.
.

8.12.22

Como fazer gatos e árvore sobreviverem ao Natal

Acreditem: em 17 anos, os bigodes nunca compartilharam o recinto com uma árvore de Natal. Quando era pequena e a gente trazia o pinheiro pendurado para fora do porta-malas, meu pai contava que eu balançava as mãozinhas freneticamente, trepada no banco de trás, instruindo os outros carros a desviarem. Amava os enfeites dourados, as luzes piscantes, os sininhos que decoravam as árvores das edições anteriores no jardim.

Mas o Natal morreu em novembro de 2003, pouco depois da adesão ao pinheiro artificial. Mariana, João e eu até tentamos manter a tradição. Já havíamos superado a inexistência do Papai Noel! Só que a ausência da dona Vera foi demais — e logo levou seu Humberto com ela. Restou um ursinho temático, que faço questão de manter à vista o ano inteiro, pelo mesmo motivo que como panetone e a farofa de lentilha da minha sogra fora de época.


Neste 2022, porém, Vanessa Araújo pediu socorro no Cluboca, o grupo dos apoiadores maravilhosos do Gatoca, e parece que Jackson Galaxy ouviu lá nos Estados Unidos. Em vez de publicar mais um capítulo da série inspirada em seu livro O Encantador de Gatos, portanto, investi em uma releitura das dicas deste vídeo, para todo mundo atravessar as festas de fim de ano sem contratempos. :)

:: Decoração segura

Prenda a árvore de Natal na parede
Bichanos são arborícolas e há uma grande chance de tentarem escalar a coitada em busca de um ponto de vista diferente da sala.

Escolha enfeites não-quebráveis
Vidro, por exemplo, nem pensar! E amarre bem nos galhos, para o caso (bem provável) de virarem brinquedo.


Proteja a fiação das luzinhas
Pelo menos o pedaço que pode ir parar na boca, chiclete sabor choque. Eu fiz isso com os cabos do computador, nove anos atrás, e os spiradutos seguem firmes e fortes.

Evite pinha, festão e neve artificial
Pinha pelas pontas afiadas. Festão porque, se engolido, pode enganchar em vários pontos da garganta até o intestino, causando asfixia, bloqueios, infecções e até morte. E neve artificial, você deve imaginar, por causa da toxidade.

Tome cuidado com a rega
A água saborizada de pinheiro que fica no pratinho do vaso também é tóxica — claro que quem optar pela versão artificial não enfrentará esse problema. rs


Use raspas de frutas cítricas
Nunca testei, mas dizem que o cheiro da casca da laranja e do limão mantém os gatos mais atentados afastados — conte nos comentários se realmente funciona!

Improvise uma árvore para eles
Da modesta estante àqueles arranhadores fortunosos de múltiplos andares, vale qualquer recurso que permita aos peludos participarem das comemorações nas alturas — só não coloque colado à árvore oficial por motivos óbvios.

Esconda os presentes
Você não quer embrulhos personalizados para um Halloween que já passou, né? — sem contar que os laços de fita apresentam os mesmos riscos do festão.


:: Comidas perigosas

A lista escrola, mas estas costumam estar em todas as ceias…

- Chocolate: é tóxico.
- Temperos, como cebola e alho: são tóxicos também.
- Osso cozido: pode perfurar os órgãos internos.
- Leite e derivados: tendem a provocar vômitos e diarreia — a maioria dos gatos tem intolerância à lactose, ao contrário do que mostravam os desenhos animados.
- Álcool: não deveria ser consumido nem por humanos em festas de família. rs

:: Plantas tóxicas natalinas

- Azevinho
- Visco
- Amarílis
- Narcisos
- Lírio

E as principais não-natalinas aqui.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dicas incríveis. Surpreendentemente meus temores não se concretizaram, árvore intacta e a capetinha nem aí.

Vanessa Araújo

Anônimo disse...

Amo seus textos, Bia! Muita informação relevante sempre permeada por relatos tocantes, sinceros, muitas vezes, de cortar o coração! Sinta-se abraçada em mais esse Natal.
Obrigada!
Gláucia Almeida

Bárbara disse...

Excelentes dicas para quem está organizando o Natal pela primeira vez com peludinhos (euzinha)!!! Obrigada!!!

Anônimo disse...

💕🎄🐈🎄🐈‍⬛🎄🐾

Anônimo disse...

Amei as fotos e as dicas!

Anônimo disse...

Suas fotos estao o máximo Bia! A mamis com as filhotas e vc fazendo pose é impagável, rs, tenho fotos parecidas hahaha.
E as dicas óbvias. Quem tem gatos e não saca essas coisas... Por isso o Gatoca é tao necessário, tem gente que está começando agora a entender os miaus e precisa dessa luz! Beijocas da Cris

Amanda disse...

Amei as fotos 🥰

Beatriz Levischi disse...

❤️

Anônimo disse...

Lindas lembranças e sua mãe era belíssima, assim como as meninas dela