.
.

10.9.21

Matatabi dá barato? Testamos com os gatos!

Actinidia polygama ou Silver vine, em inglês, é a planta que tornou o catnip cringe. De flores brancas e frutos que lembram o kiwi, ela cresce em áreas montanhosas do Japão e da China, podendo alcançar 6 m de altura. E os asiáticos usam como estimulante para os gatos há tempos! Aqui, a gente encontra no formato de tronquinho, com reação duas vezes mais potente do que a versão old school. Dizem.

O segredo está na combinação de nepetalactona (cinco variações) e actinidine, enquanto o catnip tem apenas uma variação de nepetalactona. Esses compostos químicos agem no sistema nevoso dos bichanos, provocando reações engraçadas como esfregação, babação, mordidas e roladinhas — alguns peludos ficam doidões e outros mais relaxados. Sem efeitos colaterais, o barato pode durar de 5 a 30 minutos.

Mas não se animem, porque não funciona com seres humanos — a menos que vocês pretendam usar na fermentação do saquê. Quem mandou os troquinhos de matatabi foi a Katia Zuter, do Gatolino, parceiro antigo do Gatoca e que tem nossa frajola no folder! — eles vieram junto com uma bombinha nova, porque o preço aqui está tão absurdo que quase transformei o bebedouro elétrico em vaso.

Mas chega de enrolação! Vocês acham que a gangue curtiu a viagem? Bom, Mercv só cheirou, Jujuba ficou desconfiada, Pimenta se pôs a tomar banho, Keka fugiu e Chocolate bateu na Pufosa, depois jogou o tronquinho embaixo do sofá — vou fazer uma superproducinha com as reações para os apoiadores!






Pelo menos a Pipoca saiu bonita na foto. rs


Vale contextualizar que os bigodes estão velhinhos, preferindo carinho e colo ao agito. E aproveitaram bastante os tempos de catnip. Se seu amigo tem menos de 15 anos (ou espírito jovem, rs), arrisca e me conta! A chance de sucesso é de 79%.

*

Todo mês, o Gatoca publica dicas e curiosidades da bíblia "O Encantador de Gatos", escrita pelos especialistas em comportamento Jackson Galaxy e Mikel Delgado, com fotos e vídeos da gangue para ilustrar. ❤️ Se quiser ser avisado, é só assinar nosso boletim ou entrar no canal do Telegram.

5 comentários:

Fernanda disse...

Acho que comprei gravetinhos de um arvaore qq rsss. Nao bateu em nebum dos meus tres gatinhos por aqui a catnip ainda reina

Maria disse...

Ainda não vi aqui na minha cidade.
Minha galera é doidinha pelo cat nip, mesmo sendo mais antiguinho rsrs

Beatriz Levischi disse...

Você tentou brincar com eles, Fernanda? Ou deixou o gravetinho morto no chão? rs

Os bigodes destruíram nossa plantação de catnip, Maria!

Tati disse...

Pipoca: “drogas: tô fora!”

wcris disse...

Plantei gatária e eventualmente dou algumas folhas que rasgo um pouco antes. Tem alguns que amam, se esfregam, rolam, mordiscam (Coca, Fanta, Samile, Messi, por exemplo).
Tem outros que ignoram solenemente, como Indiana Jones, Jaiane e Felícia.
Alguns exemplos. Não lembro como reagem os demais porque já tem um tempinho que não ofereço este mimo. Estou esperando as plantinhas ficarem mais folhosas.