.
.

24.3.20

Coronavírus de gato passa para gente?

Cerca de 80% dos bichanos são infectados com o coronavírus, segundo Anna Lena Berg, em artigo de 2005, publicado na revista Veterinary Microbiology. Não, vocês não precisam entender inglês, porque essas informações técnicas só interessam aos veterinários. Nem se desesperar, já que o coronavírus felino (FCoV) não tem nada a ver com o pesadelo atual (Sars-Cov-2), causador da Covid-19 — o nome se refere a uma família de vírus com formato de coroa.

Nos gatos, o FCoV provoca apenas diarreia e muitos peludos são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas. O problema está na capacidade de mutação do vírus, que, em 5% a 12% dos casos, acaba causando a temida peritonite infeciosa felina (PIF), uma doença fatal — na PIF úmida, os vasos sanguíneos se inflamam e, na seca, formam-se granulomas e necroses em vários órgãos do corpo.

O único cuidado que a gente deve tomar durante a pandemia, portanto, é lavar as mãos antes de encostar nos bigodes ao voltar da rua, porque o Sars-Cov-2 pode ficar no ambiente por até três dias — não há comprovação científica de que animais de estimação desenvolvam ou transmitam a Covid-19. Melhor ainda se todo mundo puder ficar #DentroDeCasa nesse período.

O Gatoca integra o grupo de influenciadores digitais que assinam a campanha #VamosPararOBrasil, para conscientizar vocês sobre a importância de seguir as orientações de quem entende do assunto — assistam aos vídeos do Atila Iamarino! E pressionar o governo a pagar uma #RendaBásicaJá às 77 milhões de pessoas mais pobres do país, que passarão fome se fizerem a quarentena.

Como empatia não parece ser o forte do brasileiro atualmente, vale dizer que esse isolamento social diminuirá os impactos econômicos da crise (inevitável) no futuro, logo todo mundo ganha! Outros países estão tomando atitudes similares e os gastos representarão menos de 2% do PIB, distribuídos ao longo dos seis meses de benefício. Infos completas aqui e o abaixo-assinado para compartilhar também.

Cuidemos de quem precisa, bípedes e quadrúpedes!


O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação, especialmente agora? www.catarse.me/apoiegatoca

Nenhum comentário: