.
.

25.9.19

Antipulgas caseiro, barato e natural!

Eu já contei que existem cerca de 1,9 mil espécies de pulgas no mundo, embora as mais comuns sejam as que parasitam cães, gatos e nós. Também aterrorizei vocês revelando que as pulgas que a gente enxerga nos animais são apenas 5% do total que está escondido pela casa. E que elas podem sobreviver em forma de ovo, larva ou pupa por um ano, comendo poeira e detritos até passarem a se alimentar de sangue — sim, as bichas vêm equipadas de fábrica para resistir a épocas difíceis.

Dei, ainda, uma listinha de opções caseiras para aplicar no ambiente, do clássico vinagre com água à cânfora derretida. Mas ficou faltando uma solução barata e sem efeitos colaterais para os bigodes e focinhos. Não mais! A receita abaixo é da veterinária Maria Eugênia Carretero e deve ser passada com um pano pelo corpo do animal, sem riscos em caso de ingestão — só tomem cuidado com tecidos e paredes, porque ela mancha.


Em um recipiente, adicione...

- 120 ml de água.
- 50 ml de álcool de cereais.
- 20 ml de chá de erva-de-santa-maria.
- 40 g de cravo-da-índia.
- 5 ml de óleo de neem.
- 5 ml de óleo de citronela.

O óleo de neem vocês encontram em lojas de jardinagem e a erva-de-santa-maria, em empórios naturais. Para os gateiros, uma dica de preservação da vida, reforçando a instrução do paninho: não borrifem a mistura direto nos peludos.

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o planeta pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

4 comentários:

AliceGap disse...

Empórios naturais... Muito elegante.. eu li: loja de macumba.. aqui no Rio, só em loja de macumba ou a senhorinha que fica na ponta da feira vendendo ervas e matos..

Unknown disse...

Muito obrigada pela dica!

Anônimo disse...

Não tenho gatos mas...Está anotada! Quem sabe?
Ivalu tilu

Maria disse...

Vou divulgar.
Principalmente pra quem tem cachorros.