Não, não é para lixar nossos braços que os gatos têm a língua rugosa. Mas, antes de explicar por que ela ajuda na limpeza e na alimentação dos bichanos, vale contar que essas espinhas, também conhecidas como papilas gustativas, são feitas de queratina, como nossas unhas, ocas por dentro e mudam conforme a idade.
1) Represamento e desossa
Filhotes possuem a língua menos rugosa para mamar e as papilas mais arredondadas no entorno para evitar que o leite saia da boca. Já na fase adulta, elas ficam mais afiadas, servindo para separar a carne do osso.
2) Hidratação otimizada
As pontinhas ocas permitem que os felinos bebam água de um jeito mais rápido e eficiente ― para mantê-los longe da insuficiência renal, porém, invistam em bebedouros elétricos.
3) Higienização sem esforço
A cavidade das papilas também armazena saliva, facilitando a limpeza dos pelos, e o formato possibilita fazer muito menos força.
4) Refrigeração
Ao final da lambeção, seu amigo estará com a temperatura corporal até 1ºC mais baixa. As informações são do veterinário espanhol Carlos Gutierrez e a modelo, made in Gatoca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário