.
.

6.12.19

Gatoca venceu o primeiro edital!

Em março de 2016, eu sentei com a Marina Kater para passar para o papel a trilogia de livros que há um tempo morava na minha cabeça — e nos rascunhos do computador. Marina abrigou uma das gatinhas da acumuladora que me fez protetora de animais, virou amiga de vidas e desenha lindamente em aquarela.

De lá para cá, uma legião de pessoas incríveis me ajudou a dar forma ao projeto. Sérgio Rizzo, jornalista e ex-diretor de redação da revista Educação, compartilhou sua experiência com o sistema educacional público, porque eu queria trabalhar com essas crianças. Maria Julia Azevedo, ex-coordenadora de uma das maiores iniciativas do Cenpec, me muniu de informações sobre leitura e primeira infância para embasar a justificativa.

Com a Penélope Martins, "encantadora" de histórias, eu fiz um curso gratuito de três meses — e caiu bem no estágio terminal do Simba, o que rendeu algumas lágrimas fora de hora. No ano anterior, já tinha pago caro pelo curso de elaboração de projetos do Instituto Filantropia, indicação da Yara Boesel, ex-coordenadora do Prêmio Itau-Unicef. Mas foi a Ivana Boal, ex-coordenadora de comunicação do Cenpec, quem me ensinou efetivamente a diferenciar objetivo geral de específico e a pensar indicadores de quantidade e qualidade.


E o José Welington, ex-financeiro do Cenpec (que, como vocês devem ter notado, chamei de segunda casa por cinco anos), fez o orçamento. Inteiro. Sabe aquele giz de cera que os pequenos usarão nas oficinas e que não parece nada, mas, vezes 100, te levará à falência? Ele previu tudo! E o casal-amor ainda dividiu a planilha em módulos chiquérrimos: desenvolvimento, divulgação, disseminação e logística.

Aí, veio a Rosana Rios, autora de mais de 170 livros infanto-juvenis, e me passou seus contatos no Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, onde fui superacolhida. Maria Amália Camargo e Silvana Tavano, escritoras queridíssimas também, me colocaram em contato com uma ilustradora profissional para definir os valores. Rodrigo Mendes, presidente do IRM, me encaminhou o contato de uma editora parceira. E Alexandre de Paula, da gráfica Ipsis, preparou uma dezena de cotações desde o nosso primeiro contato. rs

Lembram do Fórum Sorocaba Unida pelos Animais? No final do evento, eu me apresentei para o Secretário do Meio Ambiente Maurício Mota, falei do projeto, nós marcamos uma reunião e, justo na semana seguinte, um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) viria à Câmara Municipal explicar como preencher o edital, aberto por mais um mês. Era o Universo recompensando todo o esforço! rs


Robson me tirou dúvidas pessoalmente, por e-mail e WhatsApp — um santo! Teve também a Sonia Maria Manetta, gestora da Secretaria da Educação de Sorocaba, que fez um corre para levantar os dados das escolas que eu precisava para o formulário — e foi uma das primeiras pessoas da cidade a acreditar na iniciativa.


Mas ainda faltava o CNPJ de uma ONG, porque o Condeca não aceita inscrição de gente como a gente. Paula Martinez, presidente da Ciranda para o Amanhã, topou a parceria, mas a documentação deles não ficaria pronta a tempo — Paula, aliás, é mãe de três vegetarianinhas e deu dicas preciosas para os livros! Isabella, também da Ciranda, fez a ponte com a Mahyra, do Instituto Fazendo História. E me indicaram até uma figura bem-articulada da prefeitura de São Paulo.

Três semanas, zero sucesso. Quando faltava uma para o edital fechar, comuniquei nosso fracasso ao Secretário do Meio Ambiente e ele ofereceu inscrever o projeto pela prefeitura. Foram os cinco dias mais derrete-cérebro da minha existência — só de planilha somavam sete. E a prefeita Jaqueline Coutinho assinou a papelada toda no fim de semana!

No último sábado, saiu nossa aprovação no Diário Oficial — dos poucos sem pendências!

Depois de 12 anos e meio, Gatoca pode captar recursos com isenção fiscal! Isso significa que a empresa que financiar o "Amigão Bicho" abaterá esse valor dos impostos. E sensibilizará o olhar para os animais de 1 mil crianças matriculadas em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Sorocaba, priorizando regiões de vulnerabilidade social. ❤

Marina já desenhou as primeiras patinhas para a apresentação aos engravatados. E Leo Eichinger, que tocará o projeto gráfico dos livros, transformou em coração. Vai ter até minidocumentário assinado pela Tatiana Pagamisse, cineasta e BFF! Espero voltar em breve para contar a continuação da epopeia.

Um obrigada de alma a cada nome citado no texto! À Mariana Levischi, que de irmã mais nova virou porto-seguro. E aos apoiadores do Catarse, que me permitem realizar esse trabalho que não aparece no blog. Quando eu digo que R$ 10 fazem diferença, é porque fazem mesmo. E vão fazer cada vez mais!

12 comentários:

Rosana Rios disse...

Viva!!! E continuamos juntas. Sempre que precisar de algo de que eu entenda, chame, grite, mande sinal de fumaça... Bora despiorar o mundo de novo!

Danilo Régis disse...

Boa! Aí sim!
Achei o máximo colocar o nome das várias pessoas que te ajudaram!
Muita gente tem boas ideias, mas as vezes o valor em si não é da ideia, mas da energia coletiva depositada na mesma.
O maestro não é melhor músico da orquestra, mas é capaz de conduzir os presentes numa experiência maravilhosa.
Neste caso você se saiu um maestra e tanto. Parabéns!

Roberta disse...

Que maravilha!! Parabéns!!

Unknown disse...

Parabéns Bia você tem um potencial enorme,tenho certeza que irá longe,pois sua cabecinha unidas ao coração,que adora os animais vai logo,logo alçar vôos mais altos e vai vencer os obstáculos que porventura aparecerem.bjs.

Renata Godoy disse...

Ahhhhh! Que notícia maravilhosa! Ainda mais em um ano que não vai deixar saudades!
Parabéms!

Fábio Tanaami disse...

Parabéns e muito sucesso neste maravilhoso projeto!

Elisa disse...

Parabéns, Perseverança e coragem!!

Maria disse...

Tanto trabalho e tanta gente do bem envolvida, só pode ser um grande passo na sua vida!

Barbara Toledo disse...

Feliz D-E-M-A-I-S!!! <3

AliceGap disse...

Obrigada por ser quem é e por fazer a diferença!! Parabéns! Vc merece muita coisa boa, muito mais!!
Alice gap

Beatriz Levischi disse...

Eu sou muito privilegiada! ❤❤❤

Marcella disse...

Parabéns Bia, vc merece! Tremenda batalhadora!!!
��❤️