isso é sonho por aí, vale tentar medicar a Sophia para infecção intestinal. Dá uma olhada nestes posts:

http://blog.gatoca.com.br/2009/09/era-uma-vez-uma-giardia.html
http://blog.gatoca.com.br/2009/10/giardia-exterminada.html

Quando o tratamento dos bigodes terminou, aliás, ainda havia sangue nas fezes. Mas a culpa devia ser do estresse e do excesso de química no organismo, como ocorre com a gente. E o sangue logo desapareceu.

Boa sorte!

elis disse...

oi Beatriz, vi seu blog e resolvi oedir ajuda. Minha gata persa de 4 anos começoucom cocô pastoso , passou pra líquido, fiz exames e o´´unico resultado foi a E, coli que vc cita no caso do Simba. Tratei dez dias com Sinulox , refiz os exames e deu de novo a bactéria. O curioso é que quando dou atum com arroz as fezes ficam normais , até o veterinário estranhou. Você pode me ajudar?

Beatriz Levischi disse...

Eu sei que tem bactéria resistente mesmo, Elis. E parece que antibiótico não mata larva. O ideal, portanto, seria estender o tratamento para pegar todos os ciclos do E. Coli. Mas só o veterinário poderá confirmar se isso é possível. E até receitar outro remédio. Por que você não ouve uma segunda opinião?

DORI disse...

Olá sou nova por aki. Gostaria de falar sobre minha gata, Feitiçeira. Ela está com 1 ano e no mês passado vi um verme andando perto do ânus dela e decidi dar remédios para vermes. Já no primeiro dia do remédio ela começou com a diarréia e sua barriga inchou. Até pensamos que ela poderia estar prenha, mas descartamos essa possibilidade.Nunca tive gatos antes então não sei se é assim o efeito do remédio. Ainda não levei no veterinário mas assim que possível vou levar, também pelo fato que se for algo muito grave ela pode passar para minha outra gata( nina tem 7 meses). Se alguém poder me ajudar agradeço.

Beatriz Levischi disse...

O vermífugo faz os bichos desincharem, Dori. É melhor você levar a gatinha ao vet mesmo. E não deixe de castrá-la. Tem um monte de lugar que opera de graça, ó: http://blog.gatoca.com.br/2011/09/voce-castra-de-graca-e-ele-vive-mais.html.

Carlos Alexandre Gomes disse...

Nosso gatinho entrou correndo em casa e gemendo um pouco. Ao pegá-lo, vi que estava coberto por uma gosma verde amarelada... Corri para lavá-lo e ao fazer isso, o pelo saiu junto com a gosma. Pensei que tivessem jogado algo nele ou que algum bicho tivesse lançado um tipo de veneno, já que moro em uma chácara. No entanto, a pele ficou rósea (normal) sem maiores complicações... mas a gosma foi extremamente eficiente em tirar os pelos de onde tocou. O que poderia ser?

Beatriz Levischi disse...

Não faço ideia, Carlos Alexandre. Mas acho que vale uma visita ao veterinário, para evitar que aconteça de novo.

guithéo disse...

Olá!
Meu gatinho Théo andava meio desanimadinho, como já estava vencendo o data de dar vermífugo, dei Drontal como de costume, só que de repente ele começou a ter diarréia(sem sangue) e febre, e ainda por cima não quer se alimentar. A vet. receitou Stomorgyl 2 por dez dias, e meio comprimido de Ketofen por cinco dias, só que já está no 3° dia de tratamento e ele não teve melhora. A vet. disse que a infecção no intestino leva um tempinho para ceder, estou preocupada e com pena de ver meu pequeno tão tristinho.

Beatriz Levischi disse...

O Théo melhorou?

Unknown disse...

Que bonito .
Primeiro gostaria de dar os parabéns a todos vcs que cuidam e amam seus bigodes..
aqui em casa somos em 3 damas e 4 bebes com 3 semanas..
e nas ultimas semanas tenho chorado copiosamente com minha morena, a mas velha com 7 anos, estou em um tratamento de gastroenterite com possível giardíase, onde seu canal gástrico, está irritado da garganta ao anus, confesso que tem sido dias difíceis mais a amo dmax, estou na segunda bateria de antibióticos, agora com o trisuffim, e ainda temos um longo caminho tenho fé que papai do céu não vai me levar ela.. ela valente, forte, tem resistido bem . mas confesso que dar os comprimidos está virando briga de gente grande.. rs nesta segunda faze do tratamento ela tem feito mas gosmas do que fezes.. e seu apetite diminuiu muito.. aceito sugestões.. desculpem o desabafo mas vi neste cantinho pessoas se ajudando por um amo em comum..
obrigado a todos..
bjus
nanda.

Beatriz Levischi disse...

Quando eu tenho dúvidas sobre um tratamento e a coisa é séria, ouço a opinião de outro veterinário. A distância fica difícil palpitar, Fernanda ― principalmente para uma jornalista. Você mora em São Paulo?

Loraine disse...

Olá Beatriz,

Adorei o blog.. Tenho dois gatinhos o TOM e a CHERRIE. Com o Tom está tudo certinho, porém a Cherrie que ainda é filhote (aproximadamente 6 meses) está com uns probleminhas...Será que vc ou alguém poderia me ajudar? Desde que a resgatei da rua ela está com diarréia e mtos gases. Já tomou as duas doses de vermífugo e uma da vacina.
Ela é bem alegre, brincalhona, tem bastante apetite e toma água regularmente. As fezes dela apesar de serem moles e bem fedidas, não possuem sangue nem "gosma". Já levei duas vezes na vet e a mesma na primeira vez receitou floratil por 4 dias, e não melhorou. No retorno ela deu uma injeção de antibiótico e receitou Stomorgyl 2 para dar em casa por 4 dias (1/2 comprimido por dia). Parece não se tratar de Giárdia pelos sintomas, mas se alguém tiver alguma dica. Preciso castrá-la antes do primeiro cil, de preferência, e como ela está com qse 6 meses, estou correndo contra o tempo uma vez que a castração não vai ocorrer caso ela não melhore da diarréia.
*Eu ainda não dei o Stomorgyl 20.

Beatriz Levischi disse...

A veterinária deveria ter pedido exame de fezes, Loraine. Eu tratei o Simba um tempão para giárdia, uma vez, e era e-coli: http://blog.gatoca.com.br/2008/06/caganeira-fatal.html. :\

Anônimo disse...

Então tem cara de ser intolerância alimentar. O ideal é deixar alguns dias só no arroz com atum até normalizar o intestino e depois começar a reintroduzir os alimentos que ela costumava comer um por um, pra ver qual dá reação. Se ela come ração, talvez precise trocar pra hipoalergênica. Talvez nem assim resolva e seja necessário entrar com alimentação natural caseira.o site cachorro verde explica detalhadamente esse tipo de dieta.

Anônimo disse...

Pessoal, durante o tratamento da giárdia, uma boa dica para segurar a diarreia é o chá de folha de goiabeira (pé de goiaba). 3 brotos, as pontinhas verde-claras, ou se não tiver, 3 folhas pra 1 xícara de água fervente. Tomei muito quando era criança, experimentei dar para o meu gatinho, ele até gostou de tomar! É milagroso, segura bem. Mas é só para aliviar a diarreia, não pode deixar de dar o remédio para giárdia. Espero que ajude!!

Beatriz Levischi disse...

Não, era e-coli: http://blog.gatoca.com.br/2008/06/caganeira-fatal.html. A alergia alimentar veio sete anos depois. :\

A gente não deve dar alimentos e remédios humanos aos peludos sem conversar com um veterinário, por causa do risco de intoxicação.

Gabriella disse...

Beatriz, bom dia! POR FAVOR, ALGUEM DIGA SE JÁ PASSOU POR ESSE PROBLEMA!

