.
.

11.3.22

O olho do seu gato tremelica?

Eu achava que Guda era uma gata sem foco. Sempre que me encara, seus farolões se põem a mexer rapidinho, como se não conseguissem decidir em qual parte do rosto se fixar. Até que a querida Vanessa Almeida mandou no nosso grupo de apoiadores este vídeo gringo sobre nistagmo (nystagmus).


Trata-se do movimento acelerado e involuntário dos olhos, que pode se dar de um lado para o outro (horizontal), de cima para baixo (vertical) ou em círculos — e descobri, surpreendentemente, que também tenho, pois meu irmão vivia perguntando por que eu espiava seu trabalho quando a gente dividia o escritório. Juro que não percebia as escapadelas!

Há pouquíssimo material em português sobre gatos, inclusive. Nistagmo pode ser consequência de outras doenças, como inflamação do ouvido interno, mas vou me ater à versão congênita, comum em siameses — ou "sialatas", rs. E que, apesar de incurável, raramente afeta a qualidade de vida dos bichanos.

Na Guda, noto apenas uma leve dificuldade com profundidade, porque a criatura vira e mexe enfia o focinho na água antes de beber. Alguns peludos podem apresentar desequilíbrio e sensibilidade a lugares claros. E o gatinho do vídeo se embanana na hora de caçar. Na dúvida, converse com seu veterinário. :)

Tentei filmar a figura em ação, mas com o celular entre nós os olhos mexem bem mais discretamente.

2 comentários:

Thamiris Sales disse...

Minha gata tem isso, reparei hoje. Um olhinho só tremendo. Acho que ela puxou a mãe, porque a mãe dela é da minha vizinha e já vi várias vezes isso acontecer com ela. Que bom que não é nada grave. Obrigada pelo artigo, não se acha quase nada sobre nistagmo em gatos.

Anônimo disse...

Minha gatinha tem isso desde que nasceu. Os dois olhinhos mexem bastante, mas ela vive normal, não tem dificuldade para nada.