.
.

30.4.20

Quer saber a idade do seu gato?

Dos mais de cem animais resgatados nesta vida de jornalista-blogueira-protetora, só tinham idade conhecida os poucos bebês que vi nascer. Mas estimar o número de outonos enfrentados pelo bichano recém-adotado é importante para poder oferecer os cuidados adequados. Confiram as dicas do veterinário Marcello Machado e compartilhem o resultado nos comentários!

Coto umbilical
Se o filhote ainda tiver um pedacinho do cordão umbilical na barriga, não passa de 3 dias ― depois disso, ele cai naturalmente.

Olhos e orelhas fechados
O pequeno cabe facilmente na palma da mão, sente dificuldade para abrir olhos e mal dá para ver as orelhinhas? Então, deve estar com apenas algumas semanas.

Azul de mentira
Ao completar 3 semanas, nota-se que os faroletes são azuis (sem exceção), embora ainda fiquem a maior parte do tempo fechados.

Mudança de cor da íris
Essa transformação costuma ocorrer entre a sexta e a sétima semana ― até os olhos que permanecerão azuis mudam de tom.

Pelo fofinho
Durante os primeiros cinco meses, os bebês possuem um manto interno felpudo para protegê-los do frio.

Alteração na pelagem
Conforme envelhecem, a partir dos 6 anos, o pelo vai perdendo o brilho. E, aos 13, aparecem os primeiros fios brancos no focinho.

Dentição
Quem tem ou já teve filhotes em casa sabe que os dentes começam a nascer na segunda semana, porque eles não poupam mãos e pés desavisados. Até a sétima, a arcada deve estar completa. E, no sétimo mês, inicia-se a troca pelos dentes permanentes.

Os primeiros são branquinhos como grãos de arroz. E se põem a amarelar aos 2 anos. Dentes traseiros mais escuros do que os outros indicam idade entre 3 e 5. E, após os 6, há um desgaste natural crescente.


Lilica com 20 dias e os falsos olhos azuis

* Texto escrito para o Yahoo!

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

2 comentários:

Anônimo disse...

Encontrei minha Luvinhas (Luv Maria Miafino) com cerca de 1cm de cordão umbilical, olhos e orelhas lacrados, pelo úmido. Foi abrir os olhões depois de
6 dias. Ainda hoje, acho que tem os olhos maiores que a cabeça, rs. Já havia criado outros na mamadeira, mas nunca uma tão novinha. Somos realmente mãe e filha.
Regina H

Beatriz Levischi disse...

Eu ia ficar desesperada, Regina. rs

Adorei o nome, aliás!