.
.

11.3.22

O olho do seu gato tremelica?

Atualizado em 17 de outubro de 2022

Eu achava que Guda era uma gata sem foco. Sempre que me encara, seus farolões se põem a mexer rapidinho, como se não conseguissem decidir em qual parte do rosto se fixar. Até que a querida Vanessa Almeida mandou no nosso grupo de apoiadores este vídeo gringo sobre nistagmo (nystagmus).


Trata-se do movimento acelerado e involuntário dos olhos, que pode se dar de um lado para o outro (horizontal), de cima para baixo (vertical) ou em círculos — e descobri, surpreendentemente, que também tenho, pois meu irmão vivia perguntando por que eu espiava seu trabalho quando a gente dividia o escritório. Juro que não percebia as escapadelas!

Há pouquíssimo material em português sobre gatos, inclusive. Nistagmo pode ser consequência de outras doenças, como inflamação do ouvido interno, mas vou me ater à versão congênita, comum em siameses — ou "sialatas", rs. E que, apesar de incurável, raramente afeta a qualidade de vida dos bichanos.

Na Guda, noto apenas uma leve dificuldade com profundidade, porque a criatura vira e mexe enfia o focinho na água antes de beber. Alguns peludos podem apresentar desequilíbrio e sensibilidade a lugares claros. E o gatinho do vídeo se embanana na hora de caçar. Na dúvida, converse com seu veterinário. :)

Assistam ao vídeo em alta definição (HD) para enxergar bem o movimento dos olhos:

14 comentários:

Thamiris Sales disse...

Minha gata tem isso, reparei hoje. Um olhinho só tremendo. Acho que ela puxou a mãe, porque a mãe dela é da minha vizinha e já vi várias vezes isso acontecer com ela. Que bom que não é nada grave. Obrigada pelo artigo, não se acha quase nada sobre nistagmo em gatos.

Anônimo disse...

Minha gatinha tem isso desde que nasceu. Os dois olhinhos mexem bastante, mas ela vive normal, não tem dificuldade para nada.

evelin disse...

Minha gatinha também tem isto. Os dois lindos olhinhos mechem o tempo todo. Mas ela é super normal.

Perola disse...

Meu gato tbm tem isso, snowshoe que é praticamente da mesma família do siamês. Muito obrigada pelo artigo, me ajudou muito

Beatriz Levischi disse...

Feliz de ter ajudado, Thamiris e Perola! :)

Anônimo disse...

Pesquisei muito!! Agradeço pelo material. Foi o único que achei na internet! Minha gata tem desde que nasceu, mas não atrapalha graças a Deus!

Edlamar Alcântara disse...

Tem 3 anos que pesquiso pra saber o que é. Nenhum veterinario diagnosticou. Sempre disseram q era normal. Mas noto q além de tremer, em alguns momentos fica estrabica. E sempre teve dificuldade com profundidade. Percebo que alguns objetos ela tem dificuldade de identificar. Pena q não tem cura, mas que bom q não altera a qualidade de vida. Mas que ela iria ficar um charme de óculos ela iria rsrs

Suellen Miranda disse...

A minha gata tbm tem isso, ela as vezes coloca a pata na vasilha de água para achar onde tá a água.

Filipe Dias disse...

Reparei isso a pouco tempo m Kurama ( minha gatinha ) estava preocupado pensando em ser alguma pressão ocular, fico feliz em saber que no vai afetar de forma grave.

Anônimo disse...

Obrigada, procuro sobre há algum tempo, levei no veterinário acreditando ser algo neurológico mas não souberam me dizer. Minha felina sempre vai com a pata primeiro em tudo que quer, as vezes não foca e o olho esquerdo sempre treme bastante. Obrigada pelo artigo

Anônimo disse...

Eu acho que minha gata tem, ela não tem muita noção de profundidade e as vezes tira a ração ou sachê ou a água com pata pra fora, não é sempre que ela faz, eu não sabia se era normal e o olho dela fica tremendo , eu até tenho um vídeo que da pra ver bem, mas não dá pra postar aqui. Mas graças a Deus ela vive normalmente!

Carol Souza disse...

Percebi a pouco tempo isso na minha gatinha dos farolete azuis!
Ela teve sindrome de Haw e conseguimos reverter uns 95% a terceira palpebra com um colirio manipulado durante uns 60 dias, mas hoje observo os tremores nos olhos.
Ela é super saudável e tem uma vida cheia de brincadeiras diárias com seus irmãos .
Agradeço o esclarecimento e a troca de experiências com vcs!!!
Obrigada!

Beatriz Levischi disse...

Que bom que o post continua ajudando! :)

Molhar a pata na água não tem a ver com o nistagmo, Suellen. Pipoca adorava beber assim e os olhos dela funcionavam perfeitamente. rs

Tirar a ração ou sachê do pote para comer direto no chão também não. Sua gata provavelmente não quer que os bigodes, cheios de terminações nervosas, fiquem encostando na borda.

Nunca havia ouvido falar nessa síndrome, Carol. O nistagmo veio depois?

Anônimo disse...

O meu gato duque ele é sialata(adorei sialata kkkk) e os dois olhos é assim fica pulsando o tempo todo, mais ele é saudável!