.
.

18.2.22

Pufosa inventou o chiclete de dente!

Pensem no barulho de ossos sendo mastigados. Agora imaginem uma gata fazendo esse som com os dentes, a mandíbula ou os dois junto. Foi assim que Pufosa e eu paramos no raio-x — ela tentando se esconder da veterinária camuflada de esqueleto, embora ainda sobrassem uns quilinhos, e eu brincando de guerreira medieval (ou monge franciscano?).






Apesar do sorriso branquinho, que me fez relutar em pagar o exame, as radiografias identificaram um desgaste ("presença de halo de osteólise") nas raízes de cinco dentes, dos dois lados da boca — cujo mal-estar a criatura provavelmente ameniza "coçando", em uma releitura de unha raspando na lousa.



E a gente está na torcida para resolver com remédio, porque anestesia aos (quase) 15 anos complica. A experiência de sair de casa pela primeira vez sem a mãe e as irmãs já deve ter sido tão assustadora (vídeo no story do Instagram) que ela voltou a comer bem. rs

8 comentários:

Michelle disse...

Pobrezinha, a minha também está perto, 14 anos e insuficiência renal. Acho que virei a louca dos gatos. Em dois dias abriguei 3 gatos de estacionamento: uma mãe com seu filhote de 3 meses arisco, o qual necessitou de gatoeira para ser resgatado e uma gravida que em dois dias no meu apartamento já começou o trabalho de parto. Previsão de 7 filhotes. A falência e a loucura se aproximam. Conta atual de 7 gatos, possibilidades de dobrar com os bebês. :O

Samanta disse...

Querida!! Que dê tudo certo e que a medicação faça o seu efeito!

Gláucia Almeida disse...

Nossa, Bia, que história assustadora! Na torcida por essa linda senhorinha!!!

Beatriz Levischi disse...

Faz vaquinha, Michelle! O pessoal sem tempo que tem a grana precisa ajudar quem coloca a mão na massa. E divulgue os filhotes nas redes sociais — é bem mais fácil de doar do que quando ficam adultos. Imagino que eles já estejam castrados, né?

Pufosa está comendo melhor. Agora preciso resolver os vômitos. rs

Rafa Oliveira disse...

Meu deus, minha gatinha (renal) ta fazendp esse mesmo barulho!!!! Não sei mais o que fazer, ela nao quer comer e faz esse barulho

Beatriz Levischi disse...

A doença renal da Pufosa causou também uma gastrite, Rafa, e percebi que o chiclete de dente funcionava como uma estratégia para aliviar o enjoo. O que ajudou foi não deixar a magrela passar muitas horas sem comida no estômago. Tem mais informações neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2023/02/gastrite-em-gatos-causada-por-problemas.html

Rafa Oliveira disse...

Oi, Bea! Obrigada!
Li o post, ela só faz esse barulho quando acaba de comer ou quando ta comendo patê.
Quase nunca vomita, e quando faz é so uma espuma branca.
Diarreias tbm Nao, virei a louca da caixinha, sempre olhando o xixi e coco pra ver se ta tudo ok.
Ela realmente nao come sozinha, pq Nao gosta da ração renal.Outros patês que comprei ela até gosta, mas come um tico. A PetDelicia ela comeu o Control mas logo enjoou, nao posso dar outros sabores..assim seguimos

Beatriz Levischi disse...

Não sei se você é a mesma Rafa que comentou no post sobre os 3 jeitos de oferecer ração úmida para seu gato, mas lá eu comentei que funciona melhor aumentar a umidade na alimentação dos gatos do que dar apenas a ração renal seca. E, com a ajuda de uma vet nutróloga, em 2016, bolamos a rotina que explico neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2020/07/como-separar-racao-de-gatos-com-dietas.html

Pipoquinha foi diagnosticada com a doença aos 5 anos e morreu em julho agora, com 16 — comendo sachês, latinhas e patês de sabores variados, porque rejeitava os renais. Também escrevi sobre o cuidado com os bigodes aqui:

https://blog.gatoca.com.br/2023/05/o-dificil-equilibrio-ao-cuidar-de-gatos.html