Adotei um gatinho ha 3 meses e assim que chegou apresentou forte diarréia com um cheiro horrivel. Fez o exame de fezes (UNICA COLETA) e deu negativo para giárdia, ainda assim ele foi tratado com um vermífugo injetável dado pelo veterinário, que não obteve resultado e em torno de 15 dias depois ele começou o tratamento com 2 remédios, 1 via oral (que não me recordo o nome) durante 3 dias e outro injetável Trissulfin durante 7 dias.

Após esse tratamento, Tomás apresentou melhora moderada, porém, quando o ultimo "pedacinho" de coco saía ele vinha em forma de gosminha. ele ficava com o bumbum sujinho também com uma gosminha marrom, que tinhamos sempre que limpar.

Dei para ele, por conta própria, biocanis, um probiótico, mas tbm nao adiantou muito.

Nos últimos dias, após trocarmos a ração golden filhotes para a Premiatta Genesis todas as idades, o coco ficou normal porém apresentando, geralmente no ultimo pedacinho, rajadinhas de sangue vermelho vivo e ficando com um pouquinho de sangue no anus.
Acha que pode ser a giárdia? Já viu algum gato passar por isso.

Tomas tem em torno de 7 meses e é extremamente ativo e bebe muita agua.

Beatriz Levischi disse...

São necessários três exames de fezes negativos para descartar a giardíase, Gabriella. Troca de ração pode causar diarreia, mas não com sangue. Leve o Tomás a outro veterinário, para ouvir uma segunda opinião. ;)

Anônimo disse...

Pessoal pra quem mora em SP tem uma clínica em Pinheiros especializada em gatos.Chama-se Sr Gato. Recomendo caso queiram uma 2a opinião ou tratamento de uma doença séria.

Ju (jumsiq@gmail.com) disse...

Passei pelo problema de Isospora com três gatos de uma vez. E gostaria de compartilhar algumas dicas, uma delas salvou meus gatos.
Meus gatos são todos resgatados: Félix, Tigra e Tulipa (tem a Mâma tb, mas esta não ficou doente, graças a Deus é imune a tudo).
- Primeira dica: as vezes o antibiótico Suladrin resolve. Ele é SUUUPER barato e não tem gosto e nem cheiro. Basta triturar e misturar a qualquer patê. Quando a infecção está no começo, 21 dias de Suladrin pode dar certo. Este medicamento ajudou a gatinha Tigra. Vc só precisa do médico para conseguir a receita, se não me engano era 1/4 para cada 4 kg (de 12 em 12h durante 21 dias).
Para os outros três só Bactrim. Mas eles não engoliam de jeito nenhum, e eu não consegui enfiar goela a baixo... Fiz de tudo, comprei até o aplicador e nada. MAS, eis que DEUS me deu uma luz:
- Segunda dica: eu resolvi usar gelatina em folha para "encapar" o comprimido de Bactrim. Para encapar, eu recortei do tamanho certo e molhei as bordas pra fechar, tudo com muito cuidado para não molhar o comprimido. Então coloquei esse comprido "encapsulado" no meio de uma bolinha de um patê bem gostoso (no meu caso só funcionou com Whiskas; e tem que ser o patê, não pode ser aquele que é pedaços não); aí sim, consegui fazer todos comerem e ficarem bem. Pois a gelatina tem cheiro agradável aos gatos e ela não deixa nem o cheiro nem o gosto horrível do comprimido sair.
Mas até eu chegar nessa ideia, gastei muito dinheiro e sofri muito. Fiquei até sem dormir, pensando que principalmente Félix morreria de diarreia.
Existem alguns lugares que vc consegue comprar essas capsulas de gelatina vazias, aí basta triturar o comprido e colocar lá dentro... e torcer. No caso dos gatos, tem que ser uma capsula bem pequena... se não eles vão querer mastigar, e se mastigar e o gosto ou cheiro do Bactrim sair... aí já era.
Terceira dica: NUNCA, em hipótese alguma deixe o veterinário dar injeção de Bactrim em seu gato. NUNCA. É desumano. É muita dor... o gato faz cocô e xixi de dor. O gato chora, se contorce... faz vômito de tanta dor. Tem que perfurar o gato várias vezes, é horrível. Não permitam. Se for para uma situação de emergência, peça para injetar Clavacilin (que surtirá o mesmo efeito para os sintomas). Mas nunca permita a injeção de trimetoprima + sulfametoxazol (que é o Bactrim).
Mesmo se o veterinário disser que só o Bactrim resolve, NÃO permita. O Bactrim injetável vai cortar emergencialmente os sintomas que o gato está, mas para dar continuidade vc terá que dar Bactrim via oral por 21 dias (ou então dar injetável nele todos os dias por 21 dias, Deus te livre disso). PORTANTO, ele pode dar Clavacilin (QUE NÃO DÓI) e vai tratar emergencialmente os sintomas, e dar continuidade com Bactrim oral com por 21 dias (via goela abaixo ou encampando).
É isso. Deus proteja nossos bichanos!!

