.
.

28.7.22

Gato correndo loucão: 3 causas que eu desconhecia!

Todo gateiro um dia vai se deparar com um bichano que resolve atravessar a casa correndo do nada, como se anunciassem promoção de sachê. Eu vejo isso aqui há quase 17 anos e nunca perde a graça — Keka anda pelas paredes, Guda mergulha de barriga embaixo da cama e Jujuba finca a bandeira imaginária na última prateleira da sala, atropelando as irmãs na descida.


Mas só recentemente descobri que essa loucura tem método e pode ser sinal de alerta. A causa mais comum leva o nome pomposo de Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória, o que significa, no populacho, que o gato desembesta a correr para queimar a energia acumulada ao longo do dia, como uma resposta quase involuntária do corpo — sim, faltou brincadeira.


Se ele já passou dos dez anos, porém, vale uma conversa com o veterinário, porque a outra suspeita é de hipertireoidismo, uma alteração hormonal que acelera o metabolismo, provocando problemas cardíacos, gastrintestinais e renais, e demanda tratamento medicamentoso para controle ou cirurgia.

O diagnóstico pede exames laboratoriais, principalmente dosagem hormonal de T4. Mas estes sintomas dão uma pista do quadro: perda de peso mesmo comendo mais, a hiperatividade constatada nos ralis, vômitos frequentes, problemas na pelagem, aumento na ingestão de água e no volume de xixi, agressividade.

Há, ainda, um terceiro motivo: a hiperestesia, síndrome rara caracterizada por sensibilidade extrema na pele e um conjunto de comportamentos obsessivos, como mordedura, lambedura e vocalização excessivas, perseguição ao próprio rabo, corridas ou pulos fora de controle — o animal pode apresentar também dilatação das pupilas, ondulações no lombo e até espasmos musculares.

A doença não tem origem clara nem cura, mas medicação aliada a brincadeiras e enriquecimento ambiental devolvem a qualidade de vida. Essa dica vale para qualquer bicho, aliás — tirando a parte do remédio, claro.

E não preciso comentar que às vezes os bigodes enlouquecem só porque estão perseguindo um insetinho que a gente não viu ou escutaram um som que ouvidos humanos não captam, né?

12 comentários:

AliceGap disse...

Meu Deus, nunca ouvi falar.. e quando o senhorzinho de 14 anos dá essas carreiras só as vezes, ainda assim é preocupante?

Anônimo disse...

Minhas gatinhas às vezes fazem isso de correr. Achava normal. Essas questões de estimular com brincadeiras e enriquecer o ambiente nunca foram preocupação para mim. Confesso que tenho que melhorar como gateira.

Anônimo disse...

Adorei o post Bia, super informativo e ainda trás as possíveis causas de saúde! Quando começarem a correr por aqui já vou me ligar pra brincar com eles mais também :) 👏🏻👏🏻👏🏻

Anônimo disse...

Nossa, acendeu uma luz aqui. Obrigada pelas informações, Boa!

adrianasquintas disse...

Em casa, a gente brinca que "baixou o Lúcifer"!!

Anônimo disse...

Nossa!!! Absoluta novidade para mim! Mais uma vez, Bia, obrigada por conteúdos tão relevantes!
Gláucia

Sil disse...

Bom, pela descrição, a maioria dos bengals sofrem de Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória kkk

Anônimo disse...

Adorei saber! Tantos anos como mãe de gata e não imaginava...

wcris disse...

Aqui dizemos que deu "surto da(o) gata(o) louca(o)" kkk Foi bom saber mais!

Anônimo disse...

Oi Bia, chamou esses períodos frenéticos de atuvidade wleatiruas (sic) de 5 minutos de loucura. Obrigada pela informação. Bjs

Beatriz Levischi disse...

:)

Se ele não tiver os outros sintomas, não precisa se preocupar, Alice.

Brincadeira compartilhada e enriquecimento ambiental são estratégias mais recentes mesmo. Mas não se culpe: qualquer tempo ou recurso a mais que você puder dedicar aos bigodes já faz diferença.

Hahahahahahaha! Boa, Adriana!

Anônimo disse...

Eu sempre achei que era brincadeira. Mas há 4 anos descobrimos a hiperestesia. Quando ela sai correndo desembestada já sabemos que está em crise... aqui, o que desencadeou os comportamentos compulsivos foi o estresse com a mudança de casa. Ela se lambe compulsivamente e não tem mais pelos na barriga por esse motivo