.
.

11.8.23

Marcação fantasma em gatos

A primeira vez que Jujuba levantou o rabinho mirando o armário da lavanderia e começou a tremer, me bateu o desespero: só faltava, uma década depois, os gatos (castrados!) resolverem marcar território. Mas não saiu xixi nenhum. E descobri, num post da veterinária especialista em comportamento Daniela Ramos, que esse movimento se chamava "marcação fantasma" ou "falso borrifo".


Quer dizer que o bichano está muito empolgado, geralmente com alguém de quem gosta, o que faz sentido porque a criatura era extremamente arisca antes, chegou a me machucar feio e só começou a desabrochar no apertamento em São Bernardo — o primeiro ronrom demorou 13 anos, já em Sorocaba!

Como quase não se encontra informação sobre isso na internet, fica aqui minha contribuição em vídeo. Tive a delicadeza de não filmar, mas Jujuba vem toda feliz assim quando uso a privada do lavabo 😂 — no banheiro do quarto eles não entram por causa da minha alergia... a gatos.


E se você for novato e quiser entender outras seis posições de rabo, mais um monte de explicações importantes e curiosidades do universo felino, dá uma fuçada na nossa série inspirada no livro O Encantador de Gatos, do Jackson Galaxy.

7 comentários:

Anônimo disse...

E o meu, que faz isso pra dentro do freezer toda vez que abro a porta... não importa o frio que estiver...

Anônimo disse...

Aqui nunca vi isso. Gostei de saber.

Tati disse...

Tampa faz isso diariamente!

Anônimo disse...

O meu faz pra me receber quando chego do trabalho e quando quer sachê!

wcris disse...

Fanta faz e é quando estou perto, pura alegria!

Bárbara disse...

Anya faz isso também, descobri no Cluboca o que significava! Ela faz quando está muito animada.

Beatriz Levischi disse...

Ele gosta da retaguarda fresquinha. 😂

❤️