Anônimo disse...

Gente, alguém me ajuda!!!
Estou desesperada, não sei mais o que fazer.
Tenho um gatinho de aproximadamente 8 meses de vida.
Ele está com uma diarreia crônica, com muco e sangue.
Os exames de fezes realizados três vezes sempre normais, sem nenhuma alteração.
Exame de sangue com TGO e TGP alterados(800), restante todo normal.
Já levei a 3 veterinários diferentes e ninguém sabe o que ele tem.
Já dei remédios para vermes (panacur, giardicid, etc...).
Alterei a ração e inclusive tentei dietas alternativas com frango, arroz, cenoura, batata, etc...
Um dos veterinários mandou dar metronidazol, também sem melhoras.
Posteriormente, outro veterinário achou que poderia ser doença inflamatória intestinal e mandou dar corticóide, mas tambem sem melhoras.

Já não sei mais o que fazer, por favor, ajudem-me.

Beatriz Levischi disse...

Esses veterinários são especializados em gatos? Você mora aqui em São Paulo?

Anônimo disse...

Ola pessoal , meu gato veio muito pestiado com diareia e etc levei em varios veterinarios e falavam que era giardia , vermes etc cansei de dar remedio e nada , as fezes eram muito mal cheirosas moles e amareladas , enfim fui a um veterinario chamado Dr. Fabio da Center Dog ( fica na Mooco ) e ele descobriu que meu gato tinha uma deficiencia no pancreas e me pediu para comprar pancreas de porco em pó e colocar um pouco em cima da comida uns 10 minutos antes de dar para ele comer. foi perfeito, depois de uns 2 meses pude tirar este tratamento aos pouco e hoje ele come a ração premium e as fezes são absolutamente normais. Não sei se este é o caso do seu bichinho recomendo procurar um medico veterinario pois pode ser varias coisas só que nem sempre é vermes!

bombom disse...

Bom Dia Vermifuguei meu gato pela 2 vez ele tem 2 anos e meio, como foi meu primeiro gato e ele é meio arisco, não consegui levar ao veterinario para saber, ele sempre fez cocô normal a cada refeição mais depois que eu deu a primeira dose do vermifugo, ele não fez cocô nenhuma vez em 24 horas, ele vai ate a caixinha, fica impaciente e volta, o que eu faço? isso é normal?

Beatriz Levischi disse...

E qual é a ciência do pancreas de porco em pó?

Você encontrou vermes nas fezes ou no local onde o gatinho costuma ficar, Bombom? Quem calculou a dosagem do vermífugo?

Unknown disse...

Gente boa noite, a minha gatinha comecou a ter diarreia com sangue desde a semana passada, por conta do estado dela e do estresse que seria, consultei um vet perto dk de ksa( sem levar ela) e ele me recomendou dar o ibatrim por 5 dias e vermifuga -la de novo. Como ela nao melhorou, nao parei o ibatrim quando completou 5 dias, e hoje completam 8 . Nao tenho como levar ela em um pet esses dias e to desesperada.

Beatriz Levischi disse...

Não dá para diagnosticar um animal sem consultá-lo, Thalita. E medicar por conta própria é superperigoso. Espero que você tenha conseguido levar a gatinha ao vet e esteja tudo bem agora.

Anônimo disse...

Como dar comprimido para gato: Corte a ponta de uma seringa e coloque o comprimido dentro. Pegue o gato pela nuca o imobilizando e depois com a ajuda da seringa introduza o comprimido na boca do gato. Tampe a boca e as narinas por alguns segundos até que ele engula (polegar no queixo, dedos indicador e médio nas narinas, e os restantes de apoio). Ele vai odiá-lo por alguns minutos, mas foi a única forma eficaz de dar o comprimido sem que ele o cuspa.

Luminatti disse...

Michelle o que é quadriade ?

Babi ( estudante medicina veterinária ) disse...

Oi sempre tive gatos e atualmente tenho 7 e acabei resgatando uma que dei nome de Sabrina,ela se encontrava muito desnutrida e debilitada ,fiz uma série de exames já que sou estagiária de veterinária e minha chefe disse que ela está com leucócitos muito alto o que e ruim,ela está comendo ração gastrointestinal,suplemento ,tomou vermífugo e ficou internada 6 dias tomando fluidos mas nada da diarréia parar ,gracas a Deus deu negativo pra doenças transmissíveis tipo felv ,mas estou muito netvoda os gastos são muitos e está difícil arcar,so que não posso deixar ela sofrendo ,ela tbm tem muitas féridas pelo corpo e estava sem pêlos a qual a veterinária receitou revolution o que ajudou ,mas o complicado e ver ela sofrendo com o ânus no vivo ,o rabo todo esfolado e as patas duandiante devido o acúmulo de fezes ,pois ela faz o tempo todo ,estamos aqui mantendo ela limpa ,dando banho ,passando pomada vetaglos e até de nenê pra ardência ,espero realmente que encontramos a cura ,pois ninguém sabe o que ela tem ,esperam depois desse tratamento com amoxicilina clavalunato de potássio ela reaja !

Babi ( estudante medicina veterinária ) disse...

Amiga estou no mesmo dilema,mudei a racao pra gastrointestinal e dei aquele suplemento em pasta que vem direto na seringa e compra em lojas de racao e animais Organew,no caso da minha gatinha nao resolveu ,mas pro gatinho da minha mae foi ótimo,pois ele recupera a flora intestinal!

Beatriz Levischi disse...

Com a vet sendo sua chefe fica mais complicado, mas eu sempre indico aos leitores que ouçam outro especialista em casos assim, Babi. Como a Sabrina está?

Unknown disse...

Sofri 8 meses com essa praga de giardia, depois de 3 veterinárias,muitos exames de fezes,2 USGs e muitos remédios, finalmente a 3° veterinária, consequiu eliminar a giardia com abendazol e estomorgil 10,
Vermifuquei todos os humanos da casa 3 vezes e quase endoidei tentando limpar tudo com herbalvet (amônia quaternaria).
Agora ficou a diarréia crônica, o intestino ficou inflamado e os rins também aoresentaram alguma alteracao, continuamos tentando mudar a ração, mas ainda não acertamos, resolvi tentar também a homeopatia, marquei uma consulta pra mim e pedi ajuda para meu gatinho, encontrei esse site quando pesquisava sobre chá de folha de goiabeira, que o homeopata indicou, junto com o remédio homeopático específico para meu gatinho.
Entendo perfeitamente o desespero que dá ver nossos bichanos sofrendo, mas não desistam, eu não desisto, tomem cuidado com os extremos médicos que só causam mais sofrimentos à eles, nos temos que pensar por eles e lembrem sempre, de dar à eles muito carinho,paciência,amor e muitos beijinhos ^-^


Renatha disse...

Oi Bia, tenho 5 gatinhos. Três adultos e dois filhotes, um dos filhotes começou a fazer cocô mole e sem regulagem, tipo se ele pular o cocô sai. Levei ao Vet e ele disse q pelo visto seria Giárdia, mediquei com Giardicid e ele continua com o cocô mole. N sei mais o que fazer... HELLP!

wal disse...

Conco4do com vc Unknown! A maioria dos veterinários,amam entupir os personagens de remédios! Acabam fazendo mais mal do q bem!